Mundo em Caos Patrick Ness

Resenhas - O Motivo

Heliton 06/02/2020

Novo Mundo: Um mundo sem segredos.
A ideia de você e todas as pessoas em sua volta poderem ouvir as vozes ou visualizar imagens ou palavras que se passam na mente de cada uma, entre si, é algo muito assustador de se imaginar. Essa premissa é o que torna esse livro muito interessante já que é assim que o mundo do personagem central, do Todd Hewitt, funciona.

Como o livro é todo lido em primeira pessoa pela perspectiva do Todd Hewitt, o trama irá se desenrolar conforme as ações do principal. Por esse modo de escrita adotada pelo autor, o enredo se torna lento para quem espera por algo mais frenético, mas conforme a história vai avançado vamos descobrindo coisas muito interessantes, e logicamente, não há construções de personagens mas sim, uma análise a partir do ponto de vista do principal em relação aos "ruídos" das pessoas que surgem durante a história. Que mostra a nós, e ao Todd, por si só as suas personalidades (na maioria dos casos).

O livro se faz assim para quem ler: o que o personagem sabe, é o que você sabe; o que ele ouve é o que você ouve (ler né;-;); o que ele visualiza nos ruídos é o que você visualiza também. Tentando passar a sensação de como realmente é viver em um mundo assim.

O livro é muito bonito, a intriseca não deixou a desejar nada nesse quesito de arte, e por enquanto só o primeiro livro foi traduzido dessa trilogia. Como já li ele, agora espero pela sua adaptação cinematográfica, que vem sofrendo diversos problemas pra ser adaptado mas que vai chegar nas telonas sim (espero).
Flávia | @baixinhasleitoras 27/02/2020minha estante
Essa edição contém só o primeiro livro da trilogia ou vem os três livros nesse único volume ?

Heliton 28/02/2020minha estante
Esse livro é o primeiro da trilogia, os outros ainda não foram traduzidos.

Macartiney 05/05/2020minha estante
Fiquei na dúvida, já num tem os três livros traduzidos pela editora Pandorga ?

Heliton 07/05/2020minha estante
Sim, mas pela intrínseca só esse msm.

Priii Reis 30/04/2023

O tipo de livro que você ou ama,ou odeia.
É uma série de livros requer paciência na narração porque Todd é analfabeto e é assim que ele narra. Não foi um livro ruim mas confesso que começou a cansar quando eles não conseguiram descobrir tudo que aconteceu sobre as naves e a doença ninguém queria contar a verdade. Fora ter que correr e pessoas morreram para protegê-los.
______________________
O livro é narrado por Todd que é o último garoto de sua cidade,o mais jovem dentre eles e que logo recebera o ruído que é uma rede aberta e ampla para todos os homens. Ele escuta eles a muito tempo,assim como os animais e isso o pertuba a ponto de querer sumir.
Só de pensar que vai dividir cada momento,segredo e ter que fazer parte da "religião" fora o quanto apanha do pastor da "igreja" e odeia não saber ler porque o prefeito queimou os livros e depois não deixou que as crianças aprendessem faz ele acreditar que tem algo muito errado naquela cidade e só pensava o quanto iria piorar. O que contaram para ele foi que aquela cidade uma das poucas que restava no mundo habitada depois da invasão dos exploradores quando eles chegaram em naves e deixaram a população doente dando o ruído como efeito colateral para todos mas só os homens resistiram e em extremo caos mental e infelicidade.
Tudo mudou quando dias antes de Todd mudar ele encontrou um silêncio e este era uma garota,como ele não controlava seus pensamentos todos souberam o que ele escondia e foram caçar a garota os tios que o criaram o mandaram embora lhe dando um mapa e dizendo que ele entenderia tudo e o porquê de não poder contar a verdade.
Fugindo eles descobrem pedaços da verdade e desbravam,não há paz enquanto o prefeito os persegue com a cidade inteira a seu comando.
E mesmo que outros existam,parece que ninguém tem mais poder de fogo que o prefeito.

Victor Almeida 21/03/2014

NÓS SOMOS NOSSAS ESCOLHAS
O Motivo me abriu pra novas concepções de como um livro pode ser escrito, devido à sua forma não ortodoxa do uso da gramática e várias fontes evidentes nos diálogos. Os primeiros capítulos me forçaram um pequeno ajuste e tempo para acostumar, antes de poder me imergir completamente no trabalho de Patrick Ness.

Uma vez acostumado com as excentricidades do livro, descobri que ele é brilhante e obscuro. Como dito, o livro é centrado em Todd, que vive na cidade de Prentisburgo, habitada apenas por homens, já que todas as mulheres desapareceram e morreram muitos anos atrás. Suas mentes são abertas uns para os outros desde que foram infectados pelo vírus do Ruído. Todos têm que viver sob o som de milhares de emoções e pensamentos. Certo, não parece tão obscuro. Não até descobrir por que todas as mulheres desapareceram.

O livro cresce embebido em uma aura de suspense. O elemento intrigante da escuridão do mundo criado pelo autor se encontra desde o início permeado pela história. O Motivo apresenta forma e conteúdo perfeitamente combinados. A história é contada em primeira pessoa por Todd, e sua narrativa é cativante e cheia de suspense. Devido à cultura do personagem e o mundo de onde ele vem, o autor se utiliza da linguagem coloquial durante o livro todo, criando dialetos interessantes e perfeitamente condizentes. Mas uma vez eu digo, é necessário se acostumar nas primeiras páginas, mas logo em diante você se encontra apaixonado pelo personagem e seu jeito de ser.

Todd durante sua jornada, com seu cachorro Manchee ao seu lado (que fala, por sinal, graças ao Ruído), se depara com uma garota chamada Viola, e percebe que não consegue ouvir seus pensamentos. Ao longo do livro, Todd não consegue manter suas descobertas fora de seus pensamentos e acaba ameaçando a comunidade onde ele vive, forçando-o a fugir para o desconhecido com apenas um livro que não consegue ler e um mapa vago para um destino que ele não entende.

Serei direto com vocês: esse é um livro brutal, repleto de violência, crueldade, assassinato, mutilação e tragédias de proporções épicas. Não é um livro destinado para crianças, não importa o quão avançado estejam em seus níveis de leitura. É um livro jovem-adulto que os deixará sem fôlego até o final.

Os personagens são fantásticos e vívidos, incluindo todas as pessoas que Todd e Viola conhecem durante sua jornada. Mesmo sendo um animal, Manchee também se tornou um dos meus personagens favoritos, mesmo que com habilidades linguísticas limitadas. Sua voz como personagem é muito forte.

A trama do livro me manteve virando as páginas sem parar, e apesar do tamanho, o ritmo é perfeito com ação para dar e vender. A violência apresentada é mais um fruto da angústia do personagem do que simplesmente violência para se sentir satisfeito. Há muita complexidade na moral na história, e é incrivelmente bem planejada. Para mim, essa combinação de complexidade emocional e o ritmo acelerado fazem O Motivo se sobressair. Além disso, os elementos distópicos não são exagerados, e as pitadas de sci-fi acrescentam interesse sem prejudicar a história.

É definitivamente uma leitura arenosa. Não é algo leve, pois requer tempo para digerir os questionamentos e temas que compõem o livro. As ideias são profundas e os acontecimentos são capazes de assombrar e trazes os sentimentos à flor da pele. Vale ressaltar que foi um dos poucos livros no qual eu chorei. Não pelo final, mas por certas coisas que acontecem ao longo da história. Isso diz o quão intenso ele é, acredite.

Não preciso nem comentar o final, né? Muitas coisas foram deixadas para o segundo volume em termos de trama, mas existem apenas poucas pontas soltas, e elas me convencem a continuar. No final, eu estava tão investido nos personagens e sua sobrevivência que senti um grande pesar por terminar e não ter o segundo livro em mãos.

site: http://olhosderessaca.com.br/o-motivo-patrick-ness/
raonypimentel 07/05/2014minha estante
Quando eu vejo o Olhos de Ressaca comentando sobre os livros que eu gosto

Nara Leão 01/07/2015minha estante
Depois dessa resenha, me convenci a comprar o primeiro e o segundo livro de uma vez só.

Letícia @sereia_literaria 13/12/2020

estamos a 0 dias sem surto o nosso recorde é 0 dias
o tanto q eu gritei com esse livro e ESSE FINAL AAAAAAA preciso do segundo livro p ontem ????
Alana Kris 13/12/2020minha estante
Eu também acabei de ler é tô surtando com esse final, começando o próximo em 3...2...1...

Ander 14/12/2020minha estante
Gosto muito dessa trilogia. :D

Regiane 06/03/2012

Enredo distópico, perfeito e criativo!

“E aí está a lição: não existe nada bom que não seja seguido por alguma coisa ruim.”

A resenha de hoje é de um livro que marca e que emociona profundamente. A obra de Patrick Ness possui uma temática forte, onde muitos acontecimentos na história são bem condizentes com a realidade do nosso mundo.

Todd Hewitt é o último garoto em Prentissburgo – uma cidade de homens – um lugar um tanto peculiar, pois por lá, todos possuem a capacidade de ouvir qualquer pensamento alheio. Até mesmo dos animais. Resumindo, um local sem privacidade alguma.

Todd tem 12 anos, mas em 1 mês completará 13 anos - a qual determinará a sua maioridade - quando ele se tornará um homem. Mas é nesse momento, que ele descobre que a cidade está ocultando algumas verdades dele, portanto a sua única saída é fugir o quanto antes do prefeito e dos homens de Prentissburgo. Para acompanhá-lo nessa jornada, ele conta com seu único amigo, seu cachorro Manchee.

Todd jamais imaginaria que em seu trajeto de fuga, iria se deparar com algo surpreendente – a primeira garota que ele já viu. A partir daí, ele tem absoluta certeza que nunca soube a verdadeira realidade vivenciada por sua cidade. Agora Todd sabe, não há como voltar, apenas correr e lutar por sua vida e de seus companheiros.

Eu ainda estou absorvendo a história criada por Patrick Ness. Eu nem sei quais palavras devo utilizar para descrever o que senti ao ler O Motivo. É uma obra que desperta diversas emoções, que fica até complicado de expô-las.

A narração do livro é em primeira pessoa. E como muitos sabem, prefiro em terceira, mas em O Motivo, o autor trabalhou tão bem, que deu para ter uma visão bem ampla e detalhada dos acontecimentos. Não me sentir perdida em momento algum. Esse tipo de narração não é para qualquer um, e posso dizer, que Patrick desenvolveu-a com maestria.

Os personagens são muito bem construídos, com personalidades bem definidas e marcantes. Amei Viola. Não sei o que seria de Todd se ela não o auxiliasse, tentando mostrar um mundo louco e podre por trás da sua visão limitada. Por outro lado, ele muitas vezes me deixou fula. Com vontade de gritar: “Olha Todd, todos mentiram para você, há muito mais mentiras do que você possa imaginar. Ouça o que a Viola tem a dizer.” Sei que Todd cresceu imaginando uma outra realidade, mas mesmo assim, em muitos momentos tive vontade de socá-lo, mas em outros, tive vontade de olhar em seus olhos e dizer: “É isso ai garoto!”.

Entre outros personagens que simplesmente me conquistaram foram: a turrona da Hildy, que no fundo possui uma generosidade sem tamanho e o Wilf, um homem demasiadamente bondoso, que não se preocupa com que os outros irão pensar, se precisa ajudar alguém em apuros. E claro que não poderia faltar, o cãozinho mais companheiro e fiel, Manchee, ele me cativou em todos os sentidos. Até mesmo quando ele ficava inquieto por estar com fome ou com vontade de fazer suas necessidades.

O Motivo é simplesmente incrível. Uma obra e tanto. Mexeu demais comigo. Senti-me como se estivesse dentro da história, ao lado dos personagens, dando força e animo para não desistirem nunca e continuarem lutando por suas vidas. Vivi um turbilhão de emoções ao decorrer da leitura. Senti raiva, revolta, angustia, alegria e tristeza - a ponto de muitas vezes, me deixar com um nó na garganta, além de arrancar minhas lágrimas.

Esse livro é um tapa na cara, pois mostra o quanto o homem pode ser cruel e insano em nome do poder. Onde nada e ninguém importa, além dele e seus objetivos. E não fica só nisso, também mostra o quanto um líder religioso é capaz de usar o nome de Deus para justificar suas atitudes monstruosas. E quantos desses homens estiveram e estão por aí, espalhando caos e cometendo atrocidades? Sempre existiram e sempre existirão. Isso é fato.

Eu gostei muito da editora Pandorga ter utilizado o estilo colonial do nosso português. Foi uma decisão certeira, pois ao se preocuparem em não construir um texto artificialmente “correto”, deu todo um aspecto real a história. A diagramação também me agradou bastante.

Em geral, o livro me prendeu completamente, a história é muito instigante e maravilhosa. O mundo distópico, pós- apocalíptico construído por Ness é perfeito e muito criativo. O final me deixou ansiosa demais para ler a continuação dessa série - intitulada como Mundo em Caos. Adorei e super recomendo a todos que adoram uma obra com um diferencial!
Anna Souza 19/06/2020minha estante
Eu não consigo superar o Manchee!!!! Chorei chorei chorei... Acho que jamais perdoarei o autor por isso kkkk pra ser sincera parei o livro e não consigo continuar a leitura.

Nathalia.Sabino 21/05/2020

Melhor distopia!
“Mundo Em Caos” é o primeiro livro de uma trilogia distópica fantástica, completamente diferente de todas as outras. Com uma escrita excepcional – simples, intensa e altamente envolvente – Patrick Ness nos leva para um mundo subjugado pela violência, envolto em mistérios e perdas devastadoras.

Repleto de cenas de tirar o fôlego, ler “Mundo em Caos” é um caminho sem volta – você só conseguirá parar de ler ao terminar o livro. Ness consegue discutir temas importantíssimos como preconceito, sexismo, colonialismo e a violência intrínseca nos seres humanos de forma sagaz, intercalando tudo isso em meio a uma aventura incrível. Um dos melhores livros que li na vida!

E para quem curte adaptações cinematográficas, pode anotar na agenda que logo logo terá filme e o personagem principal será interpretado por Tom Holland.

Recomendo para quem ama histórias distópicas e para quem quer ler uma obra completamente original e cativante.

site: https://www.instagram.com/p/B1sB7DxBvUf/
Natalia.Franca 21/05/2020minha estante
S2 so estou esperando pegar o ultimo livro pra comecar a ler ele, amoo distopias e acredito que amareii essa trilogia

ícaro 10/01/2024

Novo mundo
Positivo: É um livro muito divertido e empolgante. Mundo em Caos trás a história do último menino em uma cidade fugindo em busca da verdade. A narrativa é bem divertida e envolvente e os personagens bem construídos e carismáticos. A ambientação é boa e o cachorro o melhor personagem.
Negativo:Muitas coisas eram bem previsíveis, a questão do ruído poderia ter sido explorada um pouco mais e o final é muito puxado para uma sequência.

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 23/04/2021

Indico
Uma distopia jovem, em que o velho mundo já não é bom de se viver e a humanidade projeta as suas esperanças no novo mundo. Todd tem 12 anos e 12 meses, daqui a um mês fará 13 e se tornará homem, sua expectativa aumenta a cada dia que passa, já que não existem mais meninos no mundo, apenas homens.
Os homens nesse novo mundo foram infectados com o verme do ruído, essa doença faz com que todos ouçam os pensamentos uns dos outros. Já as mulheres, morreram todas.

DaniRibs 26/08/2021

Mundo em caos
Nessa distopia, uma infecção causou a morte de todas as mulheres e agora tudo o que os homens e animais pensam pode ser ouvido através do ruído. Em meio ao caos de seus próprios pensamentos e dos outros homens, Todd Hewwit, um menino que está prestes a se tornar um homem, parte em uma grande viagem e acaba descobrindo que em meio a todos os ruídos os homens podem guardar muitos segredos e ocultar toda a verdade pela qual ele cresceu acreditando.

Bart 01/01/2021

*Patrick Ness*
Editora Intrínseca
480 pág, 2019.
??
Que livro incrível, ele mexe com o leitor seja pondo p/refletir, seja deixando desconfortável, fazendo rir, surpreendendo... por aí vai!! Excelente livro!! Eu vi o trailer do filme (de mesmo título), não faço idéia de quando vai estrear e simpatizei logo de cara, daí uma amiga minha disse que era baseado num livro, e era muito bom... pois é, excedeu as expectativas!?????
??
Imagine você estar num mundo onde existe "o ruído" (é algo que deixa seus pensamentos expostos) e isso afeta somente os homens, houve uma briga com uma raça alienígena e eles deixaram um germe em retaliação... O germe causa o ruído e matou todas as mulheres...
Um belo dia, no dia em que Todd vai se tornar um homem (pela tradições locais a partir dos 13 anos), ele está passeando por um pântano com seu cão chamado Manche e encontra uma cápsula de aterrissagem. Da nave sai uma ... moça, Viola!! Todd fica louco porque ela é uma mulher, e pela 1a vez ele não escuta o pensamento do outro.
Em contra partida, Todd é avisado p/fugir ou ele seria morto... O livro já pega logo no início! O mais interessante é  como os pensamentos (até dos bichos) são representados! QUE LIVRO!! Fora que o que eu contei existe uma verdade que pária então leia... já tenho o 2° e o 3° livros, mas graças ao ser de luz Giuliane (essa entende e escreve muito bem sobre livros), vou ler Stephen King, depois volto p/série, e de certa forma conversamos sobre o mesmo tema (é pesado!)
Um baita livro, outro que entraria p/minha lista de melhores do ano de 2020!! ?? ?? ?? ?? ?? ??
Ps. Preciso conversar sobre esse livro!! Quem leu se pronuncie kkkkkkkkkk
ÓTIMO 2021 P/TODOS, CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!!
Felipe.Santos 03/01/2021minha estante
achei o livro incrível, a leitura é bem dinâmica e flui de uma forma muito boa de ler...

MAS O QUE FOI O FINAL DELE???? EU PRECISO URGENTE A CONTINUAÇÃO

Bart 05/01/2021minha estante
Kkkkkkkkkk eu já tenho os outros 2, assim que eu terminar Belas Adormecidas" , volto!!

Duda Allct 28/04/2022

Mundo em Caos
O primeiro livro da trilogia de Patrick Ness nos entrega um mundo totalmente diferente, onde o pensamento dos homens são expostos (Ruído) e quase não existem mulheres alguma, principalmente na cidade de Prenstisstown, partindo dessa premissa acompanhamos a trajetória de Todd, uma garoto de 13 anos em que conheceu apenas o que lhe foi dito e apresentado, que de repente vê seu ?mundo? se transformar complemente ao se deparar com uma garota, e nela perceber-se que das coisas em que sabia, não era de toda a verdade. Tanto Todd como Viola, são personagens que se completam.. a inocência do garoto com a esperteza da garota, a trajetória dos dois é repleta de desafios e embates dramáticos onde buscam saber o que aconteceu naquele ?Novo Mundo? e a origem de tudo o que estavam vivendo, isso acaba deixando o leitor fisgado durante toda a leitura.

Dubieux 23/04/2021

Mundo em Caos
Não existe um título mais apropriado que esse kkkk

Não sei o que achei, principalmente desse final, a única coisa que eu sei é que preciso ler o volume 2!!!!

duda 14/04/2021

Quase me matou
O final aberto é um surto que não sai de mim. Mas o desenvolvimento dos personagens, tudo o que eles passam com TREZE ano é incrível.
Não sei como definir esse livro.
BiaConrado 14/04/2021minha estante
Sabia que tem continuação?

duda 14/04/2021minha estante
Siim, mas sofro ???????

Jess.ca 17/04/2021minha estante
Eu ainda tô em choque com o que aconteceu com o mancheee. Já tem meses que ainda tô sofrendo... Foi horrível demais.

duda 18/04/2021minha estante
mulher do céu, eu encho o olho de lágrima qnd lembro do Manchee. Assunto sensível

Emilly 16/03/2021

O melhor personagem é o doguinho! ?
A premissa do livro é muito interessante e você se imagina vivendo naquela sociedade, mas é tanta desgraça acontecendo, uma atrás da outra que o livro perde o sentido, muitas coisas foram explicadas por pura conveniência e na minha opinião o protagonista só não morreu nos primeiros capítulos pq ele é protagonista.
Além das partes em que o doguinho aparece, a única que consigo dizer que foi realmente boa foi o conto no final, sobre a preparação e queda da nave da Viola. De resto, é um monte de acontecimentos que poderiam ter sido desenvolvidos de outra forma.