A Caldeira do Diabo

A Caldeira do Diabo Grace Metalious...

Resenhas - A Caldeira do Diabo

LaVicts 15/04/2024

Relatos de uma pequena cidade
Iniciei a leitura desse livro por causa da lista de livros da Rory.
No começo achei meio chato e por diversas vezes pensei em desistir ou comecei a empacar na leitura. No entanto, a forma como a autora trata os tabus e temas sensíveis é simplesmente fascinante e encantadora.
Não imaginaria nem em mil anos que tantos infortúnios aconteceriam, ainda mais tais tipos, e foi uma surpresa espetacularmente boa. Os temas não são tratados em nenhum momento de forma indevida ou deixados de lado sem serem melhor retratados e explicados.
É um enredo muito interessante, que eu honestamente gostei muito mais do que imaginei que curtiria inicialmente!

Eliane406 01/01/2024

O que se esconde nos detalhes
As cidades pequenas são famosas por serem suntuosas e encantadoras, muitos viajantes passam por elas em busca de um pouco de tranquilidade e recepção dos habitantes. Mas pensando um pouco e olhando além, tudo que geralmente ocorre não ocorre sempre, e em certos locais os habitantes vivem alheios ao resto do mundo e convivem apenas com o cotidiano criado por esse grupo, onde todos sabem de todos e todos se acham no direito de julgar a vida de cada um e nesse contexto nascem os segredos, esses resguardados por seus direitos, por sua privacidade. Há segredos de ordem sentimental que guardam mágoas e há segredos envolto na hipocrisia e na maldade onde o crime permanece sem justiça.

Em Peyton Place, Grace concentrou todos esses sentimentos e hipocrisias, envoltos em escândalos, amores proibidos, verdades, mentiras, tudo dentro de um ambiente, uma caldeira que concentra seus vapores prestes explodir em caos. Tudo muito bem escrito, com verdades explícitas. Um livro que causou polêmica quando foi lançado.

"As pequenas cidades são notórias por suas longas memórias e línguas afiadas"pág.191

Stella.Castilhos 24/08/2023

Caldeira de confusão.
Primeiramente, queria dizer que odeio dar nota para livros. Na minha sincera opinião, acaba criando uma certa comparação entre eles, sendo que eles nada tem a ver um com o outro. E é aí que entra esse livro em questão, que fui ler completamente despretensiosa e sem expectativas?

Bem, A Caldeira do Diabo é diferente dos livros que costumo ler. Não existe nele um personagem (ou grupo de personagens) principal ou história central. São diversas histórias, de diversas pessoas que vivem numa pequena cidade da Nova Inglaterra chamada Peyton Place.

Sem spoiler, as histórias contadas incluem temas sensíveis e atuais, apesar de carregarem perspectivas retrogradas (e ?convenientes? com o tempo em que o livro foi escrito) de outros personagens. A escritora em si é bastante progressista, pelo que consegui perceber. Trata de assuntos como aborto, exploração de trabalhadores e pobreza, por exemplo, com um olhar um tanto quanto atual e ?aberto?. Com isso, é possível perceber suas críticas ao longo do livro sem que aquilo seja ou se torne algo pesado.

A escrita da autora é boa, leve, apesar de tratar de assuntos densos. Gostei da forma que apresentava os assuntos e da forma como os terminava. O início e fim de cada capítulo, geralmente me causando curiosidade.

Os personagens são muito interessantes, mas, como disse antes, são muitos. Até que em algum momento tudo se afunila e entendemos os principais dramas da trama. O desenvolvimento de suas histórias são igualmente interessantes.

Gostei de ler um livro mais leve (em comparação com os que venho lendo nos últimos tempos). Foi divertido e me fez pensar em muitas coisas que são de fato mais cotidianas.

Recomendo muito a leitura.
Vanessa.Castilhos 24/08/2023minha estante
Ótima resenha, Stella!! ~ Eu tbm não gosto de dar nota para livros ?

Stella.Castilhos 25/08/2023minha estante
É chato, né? Parece injusto. E obrigada, Vanessa!!

Levi_Motta 18/11/2022

Ótimo
O que eu achei muito legal nesse livro foi a construção da cidade, desenvolver todos aqueles personagens não é algo fácil, e o autor fez isso de uma forma bem interessante, existem alguns personagens que não me conquistaram, mas em contrapartida teve uma personagem em especial que eu achei de uma evolução ao longo da obra que poucas vezes eu vi em um livro, gostei.

Jorge 08/08/2022

Incrível...
Não dava muito por esse livro, mas quando comecei a ler, pude entender que estava perder uma grande oportunidade... maravilhoso...

Thais 02/06/2022

Um clássico é um clássico
A caldeira do diabo, como em toda cidade pequena, está repleta de hipocrisia e fofoca.

O livro não tem uma historia fixa, apesar de focar muito em Alisson, filha de Constance, que carrega um segredo que só é revelado no final do livro.

Selena Cross foi minha personagem favorita em toda história, como sendo a mulher forte que eu tanto amo e me inspiro em livros.

Ressalta ao Dr.Swain, que atitude incrível para a época.

O livro mostra muito claro a hipocrisia, com histórias em sua maioria tristes.
Gostei dos finais, todos fechadinhos, e principalmente, do final de Selena.

Rafaela 08/06/2018

Estava ansiosa para ler o livro porque além de estar na lista de livros que aparecem na serie Gilmore Girls, ele foi considerado muito polêmico quando foi lançado. Mas fiquei decepcionada com a escrita da autora, como ela tratou abuso, no desenvolvimento pobre dos personagens. A premissa da autora é muito interessante, em uma cidade pequena e tradicional, o leitor acompanha a vida de alguns personagens e conhece os podres que as famílias escondem. Mas como a autora trabalhou toda a fofoca de cidade pequena, os tabus é chato e hoje parece ultrapassado. O livro foi um grande sucesso e virou filme, acho que o filme pode ser mais interessante.

Simone de Cássia 04/12/2017

Deu não! Coisinha chata esse livro, nossinhora!! Começou chato, morno, sem graça, e eu ali, firme, esperando acontecer "alguma coisa", qualquer uma! Mas, nada... Quando começava um parágrafo assim: "Foi numa tarde quente e sem brisa".. aí eu pensava: vai acontecer alguma coisa! Nada!!!! A tarde só continuava... Aí em outro parágrafo: " ela , então, saiu da loja, caminhou rapidamente e chegou em casa". Pensei, pronto, em casa deve ter acontecido alguma coisa... Nada! Ela só chegou! Que preguiça!!! Aí minha paciência se esgotou. Só sinto!
tecla ede 04/12/2017minha estante
Kkkkkkkk pensei que seria assim.

Drica 04/12/2017minha estante
kkkkk Vc me mata de rir, Simone!

Tereza 05/12/2017minha estante
Kkkkkkkk definitivamente suas resenhas são as melhores!

Riva 05/12/2017minha estante
Suas resenhas são demais!!!!!!!!!

Simone de Cássia 05/12/2017minha estante
Eu falo que "perdi a paciência" aí meu pai responde: "como a pessoa perde o que nunca teve?!" rs rs rs

Claudia Cordeiro 07/12/2017minha estante
Creeeeedo escapei de mais um :)))))))

tecla ede 07/12/2017minha estante
Kkkkkkk

Rose 13/04/2014

Este livro quando foi lançado, sofreu uma forte censura nos EUA. Ele fala sobre a hipocrisia de uma pequena cidade interiorana da Nova Inglaterra, a Peyton Place, onde os habitantes jogam para debaixo do tapete segredos como adultério, estupro e suicídio.
A história é narrada por Allison Mackenzie que vive com sua mãe Constance. Seus melhores amigos são o Norman e a Selena, e a história começa quando boatos de que Norman e Allison estão nadando nus no riacho. Depois de brigar com sua mãe, Allison vai embora para Nova Iorque e volta apenas 1 ano depois quando Selena confessa um crime e acaba indo a julgamento.
As histórias dos moradores se misturam, e você percebe que a fachada e bom cidadão é fachada e que todos tem seus segredos para esconder. Quais são os seus?

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Clarice.Castanhola 06/07/2015minha estante
Ainda não conhecia esse volume, mais gostei bastante da sua resenha , parece ser uma estória interessante :D

sonia 15/04/2012

uma cidade é um mundo
na pequena e provincial Payton Place, cruzam-se as vidas de poucas pessoas que representam o mundo - há o rico aproveitador, o garoto mimado, a menina pobre batalhadora, a garota sonhadora, o menino modelo, todos os bons e maus clichês da espécie humana - visto pelo olhar de um jornalista que passa por ali e acaba sem querer interferindo na trama da mulher que esconde de sua filha um segredo. Um livro de época, que não serve de modelo para outras sociedades não capitalistas, previsivel mas bem escrito.

Gabriel1610 15/02/2012

Um dos melhores livros que já li
A história prende muito, a narração é boa e são vários casos, pois conta a história de várias pessoas da cidade Peyton Place e seus pensamentos. Muito bom, recomendo.

George Facundo 29/09/2011

No subsolo do american way of life
Comprei esse livro em um sebo aqui em fortaleza. Numa estante abarrotada de livros que tinha uma plaquinha: Qualquer livro R$ 2,00.
Então garimpo por por cima de garimpo encontrei esse livro.
Vendo essa capa com a figura de uma linda mulher e o título "A Caldeira do Diabo" fiquei fascinado com o paradoxo.
E quando li, a cada página, fui adentrando no submundo da bonita e aparentemente pacata cidade do interior americano chamado Payton Place.
Me fascina muito, sempre me fascinou o que há por trás das "perfeições" que muitas comunidades nos apresenta.
Nossos pecadinhos e demoniozinhos interiores, que eu sei e vc sabe que vc tem, se estende para ciclos familiares e também sociedades mais amplas, como cidades.
Por tras de toda beleza pacata de Payton Place se esconde um sem numeros de segredinhos, trapaças, incestos e até assassinatos.
A autora chocou a sociedade americana na década de 50' quando, de forma visceral e direta, ter criticado através deste romance, o que há por trás dessa falsa aparência perfeitinha americanizada de ser.
Talvez só o filme Beleza Americana tenha chegado perto do espírito desse livro.
Enfim, gostei muito da narrativa e realmente fui transportado pela autora para dentro da cidade, das casas, acompanhando tudo como um voyeur fantasma, e pude sentir a sensação claustrofóbica ao acompanhar de perto o drama de alguns dos personagens.
Payton Place me marcou profundamente, devorei as paginas do livro em poucos dias e fiquei com gostinho de quero mais.
Enfim, é isso!
ND 26/07/2023minha estante
Cara, que legal ler esse seu comentário. Pois eu comprei esse livro hoje sob as mesmas circustâncias: fui no sebo JD Livros e o encontrei numa estante por cinco reais. Li a sinopse e trouxe pra casa. Obrigado pela sua resenha.

Viviane 29/03/2009

Gostei do livro. Uma série de tramas interessantes que prendem a atenção do leitor... recomendo!