Cante Para Eu Dormir

Cante Para Eu Dormir Angela Morrison

Resenhas - Cante Para Eu Dormir

leiturasdacel 19/01/2021

Tombada, pois estava com muitas expectativas...
Eu fiquei muito decepcionada. Estava com muitas expectativas, achando que ia chorar horrores e não foi o que aconteceu.

Nenhum personagem conseguiu me conquistas, o Scott no início um pouco, mas depois ele começou a me irritar. O casal não me deu nem um pouco de frio na barriga, porque pra mim tudo começou meio do nada.

A Beth é uma personagem sem um pingo de amor próprio, eu não gostei da forma que ela se tratava, mesmo depois da "transformação".

Eu no meio do livro já estava certa da minha nota, porém foi chegando no final eu derramei umas lágrimas, até então ia dar 3, mas aí o último capítulo me fez retornar pro 2,5. Aquele zero desenvolvimento dela e do Scott me deixou fula da vida.

yacastro 28/11/2011

“O amor sempre vale a pena, por mais doloroso que seja. Porque é melhor amar e perder do que nunca ter amado.”
No mundo dos romances sempre há esse casal que se ama, e que apesar de poucos percalços, ficam juntos e tediosamente felizes para sempre. Esqueça essas histórias cheias de perfeição, amor irreal, criaturas míticas e finais felizes previsíveis que você esta acostumado a ler. Estamos falando de pessoas reais, amores reais e uma história incrivelmente bem escrita que fala do que é o amor na sua forma mais bruta.

Beth nunca conheceu o amor e a aceitação, a não ser por sua mãe e por seu único amigo Scott. Acreditem Bullying nem começa a descrever todos os anos de chacota e sofrimento que ela teve que passar por causa de sua aparência. Mas “A Fera” tem algo de muito especial, sua voz, na música ela encontra o conforto que precisa para esquecer-se de sua aparência e conseguir a parcela de felicidade e permanecer inteira.

Um solo, foi tudo que precisou para fazer com que a voz de Beth se sobressaísse, para fazer que as pessoas realmente olhassem e vissem que por traz do cabelo crespo, dos óculos grosso, das espinhas e erupções cutâneas, existia uma pessoa talentosa que merecia uma chance. A partir daí foi uma sucessão de procedimentos que ajudaram para que a aparência exterior ficasse um pouco mais parecida com a sua alma bela e cheia de talento. Fisicamente mudada Beth vai para a competição de coros na Suíça, onde ela pode não confiar totalmente na maneira com que parece, mas uma coisa ela sempre pode contar, com a sua música.

Na sua viagem ela conhece Derek, o cantor lindo e talentoso de um famoso coro do Canadá que parece ser o sonho que ela nunca ousou ter transformado em realidade. Ele exala talento, autoconfiança e consegue roubar o coração que Beth nem sabia possuir. Ela vive momentos maravilhosos ao lado dele e consegue finalmente pensar em si como alguém que merece sim ser feliz.

Mas como todo amor real, o príncipe encantado tem falhar. Existem segredos que ele não esta disposto a compartilhar, existem partes de sua vida que nem o amor de Beth pode alçar. Chega então um momento em que ela precisa escolher se arrisca suas chances e vive o amor com Derek ou permanece segura com Scott que sempre a amou independente da sua aparência.

O final? O final é capaz de arrancar lágrimas dos corações mais duros. Faz você imaginar como é lindo e ao mesmo tempo doloroso viver um amor assim. Faz você querer entrar nas páginas do livro e abraçar Beth e dizer que tudo vai ficar bem. O que mais eu posso dizer? É uma belíssima história de amor.

- Era uma vez uma Fera terrível que conheceu um lindo principe. O príncipe viveu o sofrimento da ferra e deu-lhe um beijo mágico.
- Eu sou a Fera, Beth.
- Shhh - ponho os dedos sobre sua boca - O Beijo Mágico mudou a Fera para sempre. Ela se tornou humana. Aprendeu a amar e amou o príncipe. Com todo seu coração.
- E ele a amou também.

Adendo: Não vou entrar em detalhes do enredo para não estragar a historia, mas por vezes eu odiei o Derek. Com todas as minhas forças eu queria largar o livro e gritar de frustração. Na vida real não existe atalho, nem perfeição, nem finais felizes enlatados. A vida é cruel, é feia e traz mais tristezas do que felicidade. Confesso que chorei, chorei muito e ainda choro quando me lembro de tudo que li e como isso me marcou. Este é o tipo de livro que toca fundo você, é emocional, é até mesmo cruel porque a realidade também é. Digo sem sombra de dúvida, esse é um dos livros mais lindo que eu li nos meus humildes 26 anos de vida. O tipo de livro que você guarda, deixa como herança para sua filha, porque algo assim não pode ser desperdiçado ou esquecido.

Uma das frases mais marcantes para mim está na orelha do livro:

Nota: 10 ... daria até mais se pudesse.

Sara Books 25/11/2022

cante para eu dormir
meu deus q livro fofo! eu passei mta raiva com ele, tive mtos surtos mas n final chorei, eu fiquei mal dms, eu amei e recomendo mto!5??

Bárbara 25/03/2013

Cante Para Eu Dormir - Angela Morrison
Bem, vou ser sincera e dizer que tive contato com esse livro completamente por acaso (pessoa, se você não estiver interessada em como eu tive minha vontade de ler esse livro informo que pule para o segundo parágrafo ;) ). Estava eu em um site de resumos de livros e tal, super entediada e resolvi ler o resumo de Cante Para Eu Dormir. Por quê? Não sei, confesso que a capa particularmente não me atraiu tanto, talvez o título? Sei lá. E olhem só, mesmo tendo lido o resumo eu não tive aquela vontade arrebatadora de lê-lo. Estava prestes a ignorá-lo e colocá-lo na estante mental de livros que eu li o resumo por nada quando um comentário de uma pessoa que eu não faço a mínima ideia de quem seja me chamou a atenção. Ela falava sobre um tal de Derek e quanto estava apaixonada por esse personagem e então o comentário pareceu realmente sincero e como eu não resisto à personagens apaixonantes, ainda mais com nome Derek que eu adoro, resolvi ler.

É, posso dizer que Derek me conquistou antes mesmo de eu saber quem ele era, quase o mesmo que aconteceu com ele na história em relação a Beth. No começo achei que o livro seria apenas mais um romance juvenil com triângulo amoroso completamente clichê, e não pude ser mais surpreendida. Abandonei o livro por dois dias após ter iniciado a leitura, achando que continuar não valia a pena, mas então esse livro ficou na minha mente, me incomodando, quase dizendo “sério, você vai mesmo desistir de mim?” E eu fui obrigada a voltar, pois também não resisto à livros que quase me imploram pra continuar. Era como se meu inconsciente dissesse que no final ele valeria a pena.

Beth era um patinho feio que se tornou um cisne. A primeira imagem que eu tenho dela é de uma menina cheia de cicatrizes mentais, inocente, com algumas atitudes que eu definitivamente não tomaria por mim (o que é toda aquela insistência dela em algumas falas que beirou até mesmo a birra?), mas que tem o seu lado. Não foi uma protagonista que se destacou no livro inteiro, eu até mesmo me arrisco a dizer que em certas partes ela pode ter sido secundária, pois na minha opinião Derek deu todo o encanto à história. Ou Scott, pra quem foi Team Scott (mas eu sou Team Derek, definitivamente). Digamos que há várias facetas de Beth na história e, dividindo o livro em três partes, eu prefiro a Beth final. Apesar das nossas divergências eu tenho que admitir que Beth é uma garota imensamente forte, que teve que aguentar vários golpes na sua vida e que mesmo assim não cedeu, por essa atitude eu tenho que aplaudi-la de pé. Scott é o melhor amigo doce e gentil e com segundas intenções, que foi apaixonado pela garota desde sempre, mas ela não percebeu (eu prefiro acreditar em negação). Ok, essa parte da história soou muito clichê, né? Também acho. E então vem o Derek, ah Derek. Você realmente valeu a pena a leitura e confesso, apesar de ser durona pra essas coisas, me fez chorar.

Adorei saber que Derek é inspirado em um menino real e tenho certeza de que, se esse garoto era assim tão parecido com ele, então foi mesmo uma pessoa muito adorável. Não leiam o livro achando que terão uma leitura super complexa e difícil, muito pelo contrário. Cante Para Eu Dormir é singelo e tocante, mas nem por isso menos especial.

Mariana 13/06/2020

Eu tentei me conectar a esse livro, mas não rolou, abandonei várias vezes e quando finalmente terminei não senti absolutamente nada, eu não consegui ficar surpresa com o final, estava tão na cara.
Conclusão: na minha opinião foi um livro extremamente chato de ler

ThaisTuresso 19/09/2011

"(...) A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura."

Hoje a resenha é muitíssimo especial, pois vou escrever sobre um livro que desejei muito ler, e para minha surpresa ele não me decepcionou nem um pouco, ao contrário, me fez apaixonar por ele e ser um dos favoritos do ano, eu sorri e chorei, ainda me senti apaixonada pela linda história de amor, espero que gostem da resenha...
Beth é feia. Chamam-na de "A Fera". Além de ter o cabelo crespo e complicado, ela é alta demais, tão mais alta de que os outros meninos, que se ousasse beijar algum, teria que curvar-se à eles. Todo dia é um pesadelo, ela adentra o colégio e já a insultam, humilham, a odeiam literalmente, exceto Scott, de quem é amiga desde o jardim de infância e sempre foi seu melhor amigo.
Ela faz parte do coral Cantoras da Juventude e tem um contralto maravilhoso, e só por ele permance atrás dos demais. Mas um dia Meadow, a solista, não consegue engatar no coro, o solo não sai e quando ousa sair é imperfeito e ela diz que não consegue e sai correndo do ensaio. E agora? Como continuaram a ensaiar sem o solo? Beth diz sem pensar que sabe o solo, e o faria se desejassem. A professora estupefata assente e todos ficam aturdidos com o que ouvem em seguida, uma canção cantada de alma, melodiosa e profunda que os levam às lágrimas. Agora eles tem uma chance, uma pequena chance de concorrem com os demais coros e solistas da Suiça e conhecerem o tão famoso coro de meninos do Amabili. Beth começa a desabrochar, sair do título da feiúra tornando-se bela pelo simples motivo: desejar o ser. Meadow sabe que não poderá ser solista, mas se Beth será, ela terá que mudar, a começar pelas roupas, alisar o cabelo, e se maquiar!
O que Meadow mais afirma para Beth é a importância de ela se sentir bonita, para que os outros a vejam conforme ela se sente. Mas ela mesmo estando mais bonita com as aparências e maquiagens, ela afirma no livro inteiro sua extrema feiúra.
As meninas criaram um perfil no facebook pra ela, assim, ela conhece Derek, corista do Amabili, que diz ter adicionado ela para espionar a perfomance do Cantoras da Juventude. Ela conhcerá Derek pessoalmente na Suiça onde cantarão juntos e iniciarão a mais bela história de amor que você já terá lido na sua vida! Ops! Será? Derek apesar de ser atencioso e amoroso quando está com Beth, ele some, por semanas, e não dá notícias. Enquanto isso Scott diz que vai esperar por ela o tempo que ela precisar para se decidir entre eles. Em todo o livro leremos pequenos poemas escritos por Beth, que se tornarão ao final, uma linda canção.

Meu coração é seu
E o seu é meu.
Você é o que desejo...
Não vou viver até ter o seu beijo.
Com o seu amor,
Posso mudar meu destino.
Circulo a data
Em que meus novos sonhos ganharão vida.
Você cairá das estrelas.
Felizes para sempre.
Como nas velhas histórias.
Você pode acreditar.

Como classificar a obra maravilhosa que é o livro Cante para eu Dormir? Eu escreveria uma página inteira delas, desde doce à amarga, engraçada à triste. Angela Morrison mostrou um extremo cuidado ao protagonizar Beth como uma garota comum, desprezada pela sociedade e conhecidos, e que, num belo dia floresce por fora, mas mantém a fera dentro dela, não no sentido altruísta e amargo, mas se igualando a outra moça qualquer, que um belo dia cresceu e descobriu o amor puro e verdadeiro e dele soube se doar integralmente, e apesar da adversidade que existiu nesse amor, ela soube amadurecer e guardar a dor para si, como uma lembrança do amor vivido.

Não é um tipico triângulo amoroso, é muito mais que qualquer coisa ou pensamento que você ouse imaginar. Já chorei em muitos livros principalmente do Nicholas Sparks, mas em nenhum outro eu chorei de soluçar como em Cante para eu dormir. Mas vocês poderão pensar, se for triste não lerei. Não é triste, é emocionante! Não é deprimente, é sonhador e real. Leiam, leiam e leiam! Sem medo de se apaixonar, de se entregar e de viver cada capítulo intensamente!

Curiosidade:
A autora se baseou numa história real, não contando a mesma, mas utilizando de caso semelhante para construir Derek, personagem marcante do enredo.

Preciso dizer mais? Super hiper recomendo!

Aline Marques 08/04/2015

Vamos lá!!!
Esta história tinha tudo para ganhar todas as estrelas do céu e se tornar um favorito. Infelizmente o potencial não alcançado torna a leitura maçante e odiosa.
Talvez tenha exagerado no "odiosa" mas, caramba, Morrison, com um enredo assim você deve nos ensinar lições e não apenas nos fazer pensar em aprendê-las.
Juro que tento lembrar se fui tão tola na minha adolescência pra relevar a personalidade das personagens, também luto pra compreender o por que de alguns pontos não serem mais explorados.
Tá, derramei algumas lágrimas, suspirei num trecho aqui e outro ali, afinal, sou humana. Entretanto, nenhuma emoção silenciou a voz na minha cabeça que repetia "que %#@$! você está fazendo?".
Quem sabe o problema seja eu, certo?
Se o leu, por favor, compartilhei sua opinião. Se ele está na sua lista de espera, não o rejeite.

site: @ousejalivros

Dayane 20/10/2012

Não sei o que dizer sobre esse livro. De verdade.

Se eu pudesse descrevê-lo em uma única palavra eu escolheria Alma. Esse livro tem mais alma do que qualquer outro que já li. E por isso, e por vários motivos - mesmo que possa estar movida pelo fato de ter acabado de termina -lo - ele se tornou assim, meu preferido de todos que já li.

É sensível, é puro...Usando as palavras de Derek - é imaculado.

É a história mais incrível que já li sem precisar de qualquer artificio pra isso...só sendo real.

E seu fim... foi como respirar depois de ficar um tempão embaixo d'água e só assim eu percebi o quanto fui abraçada e envolvida pela história de Derek e Beth. Uma história mais cheia de amor em suas 353 páginas, no que na soma de qualquer de todos os livros que já li.

Lindo e puro... sei lá, não sei explicar. Explicar sentimentos é mais difícil. E o que eu senti depois de ler essa história é único demais para que eu consiga dizer.

O tipo de história que só te faz ter certeza que livros podem dar muito mais ao leitor do que uma distração. Livros podem te dar coisas que você leva dentro de você - muitas vezes até sem que você perceba - para sempre.

E, não importa quantos livros eu ainda leia, sempre haverá Cante para eu Dormir habitando em uma grande - e eterna - parte de mim.

Carolina 04/04/2013

Não era o que eu esperava, mas acabei gostando!
Quando li a sinopse do livro, achei que iria se tratar da difícil vida de uma garota feia e como era rejeitada pelos outros. Eu estava enganada.

Beth canta em um coro e possui uma voz belíssima (a parte musical do livro é tão bem descrita pela autora que quase consigo ouvir as canções). Ela acaba por se tornar a solista, escolhida em meio a umas oitenta meninas.

Através de sua voz e da aparência (que ela começa a melhorar por conta do cargo de solista), ela encanta Derek: um canadense que canta em um coro e é simplesmente perfeito.

Enquanto surpreende a todos com sua nova aparência e sua voz, Beth aprende uma lição maior: nem tudo é o que parece ser. Ela estava bonita, mas ninguém lembrava de quem ela realmente era, a garota apelidada de "A Fera". O mesmo serve para Derek, que se recusa a falar muito de si mesmo e gera inúmeras dúvidas a Beth.

Um livro encantador, mas não me surpreendeu muito até o final.

Jobita 29/03/2013

Podia virar filme
Parece não haver conexão, mas tem: detesto as sinopses. Normalmente elas contam a história do livro, ao menos, o que eu queria tter descoberto sozinha. Por isso que quase nunca as leio por inteiro. E ainda bem!

O começo foi chato. Tão chato que pensei em abandonar. Não era só a história, o enredo aparentemente previsível, mas também aquele jeito azedo e meio forçado de escrever. Mas, bem, como eu não li a sinopse, fui pega de surpresa por todos os novos dados, por todas as reviravoltas de julgamento.

Cantte para eu dormir é humano, pungente, real; inesquecível, triste, corajoso e urgente. Daquelas leituras essenciais para nos humanizar e nos fazer pensar em como o amor é, ao fim, o toue de Midas para a existência na Terra.
O tipo de história que valerá a pena contar parra meus filhos, quando forem mais velhos; o tipo de livro que gostarei que leiam, dentro de alguns anos.

daniela.said.94 16/04/2021

Ok
Repetir palavras como divino, amei, meu Deus que história!
Não tem como!
Prepara os lenços, porque não tem escapatória!

Jana 19/05/2020

Começou bem, mas desandou total
Eu passei tanto tempo querendo ler esse livro e simplesmente não acredito que não foi a leitura que eu esperava.
A história começou muito bem, eu estava completamente apaixonada por esse background musical, pra mim foi algo novo. No início também gostei do Scott e senti muita empatia pela Beth...
Mas o negócio desandou. A partir do momento em que começou o romance e "a fera de soltou", a história acabou pra mim. Achei chata, repetitiva, exagerada... A autora quis fazer mistério numa parte específica do livro, mas não conseguiu (não consegui decidir se foi intencional) o que deixou o comportamento da protagonista ridículo.
Eu fiquei muito triste porque ela desperdiçou um personagem tão fofo como o Scott...
Enfim, passei muito tempo me aborrecendo com as bobagens de adolescente pra realmente curtir a história. 2 estrelas.
Daniele 20/05/2020minha estante
Concordo com vc

Jana 20/05/2020minha estante
Ai, que bom rs é tanta resenha positiva que começo a me questionar se sou muito dura nas avaliações rsrsrs

Daniele 20/05/2020minha estante
Eu até fui ver e nem tinha dado nota kkkk esse livro é daqueles, nadam nadam nadam e morrem no final.

Eu 11/08/2012

Obrigada leitora Janássia Monteiro por me enviar esse livro pra mim está agora entre meus favoritos e amanhã mesmo pretendo adquirir ele para a minha coleção particular de livros de cabeceira.
Eu estou chorando muito agora. Chorei de felicidade e tristeza do início ao fim... Nunca me emocionei tanto com um livro.
Confesso que esperava um livrinho fraco daqueles super previsíveis sabe? Tinha tudo pra ser um daqueles clichês que sempre vemos por aí. B
eth é uma adolescente que nunca teve aceitação e amor... Com duas pequenas exceções, seu melhor amigo Scott e sua mãe.
Desde o começo do livro fica muito evidente que Scott é completamente apaixonado por ela apesar de ser considerada feia e repugnante aos olhos de todos. E ela tem um sonho, ser uma grande cantora e adivinhem só: a oportunidade aparece em um coral.
Começa então uma grande transformação feita por algumas riquinhas do coral que estão dispostas a não deixá-la fazer feio. Elas cortam seus cabelos, pintam, fazem tratamento de espinhas e de tudo um pouco para deixá-la como a solista perfeita que ninguém acredita realmente existir dentro dela, exceto Scott.
Quando cheguei nessa parte do livro eu soltei um suspiro achando que teria uma típica história adolescente estilo bela e a fera, ou melhor, o belo e a fera entre Beth e Scott pois a escritora tinha tudo o que era preciso para uma história fofa, porém comum.
Tinha um rapaz apaixonado ao qual a mocinha parecia corresponder, a feiura que impressionantemente é substituída por uma linda mulher e a vergonha se transformando em um talento que emociona a todos quem ouvem seu solo. E ainda por cima ela tinha a oportunidade de fazer a mocinha ganhar um concurso.
As coisas não aconteceram bem assim... Eu fui maravilhosamente surpreendida.
Na viagem que faz ela acaba conhecendo Derek (suspiro) um rapaz lindo, misterioso e que canta perfeitamente bem além de mostrar um grande interesse por Beth que finalmente está ganhando um pouco de auto estima.
Preciso dizer mais? Obviamente ela se apaixona pelo garoto e acontecem tantas coisas que adoraria dizer a vocês, caros leitores, mas não vou estragar suas surpresas. Ela se vê namorando Derek quando volta a sua cidade e apesar de a distância das cidades deles não ser tão grande para seus corações apaixonados, ela o vê cada vez menos.
Por que Derek não conversa com ela sobre sua casa? Por que ele não a apresenta aos seus pais? Por que ele parece querer que ela o largue e vai para Scott? O que ele esconde dela que o faz afastá-la sempre que tenta descobrir algo sobre ele? Muitos por quês sem resposta... E quando acha a resposta ela não sabe bem o que pensar.
"— Era uma vez uma fera terrível que conheceu um lindo príncipe. O príncipe viu o sofrimento da fera e deu-lhe um beijo mágico.
— Eu sou a Fera, Beth.
— Shhh — ponho os dedos sobre sua boca. — O beijo mágico mudou a Fera para sempre. Ela se tornou humana. Aprendeu a amar e amou o príncipe com todo seu coração.
— E ele a amou também.
Prendo seu olhar no meu e acrescento:
— E eles viverão felizes para sempre."
Será que isso é possível? Outra pergunta... Mas talvez Beth não queira saber a resposta.
Eu não sei se eu consigo passar a vocês o que eu sinto sobre esse livro, essa é a resenha mais difícil que eu já fiz... Espero que tenha pelo menos deixado vocês curiosos.
É como diz na sinopse:
"A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura. "
Eu nunca vou esquecer esse livro. Espero que ele o toque e emocione vocês tanto quanto o fez comigo.

Quer ver mais resenhas e ler esse e muitos outros livros online? Acesse:
Blog meuslivrosmeumundo.blogspot.com

Literatura 30/01/2012

A mais bela canção
Meu Deus, como posso começar?
Como posso expressar em palavras o que senti em minhas mãos?
Começo a escrever dizendo que choro. Ainda choro depois de ler Cante para eu Dormir. Devo dizer também que não gosto de ler dramas, como o livro é classificado. Mas, quer saber? Não o classificaria como um drama. Vou explicar por quê.

Cante para Eu Dormir não é perfeito. É tão imperfeito quanto nossas vidas podem ser. Beth é uma menina que se acostumou a sofrer bulliyng na escola. E na vida. Sinceramente? Às vezes ela é meio idiota. O refrão “como ela é feia” que ela se vê chega a ser chato. Mas quem nunca teve uma opinião, sobre si ou sobre o outro, que não parava de repetir? Vejo meninas, mulheres (eu mesma) que dizem “estou gorda” o tempo inteiro, ainda que estejam no manequim 38. Então não culpo Beth. Ela é mesmo feia. E tem uma consciência exagerada disso.

Beth é amiga de Scott desde a pré-escola. O que ela não percebe ainda, é que Scott a ama. Ele cresceu e vê que Beth é mais que o Patinho Feio, ela é um lindo Cisne. A Fera, como chamam Beth na escola só precisa de amor para se transformar numa princesa... mas ela está perdida demais em seu universo. Em seu “não ser” e “não merecer”. Para ela todos merecem algo melhor. Menos ela.

Porque para Beth, o melhor é cantar. É a única forma de sentir-se melhor. E isso ela faz maravilhosamente bem. Ela canta no coro da escola e convence a mãe a permitir que participe do Coro da Juventude Bem-aventurada de Ann Arbor, há umas duas horas de sua cidade. E, quando a solista do coro Meadow desiste de cantar nas Olimpíadas, Beth tem a sua chance. A CHANCE. E desta vez, ela sabe que merece.

E canta. Canta de uma forma tão magnífica que ultrapassa as páginas do livro. A melodia é descrita de forma tão graciosa, que você quase esquece que está sem som, e que na verdade, é poesia. A prosa poética é tão encantadora, que Beth vasculha cada parte de seu ser, encontrando no leitor suas inseguranças, seus medos, seus sonhos... quem nunca se sentiu inferior? Quem nunca quis ser melhor? Quem nunca despedaçou o coração?

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça