George Facundo 29/09/2011
No subsolo do american way of life
Comprei esse livro em um sebo aqui em fortaleza. Numa estante abarrotada de livros que tinha uma plaquinha: Qualquer livro R$ 2,00.
Então garimpo por por cima de garimpo encontrei esse livro.
Vendo essa capa com a figura de uma linda mulher e o título "A Caldeira do Diabo" fiquei fascinado com o paradoxo.
E quando li, a cada página, fui adentrando no submundo da bonita e aparentemente pacata cidade do interior americano chamado Payton Place.
Me fascina muito, sempre me fascinou o que há por trás das "perfeições" que muitas comunidades nos apresenta.
Nossos pecadinhos e demoniozinhos interiores, que eu sei e vc sabe que vc tem, se estende para ciclos familiares e também sociedades mais amplas, como cidades.
Por tras de toda beleza pacata de Payton Place se esconde um sem numeros de segredinhos, trapaças, incestos e até assassinatos.
A autora chocou a sociedade americana na década de 50' quando, de forma visceral e direta, ter criticado através deste romance, o que há por trás dessa falsa aparência perfeitinha americanizada de ser.
Talvez só o filme Beleza Americana tenha chegado perto do espírito desse livro.
Enfim, gostei muito da narrativa e realmente fui transportado pela autora para dentro da cidade, das casas, acompanhando tudo como um voyeur fantasma, e pude sentir a sensação claustrofóbica ao acompanhar de perto o drama de alguns dos personagens.
Payton Place me marcou profundamente, devorei as paginas do livro em poucos dias e fiquei com gostinho de quero mais.
Enfim, é isso!