Eu fui a melhor amiga de Jane Austen

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen Cora Harrison

Resenhas - Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Coruja 31/08/2011

Devorei esse livro em duas horas, sentada no meio da livraria. Volta e meia faço isso: começo a ler na loja, perco um pouco a noção do tempo, mas não chego a ficar maluca para carregá-lo comigo e enfiá-lo na estante que já não cabe mais de livro até porque se eu comprasse tudo o que folheio estaria a essas alturas devendo até as calças.

Bem... primeiro ponto a se destacar nesse título: ele é um livro juvenil, então não vá atrás dele procurando o mesmo peso e profundidade dos livros da própria Austen. Do meu ponto de vista, ele é perfeito para começar o processo de lavagem cerebral das crianças: a narrativa tem romance, aventura, desenhos e Jane Austen. Se minhas sobrinhas fossem um pouco mais velhas, eu o teria comprado para elas. Vou ter de esperar alguns anos ainda, mas elas vão chegar lá...

Segundo ponto... os desenhos. Cara, como eu queria saber desenhar... Fiquei absolutamente encantada com as ilustrações que adornam a história, ou melhor, o diário sim, porque estamos aqui diante de um diário, pertencente à prima de Jane, miss Jenny Cooper. Eles são tão simples e graciosos, despretensiosos mas ainda assim muito delicados, de tal forma que toda vez que me deparava com um, passava uns dez minutos sorrindo como boba.

Terceiro ponto: Jane Austen. Bem, como já disse antes, o livro é o diário de Jenny, prima e melhor amiga de Jane, compreendendo a época da adolescência de ambas. Jenny é uma menina tranqüila, doce, fazendo contraponto ao verdadeiro furacão como Jane é retratada, com uma vivacidade e imaginação sem igual. Ela é popular, senhora de si, irônica, e, ao mesmo tempo, companheira e confidente, uma amiga que todos gostaríamos de ter.

E bem que Jenny precisa de uma amiga. Entre o irmão e a cunhada avarentos doidos para se livrar dela (olá, Fanny Dashwood...) ao garboso comandante William da marinha por quem ela se apaixona nas circunstâncias mais improváveis, há sempre algo com que se preocupar: vestidos, assaltos a diligências, aquarelas, rapazes, fugas desesperadas no meio da noite...

Se fosse para encontrar um equivalente literário moderno, eu diria que Eu fui a melhor amiga de Jane Austen tem tudo a ver com O Diário da Princesa da Meg Cabot.

Enfim... é um livro divertido, que serve como uma boa introdução ao mundo de nossa escritora favorita especialmente para os mais novos com graça, diálogos rápidos, muitas surpresas e boas tiradas de humor.
Tati 22/11/2012minha estante
Amei sua resenha, completamente verdade! Jane Austen Sempreee!

Larissa Freitas 11/05/2014minha estante
Eu estava receosa e ao mesmo tempo curiosa pra ler esse livro, mas tua comparação com O Diário Da Princesa foi o melhor argumento que eu podia achar! kkkkkkk Adorei a resenha!

Izaelle 06/09/2016minha estante
Adorei a sinceridade na sua resenha, assim podemos escolher melhor antes comprar.

Mel 04/03/2021minha estante
Amo a Meg e a Jane, agora mesmo que eu quero ler esse livro.

Cami 20/01/2021

Romance de época pra aquecer o coração e que tem o poder de me tirar de uma ressaca. Impossível ler e não se imaginar naqueles bailes. É um livro em forma de diário (exceto algumas poucas partes) e a leitura é muito fluída.

Cami 22/07/2011

Um livro encantador
Sabe aqueles livros que são uma fofura só, e dá vontade de ler, reler e ler mais uma vez de tão bonitinhos? Eu fui a melhor amiga de Jane Austen é um desses livros. Cora(a autora) é apaixonada pela Jane Austen, e por isso resolveu escrever um livro contando as aventuras que esta teve quando jovem.
O livro é um diário escrito por Jenny, que é a prima e melhor amiga de Jane. A autora explica no final do livro que Jenny realmente existiu, mas alguns fatos foram modificados ou acrescentados à história.
Jenny descreve as aventuras que as duas viveram durante o ano de 1791, quando ela morou por um tempo com a família Austen.
Como a histósia se passa no século 18, há muitas referências a costumes e curiosidades da época. Eu, pessoalmente, adorei as partes que falavam das técnicas de conquista e namoro. Constantemente a protagonista comentava sobre seu medo de não conseguir um marido que a ame e que possua uma boa conta bancária, e o dilema sobre casar ou não por dinheiro. Mas, ao contrário de alguns autores que dificultam a leitura ao criar diálogos e pensamentos monótonos, Cora transformou Jenny em uma menina incrivelmente carismática e encantadora.
Há também uma maravilhosa e detalhada descrição em relação à aparência dos 'cavalheiros' que tentam 'cortejar' Jenny, algo que eu achei muito divertido. Durante a história, a personagem depara-se com homens incrivelmente adoráveis e que a deixam mais confusa sobre seus sentimentos.
Eu apenas acho que o inicial romance entre Jenny e um dos personagens foi deixado muito de lado com o decorrer do livro, o que desvalorizou um pouco a história.

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen não é um daqueles livros que te fazem refletir após o término da história, mas oferece uma leitura muito agradável e contém uma história surpreendentemente encantadora. Não precisa falar que, depois de ler o livro, estou ansiosa para ler alguma história escrita por Jane Austen. Preciso?

para mais, visite confissoesdeumabookworm.blogspot.com
Lela Tiemi 31/07/2011minha estante
Se vc gostou deste livro, vai gostar de ler Jane Austen! É sempre cheio de bailes, cortejos, e muito romance. Seus personagens são cheios de personalidade, e se recusam a casar por dinheiro! Eu sou apaixonada pela obras de Jane! E, adorei sua resenha. Este livro de Cora é fofo mesmo! Tb fiquei encantada! Bjo.

Cami 03/08/2011minha estante
Já comecei a ler Razão e Sensibilidade!
Fico feliz que gostou da resenha(pessoalmente tambem acho que ficou boa ;] ), esse livro é um amor!

Tati 22/11/2012minha estante
Muito fofo mesmo, isso sem contar a capa que já é uma fofura à parte! =D

Kézinha 20/09/2023

Desde o início, eu amei o livro. Já começa com muita emoção, e o decorrer da história é muito leve e boa de ler. A leitura fluiu tão rápido e gostoso, me apaixonei pelos personagens, fiquei triste quando acabou, mas compensou demais. Simplesmente amei!!!

Yasmin 04/10/2020

Uma história com Jane Austen
Nesse livro a autora quis contar a história de uma parte da vida da grande escritora Jane Austen, através de sua prima que se chama Jenny.
Jenny e Jane estou em uma escola (estilo internato) quando Jane fica muito doente e ninguém avisa seus pais, muito preocupada com a prima, Jenny sai e se aventura pela noite para conseguir entregar uma carta que será enviada a sua tia contando tudo que se passa naquele momento.
Após receber a carta a Sr. Austen busca Jane e Jenny, a duas vão morar na casa dos Austen e, através do diário de Jenny, acompanhamos as aventuras diárias dessas meninas e conhecemos mais intimidade Jane Austen, sua família e sua história.
No fim do livro a um apêndice onde a autora conta até onde a história é verídica e até onde ela inventou, como conseguiu as informações e tudo o mais.
A história é bem gostosa de ler, tem a cara das novelas de Jane Austen, uma história legal e bem rápida, fluída, eu adorei.

Raissa 02/05/2022

História muito boa, com uma escrita incrível.
É muito interessante pensar que foi realmente inspirado na vida da prima a Jane Austin, onde aborda uma parte da vida delas onde viveram juntas, uma grande romancista com livros incríveis

Taires2 13/04/2023

O livro que me introduziu ao mundo do romance...
Li esse livro a anos, quando eu ainda estava começando minha adolescência e fui sugada com a primeira história de amor que li. Esse foi o primeiro "livro grande'' que li, fiquei tão orgulhosa de mim mesma por isso. Ele foi crucial para entrar de vez no mundo da leitura.

Maria Eduarda 08/01/2023

Conheça Jenny Cooper, a prima tímida e bonita da inteligente e impetuosa Jane Austen.
Perfeito! Esse foi o primeiro romance de época que eu li e achei sensacional. É tudo muito mágico, sabe? A forma como a autora descreve os bailes, as roupas, os sentimentos das garotas quando estão apaixonadas, as declarações de amor... já falei dos bailes e vestidos? pois essa parte eu achei simplesmente- UAU.

Isso sem contar que a protagonista é melhor amiga da Jane Austen! (num mundo paralelo e fictício, é claro); mas ainda assim torna tudo mais divertido.

Enfim, recomendo demais esse livro - principalmente pra quem nunca leu romance de época antes e quer entrar nesse mundinho -, a escrita é mara e a história é tão envolvente. E, apesar de eu ter começado a ler ele em 08 de março e só ter terminado em 31 de dezembro, modéstia parte, eu ainda lembro de bastante coisas/emoções e por isso diria que ele é um livro bem marcante também.

Como a própria sinopse diz: É uma história irresistível sobre rapazes que arrancam suspiros, vestidos deslumbrantes, uma garota apaixonada e Jane Austen!

Taiany Araujo 04/05/2012

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen.
Pra quem gosta de Jane Austen esse livro é um prato cheio, pra quem não gosta... Bom, nem comecem a ler, porque vocês não encontraram nenhum clímax, nenhum momento eletrizante cheio de suspense e reviravoltas, pelo contrario, esse livro tem sabor de chocolate derretido pronto para ser saboreando num dia frio de inferno.
A autora resolveu criar um misto de ficção e realidade, além, de alterar algumas informações pra ajusta-las melhor na história. Deste modo, passamos a conhecer a doce Jenny sendo seu nome verdadeiro Jane, este alterado pela autora- prima de Jane Austen e sua história de amor com o Capitão Thomas Willians fato real- e passamos também a imaginar como foi à adolescência de Jane Austen.
Assim como nos livros da Jane Austen,a autora critica de modo quase imperceptível a sociedade da época,com seus modos hipócritas e aparentemente conversadores.Nos apresenta mocinhas espirituosas,talentosas,mas questionadoras quanto os talentos e educação das mulheres,pais sem nenhuma participação na educação dos filhos e mães que tornam-se quase carrascas ao terem que tomar as responsabilidades pra si e pensar no futuro da sua prole.
Ela nos transporta mais uma vez para os salões com seus bailes feitos para encontrar pretendentes, onde as rápidas e escondidas conversas são essenciais para o decorrer da história.
E excitante, pra quem gosta de Jane Austen,ver como a Sra Austen lembra-nos A Sra Bennet de Orgulho e preconceito,mas a primeira se torna muito mais compreensiva aos nossos olhos ao percebermos que ela precisa pensar no futuro dos seus filhos e não tem tempo de demonstrar seus sentimentos.O Sr Austen pra mim é o Sr Bennet sem tirar nem por,e a Jane lembra muito nossa queria Elizabeth Bennet com seus modos impertinentes.
Um livro muito bom e sem pretensões de ser uma imitação dos clássicos da Jane Austen,até porque ele não te faz refletir depois de le-lo,mas mesmo assim,é parecidíssimo com a escrita da mesma.
Recomendadíssimo.
Obs.: Este é um livro infanto-juvenil, os protagonistas são adolescentes e a história é contada em forma de um diário. Digo isto, pois eu esperava outra coisa quando peguei o livro para ler, achando que se passava nos dias atuais, e descobrir que não era isso me desanimou um pouco, porém quando comecei a ler esqueci totalmente do que esperava e me apaixonei pela leitura.

Lela Tiemi 25/11/2011

" - Acredito que, no fundo, você está mais interessada em escrever romances do que encontrar um jovem rapaz, Jane.
Jane não estava ouvindo. Retirou sua escrivaninha da gaveta, colocou-a sobre a mesa, e depois mergulhou a pena no tinteiro de chifre.
- O que está escrevendo agora? - perguntei, dirigindo-me ao outro lado para olhar sobre seu ombro. Jane não é igual a mim: sua escrita nunca é particular.
- Estou escrevendo um final feliz - respondeu com grande seriedade. - Decidi que todo bom romance precisa de um final feliz e este aqui provavelmente me será útil um dia." (p. 309)

Fiquei encantada! Este livro é uma fofura do início ao fim. É uma leitura leve e agradável, com cavalheiros galanteadores, bailes e uma jovem - Jenny Cooper - aprendendo a se apaixonar; desde o sentir o coração palpitar, e até conhecer o ciúmes e a decepção. Claro que sua prima Jane a ajudará, sendo sua confidente e conselheira. Jane Austen é retratada neste livro do que jeito que gosto de imaginar que deveria ser: espirituosa, criativa, divertida e cheia de personalidade! Já Jenny é uma menina bonita, amável e tímida, e devo acrescentar, que se apaixona e desapaixona fácil! Mas, no fim, ela faz a escolha certa!

Acho importante deixar claro que é um livro infantojuvenil, os protagonistas são adolescentes e a história é contada em forma de um diário. Digo isto, pois eu meio que esperava outra coisa quando recebi o livro, o que me desanimou um pouco quando o iniciei, mas a leitura fluiu melhor quando fui me desapegando desta pequena frustração (eu nem tinha reparado que o livro faz parte do selo "Jovens Leitores" da Rocco!rsrs).

Obviamente, me deleitei em viver na casa dos Austens, ter Jane como melhor amiga e viver um romance tão doce, enquanto vivi como Jenny Cooper na leitura desta obra. E, enquanto lia, eu me perguntava todo o tempo o quanto da história seria criação da autora e o quanto teria sido real, portanto quando cheguei nas últimas páginas onde há a "nota do autor" fiquei maravilhada em descobrir o quanto da história foi realmente verdadeira. Muitos detalhes eu desconhecia, e fiquei desejando muito por uma biografia da autora para descobrir mais e mais. Não são só as criações literárias de Jane Austen que me fascinam, mas também sua própria história.

As páginas possuem ilustrações, que seriam os desenhos da própria personagem de Jenny Cooper. Achei uma gracinha!

Dri Ornellas 04/08/2011minha estante
Suspirei junto com Jenny nas partes com Henry e Thomas. Esse tipo de romance é tão puro e gostoso de ler.

Dani, também senti um pouco no começo da leitura a diferença da narrativa, mas a história cativou e isso virou secundário mesmo.

Também adorei! E gostei da autora ter esclarecido alguns fatos sobre os personagens no final, para mim, só a família Austen era verdadeira!

Joice (Jojo) 01/10/2011minha estante
Gostei da sua resenha, Dani. Também estava "meio assim" em relação a esse livro, principalmente por não ser "tão sério" quanto eu imaginava. Rs... Acho que vou acabar me divertindo com ele.

Gesiane Simon 29/04/2013

Para gostar de ler Jane Austen
Título: Eu fui a melhor amiga de Jane Austen

Autora: Cora Harrison.

Editora: Rocco

Classificação: Infantojuvenil

“Eu fui a Melhor Amiga de Jane Austen", da autora Cora Harrison, é um livro que mescla realidade e ficção sobre a adolescência da criativa escritora Jane Austen. É uma leitura muito agradável e recomendada para incentivar os jovens (ou adultos como eu) a lerem os clássicos da autora.

O livro é narrado por Jenny Cooper no formato de diário, prima e melhor amiga de Jane Austen, onde ela relata as aventuras que viveram em 1791, quando morou por um tempo com a família Austen. A história tem referências aos costumes e curiosidades da época, o que nos leva a ter certeza que Jane foi uma mulher “à frente de seu tempo”.

Jane Austen e sua prima Jenny Cooper estão em um internato e simplesmente não gostam do ensino e das pessoas dessa “escola para moças”. Jane acaba contraindo uma febre terrível e Jenny, em um ato de coragem, decide escrever uma carta para avisar a sua tia, a Sra Austen. Na calada da noite, Jenny sai para colocar a carta no correio e coloca em risco a sua reputação e a chance de conseguir um bom casamento. No caminho, ela fica de cara com o perigo, mas é salva por um belo moço, o Capitão Thomas Williams, que ajuda Jenny a cumprir sua missão.

Quando a Sra Austen recebe a carta, imediatamente retira as duas meninas do internato e as leva para serem educadas no campo, com os irmãos de Jane e os alunos do Sr. Austen. No campo elas vivem diversas aventuras, participam de bailes, flertam com rapazes. Em seu diário, Jenny Cooper retrata uma Jane Austen espirituosa, criativa, divertida, apaixonada por criar histórias e que sempre tem uma resposta na ponta da língua, e por isso vive brigando com a mãe.

Este livro recria a atmosfera dos romances de Jane Austen, e deixa qualquer leitor com vontade de ler as suas obras, como por exemplo, o clássico "Orgulho e Preconceito".

Eu dei este livro para a minha prima em seu aniversário de 12 anos, e depois de um tempo ela me emprestou dizendo que o livro era muito bom e que eu precisava ler! Realmente, o livro é legal, porém achei que faltou um final mais elaborado.

Enfim, recomendo!
hassdc 09/09/2013minha estante
O livo é perfeito mas concordo com o final melhor elaborado!

edwarda79 20/09/2022

"Querido diário, Jane e eu?"
Que livrinho gostoso!!

Eu sou uma amante de Jane Austen, grande admiradora de suas obras e principalmente de sua vida pessoal. Através de Jenny, soube muito mais coisas.

Criei um carinho imenso por Jenny, e torci muito a respeito de seu romance.

O livro conta como as duas levavam a vida sendo criadas juntas, dividindo o mesmo espaço e tempo em sua vida.

Eu confesso que li mais por Jenny do que por Jane. Mas ambas são incríveis e moram no meu coração!

1 | 2 | 3 | 4 | 5