Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Daiane.Zanetti 23/04/2024

Anne é presuadida a negar o pedido de casamento de Frederik, por seus concelheiros acharem que ele estava muito abaixo de Anne.
Ela filha do meio de um barão falido e esbanjador. Ele um dentre tres irmãos, integrante da marinha.
Mas 8 anos se passaram e eles se reencontram novamente. Ele retorna agora como capitão e com uma consideravel quantia.
Dentre tantas magoas e desentendimentos ele começa a cortejar outras pessoas, na esperança de que obtenha os mesmos sentimentos que tanto o machucou a 8 anos.
Ela desperta o interesse de outros cavaleiros que mesmo sem ela os incentivar tentam conquista-la, despertando os ciumes de Frederik.
Sera que ambos se acertarao ou deixarao ser persuadidos novamente por outras pessoas???
Acompanhe os costumes, os dizeres e descrições bucolicas daquela epoca de uma Inglaterra em meados dos anos 1800.

Chuchuzinha 22/04/2024

O livro que mudou minha relação com Jane Austen, este livro é apenas perfeito,se tornou o meu favorito e mudou minha perspectiva sobre minha vida e sobre a autora

Lara 21/04/2024

Persuasão
Esse livro foi o primeiro clássico inglês que eu li. Jane Austen: aclamada por tantos leitores. Talvez tenha sido por isso que não deu certo para mim na primeira vez que comecei a ler. Criei muita expectativa, mas não me envolvi com a história inicialmente; Um estilo diferente de escrita, a linguagem utilizada, o enredo em si... não sei dizer o que exatamente foi o motivo de eu ter abandonado na primeira vez. No entanto, depois de um tempo, resolvi ler novamente.
Comecei o livro do zero, mas dessa vez me desapeguei de qualquer concepção anterior que tivesse em relação à história e... eu me apaixonei, de verdade.
Consegui me envolver com a história e, até mesmo a lentidão e a descrição detalhada dos fatos, ambientes e sentimentos, que antes foram motivos para achar a história entediante, dessa vez foram encantadores para mim e contribuíram para o envolvimento e apego ao enredo. Foi uma surpresa ter gostado tanto na segunda vez, mas fiquei muito satisfeita!

suzana.elisa.9 20/04/2024

Gostei bastante da leitura, talvez por me identificar de certo modo com Anne por ser mais introvertida e observadora, mas gosto de imaginar como era diferente a vida naquela época, mais difícil em alguns pontos, mais simples em outros. Como se apegavam a títulos e formalidades e ao mesmo tempo se preocupavam uns com os outros... claro, gostei muito da família Musgrove, me parece alegre e barulhenta, mas bem unida.
A descrição profunda dos sentimentos de Anne e Frederick, mesmo que só saibamos o desenrolar no último capítulo, mas gosto dessa tensão em que um não sabe o que se passa com o outro, troca de olhares, ambos podem e tem o direito de estar magoados um com o outro, mas se perdoaram e amadureceram com isso... as descrições de caráter, as conversas profundas... tudo deixa uma leitura agradável e interessante.

cinthyaarruda 20/04/2024

Romance de época fofo, garota presa no passado ao cara que ela gostou, além de sofrer em casa com o desprezo da irmã e do pai. Achei o livro mais desenrolado do que orgulho e preconceito, parecia que tava fugindo mais e a história estava bem interessante.
Li bem rapidinho e o livro também foi uma boa seleção.

Bárbara 19/04/2024

Jane Austen rainha dos livros espirituosos
Esse livro me trouxe aquele aconchego gostoso de ler um livro de época. O que me agrada muito nessas histórias são as intenções dos personagens com seus familiares e amigos e suas viagens, e essa narrativa não falha em descrever esses momentos com muito carinho aos detalhes mas sem se prolongar demais para não causar tédio. A protagonista é alguém amável que nos faz torcer por ela, ela é madura e sempre lida com as situações da melhor forma possível. Os demais personagens são muito bem escritos, cada um com suas personalidades bem desenvolvida. Só não é um 5 estrelas, pois, por se tratar de um livro de romance, os protagonistas quase não interagem durante a maior parte do livro o que não me fez torcer pelo casal (apenas pela felicidade da protagonista). Faltou, para mim, apresentar mais o desenvolvimento do casal. Eu leria de bom grado mais 150 páginas sobre a história dos dois antes do início do livro; como se conheceram, o desenvolvimento da relação e como eles sofreram com o fim do relacionamentos.
Mas no fim das contas é um livro super espirituoso. Jane Austen faz tudo msm

Tati.Tatiana 19/04/2024

Continua meu favorito
E ele continua sendo meu favorito da Jane. A gente percebe como a escrita dela está mais madura. Ela constrói um casal que realmente se ama e consegue superar o rancor.
Frederick e Anne superam melhor casal ??

denalyn 18/04/2024

Achei a leitura bastante fácil pra um livro clássico, além de ter uma história muito cativante! esse é o primeiro livro da jane austen que leio completamente e minhas amigas que já leem suas obras há algum tempo dizem que "persuasão" tem a personagem mais fraca de austen, mas eu penso que anne é uma personagem admirável. embora não aparente ser como emma do livro "emma" ou elizabeth de "orgulho e preconceito" que mostram defeitos logo de primeira ela mostra isso com o tempo, seja remoendo o passado ou mostrando suas inseguranças.

sinceramente, a única coisa que me deixou a desejar foi o desenvolvimento do capitão wentworth, achei o final corrido e com explicações rasas. mas de resto eu adorei!

Alaine.Nunes 18/04/2024

Persuasão
Segundo livro da Jane que leio. A história é interessante, mas acho que aborda pouco da trama central, você acaba conhecendo muito mais dos personagens secundários do que da história da Anne e Frederick.

Alice1867 17/04/2024

Mais um livro perfeito da Jane Austen!
Amei muito! Persuasão já se tornou um dos meus livros favoritos da autora. Eu adorei o casal, o ambiente onde se passa a narrativa e a Anne, que é simplesmente uma das minhas heroínas favoritas da Austen (só fica atrás da Elizabeth Bennet), muito maravilhoso, todos que gostam de romance de época deveriam ler.
Persuasão também conta com várias críticas sociais, como por exemplo, os casamentos, que em sua maioria eram feitos não por amor, mas sim por dinheiro e conveniência. O livro também também fala frequentemente sobre "superioridade" ou "inferioridade" de nascimento, pois muitas pessoas,mesmo ricas, eram desprezadas pela circunstâncias desfavoráveis (como pobreza, por exemplo)em que nasceram, e isso era uma questão importante na história, porque o pai da Anne e vários personagens viviam falando sobre isso. Além disso, outra crítica presente é a falta de livros escritos por mulheres e acho que também a falta de mulheres tendo um papel mais significativo na sociedade.
O casal também me fez surtar demais. Aquela carta foi simplesmente perfeita e eu amei o Wentworth, o casal é muito perfeito.
Em suma, o livro é maravilhoso, apenas leiam.

Maria021 17/04/2024

E tudo dinheiro
? Acho que o spoiler prejudicou minha leitura, eu sabia sobre a carta e talvez por isso o plot não tenha me surpreendido, como aconteceu com Razão e Sensibilidade, mas ainda sim foi uma boa surpresa.

? Esse é um livro relativamente pequeno mas achei ele parado na maior parte do tempo, demorei mais para terminar por sentir a história bem parada...

? Acredito que a maior crítica deste livro seja a futilidade e banalidade do amor, Jane Austen grita nesse livro sua denúncia ao casamento como uma espécie de investimento econômico para as famílias, os noivos eram os mais prejudicados. O amor não era uma escolha por si só, mas o que o/a perceiro/a irá ganhar com a união ( status social, casas luxuosas, acúmulo de patrimônio etc...).

helô 16/04/2024

Anne Elliot
Austen possui um dom com as palavras, descrever sensações e sentimentos, caracterizar personagens e desenvolver um enredo relacionando-os muito bem. Esse é o terceiro livro de sua autoria que leio e me agrado com sua escrita.
Em algumas partes me confundi com os personagens e seus parentescos (também devido ao tempo que precisei para concluir a leitura), mas assim que me estabeleci na história, a obra fluiu.
As cenas compostas pela família Musgrove, os Harville e os Croft foram excelentes. Todos em sintonia como uma grande família, e Anne foi surtuda por se encontrar no meio destes, longe do pai e da irmã que tanto a ignoram.
O desenrolar do romance me agradou, assim como o final.
Apenas senti falta de uma relação maior com Lady Russel, uma vez que ela foi o maior motivo para impedir o noivaido de prosseguir, oito anos e meio atrás. No livro, as duas, Anne e Lady Russel, não ficam tão próximas. Retirado esse detalhe, o livro é ótimo!

mgzvrse 14/04/2024

Comecei esse livro com grandes expectativas por conta de "orgulho e preconceito" e "razão e sensibilidade", mas me decepcionei bastante. História maçante, pouco dinâmica, personagens chatos (tirando a anne que é uma diva), esperava beeeem mais.