Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Marla 18/04/2024

Talvez todos nós precisamos fazer como a Lóri, dedicar um tempo em uma jornada de amadurecimento e busca por respostas.
Acompanhar essa jornada e todas as conversas profundas que ela tem com o professor, propõe ao leitor um próprio processo de amadurecimento.
Livro intenso e muito poético.

Amanda Ayres 17/04/2024

Assim como é a vida.
?Nos piores momentos, lembre-se: quem é capaz de sofrer intensamente, também pode ser capaz de intensa alegria?
Esse livro te leva à uma reflexão sobre a vida e como apreender a vivê-la. É uma linda reflexão sobre a trajetória da vida, sobre nossos receios e medos, mas também sobre os nossos desejos e vontades.
Se você tiver a oportunidade de ler esse livro, leia!

vanillapeony 16/04/2024

Terminar livros assim me deixam num desamparo
Não preciso descrever o livro, tarefa fútil. Foi um processo, foi importante e foi humano e agora acabou. Terminar um livro de Clarice sempre me abala e me envolve num desamparo indescritível. Tudo é muito. Tenho de começar o próximo de imediato.

Rebeca_Moledo 15/04/2024

Eu amo a forma como Clarice se expressa. Os diálogos existentes entre Ulisses e Lory, e a perspectiva de Lory sobre a vida, fazem desse livro excepcional.

*Reli para a escrita do meu tcc, sobre existencialismo

Oziryon 13/04/2024

Agora entendo porque a Clarice é A Clarice que tanto falam
"Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres" um título nunca fez tanto sentido em um livro. Sinto que ler esse livro na atual fase da minha vida foi uma escolha perfeita. Passar por alguns relacionamentos amorosos que, ou deram errados ou que deram bem certos, me deu uma maturidade suficiente para entender cada palavra, cada sentimento e cada pensamento que a Lóri e o Ulisses tiveram durante o livro.
Toda a discurssão tanto interna quando externa ao corpo foi tao bem escrita, tao bem pensada e colocada em palavras que ate agora estou em êxtase.
Claramente esse livro foi feito para mulheres, mas a Clarice conseguiu escrever esse texto tão bem, que eu consegui me por no lugar do Ulisses e ate mesmo da Lóri, porque ainda era um livro sobre pessoas no geral, e como o propria comentário final da Marcela Lordy: " Ela toca o Lado humano dos personagens brincando justamente com o feminino e o masculino de cada um".
Obviamente é um livro que indico COM TODA A CERTEZA, a leitura é muito fluida, a escrita é surpreendente e junto vem um combo com boas crises existências, so que crises que sao extremamente necessárias para um ser humano.
Amei esse livro do início ao fim, so nao dou 5 estrelas para ele porque quero ler outros livros da Clarice, para ter uma ideia geral.

"Mas existe um grande, o maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma. Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepo a mim mesma"

Yara 13/04/2024

Fiquei esperando o livro todo pelo desfecho e tô satisfeita com o final como uma mulher sonhadora que sou. ?

Nath 13/04/2024

Perfeito!
"De algum modo já aprendera que cada dia nunca era comum, era sempre extraordinário. E que a ela cabia sofrer o dia ou ter prazer nele."

Ler Clarice nunca é só "ler Clarice". A experiência de imersão e sufocamento me acompanha a cada novo romance que leio da autora.

Neste, temos Lóri, uma jovem professora aprendendo a viver, sentir, escapar - amar. Uma mulher confusa, aprendendo a sentir aos poucos, lidando com a própria liberdade e mergulhando no mar de emoções da vida.

Enquanto isso, uma história - talvez um romance - se desenrola com Ulisses, professor de filosofia, que possui conhecimento e respostas e que ajuda (às vezes com a própria ausência) nesse projeto de tentativa de "descobrimento" de Lóri.

Acompanhando o desenvolvimento do sentir de Lóri eu me senti muito apegada à protagonista. A cada página, ansiava mais pela sua felicidade. Mesmo achando sempre difícil resenhar as obras da autora, sempre friso: Leia Clarice!

"Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma."

Nadi 12/04/2024

Tão vasta.
Foi tamanho o impacto que demorei a ter coragem para iniciar este texto. O livro viajou comigo, primeiro para dentro de mim, na profundeza mais íntima que encontrou, até uma sessão com minha pscóloga e conversas com pessoas queridíssimas. Minha primeira Clarice, e me sinto vasta.

E me sinto afortunada, também, por saber que minha alma mora em uma existência na qual possa desfrutar de mergulhos tão profundos na natureza do amor, seja o nosso próprio, seja pelo outro. Final feliz - eu sei, perto de tantos outros de Clarice. Final que mostra o quanto a vida segue, os momentos fluem, a vida continua. Não há fim de história enquanto houver vida.

É claro que detesto Ulisses o tanto quanto adoro Lóri. Sou fã do femino em descoberta, abomino os pretensiosos. Ulisses, porém, dá uma aula do quanto se pode ser a dois quando se é tanto mais a um. Há verdade em saber-se consigo antes de saber-se com o outro, ou ao menos ter essa ciência para, com o outro, não deixar de se desvendar. Encontra-se com um par, pois se é na unidade. As fricções fazem as descobertas.

E para uma das orações mais belas que já vi, deixo meu encantamento mais profundo.

vinie 11/04/2024

O livro da vida
"O livro da vida", acredito que esse seria um ótimo resumo do que esse livro é e se mostra no desenrolar da história.
Lóri é uma pessoa ansiosa como muitas e deixa de viver diversas vezes por medo. Essa história é um lindo romance. Um amor tranquilo, mas sobretudo uma história de autoconhecimento e amadurecimento das dores.

lyz 11/04/2024

Definitivamente uma aprendizagem
A crua narrativa da paixão (por si mesmo e pelo outro). a difícil jornada que é o ser e se conhecer no mundo, através do próprio olhar e do olhar do outro -por vezes tão certeiro pra nós.

?é que não quero ser platônica em relação a mim mesma.? eu te vejo, lori. também me espero e espero viver muito em mim. lori foi tão real e tão woman?s code nessa história? enquanto o ulisses sendo o homem mais irreal do mundo rsrsrs.

clarice sempre surpreende pela versatilidade das historias mas sempre mantém a sua escrita e temáticas profundas. e eu amo essa dicotomia: do não saber o que vem e saber exatamente o que vem.

definitivamente uma aprendizagem

Idayane.Ferreira 10/04/2024

?O coração tem de se apresentar diante do Nada sozinho??
Nunca sei muito bem o que escrever depois de ler os livros da Clarice Lispector. É sempre um exercício diário de sentir e como este livro me faz sentir!

Devo ter lido pela primeira vez há uns 4 anos e relendo agora - nesse projeto pessoal, em que me propus a ler todos os livros do box especial - me reencontro apenas sentindo, com o coração pulsando.

A trajetória de autoconhecimento da Lóri que no fundo é também um caminho (nem sempre fácil) ao amor por si e pelo outro é justamente o contrário do que a nossa sociedade tem pregado: é conexão e ao mesmo tempo um desprendimento com o nosso lado mais egoísta.

oliver.skywalker 06/04/2024

Esse é o tipo de romance que eu genuinamente queria viver, um romance sem pressa, com diálogo, em que quando você menos percebe, você ama. a personagem principal, por algum motivo, me passa a essência da clarice, é uma personagem delicada onde cada detalhe dela remete a escrita da clarice. apesar de muitas discordâncias minhas para com as atitudes de ulisses, em "nós ainda somos moços, podemos perder algum tempo sem perder a vida inteira" vemos a tão explícita paciência dele para com a lóri, em um amor puro sem grandes expectativas e exigências. esse livro é como uma experiência quentinha, se esse é o jeito que clarice quer que nós existamos, eu concordo com ela, é disto que muitos carecem.

Pinkmatch 05/04/2024

Um romance gracioso
Meu primeiro contato com um romance de, Clarice, e nossa ela tem um baita esmero na escolha das palavras, creio também que Clarice era uma mulher deverás sensível, pois consegue esclarecer, tão bem os sentimentos que as personagens estão sentindo. Facilitando o nosso processo de identificação, o que me fez apreciar bem mais a obra.

greenai 02/04/2024

Aprendizagem e prazeres aos leitores
Em meados de 2021, um querido amigo, leu este livro e fez inúmeros comentários no twitter, logo despertou em mim a vontade de ler. Eu acredito que exista um momento para certos livros, ainda bem que não o li em 2021, pois não teria compreendido a grandeza que ele possui. Ainda que tenha muitas frases reflexivas, me identifiquei com a protagonista, que ousada a Clarice foi ao escrevê-la! A Lóri tem uma alma pura, ela vive em meio a uma ansiedade enraizada, mas a grande lição é que ela sempre dá o seu melhor, mesmo não entendendo as coisas, se sentindo superficial a muitos assuntos e sentimentos, ela quer explorar e se joga (com medo), essa é a beleza da vida, essa organização da alma e descoberta de si. Viva a liberdade feminina e ao amor (que agora, no século 21, é superficial para alguns.. mas ainda uma aprendizagem para outros)!

Obs: obrigada, Gustavo, querido! ?

Giullian.Monteiro 31/03/2024

Totalmente fora da curva
É, por enquanto, o meu livro favorito da vida.
Ao ler o primeiro capítulo duvidei que o nível de sagacidade e delicadeza fosse permanecer o mesmo durante todo o livro, no entanto, a cada capítulo só melhorou.
Boa parte de trechos e frases encantadores que nos deparamos na internet e são creditados à Clarice Lispector vêm desse livro.
Lóri é uma personagem muito fora da curva, com hábitos excêntricos que amenizam nossa própria estranheza. Ainda assim, se alguém me falasse que se identifica com ela eu ficaria um pouco preocupado kkk.