Um Lugar Especial

Resenhas - Um Lugar Especial

1 | 2 | 3 | 4 | 5

FofinhoX 05/11/2011

O Famoso Bom e Barato
No Brasil de hoje, "Literatura Estrangeira" se resume a romances de no mínimo 300 páginas, fonte pequena e enfadonhas, para mostrar que o autor sabe encher o livro de palavras. E para ajudar, as editoras são obcecadas em vender e vender e vender. Não que sejam culpadas, mas essa disputa encareçe as obras.
Então, visitando uma livraria, me deparo com um pequeno livro. Por conhecer o trabalho de Straub com Stephen King ('O Talismã' e 'A Casa Negra'), me interessei. Era o primeiro livro traduzido de Straub que eu consegui achar. Quando vi o preço me surpreendi: R$20,70.
A média de preços hoje em dia fica pela faixa dos 35 reais. Se for um livro do SK, dá pra achar até por 89 reais ('A Dança da Morte' ou 'A Coisa'). Sem mais enrolações, fui pra casa e comecei a ler.
Então eu terminei. Uma hora e meia de leitura. Sim, o livro é mais curto que o normal, porém demasiado envolvente. Há muito tempo não lia algo tão bem contado e tão dinâmico. Com uma leitura rápida e precisa, a sensação é de que as ações dos personagens estão acontecendo em tempo real. As descrições são concisas. Não há no livro um exagero de detalhes para expressar um fato ou descrever um objeto. Tudo parece ser simplesmente "real". A base para se imaginar o cenário e os personagens vêm da sua mente e não da mente do escritor. Ao apresentar Keith Hayward, o protagonista (ou seria antagonista?), Straub parece esperar que voce reúna do seu "acervo mental" os detalhes necessários para reconhecer a sua personalidade. Uma técnica literária abusada, inteligente e atrante, porém pouco usada pelos autores atuais.
Sobre o enredo, não há muito o que dizer. É dividido em 3 partes, em 3 épocas distintas, que relata os acontecimentos que moldaram a personalidade de Keith (quem também é um personsgem muito complexo e importante em um romance de Straub: 'A Dark Matter") durante a sua infância e adolescência. A influência de seu tio Till e como ele acabou conhecendo o retraído Miller, e como era a sua relação com ambos. Resumindo, a história é um grande Prólogo para 'A Dark Matter", comparável ao livro "Hannibal Rising" que foi lançado depois das história originais do famoso personagem Hannibal Lecter, mas relata a origem do psicopata.
Sem mais delongas, 'Um Lugar Especial' prova que um livro não precisa apenas de um monte de letras ocupando várias páginas, mas sim personagens envolventes e uma maneira toda especial de se contar uma história.
Ira 24/04/2013minha estante
Vc leu em 1h e 30min.? Cara, vc é rapido hein? Acabei de comprar o livro e tbm só ouço elogios, assim que ler posto minhas considerações. Boa resenha, abç.

Jose.Neto 03/04/2021minha estante
Li em um dia tbm. Paguei 5,90. Satisfeito. Me prendeu bastante

c a r o l 31/10/2022

"Nosso segredo acabou de ficar um pouco maior, não foi?"
Bem, tudo começa com uma conversa "inocente", de um tio com seu sobrinho, de como encontrar um lugar especial para fazer coisas que ninguém pode saber, e que dirá respeito somente a ele. E se, seu sobrinho, Keith, escolher seguir esse caminho deverá saber que terá que guardar muitos segredos. A partir dali a vida de Keith nunca mais seria a mesma.

"Que a verdade seja dita sobre Keith Hayward: ao passar pela porta, ele abraçou sua ruína sem hesitar."

A escrita crua e direta de Straub me fez ter a sensação de que estava lendo sobre um caso real. Foi muito fácil de visualizar e crer em como as coisas foram escalando até chegar no ato final. E quando chega no final, meu caro, é de cortar o coração! Ao mesmo tempo você deseja que a história não termine ali. Você quer mais. É surreal de bom hahah Não vejo a hora de ler "Um Passado Sombrio" para ver como está Keith na fase adulta.

Thaís Moreno 17/10/2020

Um lugar especial - Peter Straub
Tinha tudo para ser bom. Porém, o livro é muito curto e a história muito resumida.
Se o autor investisse mais tempo em escrever a história detalhadamente, o livro seria maravilhoso.

Belmiro Santos 04/11/2020

Um livro sem heróis
Uma narrativa empolgante. Com um final pertubador. Peter Strauber utiliza elementos impecáveis que, mesmo sendo curto, faz o livro ser empolgante e assustador.

Mayara 23/05/2022

Não fiquei fã..
Sendo bem sincera, é exatamente um dos gêneros que mais curto, porém não curti muito a história. De fato, é uma leitura rápida por ser um livro pequeno, mas não me prendeu como eu esperava. Foi meu primeiro contato com o autor, pois comprei em uma oferta de queima de estoque de uma livraria, mas acabei me decepcionando?

Diego959 04/02/2024

Curto, mas ótimo.

Uma pincelada no que seria a iniciação de SKiller. O relacionamento e o respeito entre mestre e pupilo.

Deu uma sensação de quero mais... Mas é um sensação boa. Deixou em aberto o futuro do Keith e nos deu margem para criar a história a partir do fim da narrativa.

Amei.

Isabella 22/04/2021

Straub ganhou uma fã
É o primeiro romance de Peter Straub que eu leio e minha principal questão é "POR QUE A DARK MATTER NÃO FOI TRADUZIDO EM PORTUGUÊS?"

Quero saber mais sobre o desenvolvimento do Keith, os feitos dele, tudo o que puder! Não tem nada que me impressione mais do que um bom vilão humano, cujo a principal arma é sua própria mente sádica.
Felipe.Chamone 05/06/2021minha estante
Tem ele traduzido sim! Se chama Um Passado Sombrio. Estou lendo neste momento e curtindo muito!

Isabella 10/06/2021minha estante
Jura???? Vou atrás loguinhi

Felipe.Chamone 15/06/2021minha estante
Eu acabei de terminar. Achei um ótimo livro. Mas ele é desenvolvido de forma mais lenta. Mas é muito bem ambientado. Um Keith não seria o personagem principal, ele é um coadjuvante de luxo.

17/07/2021

Indefinível
Li esse livro em alguns minutos de noite após ler sobre um universo incrível criado por Kat Falls, e ainda não consigo acreditar no que Peter Straub fez.
Apesar de ser uma leitura rápida, fora também uma das mais densas do ano todo, e quando penso nesse livro, ainda tenho o pensamento: "Pode escrever isso?".
Após essa leitura precisei ler algo infanto-juvenil pois os acontecimentos são de fato horrendos, e fiquei de queixo caído ao saber que é a origem de um dos personagens do autor.

Com certeza uma leitura que valeu a pena, que faz jus ao gênero de terror, e que deixa aquele gostinho de quero mais para quem curte o gênero.

José Carlos 13/04/2021

Nasce um Serial Killer!
Com uma escrita simples e de fácil leitura, somos apresentados a Keith e seu tio Till! Ao perceber que o sobrinho apresenta interesse pela morte, assim como ele, Till resolve passar seus conhecimentos de serial killer, e táticas para não ser descoberto! Não há plot twist, a narrativa e continua, mas o final impressiona e deixa vontade de ?quero mais?! Ao contrário de algumas avaliações negativas que li, recomendo!

IngridRafaelaaa 27/05/2021

Um Lugar Especial, leitura arrastada onde eu teoricamente coloquei minhas fortes expectativas e no final foram frustrantes. Afinal, conhecendo um pouco de Peter Straub sendo um autor icônico mas sempre surpreendendo ao longo de cada livro.

Maria 27/03/2020

Chocante
Ai, que nervoso desse livro! É uma história de psicopatia, discutindo hereditariedade! Primeiro livro do Peter Straub e só interessei porque o SK adora.. ahahah. Deu até arrepios em algumas situações! Adorei! #UmLugarEspecial #PeterStraub #Books #Instabooks #booksofinstagram

Filipe.Santos 02/11/2020

Um Lugar Especial
Com certeza está obra descreve perfeita e incrivelmente o início da vida de um serial killer. Embora seja um livro curto, eu gostei. Poderia ser maior, confesso que senti falta de um pouco mais de escrita, de tão gostoso que o livro é...

Anita.Mary 22/12/2020

O livro é rápido, uma leitura rápida para todos os conteúdos que ele nos dá. É perturbador, nos faz entrar em um constante questionamento: "Como que alguém tem uma mentalidade fria assim?" Eu pensei nisso o livro todo. Straub usou palavrões bem nítidos, nada "disfarçado". Tudo que acontece nesse livro é bem explícito do começo ao final da história. É forte, precisa ter estômago e nos faz refletir sobre a verdadeira face das pessoas que vivem ao nosso redor. O livro é bom, mas leiam com muita cautela, gatilhos não faltam. É uma história doente e perturbadora, do começo ao fim.

Vinnylit 10/10/2021

Digo nada.
Em Um Lugar Especial, temos a história de Keith, um menino que tem fascínio pela morte.
Seu tio, Till, o introduz mais a fundo neste universo de assassinatos, ele lhe diz a quantidade e em que período de tempo Keith deve cometer esses assassinatos, que até então era só dos animais da vizinhança.

Como não ficar assustado e perplexo com a escrita do Peter Straub? Por serem poucas páginas achava que seria ruim, pelo contrário, é bom, mas dá agonia.
Aaah, esse livro é a história de um assassino de outro livro do autor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5