O Motivo

O Motivo Patrick Ness

Resenhas - O Motivo

Jin 14/04/2024

Distopia quase "perfeita"
Mundo em Caos é uma obra fantástica por trazer críticas sociais de forma sutil e com um toque de "provocação". É notório que existe o questionamento sobre a natureza humana, as ações destrutivas ao planeta (seja lá qual ele seja), como também o conflito entre bondade e maldade. Dessa forma, conforme o desenvolvimento dos acontecimentos, o leitor se torna cada vez mais curioso para desvendar os mistérios ? uma vez que a narrativa conta com eventos inesperados!

Durante a leitura, é possível criar uma relação emocional com os personagens e sentir falta de alguns deles. Em diversos momentos, o sentimento pode ser de raiva, de apreensão, e até mesmo de esperança. Essa é uma das grandes características dessa distopia.

Uma "falha" do livro foi deixar várias questões em aberto, as quais poderiam ser resolvidas neste mesmo livro. Porém, ao pensar que é uma série de três livros, é esperado que essas dúvidas sejam respondidas nos livros seguintes.

Para lê-lo, é preciso ter paciência para se conter, visto que a vontade é ler todas as páginas de uma vez só! Há emoção, criticidade e compaixão. Mundo em Caos deixa saudades e a vontade de ler todos eles! É uma boa leitura.

allletis 20/03/2024

Agonizante
O único motivo que me fez dar 4.5 estrelas nesse livro foi a péssima edição dessa versão. Pretendo continuar lendo a saga na nova edição da intrínseca.

Que livro ESTUPENDO!!!!! Me agoniou lendo cada página, terminei o livro com dor de cabeça de tanta coisa que acontece. Os personagens são cativantes, as lacunas da história são estrategicamente plantadas para te deixar imerso na leitura e tem pelo menos três plot twists em 440 páginas. Espetacular, recomendo para todos os fãs de distopia e já vou colocar os próximos na lista!!!

Campos 16/03/2024

História interessante, mas...
Achei a história do livro interessante, mas não me prendeu o tanto que achei que iria. É uma livro com uma trama legal, mas nada espetacular

Maria Clara 10/03/2024

Ainda bem que não vivo nesse mundo
O livro conta a história de Todd, um menino de 12 anos que vive no Novo mundo. No passado, este novo mundo era habitado por alienigenas, que, ao entrarem em guerra com os humanos, lançaram um vírus que fez com que os homens pudessem ouvir os pensamentos uns dos outros, além de exterminar as mulheres e dar fala aos animais. Um dia, Todd se depara com algo inesperado e a partir desse momento, sua vida vira de cabeça pra baixo.
Adorei ler esse livro, a leitura foi bem tranquila e fluída. Bem no inicio eu tive uma dificuldade de me situar na leitura por ser algo fora da realidade e com varias informações mas isso foi rapidamente resolvido e me senti envolvida na historia ate o fim.
Me coloquei no lugar daquelas pessoas e me senti muito ansiosa só de pensar na possibilidade de ter acesso ao ruído de todos e eles ao meu, isso seria perturbador e não me daria paz.
Achei que o autor foi muito canalha por ter escrito certas cenas tão dolorosas e cruéis que me fizeram chorar!!! (Obviamente estou brincando ao chama-lo assim mas de fato foi muito duro ler). Além disso os segredos que foram revelados sobre a cidade de Prentisstown foram terríveis e chocantes de se descobrir.
Depois de ler o último capitulo estou muito curiosa para ler os próximos volumes dessa trilogia!

kess.sr 21/02/2024

Caramba, como descrever esse livro...
Ele é o volume 1 de uma trilogia distópica onde temos nosso protagonista chamado Todd, ele vive em Prentisstown uma cidade habitada por homens, devido à um vírus espalhado logo após uma guerra contra alienígenas que resultou na morte de todas as mulheres, os homens passaram a ter seus pensamentos expostos, denominado de "ruído", incapacitando qualquer um de guardar segredos. Tudo na vida de Todd vira de cabeça pra baixo quando ele descobre algo incomum, e daí parte nossa história, Todd vai enfrentar perigos e descobertas marcantes que vai fazê-lo questionar toda sua trajetória, juntamente com seu cachorro Manchee.

Foi uma leitura maravilhosa. Amei a escrita do autor, uma leitura fácil e sem apego a norma culta. A princípio eu amei a proposta do livro já que amo muito distopias, gostei do enredo e quanto mais eu lia mais me intrigava, porém já deixo aqui pra você que se interessou que a leitura é um pouco arrastada! Eu não tive problema nenhum com isso pois o livro me prendeu do início ao fim, sempre que eu sentia que estava começando a ficar chato acontecia algo que voltava a prender minha atenção totalmente.

Eu gostei muito da ambientação do livro, embora logo no começo eu tenha me enganchado um pouco pra entender como tudo funcionava aos poucos tudo foi se encaixando, o plot é bem esperado mas trás elementos que me deixaram totalmente impactada, os personagens são ótimos (embora eu tenho passado muita raiva) o desenvolvimento é gradativo e você de fato entra na mente do protagonista, você vive o que ele vive e sente o que ele sente.

Ainda estou pensando se eu continuo a ler os outros volumes pois já ouvi falar que decai muito de um livro para o outro e a narrativa se perde, mas não nego que eu estou muito curiosa pra saber onde a história vai dar.

Nubia.Daumas 18/02/2024

Quase perfeito
A história e a construção do mundo me mantiveram viciada nesse livro q li em pouquíssimos dias. Aqui levei a sério o "só mais um capítulo", pq sempre precisava saber o q viria em seguida. Só não foi perfeito pq as motivações dos "vilões" pareceram muito fracas.

Stefany403 29/01/2024

Simplesmente perfeito.
Para quem assistiu o filme achou uma M... (referências do livro) e acha que a história poderia ser melhor, recomendo essa leitura.

Os personagens são muito bem desenvolvidos e eu me encantei com o Manchee e suas gracinhas. A adaptação parece uma fanfic da obra original. Os detalhes são incríveis, a história é envolvente e cada acontecontecimento é um surto.

Avaliei com 5 estrelas, mas se pudesse avaliaria com 6.

Paula.Tarsila 21/01/2024

O livro é muito bem escrito, os personagens tem personalidades muito marcadas e diálogos muito bem escritos.Em geral, recomendo para todos os leitores que gostam de ficções distópicas

kyssagouv 13/01/2024

Exaustivo.
O livro apresenta um universo distópico onde, a princípio, só há homens. Neste universo, todos podem escutar os pensamentos uns dos outros, o que só torna tudo mais caótico. Há ruído em todo ser, inclusive nos animais.
O que me desagradou no livro, foi o fato dos problemas nunca acabarem. Correndo o risco de parecer exagerada, friso que eles nunca acabam mesmo, nem por uma página. É normal em uma fantasia os protagonistas estarem sempre lutando pela vida, mas nesse livro nunca há uma pausa, eles só sofrem continuamente.
É muita informação pro leitor assimilar, principalmente quando não há desenvolvimento o suficiente para ajudá-lo. O autor pecou muito em não desenvolver o universo, além de ter criado plots fracos e previsíveis, que em nada desafiam o leitor a pensar fora da caixa, porque a resposta está lá, do início ao fim, mais óbvia impossível.
Pra piorar, o livro tem continuação, mas eu não me sinto encorajada a ler, porque já sei que vem mais desgraça pela frente. Não sei se quero enfrentar tudo isso só pra ver a ?esperança? de que tanto falam apenas no final, isso se ela de fato existir.

ícaro 10/01/2024

Novo mundo
Positivo: É um livro muito divertido e empolgante. Mundo em Caos trás a história do último menino em uma cidade fugindo em busca da verdade. A narrativa é bem divertida e envolvente e os personagens bem construídos e carismáticos. A ambientação é boa e o cachorro o melhor personagem.
Negativo:Muitas coisas eram bem previsíveis, a questão do ruído poderia ter sido explorada um pouco mais e o final é muito puxado para uma sequência.

Noxious.Storm 10/01/2024

Aqui não existem segredos
O universo distópico de Mundo em Caos é narrado por Tod, um menino de 12 anos que precisa entender o mundo e suas mentiras para sobreviver. Pratick Ness, o autor, faz um trabalho fenomenal no quesito ambientação, a cena do riacho e principalmente a cachoeira do final, e caracterização, tanto Tod quanto a Viola são bem desenvolvidos com personalidades cativantes e um fato que eu adoro: com jeitos muito diferentes de falar por conta da escolaridade que os dois tem. Mas além deles os personagens secundários também tem ótimas histórias e características, o Ben e o Wilf me conquistaram nesse livro e o Aaron é simplesmente repugnante.
O novo mundo esconde diversos segredos que tornam a leitura instigante, junto a isso têm os paralelos com a realidade que são brilhantes, a genialidade do autor por trás do Spackle e tudo que eles representam! Só a presença deles faz com que Tod tome decisões questionáveis, que acontecem constantemente no livro por conta dele ser, assim como Viola, uma criança e eu gosto muito disso, traz uma ingenuidade e esperança que são necessárias nesse mundo caótico!
Minhas expectativas foram esmagadas com esse livro o que me deixou extremamente animada para a continuação.

site: https://instagram.com/review_by_noxious?igshid=MWM2YjBjM2Q=

Gabiruu 10/01/2024

O universo desse livro é o meu pior pesadelo
Imagina um mundo onde todos os pensamentos dos homens poderiam ser ouvidos A TODO MOMENTO e ao mesmo tempo, simplesmente um caos! E nesse universo é chamado de ?Ruído? e eu não desejaria nem pro meu pior inimigo!

No começo da leitura confesso que achei um pouco confuso de como funcionava os pensamentos que os outros personagens conseguiam ouvir e oq estava escrito na página porque o livro é narrado em primeira pessoa, mas com o tempo acabei me acostumando e a leitura ficou bem mais fácil (inclusive achei muito interessante)

Esse livro me causou muitas emoções que eu achei que não causariam e que o protagonista ia ser só muito chato. Mas com o passar é muito interessante ver o amadurecimento dele e entender que certas coisas no livro realmente eram necessárias de acontecer para isso acontecer (infelizmente). E gostei que vocês sabe o mesmo tanto que o personagem então são várias revelações e confusões
Ja quero ler os próximos dois urgentemente!

LisboaPB 09/01/2024

É uma história que flui muito rápido por que ela é toda contínua, sem ter muitos cortes temporais. Além disso, a narratuva ajuda bastante. Apesar de alguns clichezãos que tem que a gente identifica e passa meio que monótono, é uma história muito boa que se desenvolve e cresce bem. Além disso, o mistério e o mundo vão se revelando aos poucos, desde o início do livro, o que só ajuda. E o final realmente era algo que não esperava, por achar que a trama seria bem clichê.

Phamela.Suely 08/01/2024

Um ótimo livro! Cheio de detalhes e nuances o universo em que se passa é apresentado com riqueza de detalhes muito bem contextualizados. Os personagens são igualmente bem trabalhados, mostrando várias faces e cometendo erros coerentes para sua idade. Muito bem escrito, nos prende até o fim e quando chegamos no fim é desesperador! Maldade terminar o livro daquele jeito.

FAtima93 06/01/2024

É um livro muito bom. Você começa o livro com algumas dúvidas e ao longo do livro as peças vão se encaixando. O personagem principal vive muitos abalos ao longo do livro e vocês vão descobrindo a história juntos. É uma leitura fluida e muito cativante.