Uma Aprendizagem ou O Livro Dos Prazeres

Uma Aprendizagem ou O Livro Dos Prazeres Clarice Lispector




Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres


611 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Ingryd58 22/04/2024

A leitura foi bem saborosa e amei o instimismo e o fluxo de leitura que a autora trouxe e sendo sincera achei um pouco de graça sobre o foco central do livro, mas vejo como uma busca de autoconhecimento da personagem .
comentários(0)comente



Madu 21/04/2024

O livro é ótimo, mas foi uma montanha russa para mim. Em alguns momentos me senti extremamente imersa e em outros senti que o livro falava com qualquer outra pessoa menos comigo. foi penoso terminar esse livro tão curto.
comentários(0)comente



Cami Vitória 20/04/2024

Clarice, nesse você foi impecável
Esse livro é profundo demais, me identifiquei tanto com Lóri e também com Ulisses. É o terceiro livro que leio da Clarice e sinto que agora sim eu estava preparada para a profundidade que é Clarice, os outros não me tocaram tão profundamente como essa história me tocou, talvez porque trouxe muito dos meus diálogos internos, muito dos meus anseios, medos e coragens.
Esse livro é sobre conexão consigo mesmo e com o outro. É poesia pura e que nos toca taaao profundamente. Li esse livro no momento certo, sinto como se tivesse tido uma conversa profunda com a Clarice, simplesmente obrigada por tanta sensibilidade e profundidade. Indico esse livro para meninas mulheres que querem conhecer-se com maior intensidade e que querem conhecer também a escrita dessa mulher excepcional.
comentários(0)comente



Yasmim 20/04/2024

Terminei o livro há mais de uma semana e só agora consegui escrever sobre ele pois nada do que eu pensava em falar parecia o suficiente perto dessa grandiosidade. clarice lispector é a escritora perfeita para nós mulheres de vinte e poucos anos que foram profundamente magoadas pelas situações da vida. acredito que a partir dos vinte é que a leitura de clarice passa a ser realmente transformadora (pq comigo foi assim).
termino esse livro com a certeza de que ela é minha escritora favorita, o nosso encontro foi lindo e veio no momento ideal.
tem um trecho que diz: ?praguejara uma prece para o Deus e para si mesma: alivia minha alma, faze com que eu sinta que tua mão está dada à minha, faze com que eu sinta que a morte não existe porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que eu sinta que amar é não morrer, que a entrega de si mesmo não significa morte e sim a vida, faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária?? nessa parte eu senti todos os meus sentimentos e desejos expostos, chorei lendo e choro agora enquanto escrevo. clarice lispector é indescritível e eu daria tudo por uma conversa com ela.
comentários(0)comente



Marla 18/04/2024

Talvez todos nós precisamos fazer como a Lóri, dedicar um tempo em uma jornada de amadurecimento e busca por respostas.
Acompanhar essa jornada e todas as conversas profundas que ela tem com o professor, propõe ao leitor um próprio processo de amadurecimento.
Livro intenso e muito poético.
comentários(0)comente



Amanda Ayres 17/04/2024

Assim como é a vida.
?Nos piores momentos, lembre-se: quem é capaz de sofrer intensamente, também pode ser capaz de intensa alegria?
Esse livro te leva à uma reflexão sobre a vida e como apreender a vivê-la. É uma linda reflexão sobre a trajetória da vida, sobre nossos receios e medos, mas também sobre os nossos desejos e vontades.
Se você tiver a oportunidade de ler esse livro, leia!
?
comentários(0)comente



vanillapeony 16/04/2024

Terminar livros assim me deixam num desamparo
Não preciso descrever o livro, tarefa fútil. Foi um processo, foi importante e foi humano e agora acabou. Terminar um livro de Clarice sempre me abala e me envolve num desamparo indescritível. Tudo é muito. Tenho de começar o próximo de imediato.
comentários(0)comente



Rebeca_Moledo 15/04/2024

Eu amo a forma como Clarice se expressa. Os diálogos existentes entre Ulisses e Lory, e a perspectiva de Lory sobre a vida, fazem desse livro excepcional.

*Reli para a escrita do meu tcc, sobre existencialismo
comentários(0)comente



Oziryon 13/04/2024

Agora entendo porque a Clarice é A Clarice que tanto falam
"Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres" um título nunca fez tanto sentido em um livro. Sinto que ler esse livro na atual fase da minha vida foi uma escolha perfeita. Passar por alguns relacionamentos amorosos que, ou deram errados ou que deram bem certos, me deu uma maturidade suficiente para entender cada palavra, cada sentimento e cada pensamento que a Lóri e o Ulisses tiveram durante o livro.
Toda a discurssão tanto interna quando externa ao corpo foi tao bem escrita, tao bem pensada e colocada em palavras que ate agora estou em êxtase.
Claramente esse livro foi feito para mulheres, mas a Clarice conseguiu escrever esse texto tão bem, que eu consegui me por no lugar do Ulisses e ate mesmo da Lóri, porque ainda era um livro sobre pessoas no geral, e como o propria comentário final da Marcela Lordy: " Ela toca o Lado humano dos personagens brincando justamente com o feminino e o masculino de cada um".
Obviamente é um livro que indico COM TODA A CERTEZA, a leitura é muito fluida, a escrita é surpreendente e junto vem um combo com boas crises existências, so que crises que sao extremamente necessárias para um ser humano.
Amei esse livro do início ao fim, so nao dou 5 estrelas para ele porque quero ler outros livros da Clarice, para ter uma ideia geral.

"Mas existe um grande, o maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma. Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepo a mim mesma"
comentários(0)comente



Yara 13/04/2024

Fiquei esperando o livro todo pelo desfecho e tô satisfeita com o final como uma mulher sonhadora que sou. ?
comentários(0)comente



Nath 13/04/2024

Perfeito!
"De algum modo já aprendera que cada dia nunca era comum, era sempre extraordinário. E que a ela cabia sofrer o dia ou ter prazer nele."

Ler Clarice nunca é só "ler Clarice". A experiência de imersão e sufocamento me acompanha a cada novo romance que leio da autora.

Neste, temos Lóri, uma jovem professora aprendendo a viver, sentir, escapar - amar. Uma mulher confusa, aprendendo a sentir aos poucos, lidando com a própria liberdade e mergulhando no mar de emoções da vida.

Enquanto isso, uma história - talvez um romance - se desenrola com Ulisses, professor de filosofia, que possui conhecimento e respostas e que ajuda (às vezes com a própria ausência) nesse projeto de tentativa de "descobrimento" de Lóri.

Acompanhando o desenvolvimento do sentir de Lóri eu me senti muito apegada à protagonista. A cada página, ansiava mais pela sua felicidade. Mesmo achando sempre difícil resenhar as obras da autora, sempre friso: Leia Clarice!

"Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma."
comentários(0)comente



Nadi 12/04/2024

Tão vasta.
Foi tamanho o impacto que demorei a ter coragem para iniciar este texto. O livro viajou comigo, primeiro para dentro de mim, na profundeza mais íntima que encontrou, até uma sessão com minha pscóloga e conversas com pessoas queridíssimas. Minha primeira Clarice, e me sinto vasta.

E me sinto afortunada, também, por saber que minha alma mora em uma existência na qual possa desfrutar de mergulhos tão profundos na natureza do amor, seja o nosso próprio, seja pelo outro. Final feliz - eu sei, perto de tantos outros de Clarice. Final que mostra o quanto a vida segue, os momentos fluem, a vida continua. Não há fim de história enquanto houver vida.

É claro que detesto Ulisses o tanto quanto adoro Lóri. Sou fã do femino em descoberta, abomino os pretensiosos. Ulisses, porém, dá uma aula do quanto se pode ser a dois quando se é tanto mais a um. Há verdade em saber-se consigo antes de saber-se com o outro, ou ao menos ter essa ciência para, com o outro, não deixar de se desvendar. Encontra-se com um par, pois se é na unidade. As fricções fazem as descobertas.

E para uma das orações mais belas que já vi, deixo meu encantamento mais profundo.
comentários(0)comente



vinie 11/04/2024

O livro da vida
"O livro da vida", acredito que esse seria um ótimo resumo do que esse livro é e se mostra no desenrolar da história.
Lóri é uma pessoa ansiosa como muitas e deixa de viver diversas vezes por medo. Essa história é um lindo romance. Um amor tranquilo, mas sobretudo uma história de autoconhecimento e amadurecimento das dores.
comentários(0)comente



lyz 11/04/2024

Definitivamente uma aprendizagem
A crua narrativa da paixão (por si mesmo e pelo outro). a difícil jornada que é o ser e se conhecer no mundo, através do próprio olhar e do olhar do outro -por vezes tão certeiro pra nós.

?é que não quero ser platônica em relação a mim mesma.? eu te vejo, lori. também me espero e espero viver muito em mim. lori foi tão real e tão woman?s code nessa história? enquanto o ulisses sendo o homem mais irreal do mundo rsrsrs.

clarice sempre surpreende pela versatilidade das historias mas sempre mantém a sua escrita e temáticas profundas. e eu amo essa dicotomia: do não saber o que vem e saber exatamente o que vem.

definitivamente uma aprendizagem
comentários(0)comente



Idayane.Ferreira 10/04/2024

?O coração tem de se apresentar diante do Nada sozinho??
Nunca sei muito bem o que escrever depois de ler os livros da Clarice Lispector. É sempre um exercício diário de sentir e como este livro me faz sentir!

Devo ter lido pela primeira vez há uns 4 anos e relendo agora - nesse projeto pessoal, em que me propus a ler todos os livros do box especial - me reencontro apenas sentindo, com o coração pulsando.

A trajetória de autoconhecimento da Lóri que no fundo é também um caminho (nem sempre fácil) ao amor por si e pelo outro é justamente o contrário do que a nossa sociedade tem pregado: é conexão e ao mesmo tempo um desprendimento com o nosso lado mais egoísta.
comentários(0)comente



611 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR