Washington D. C.

Washington D. C. Gore Vidal

Resenhas - Washington D. C.

Augusto Stürmer Caye 04/12/2022

Narrativas do Império: 01
Esta é a primeira obra publicada de 07 em que Gore Vidal trata da ascensão e declínio do império americano. Apesar de Washington não um dos últimos da linha cronológica, resolvi seguir a linha de publicação do autor.

Esta obra trata do período entre 1937 e quase fim da década de 50, e seus personagens podem se dividir entre pragmáticos e idealistas. Os idealistas, como o senador Burden Day, são pessoas dotadas de uma visão do que é o certo, o adequado, a virtude e a honestidade; os pragmáticos, como Blaise, não se interessam com isso, apenas com o poder, no qual dita as cartas com seu império midiático (muito similar a Citizen Kane), levantando a questão sobre até onde o poder da publicidade deve influenciar a política.

O personagem surpresa é o filho de Blaise, Peter. Peter avança lentamente de um Oblomov para um Luke Skywalker, alguém que não sabia o que fazer de sua vida para um defensor da virtude.

Porém, desta série histórica, não gostei que a obra é muito ficcional e pouco fundamentada em personagens verdadeiros. Claro, é preciso lembrar também que o livro foi publicado em 1967, e os fatos são recentes demais. Gore Vidal certamente não gostaria de um posterior processo indenizatório por difamação. Porém, da para claramente identificar Hearst na figura de Blaise, por exemplo.

Um livro razoável, interessante para os que gostam de romances políticos e históricos, apesar deste ser mais ?livre?. Válido, também, para continuar as leituras em Gore Vidal e sua série histórica, da qual Lincoln faz parte e é uma obra prima.