Persuassion

Persuassion Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Mandy 22/02/2024

Mais um livro inesquecível de Jane Austen
Jane Austen nos desperta sentimentos sinceros durante a sua leitura, provoca-nos todo o tipo de sentimento: raiva, alegria, temor, tristeza, compreensão, julgamento...

Principalmente o julgamento, nesta leitura julguei bem e mal muitos dos personagens.

Não há como não se apaixonar e compreender Anne Elliot, uma protagonista singular que eu amaria ter como amiga. Tem em si princípios os quais os mantém irrefutáveis em todas as situações, exemplo de feminilidade e de ser humano. Se doa mais do que lhe é permitido. Em várias vezes percebi que estava com o sentimento de pena por Anne Elliot, queria abraçá-la, queria consolá-la por tudo o que lhe acontecia ao redor. Mas parece que a autora, sabendo deste outro sentimento que despertara em mim, colocou o personagens perfeitamente alinhados para trazer alegria a tão querida e doce Anne.

O romance se densenrola de forma lenta, característica usual de Austen. Mas que a cada detalhe te prende a atenção.

Como sempre rico de reviravoltas que te faz ler as linhas o mais rápido possível, colhendo informações como se esta fosse aquela fofoca maravilhosa que uma amiga lhe conta. Você se encontra sentada lendo o livro e com expressões de surpresa, as quais todos ao seu redor te perguntam o que está acontecendo.

O final como sempre épico e feliz. É lindo como cenas tão inocentes de um casal, pode lhe provocar um sentimento de alegria que você chega a sorrir sem perceber. Realmente os romances da Jane Austen não precisam sequer de um beijo para nos fazer se apaixonar.

Millena50 19/02/2024

Persuasão é o último romance escrito pela Jane Austen, é uma história curta e arrastada. Confesso que o livro não me prendeu em nenhum momento e apesar de ser bem pequeno, demorei dias para terminá-lo. As 3 estrelas foram especificamente justificadas pelos últimos capítulos, quando o romance finalmente se desenrola. Gosto quando a palavra ?persuasão? são usadas no texto, dando maior ênfase no sentimento. Apesar de ser um amor previsível, o final me deixou com o coração quentinho.

elietejcfarias 19/02/2024

Foi uma história mais emocionante no final, porque no começo eu só pensava o quanto tinha muita letra nas páginas e todas se amontoavam na hora de ler.
No fim foi uma prova de que existe amor se verdade, sempre vence todos os obstáculos.

Tereza 18/02/2024

Persuasão
Esse é o segundo romance da Jane Austen que leio e confesso que apesar de gostar muito de romances de época, às vezes me pego ansiosa para que as coisas aconteçam mais rápido.

Persuasão é sobre uma jovem que se vê persuadida a desistir de um amor por questões de dinheiro e posição social.

Passados alguns anos ela se vê obrigada a conviver com esse antigo amor e vê-lo - agora bem mais rico e mais bem socialmente colocado - cortejar outras moças.

Nickie Dias 18/02/2024

Com praticante quatro famílias Austen constrói a história de Persuasão, explorando os conflitos de classe e gênero, na sociedade patriarcal do século XIX.
O início foi um pouco arrastada a leitura, até por toda ambientação e apresentação das famílias, mas a partir do capítulo 12 a história decola.
Anne é inteligente, sensata e amável, bem diferente das suas irmãs fúteis, Elizabeth e Mary, a primeira vaidosa e a segunda um tanto hipocondríaca.

Anne Elliot é a primeira protagonista de Austen a passar da idade considerada apropriada para casar, além disso temos três viúvas em Persuasão, Lady Russel, a Sra. Clay e a Sra. Smith, levando a crer que a autora queria enfatizar a condição das mulheres que viviam sem a companhia de um marido.
Já Wentworth é um par romântico que não tem uma figura marcante, mas ainda que seu papel seja um pouco apagado, o trecho com sua carta ainda foi minha passagem favorita do livro.
Enfim gostei bem mais do que o livro Emma, mas não tanto quanto Orgulho e Preconceito.

Lari 17/02/2024

Os livros da Jane sempre me surpreende
Tenho total certeza que Jane é minha autora preferida, a escrita dela é impecável, tão incrível que é difícil de ler, mas eu amei persuassão, toda a construção da Anne ( parênteses para dizer o quanto o filme é ruim, mudaram a personalidade dela no filme e ficou horrível, odiei!), amo o quanto a Jane trazia nos livros dela a visão que ela tem do mundo, demorei um pouco para me apegar na leitura deste livro mas em determinado momento da história ele te prende, achei maravilhoso!

Caroline.Ribeiro 17/02/2024

Persuasão
Confesso que fiquei bastante ansiosa em alguns momentos para que as coisas acontecessem mais depressa, mas, como característica dos romances da época, a história tende a ser um pouco mais arrastada. Ainda assim, fiquei bastante curiosa com o desenrolar da trama.
Pontos negativos, na minha opinião, foram a pouca interação entre Anne e Frederick e a velocidade do desfecho entre eles. Gostaria de ter lido mais sobre o casal quando finalmente se entenderam.

TerraDasLetras 15/02/2024

Esse clássico, traz a história de Anne Elliot, que carrega o arrependimento de, quando mais jovem, ter desistido de seu noivado com o homem que amava. Sendo ela filha de um orgulhoso e arrogante baronete, e ele um oficial pobre em início de carreira, sua família e sua amiga mais próxima a persuadiram a romper o relacionamento.
Oito anos depois, eles se reencontram e, ambos, ainda carregam o peso e as marcas da decisão tomada. Agora ele é Frederick Wentworth, capitão da marinha, cortejando uma conhecida em comum. Agora eles precisam lidar com o constrangimento e a dor que carregam e saber se ainda há espaço para o amor.
A escrita da Jane é sempre atrativa e a história te leva a sentir um pouco do que era viver na sociedade daquela época. Suas crítica e ironias estão sempre presentes.
A história, por si só, merece seu lugar na estante.

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/

14/02/2024

Persuasão - Jane Austen
?A few months had seen the beginning and the end of their acquaintance; but not with a few months ended Anne's share of suffering from it.?

?Persuasão? é um romance típico de Austen que não se limita ao amor romântico, mas que aborda a sociedade e as convenções da época. A distinção dos romances da autora para outros do século XIX é justamente a oposição a esses costumes por parte da personagem principal. O papel da mulher é colocado em xeque, de modo que os desejos, os pensamentos e as escolhas da protagonista são foco da narrativa.

Seguindo esse panorama, essa obra irá contar a história de Anne Elliot, aristocrata que é persuadida a não se casar com o homem que ama devido a sua posição social, considerada inferior. Nesse enredo Austen, através de Anne, faz críticas ao criar uma família em decadência devido a extravagâncias econômicas, mas que não abandona o orgulho e a antipatia de sua posição social. Centradas na figura do pai e da irmã mais velha da protagonista, ainda é retratado o interesse por trás das relações sociais em prol do status.

Além das sutilezas críticas, a autora constrói uma história de amor a qual sobrevive ao tempo e às posições contrárias à união. Em um período no qual o casamento é uma obrigação social e deve ser vantajoso para as partes, Austen valoriza o sentimento amoroso como essencial no matrimônio. O que parece óbvio, em sua maioria, aos olhos atuais é exceção na época.

Aline 13/02/2024

Meu segundo livro sa Jane e o final sempre me incomoda por ser tão apressado, a historia vai se desenvolvendo bem, agradavel, mas ai vem o final apressado, gostaria de ler mais sobre o casal em si, acaba tendo muitas informações de outros personagem enquanto o casal em si poderia ser mais abordado.
Mas um livro gostoso de ler.

Sofia 12/02/2024

Este é o segundo livro da Jane Austen que leio e é tão delicioso quanto Orgulho e Preconceito, mas me atrevo a dizer que a autora está mais afiada neste escrito.

Persuasão é um romance sobre sentimentos que não podem ser ditos, mas que necessitam pelas circunstâncias serem compreendidos pelo simples conhecimento que Frederick tem a respeito do caráter de Anne e vice-versa.

Me impressiona a maturidade dos personagens e também o humor ácido de Jane Austen mais aflorado do que nunca para criticar a frivolidade de nobres que se satisfazem com sua própria condição.

É um romance sobre temperamentos, aparências e como devemos estar atentos ao que se esconde por trás de bons modos e sorrisos encantadores.

Recomendo a leitura.

Paola Letícia 11/02/2024

Eu sou apaixonada pelos livros da Jane Austen, sempre que acabo de ler alguma obra, sinto uma sensação de que nada mais será tão bom quanto! Não consigo decidir-me se gosto mais de persuasão ou orgulho e preconceito, os dois me conquistaram profundamente! Persuasão é daqueles livros que dá um gelinho na barriga em alguns momentos hahahahah. Só leiam!

Joyce 11/02/2024

Jane Austen nunca erra!!!!
Confesso que achei os primeiros capítulos do livro um pouco parado, porém ao decorrer da história a Anne Elliot foi me cativando com seu jeito elegante e sensato diante a situações tão complicadas criadas por sua própria família. A carta do Capitão Wentworth!!!!!!