Entre Quatro Paredes

Entre Quatro Paredes Jean-Paul Sartre

Resenhas - Entre Quatro Paredes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maju Garcia 21/04/2024

Foi o primeiro livro "peça" que eu li, e me surpreendi positivamente. É um livro curto e fácil de ler, não tem a descrição de cenas e a história é muito involvente, a forma como o inferno é retratado é muito interessante, a maneira como cada personagem agia como se não houvessem motivos e depois como a interação entre eles fazia aquele lugar ter um propósito para a tortura é incrível.
É uma leitura que recomendo, especialmente para iniciar a leitura de teatro.

Jéssica 26/03/2024

“O inferno são os outros”.

Com esta frase Sartre subverte a ordem cristã, põe a mostra as raízes do existencialismo e reconduz o Ser para a responsabilidade.

Desde muito tempo estabelecido, o inferno é apenas uma promessa; o seu arranjo é o futuro; é nada.

Mas para Sartre o inferno é diferente. Ele está aqui; o seu momento é o presente; é a vida; são os outros.

Nesta peça escrita em atmosfera de Segunda Guerra Mundial o castigo é a vida sem interrupção. O inferno se caracteriza pela presença de outros. E não será o fogo eterno a arder, mas própria consciência.

Vitoria 29/01/2024

O inferno são os outros
Esse foi minha primeira vez lendo uma peça por ler, e não para decorar texto, devo confessar que gostei mais do que imaginaria. No entanto, acredito que se fosse um texto maior teria uma opinião diferente.

Sempre tive um pouco de bloqueio de ler livros de nomes grandes como Sartre, pois tinha medo de não ser inteligente o suficiente para leitura. Essa leitura provou que sim sou burra mas Sartre, mas mesmo na minha ignorância eu posso aproveitar e me devagar nas ideias, criticas e pensamentos de grandes filósofos.

Gostei muito da ideia de inferno apresentada e da forma inteligente como cada personagem era realmente o inferno um do outro. Tenho um inferno favorito, a Ines.

Li esse livro em 40 minutos, recomendo a todos fazerem o mesmo!

Fabíola 02/11/2023

Um dos meus favoritos de Sartre, é difícil decidir entre essa obra e A Náusea do mesmo autor.
Recomendo ler depois de ter lido A Náusea.

@jaquepoesia 18/09/2023

Esqueça o enxofre e o fogo!
Na peça de Jean-Paul Sartre são os julgamentos dos outros sobre nossas ações a maior e mais cruel punição de todas. E é no inferno entre quatro paredes que três assassinos estão fadados a passarem a eternidade julgando e sendo julgados uns pelos outros.

Garcian um literato que maltratava a esposa, Inês uma mulher lésbica que roubou a esposa do primo e Estelle que se diz inocente, foram postos por um criado em uma sala com estilo Segundo Império, e é nessas quatro paredes que enfrentaram seus sentimentos, desejos e amarguras.

O inferno são os outros?!
Eis um livro que desde que foi escrito (1944) desperta muitas reflexões em seus leitores(as). Leiam esse grande clássico e se questionem diante dos muitos simbolismos!
Esse é daqueles livros que definitivamente você não pode ignorar! Já tem dias que li mas sigo pensando muito nele.

Ana@Andrade 27/08/2023

O Inferno são os Outros
"Eu aceito tudo: as botinadas , os ferros, o chumbo quente, as pinças, o garrote,tudo que queima, tudo que queima, tudo que estraçalha ; quero sofrer para valer. É melhor levar cem mordidas [...] do que este sofrimento, que acaricia e nunca dói o bastante ". p. 129

Ninaronfiu 12/08/2023

É sufocante o olhar do outro.
Nunca tinha lido uma peça antes, mas acho que agora vou começar a investir nisso. Adorei.

Hallisson 30/07/2023

Existencialismo
A divina comédia moldou o imaginário coletivo sobre o inferno, mas nessa obra Sartre recria esse ambiente de forma muito mais lógica e filosófica. Sua frase mais famosa "o inferno são os outros" é dessa obra e ela encena exatamente esse conceito.

02/07/2023

me lembrou bastante "condenada" do chuck palahniuk, mas escrito de forma decente e bem feita. interessante como claramente, o inferno são sempre os outros, até que nos afete de tal forma que o espelho nos faz perceber que na verdade o inferno somos nós mesmos...

Mike 02/07/2023

O inferno são os outros
Nesta peça, elaborada pelo filósofo existencialista Sartre, cunha-se sua célebre frase ?o inferno são os outros?. Na qual, entende-se que o outro nos objetifica em seu olhar e por meio desta, nos constituímos em relação com o outro.

Giovana456 26/05/2023

O livro começa um pouco estranho aos que conhecem a história de forma geral, mas sem grandes detalhes. Acabei ficando um pouco confusa a princípio, mas depois começa a fazer sentido e se torna uma boa leitura.
A escrita é na forma de peça, o que não gosto tanto, mas achei a historia ótima e impactante.

Lista de Livros 19/05/2023

Lista de Livros: Entre quatro paredes, de Jean-Paul Sartre
“— Eu não posso suportar que estejam esperando alguma coisa de mim. Me dá logo vontade de fazer tudo ao contrário.”
“— Tudo é uma armadilha. Mas que me importa? Eu também sou uma armadilha.”
“— Então, é isto o inferno. Eu não poderia acreditar... Vocês se lembram: enxofre, fornalhas, grelhas... Ah! Que piada. Não precisa de nada disso: o inferno são os Outros.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/04/entre-quatro-paredes-de-jean-paul-sartre.html

djenifer.schneider 10/05/2023

Viagem.
Sinceramente, eu gostei bastante desse conto. Ele é bem curtinho e pode ser interpretado de diversas maneiras diferentes.

O conto começa devagar, com apenas diálogos entre pessoas desconhecidas e você se pergunta o tempo inteiro o que está acontecendo, além de teorizar acerca disso.

Porém, conforme o conto vai se desenvolvendo mais personagens aparecem e as coisas ficam mais claras, confirmando se você estava certo ou não.

É uma história que te faz refletir sobre muito e que possui um plot bem perturbador. Eu recomendaria para quem tem um estômago mais forte, pois existem cenas bem explícitas.

Nota 4 pra Sartre, aquele que se inspirou em Kafka.

Rafael549 30/04/2023

Talvez a peça mais louca que eu já li
Não irei falar sobre a história porque é de extrema importancia para a experiencia desta obra que você não saiba de nada. Só leia, vale muito apena, mesmo para qualquer tipo de leitor. Leia agora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5