Doce Ilusão

Doce Ilusão Melissa Hill

Resenhas - Doce Ilusão

Amanda Azevedo 15/03/2012

Doce Ilusão - Melissa Hill
Como podemos estar completamente enganados sobre as pessoas. Conhecemos um pouco de seu dia-a-dia e já nos julgamos conhecedores da vida que o outro leva. Doce Ilusão. É difícil saber realmente o que se passa com a vida de cada um. Difícil porque muitas vezes não demonstramos real interesse em descobrir, porque às vezes não queremos enxergar, porque às vezes o outro não quer realmente se mostrar... Difícil porque às vezes nem nós nos conhecemos. Então, é realmente complicado esperar que o outro nos veja como realmente somos.

A forma instigante como o livro começa me agradou muito. Acontece um acidente de trem. Nesse primeiro contato com a história, temos alguns detalhes do acidente, mas não sabemos quem estava naquele trem! É... Angustiante! Não de um jeito ruim, do jeito que te deixa curioso e te faz virar as páginas freneticamente para descobrir.

No livro somos apresentados à história de três mulheres: Rosie, Dara e Louise. Elas não se conhecem, suas histórias apenas se “esbarram” em determinados momentos. Por isso, em cada capítulo lemos sobre a vida de uma delas. Apesar de o foco ser na vida das três, os personagens secundários são muito bem desenvolvidos e só acrescentam emoção à história.

Rosie ficou viúva recentemente, mas, como ela tem dois filhos — David e Sophie, ambos já casados — ela não deveria se sentir solitária, certo? Pois ela poderia contar com a companhia deles pra... Errado! Seus filhos são egoístas e vão, com certeza, despertar a ira que mora em você, assim como fizeram comigo. Dara é uma advogada bem-sucedida e casou-se há pouco tempo. No entanto... Ela ainda nutre certa paixão por seu ex. — O irresistível Noah. Louise é jovem, mas já passou por poucas e boas. E na sua tentativa de engatar sua vida ela acaba se enrolando e ainda mais.

A capa e o título — principalmente a capa — podem passar para o futuro leitor uma visão totalmente diferente do que realmente encontramos nas páginas desse livro. Eu confesso que num primeiro momento, imaginei que a história fosse leve, sem grandes emoções... Bobinha, para falar a verdade. Ledo engano! Doce Ilusão tem romance, drama, descobertas, reviravoltas! Apeguei-me muito às três personagens principais e torci por elas durante todo o livro.

A leitura está mais que recomendada. Se tiverem oportunidade de ler este livro, leiam. Dificilmente você não se identificará com algum personagem.

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com

Ju 11/01/2013

Confesso que no início a história não conseguiu me prender muito não, mas quando as coisas começaram a "piorar", aí sim. É possível rir, sentir raiva e se emocionar com essa história. Vale a pena ler.
Bruna 22/01/2023minha estante
Eu tenho esse livro e confesso não consigo gostar do início dele, tenho dificuldade de concluir ele.

Bruna 22/01/2023minha estante
Tenho ele anos e não consigo termina-lo.

*Rô Bernas 12/07/2011

Doce Ilusão Mesmo!
O título escolhido não poderia ter sido melhor! Três histórias paralelas, que se entrelaçam em um determinado momento, mas não a ponto de emaranhar...apenas se arranham em algumas situações.

Confesso que a capa foi a minha primeira empolgação para ler este livro, mas a história não engrenava, então pensei ser mais uma daqueles livros enfadonhos. Só que a história evoluiu e muito e eu me apaixonei pelo livro.

As três protagonistas, tão próximas e tão distantes, tinham algo em comum - submissão. Me dava raiva a maneira como elas deixavam de ser elas mesmas por causa do outro, sempre tentando agradar, tentando ser aceita ou protelando algo por medo de enfrentar a situação...isso me irritava profundamente e muitas vezes fechei o livro com raiva

O final foi melhor do que eu imaginava...ainda bem! ;-)
sonia 02/12/2012minha estante
concordo com voce que o melhor deste livro foi o final - é triste ler um bom livro que fecha de um jeito canestro, mas este foi bom redondinho. ao contrário de voce, a capa não me atraiu.

Tathy 18/10/2011

Parece mas não é!
Para conferir a resenha completa com links ativos e imagens, acesso o blog Eu sou assim: www.tathy.com.br

Doce Ilusão é o primeiro livro da Melissa Hill que leio. Sempre desejei ler Preciso te contar uma coisa e nunca tive oportunidade. Quando vi a sinopse de Doce Ilusão aproveitei pra pedir o livro e assim conhecer a tão bem falada narrativa da Melissa :)

O livro começa em Outubro e conhecemos brevemente as três protagonistas descritas na sinopse: Rosie, Dara e Louise. Logo no início do livro, um acidente de trem acontece e antes que saibamos dos detalhes, como por exemplo, quem estava no trem, Melissa nos leva a um passado não tão distante: quatro meses antes na vida dessas “protagonistas”.
Rosie é uma senhorinha fofa que perdeu seu marido não faz tanto tempo e está aprendendo a viver sozinha. Tem dois filhos que não dão a mínima pra ela. Ela como grande parte das mães, só enxerga o melhor dos filhos e isso é um milagre, porque eu tenho vontade de os matar;
Dara é uma mulher bem-sucedida que optou por casar com alguém que não era apaixonada. Ok, ela o ama, mas não é aquela paixão avassaladora. Tudo por causa da pressão que sua mãe e suas amigas colocavam nela, já que ela já tinha passado dos 30 (eu quase te entendo, Dara). Essa decisão de se casar ainda pensando no grande amor da sua vida, lhe trará grandes consequências no futuro;
Louise é uma jovem que depois de perder os pais e sofrer um acidente, resolve mudar para Dublin e curtir a vida no melhor estilo possível. No fundo no fundo ela é caseira, mas morre de medo de perder as amigas e por isso não recusa um convite sequer pra uma balada, mesmo não tendo dinheiro nem pro cafézinho…
Em um momento ou outro, a vida de algumas delas e de outros personagens que se tornam importantes no livro se cruzam e isso é só um plus no livro.

Dias após terminar a leitura de Doce Ilusão, eu ainda estava me perguntando do que se tratava o livro. Claro, eu queria uma resposta simples e acho que a encontrei. Acredito que livro trata das consequências que algumas decisões em nossas vidas podem ter.

A narrativa da Melissa é muito cativante. Ela faz com que os personagens passem por situações tão tristes que tive raiva dela em vários momentos, por colocá-los em determinadas situações, mas ao mesmo tempo, senti raiva dos personagens por suas escolhas, que o colocaram ali.

Acho que um dos pontos mais interessantes da leitura é que, como acontece um acidente no começo, ficamos o tempo todo lendo com aquele medo de se apegar aos personagens porque de certa forma imaginamos que algo ruim aconteceu com eles no acidente, mesmo não sabendo se eles estavam lá ou não. É a minha mente lógica trabalhando. O que eu posso dizer é que: Minha mente lógica costuma ser bem esperta, mas mesmo assim eu me surpreendi! O acidente de trem traz consquência pra algumas vidas, isso é fato, mas nem de perto – nem de longe – é aquilo que imaginamos. A verdade é que o acidente faz com que muitos deles sejam levados ao fundo do poço, mas só de lá eles conseguem ver além.

Paixão e ódio pelos personagens mudando conforme a alternância do ponto de vista da narradora, indignação, raiva, angústia… De forma geral, os sentimentos que esta leitura me provocou são tão intensos que chegam a ser similares aos de Questões do Coração, mas estes foram provocados de uma forma mais lenta.

Quotes que amei:

O valor da ajuda estava em não esperar retribuição; era antes de tudo fazer outra pessoa feliz, não era?

Eddie se recostou na cadeira. “Dara, era assim que as coisas funcionavam naquele tempo. Não passávamos a metade de nossas vidas ponderando sobre cada decisão como parece que vocês fazem agora. Não estou dizendo que haja alguma coisa de errado comisso, entenda”, acrescentou ele, quando viu a expressão de sua filha. “Era como as coisas funcionavam, mas, para ser sincero, acho que tornava a vida muito mais simples.

Na verdada, Dara detestava que suas deficiências domésticas fossem expostas na frente de Gillian, que – a julgar pelo maravilhoso aroma que vinha de sua cozinha – era obviamente a gêmea perdida de Nigella Lawson.

Naquele momento, Louise se sentiu tão desamparada e tão completamente desesperada que real e verdadeiramente desejou morrer.

Noah não era o Homem Certo para ela – ele nunca fora o Homem Certo. Mas ela se apagara àquela ideia tola, imatura e supostamente romântica por tanto tempo que não conseguia enxergar para além dela.

sonia 28/04/2013minha estante
sua resenha é spoiler, sugiro que a marque como tal.

Lika 21/10/2012

Recomendo.
A capa, apesar de “bonitinha”, desvaloriza a obra, pois dá a impressão de ser apenas uma simples literatura do tipo “passa-tempo”, que em nada acrescenta. E, somada ainda ao extenso volume (351 páginas), provavelmente faz com que muita gente acabe deixando a obra de lado.

Além disso, a tradução, apesar de não ser de todo ruim, deixa muito a desejar, visto que peca na redação, fazendo com que muitos trechos pareçam emaranhados de frases soltas, sem unidade entre si. Em certos momentos, aparecem até informações confusas e incoerentes, como se disséssemos, por exemplo, que “Maria está indecisa entre ficar em casa ou não ir trabalhar”, sendo que ambas as “opções”, no caso, são uma mesma e única coisa.

Não obstante, o livro trabalha, por detrás da ficção, temas muito profundos e significativos, sobretudo do universo feminino. Por meio das personagens principais, a autora retrata bem os três tipos principais de mulheres que, mesmo sem o desejar, costumam construir histórias problemáticas e infelizes para si mesmas:

a) a mãe que faz tudo pelos filhos, achando que assim os está “ajudando”;

b) a mulher que se envolve em ideais românticos fantasiosos e não sabe se proteger de relacionamentos problemáticos;

c) a jovem sem auto-estima que se deixa guiar por valores alheios e pelos apelos da moda, na tentativa de ser “aceita” socialmente.

Costurando episódios da vida das três personagens principais, cujas histórias se intercalam e, em alguns momentos, se cruzam, a autora nos leva a mergulhar em um amplo universo emocional, indo da raiva às lágrimas muitas vezes, enquanto, por meio da trajetória de cada uma delas, podemos refletir sobre as nossas próprias trajetórias e sobre as escolhas e perspectivas que nos fizeram chegar onde estamos.

Assim, o proveito que se pode tirar da obra é muito mais substancial do que as dificuldades em relação às falhas da tradução/redação. Por isso, recomendo a leitura.

Acredito, inclusive, que as pessoas que andam depreciando a obra são, em sua maioria, aquelas que não conseguiram compreender a profundidade da mesma ou, ainda, as que vivenciam em suas próprias vidas as perspectivas problemáticas que a autora expõe por meio dos personagens de seu livro. É uma pena.
sonia 02/12/2012minha estante
Voce tem razão sobre a capa, Lika, eu não peguei o livro porque pensei que era leitura de adolescente - li porque minha filha o trouxe pra casa e gostei bastante, de um estilo leve a autora aborda temas profundos sem assustar o leitor.
As pessoas que vivem um problema e não conseguem resolve simplesmente não conseguem enxergar sua realidade em uma obra de ficção, acho que criam um bloqueio mental, curioso, não? no dia em que amadurecerem o suficiente dirão 'exatamente o que ocorria comigo e o 'amor' ou a 'paixão' não me deixava perceber'.

sonia 13/01/2014

passe uns dias na Irlanda
Um delicioso água com açúcar - a história entrelaçada de tres mulheres irlandesas, de diferentes idades, profissões e estado civil, com reflexões sobre a felicidade pessoal e a responsabilidade de cada pessoa sobre suas próprias escolhas e consequencias.
Agradável, sem grandes surpresas, enredo previsível, porém contado com graça.
Cami 13/01/2014minha estante
Spoiler?????
Não vejo...

sonia 13/01/2014minha estante
Nem eu, Camilam acho que bati na tecla por engano :)

Valdirene.Perez 22/07/2011

Perfeito. Adoro a maneira como essa autora desenvolve suas histórias, ela envolve todos os personagens e trata as dificuldades de cada um de uma maneira ímpar.

Bianca 19/04/2017

Apaixonante
Sim, o título não deve ser diferente, pois o livro é apaixonante. A autora, Melissa, tem uma escrita suave e misteriosa, fazendo assim com que nossa ansiedade fique em alta para saber o restante da história.
A história baseia-se em várias situações e personagens, cada uma com seus aspectos peculiares, mas todas com o mesmo destino.