O pão da amizade Darien Gee

Resenhas - O pão da amizade

Joice (Jojo) 22/07/2011

A primeira pergunta que me fiz quando peguei "O Pão da Amizade" para ler foi: Como um pão vai mudar a vida das pessoas? Com a leitura desse livro maravilhoso, eu descobri como, e ainda tive muito no que pensar.

"O Pão da Amizade" é dividido em capítulos "normais", onde narra a história dos protagonistas (Julia, Hannah, Mark, Livvy, Eddie e Madaleine), e em capítulos "especiais", onde abre um parêntese para contar a história de um outro personagem que pode ou não aparecer posteriormente na história principal. Isso parece cansativo, mas na verdade confere um bom ritmo ao texto, que por si só já é ótimo.

Os personagens também são muito bons: carismáticos e envolventes. A princípio, fiquei me perguntando como a autora faria para trabalhar tantos personagens, mas ela o faz, e de forma bastante íntima até. Em menos de 20 páginas, nos flagramos já completamente envolvidos com a trama de cada um. E é fácil transportar as lições que cada personagem apreende com nossas próprias vidas, algo como "Escola dos Sabores". Será que isso pode ser uma característica de livros sobre comida?

Aliás, acredito que para quem goste de cozinhar, o livro tem um tempero a mais. Há várias receitas do Pão da Amizade no final, a quem possa interessar.

Amei o livro. Ele é mais que diversão, é um livro que nos faz crescer como fermento. Recomendo totalmente!
*Rô Bernas 09/06/2012minha estante
Amei sua resenha e amei mais ainda sua última frase...copiei e coloquei na minha..te dando os créditos, claro rsss

Bruninha.Azevedo 31/08/2016minha estante
Jojo, eu estava em dúvida se comprava, porque não conheço a autora, mas como gostei muito da capa, li a sinopse e me interessei, por isso, vim dar uma olhada no Skoob pra saber o que estavam falando dele. E você me fez ter vontade de lê-lo. Obrigada!

Andressaanss 22/09/2022minha estante
Você conseguiu tirar as palavras da minha boca, esse é realmente uns dos meus livros favoritos. Não conseguiria resumi-lo tão bem :)

Idma 09/07/2021

Calmaria
Ganhei esse livro de uma amiga muito querida - e que ama cozinhar!
Uma história calma, que se desenrola devagar, mas é tb cheia de cenas reconfortantes. Me identifiquei com alguns personagens, com suas dores, e me irritei com outros tbm. Quer dizer, tudo bem q Júlia viveu uma tragédia, mas ela n era a única sofrendo e por isso sua maneira de agir e afastar pessoas que a amavam, me irritou bastante. Mas felizmente, através de uma amizade improvável e incrível, ela consegue abrir seu coração novamente. E, afinal, cada um tem sua forma de lidar com a dor; O importante é estar disposto a se superar, e tbm ter pessoas ao nosso lado, que ficam do nosso lado nos momentos difíceis - que nos amam de verdade. Porque a vida é isso, um emaranhado de imprevistos, uns bons e outros ruins, com o qual precisamos aprender a lidar.
Minha única dificuldade foi o fato de a autora alternar mto entre personagens, pois eu acabava me perdendo. Gostaria q ela tivesse sido um pouco mais objetiva tbm, em alguns momentos. Mas, de toda forma, é uma obra meiga, que nos faz sentir como se lendo um diário de uma vizinhança... e , de quebra, tem várias receitinhas legais! hahaha!
obs: Te amo, amiga! obrigada por ser essa amizade, improvável e incrível para mim! ??
Bárbara 09/07/2021minha estante
???????????

Giovanna 01/06/2021

Simplesmente maravilhoso
Que livro gostoso! Tão envolvente!

Esse livro nos apresenta várias personagens, tendo 3 como as principais: Julia, Hannah e Madeline. Desde o início da leitura eu fui me apegando a cada uma delas e torcendo para um final feliz. Cada uma tem uma história, carregando a sua cruz e encontram através do pão da amizade meios de mudarem suas próprias vidas.

O livro é bem escrito fechando todas as prontas no final. Realmente amei e recomendo para quem deseja ter uma leitura leve.
LuLu 02/06/2021minha estante
Eu adorei esse livro!

Giovanna 02/06/2021minha estante
Ele é muito bom! Agradeço a indicação. ?

Ana 08/10/2011

O pão da amizade
Darien Gee faz sua estréia com o pé direito. O pão da amizade é escrito de forma confiante e convincente, característica presente nas obras de grandes autores. Ela nos transporta a cidade de Avalon, onde consegue apresentar ao leitor cada personagem de forma única e bem peculiar.
O livro encanta já no primeiro contato, pois possui uma capa que representa muito bem o seu conteúdo. A história tem uma ternura que conseguiu alcançar meu ser já nas primeiras páginas e a maneira como fala de questões e sentimentos presentes no dia-a-dia faz com que uma reflexão sobre a vida seja inevitável. No decorrer da leitura me peguei fazendo diversas comparações entre as situações vividas pelos personagens e as que vivenciei sendo protagonista ou apenas espectadora. A forma como Darien faz com que a união aconteça a partir das tragédias torna a presença da amizade um laço valioso que deve ser cuidado dia após dia assim como o pão.
A leitura flui de uma maneira maravilhosa, leve e envolvente, tendo como principal característica uma viagem de um personagem ao outro, criando um elo entre os acontecimentos e a vida de cada um. A história de cada morador da cidade passa a ser importante e decisiva para as ações que irão surgir no futuro. Além disso a idéia de que um simples presente pudesse interferir de forma significativa na vida de todos enche a historia de um delicioso mistério e uma busca incessante por respostas começa.
É extremamente difícil largar o livro sem ler as próximas paginas e descobrir os próximos acontecimentos, fazendo com que a ligação entre livro e leitor seja única e indissolúvel até o final. A semelhança entre a realidade e a história contada no livro traz uma avalanche de sentimentos onde rir, chorar, sonhar e se emocionar são meros acontecimentos diante da grande vontade de poder fazer parte da trama.
A medida em que o final se aproximava tentei prolongar ao máximo a leitura, pois não queria me afastar do lugar mais terno que conheci. Ao virar a última pagina é impossível não sentir saudade dos personagens e uma profunda tristeza por ter chegado ao fim.
Durante toda a leitura fui tomada por sensações que me levaram até mesmo a sentir o aroma do pão e ficar com água na boca imaginando cada fatia sendo compartilhada. A vontade foi tanta que assim que conclui o livro não resisti e fui fazer parte desta encantadora corrente. Fiz o pão e compartilhei com todos aqueles que fazem parte da minha vida, junto com pitadas de amor, respeito e felicidade.
Na minha opinião o livro resgata valores que estavam esquecidos e faz com que cresça osentimento de amizade e união, trazendo junto a esperança de que um gesto pode mudar o mundo.

Adriana 26/01/2021

Morno
Achei morno....
Vou experimentar o pão da amizade
De qualquer maneira ë um romance delicado e a leitura flui....

Amanda Carneiro 12/10/2020

Leitura deliciosa
Personagens envolventes e uma trama gostosa. Adorei a leitura e fique morrendo de vontade de experimentar o pão da amizade :)

Livy 26/07/2011

Encantador!
Visite o blog http://nomundodoslivros.blogspot.com

Encantador. Não havia forma de começar esta resenha, sem antes deixar um adjetivo que classificasse o livro. Aliás, classificá-lo como encantador não basta.

O Pão da Amizade tem uma narrativa envolvente e arrebatadora. Não há como não mergulhar nos personagens e suas vidas. Não se trata de uma história onde os personagens são perfeitos e nada aprendem, pelo contrário. Eles são muito reais, com seus defeitos, pecados, erros e acertos. Mas o que mais impressiona é esta humanidade, este calor humano, estes erros e sentimentos que são descritos com tanta precisão e maestria. Todos tem seus medos e anseios, mas crescem, amadurecem e mudam suas visões conforme a trama se desenrola. Todos encaram as adversidades que os tranformam em pessoas melhores e mais conscientes.

Um fator interessante é que a autora, Darien Gee, soube conduzir muito bem todos os personagens e não há uma única ponta solta que nos faça questionar certas atitudes ou acontecimentos. Outro ponto interessantíssimo é que ela soube muito bem como amarrar início, meio e fim, com uma história onde todos têm profundidade, personalidade e coesão. Nada é por acaso, tudo tem um motivo. Cada diálogo, situação e vivência tem seu lugar no enrredo. Outro fator muito bem colocado no livro são as pequenas histórias (pequenas visões que temos de como o Pão da Amizade está se espalhando pela cidade e sua influência) de membros da comunidade, que vemos entre um capítulo e outro. Mas que não são por acaso, pois de uma forma ou de outra, estas pessoas terão um papel direto ou indireto no decorrer da história.
O livro não nos mostra apenas a história de Julia, Gracie e Mark Evarts. Ou de Hannah Wang e Madeline (a dona da famosa casa de chás, que se torna o ponto oficial de amizade entre Julia, Hannah e ela, além de lugar especial onde o Pão da Amizade faz toda a diferença). Se trata da história da comunidade que compõe Avalon, a cidade onde vivem. Da união inusitada entre pessoas que nem ao menos conversavam ou realmente se conheciam.

Como um pão pode transformar a vida dessas pessoas? Como um pequeno gesto pode mudar suas histórias? Como um simples alimento pode contruir uma amizade? Reconstruir um lar? Isso tudo acontece, graças ao Pão da Amizade. Muitas pessoas o veem como uma praga, afinal imagine a situação: você recebe um saco Ziplog com a massa fermentada. Você deve cuidar desta massa, apertando, acrescentando ingredientes, etc. durante dez dias e depois dividir esta massa em três, assando uma parte e colocando as duas restantes em novos sacos Ziplog e os doando a amigos. Imagine a situação que se alastra pela cidade? Em pouco tempo haverá milhares de pães espalhados. Mas imagine que você pode modificar a receita, acrescentar coisas das quais você gosta, dar de presente, discutir gostos e criar laços de amizade. Alguns o encarariam como um milagre, uma terapia. Seja como for, uma praga ou um milagre, o Pão da Amizade transforma a vida de todos os habitantes da cidade, começando como algo pequeno e ingênuo e se tornando algo grandioso, de proporções surpreendentes.

Darien Gee escreve com precisão e de forma tão gostosa, que é como estarmos saboreando o próprio Pão da Amizade. Sua forma de escrever nos transmite ternura e seu livro é um retrato de como o amor e as amizades podem operar mudanças maravilhosas em nossas vidas. Elementos básicos foram usados, mas foram justamente estes pontos que tornaram o livro tão atrativo e encantador. A culinária está presente em todo o livro, e é uma delicia saborear cada estrofe. Os sentimentos são o motor para os acontecimentos, e temas como amor, casamento, filhos, perdas, traição, raiva, dores, sofrimentos, comida, familia, superação, amor próprio e amizade, são os que compõe o livro. O que vemos é que a esperança é o que move todos os personagens e toda uma comunidade, e que a união e a solidariedade podem transformar tudo. Algo que poderia ser um trantorno pode se tornar algo muito bom, e de onde menos esperamos é de onde vem todas as nossas respostas. Cada descoberta, cada sentimento, cada dor é narrada de forma que nos mostra como a vida é preciosa.
Resumindo: Darien Gee sabe medir, assim como uma ótima cozinheira, cada sentimento, cada acontecimento e cada personagem, misturando tudo em uma narrativa sensacional. O resultado é um livro que tem uma história contada na medida certa, uma leitura da qual você não irá querer largar até o final. O Pão da Amizade tem uma história inesquecível, tão deliciosa quanto o próprio nome. A sensação que tive ao ler o livro é indescrítivel e ao terminá-lo tive a impressão de estar deixando para trás uma grande amizade, da qual sempre sentirei saudades. A história é intensa e calorosa, tão saborosa e verdadeira que nos faz querer mais.

@leitora.si 04/02/2022

O livro conta sobre a história de Julia uma mãe que perdeu um filho, e acaba se isolando da sociedade e da família, culpado sua irmã Livvy de ser culpada da morte de seu filho Josh.
Julia acaba ganhando um pão da amizade, que tem que assar a massa em 10 dias e dividir com 3 amigos. Ela resolve dividir com duas amigas que ela acaba conhecendo em uma casa de chá: Hannah e Madeline. E acabam criando uma rede de pão da amizade por toda a cidade.

Drica Liller 25/10/2022

Pode todos em uma cidade trabalharem na mesma coisa? Falar sobre essa mesma coisa? Mais ainda cozinhar e assar a mesma coisa? Pode sim e é isso que acontece neste livro

Dana Silva 02/08/2011

encantador e fofo
A autora Darien Gee escreve com tanta doçura, sabedoria e naturalidade que a leitura flui de forma prazerosa e rápida. O estilo é descomplicado, apesar de serem várias histórias separadas e isso tender para um pouco de confusão, Darien consegue tecer as histórias de maneira com que tudo venha a se encaixar perfeitamente no decorrer do livro. Ela deixa o leitor muito à vontade com os personagens, que possuem perfis realistas fazendo com nos identifiquemos com as trajetórias de vida narradas, dá a impressão de já conhecê-los de longa data, tendo cada personagem uma importância ímpar, mesmo este aparecendo uma ou duas vezes apenas.

A história do pão da amizade foi uma das mais lindas que eu li este ano. Emocionei-me com cada situação contada, claramente identificando-me com algumas delas. É um livro que nos faz refletir sobre a vida, a morte, família, amizade, dinheiro, etc. Com certeza este não é o tipo de livro que se deva ler apenas uma vez na vida, definitivamente você deve marcar suas partes favoritas e/ou as partes em que você certamente aprendeu alguma coisa. O livro me fez querer encontrar amigas tão preciosas quanto Julia, Madeline e Hannah e ter um lugar aconchegante como a casa de chá de Madeline para me encontrar com elas, e juntas compartilharmos idéias malucas, sonhos e projetos, decepções. Coisas de amigas, e que embora você tenha ficado triste por algum motivo, logo percebe que deve ficar feliz só em saber que tem amigas que estão lá esperando e torcendo por você. A amizade deu-se de forma gradual, à base da conquista de confiança, de maneira que chegou um ponto em que as três tornaram-se inseparáveis. O pão da amizade foi um laço que as uniu para a vida toda. Definitivamente este livro deve ser passado adiante, assim como O pão da amizade.

O modo como a história é contada é certamente uma das coisas mais atraentes neste romance. É narrado em terceira pessoa, onde é possível ter o ponto de vista de várias pessoas sobre a mesma situação. É interessante também a notória evolução dos personagens, principalmente Hannah, Julia e Madeline, que ao iniciarem o livro tinham vidas completamente bagunçadas, e ao passar das páginas é possível verificar que as coisas vão fluindo para elas e que ao final cada uma tem superado ou vem superando muito bem seus próprios dramas pessoais.

A diagramação é muito boa e espero que só melhorem na edição final do livro. O tamanho da fonte e espaçamento entre as linhas é ideal para não cansar a visão do leitor. O Estilo descomplicado da autora, fazendo com que o livro todo seja bom, sem ter momentos chatos e maçantes. Leitura muito agradável e extremamente rápida. O leitor deleita-se com todo o tipo de emoções: Alegria, tristeza, compaixão, raiva, tudo num só capítulo, fazendo com que este não queira largar o livro nem por um minuto só para saber o que vai acontecer depois. As receitas ao final do livro dão um toque especial, que acreditem me fez querer ir imediatamente para a cozinha, fazer o pão da amizade, após o término da leitura da obra.

De pontos negativos, sinceramente, só vejo os erros de pontuação e digitação, que não devem nem ser levados em consideração, pois esta ainda é uma cópia não revisada. Certamente posso afirmar que este livro entrou para a minha lista de favoritos e será completamente indicado por mim para todos os meus amigos e familiares.

Agradeço a oportunidade de ler esta obra incrível e espero que o livro seja um sucesso. Acredito profundamente que será, pois a história de vida de Julia e de todas as outras personagens envolvidas deve sim ser passada adiante. Posso dizer que tirei várias lições deste romance e espero que todos tenham a oportunidade de apreciá-lo, assim como eu tive. Obrigada a Editora Leya e Livraria Cultura.

*Rô Bernas 09/06/2012

Deliciosamente encantador!
Uma estória comovente e reflexiva. A autora conta a história das personagens principais (Julia, Hannah e Madeline) e entre alguns capítulos, aparecem alguns personagen secundários...moradores de Avalon, que podem ou não aparecer no decorrer da história principal...confesso que não vi muito sentido nessa parte, mas nem isso conseguiu tirar o encanto do livro.

Uma trama bem construida, regada de drama, crescimento pessoal, amor e muita...muita amizade. O que um simples ato pode desencadear...amei do início ao fim. Um livro que com certeza vai ficar na lembrança e que vale muito a pena ser lido.

"Ele é mais que diversão, é um livro que nos faz crescer como fermento." (by resenha da Joice)

Nátalin 24/07/2020

Leitura leve, porém um pouco lenta, com várias histórias e personagens que se conectam no final, demonstrando como a amizade e fraternidade é importante em nossas vidas.

Camila 27/06/2014

O pão da amizade
Uma leitura leve e agradável, que te traz muitos valores, te emociona, faz rir em muitos momentos, e dá uma vontade enorme de provar o tal pão da amizade, até senti o cheirinho dele saindo do forno.

Darien Gee escreve de uma forma muito gostosa de acompanhar, seus personagens são muito reais e apaixonantes, é muito fácil devorar este livro.

Lilian 24/02/2023

Leve e delicioso!
A narrativa é simples e envolvente e nos deixa com água na boca a cada fornada de pão. É um livro sem complicações. A história é cheia de ternura e delicadeza e mostra que todas as pessoas têm problemas para lidar, como cada uma reage a eles a seu tempo e a sua maneira e que, no final, é tudo questão de resiliência e superação. É uma história bem contada, sobre o cotidiano e os sentimentos de moradores de uma pequena cidade; é tão acolhedor que parece que somos parte daquele mundo.

site: https://lilianfreitas.com
Vivis.Faria 24/02/2023minha estante
Amei a sua resenha literária. Deu vontade de ler o licro,vou ver a sinopse dele

Lilian 24/02/2023minha estante
Que alegria, leia mesmo! É uma leitura muito gostosa.

Veronica 06/05/2012

Sensacional!
Quando vi esse livro na livraria pensei que seria mais um que leria e que gostaria, mas não foi exatamente isso que aconteceu. Ganhei de presente de amigo secreto e como tinha alguns outros livros na frente ele ficou para a virada de ano novo de 2011 para 2012. Devorei!
Julia, sua família e os novos amigos nos levam para uma história que poderia ser bem real, sofri junto com a protagonista e suas amigas. O que mais mexeu comigo foi a Operação Pão da Amizade. Impressionante como as pessoas se uniram de um modo que não era esperado e de uma maneira mais emocionante ainda!
Terminei a leitura querendo fazer o pão da amizade para meus amigos e distribuir o livro. Darien Gee descreveu a amizade entre pessoas diferentes pode dar certo e ser para sempre!
Quando terminei nem preciso falar que este livro se tornou um dos meus favoritos!
Miloca 06/07/2012minha estante
Ru, sua linda, amei o presente! Te amo!