Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Alaine.Nunes 18/04/2024

Persuasão
Segundo livro da Jane que leio. A história é interessante, mas acho que aborda pouco da trama central, você acaba conhecendo muito mais dos personagens secundários do que da história da Anne e Frederick.

Alice1867 17/04/2024

Mais um livro perfeito da Jane Austen!
Amei muito! Persuasão já se tornou um dos meus livros favoritos da autora. Eu adorei o casal, o ambiente onde se passa a narrativa e a Anne, que é simplesmente uma das minhas heroínas favoritas da Austen (só fica atrás da Elizabeth Bennet), muito maravilhoso, todos que gostam de romance de época deveriam ler.
Persuasão também conta com várias críticas sociais, como por exemplo, os casamentos, que em sua maioria eram feitos não por amor, mas sim por dinheiro e conveniência. O livro também também fala frequentemente sobre "superioridade" ou "inferioridade" de nascimento, pois muitas pessoas,mesmo ricas, eram desprezadas pela circunstâncias desfavoráveis (como pobreza, por exemplo)em que nasceram, e isso era uma questão importante na história, porque o pai da Anne e vários personagens viviam falando sobre isso. Além disso, outra crítica presente é a falta de livros escritos por mulheres e acho que também a falta de mulheres tendo um papel mais significativo na sociedade.
O casal também me fez surtar demais. Aquela carta foi simplesmente perfeita e eu amei o Wentworth, o casal é muito perfeito.
Em suma, o livro é maravilhoso, apenas leiam.

Maria021 17/04/2024

E tudo dinheiro
? Acho que o spoiler prejudicou minha leitura, eu sabia sobre a carta e talvez por isso o plot não tenha me surpreendido, como aconteceu com Razão e Sensibilidade, mas ainda sim foi uma boa surpresa.

? Esse é um livro relativamente pequeno mas achei ele parado na maior parte do tempo, demorei mais para terminar por sentir a história bem parada...

? Acredito que a maior crítica deste livro seja a futilidade e banalidade do amor, Jane Austen grita nesse livro sua denúncia ao casamento como uma espécie de investimento econômico para as famílias, os noivos eram os mais prejudicados. O amor não era uma escolha por si só, mas o que o/a perceiro/a irá ganhar com a união ( status social, casas luxuosas, acúmulo de patrimônio etc...).

helô 16/04/2024

Anne Elliot
Austen possui um dom com as palavras, descrever sensações e sentimentos, caracterizar personagens e desenvolver um enredo relacionando-os muito bem. Esse é o terceiro livro de sua autoria que leio e me agrado com sua escrita.
Em algumas partes me confundi com os personagens e seus parentescos (também devido ao tempo que precisei para concluir a leitura), mas assim que me estabeleci na história, a obra fluiu.
As cenas compostas pela família Musgrove, os Harville e os Croft foram excelentes. Todos em sintonia como uma grande família, e Anne foi surtuda por se encontrar no meio destes, longe do pai e da irmã que tanto a ignoram.
O desenrolar do romance me agradou, assim como o final.
Apenas senti falta de uma relação maior com Lady Russel, uma vez que ela foi o maior motivo para impedir o noivaido de prosseguir, oito anos e meio atrás. No livro, as duas, Anne e Lady Russel, não ficam tão próximas. Retirado esse detalhe, o livro é ótimo!

mgzvrse 14/04/2024

Comecei esse livro com grandes expectativas por conta de "orgulho e preconceito" e "razão e sensibilidade", mas me decepcionei bastante. História maçante, pouco dinâmica, personagens chatos (tirando a anne que é uma diva), esperava beeeem mais.

Rebeca 14/04/2024

Anne é uma jovem que se permitiu persuadir no passado, a respeito de um casamento com Frederick, na época um jovem sem fortuna e de posição inferior, que nada tinha a recomendar a não ser ele mesmo. Frederick então vai embora cheio de rancor pela pobre, jovem Anne, na época com apenas 19 anos.

Anos depois, Anne já com seus 27 anos, solteirona, com baixa autoestima, melancólica, se permitiu definhar por conta de sua desilusão amorosa. Já Frederick Wentworth, deu a volta por cima, enriqueceu, se tornou capitão e retornou ainda cheio de rancor, pronto a mostrar toda sua imaturidade e paquerar outras moças na frente de Anne.

Resumido, mais um ótimo livro da Austen, porém com personagens completamente diferentes de Orgulho e Preconceito ??? Lizzie daria ótimos conselhos a Anne, tenho certeza.

Rafaela.Moser 14/04/2024

Primeiro livro da autora que leio, gostei bastante da história e dos personagens. Poderia ser um pouco mais dinâmico.

leiturasvicks 13/04/2024

Esperava MUITO mais!
Achei maçante, achei triste. Ele vivia a mercê da família, da sociedade e ao final ( e nem isso direito), as coisas parecem dar certo. Cara Jane, não entendi o que você quis retratar com essa personagem entediante da cabeça aos pés.

Menção desonrosa a família INSUPORTÁVEL dela que tornou ainda mais dura a leitura. Meu Deus! Que família pavorosa. Enfim???!!

Ps: O melhor personagem foi o cunhado dela. O único que eu salvava e olhe lá.

Dei 3/5 pq a nota real era para ser 2.5

Cecília 13/04/2024

Um romance que tem o meu coração
Persuasão conta a história de Anne Elliot, uma mulher
inteligente e sensível que, aos 27 anos, ainda vive sob
a sombra de uma decisão tomada há oito anos:
recusar uma proposta de casamento do homem que
amava, Frederick Wentworth, por influência da
família. Agora, Wentworth retorna como um capitão
da marinha, bem-sucedido e a procura de uma
esposa. Enquanto Frederick procura se casar, Anne
tem que lidar com a dor de ver seu amor cortejando
outra pretendente.
Essa obra está com toda certeza na minha lista de
romances preferidos, com a marca registrada de Jane
Austen, narrativa rica em detalhes, bom humor e com
uma crítica a elitização inglesa do século XIX, somos
transportados para uma história sobre segundas
chances.
Comecei a ler Persuasão sem saber nada além de
que a carta final é uma das declarações mais linda e
sim ... Essa carta é realmente perfeita. Mas não é
apenas a carta que é impecável, a história, os
personagens e o amor são muito bem construídos.
Não vou mentir, Persuasão não é o tipo de livro que
agrada a todos, diferente de Orgulho e preconceito
que possui uma heroína decidida e corajosa, Anne é
gentil e extremamente empática que sempre procura
agradar a todos. O livro não possui muitos
acontecimentos e o amor de Anne e Frederick é
escrito por pequenas interações e olhares, porque
eles já se amam e só precisam abandonar o passado
e se entregarem a um recomeço.
A carga de emoção retratada no livro me encantou.
Persuasão é um livro que faz você sentir a dor de
Anne, é impossível não ficar agoniado com medo de
Frederick casar-se com outra mulher.
Para concluir, só posso dizer que me apaixonei por
esse livro, me tornei uma fã de carteirinha da Jane
Austen e para ser sincera, chorei como um bebê no
final da obra.

Tatinha 11/04/2024

Acho que foi a personagem principal da Jane que eu mais simpatizei!! Gostei do livro! Não gosto dos finais, que são sempre corridos mas acho justo!

Chrys 10/04/2024

Persuasão
Ai gente, nem tenho oq falar kkkkk
Não gostei, minha experiência com esse livro não foi uma das melhores!
Achei a história muito chata, e só fui entender direito lá no meio do livro.
Lá no final quando Anne ver a tal carta, que eu achei que melhorou kkkk tirou até alguns sorrisos.
Só isso!
Pra quem quiser ler, fique a vontade! Minha experiência não foi boa, mas a sua pode ser melhor!!!! ?

Larissa 10/04/2024

Acho que virou meu favorito da Jane Austen
Eu tenho esse processo com a autora de gostar de ver os filmes antes de ler o livro pq eu consigo visualizar melhor os personagens e trejeitos. Eu adorei o filme e simplesmente AMEI o livro.
Em orgulho e preconceito a gnt tem a Lizzie com mais contato com Darcy, sendo que aqui a gnt se conecta mais com a Anne pois passamos o livro todo vendo as interações dela com os outros, tentando entender suas relações e afetos, junto aos motivos de tudo ter contribuído para as pendências antigas retornarem... enfimmm, leria todas as continuações sobre Anne se a autora tivesse feito, leria sobre como se deu a relação de Frederick com Lady Russel e sobre as aventuras dele com Anne em alto mar, eu estou apaixonada nesse casal e surtei na página 219....
Como não criar expectativas sobre relacionamentos qnd um cara escrito por uma mulher consegue ser assim???? Homens são CRIADOS por mulheres (na maioria das vezes) não é POSSIVEL que os INVENTADOS por elas inexistentes! Me recuso a acreditar nisso!!!

Iara Pinto Quaresma 09/04/2024

Sou metade agonia, metade esperança!
Isso diz tudo do amor deles.
Essa frase serve para ambos, pois ambos passaram 8 anos no mesmo estado de espírito.
Jane é sempre Jane .

Amo .??

Se não leu por favor leia.