Persuasão

Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

amoragamora 09/04/2024

Anne é a elegância em pessoa
Que livro lindo! Minha primeira leitura de Jane Austen e achei simplesmente maravilhoso. Meio clichê, mas um clichê bom
A forma como sua relação com Wentworth é construída é indescritível. É uma história leve, não tem uma linguagem tão difícil, com algumas passagens que chegam a ser cômicas e outras que vão te fazer querer arrancar os cabelos. São várias personagens (e confesso que em certa parte me perdi), mas suas características são bem descritas

Vanessa182005 09/04/2024

Um romance xoxo e capenga mais muito lindo.
Tive minhas expectativas frustradas, esperava mais do romance. Isso aqui é pouco até prós padrões da Jane Austen, eu não estava esperando um beijo mas eu queria mais páginas deles casados, uma descrição da casa que eles vão morar. Só queria umas migalhas um pouquinho maiores mas me foi negado esse prazer.
Tirando a decepção com o romance essa estória foi arrebatadora, as dificuldade para que o casal acabasse junto, os amigos da Anne, o pai e a irmã de merda dela tudo foi muito prazeroso de ler. A escrita da Jane da muito profundidade a vida e a sentimentos cotidianos, ela faz coisas pequenas e insignificantes parecerem gigantes e lindas.

trajanooo 07/04/2024

A carta salva
De verdade estava com as espectativas altas para este livro, vi a adaptação da Netflix e fiquei interessada pelo livro
gosto dos personagens e da carta do Frederick do resto pouco gosto
não gosto do desenrolar e da história
lógico que tenho um carinho enorme de conforto por este livro
mas esperava mais
lyme marcou muito
e nao gostei do plost da louise

Isabel 06/04/2024

Não me conectei com a história
É uma boa história, mas achei muito arrastada, não me conectei com os personagens e acho que detalha demais coisas que não precisam de tanto detalhe, me senti até mal por não ter gostado tanto por que é da Jane Austen né, mas foi isso.
Porém a carta que o Frederick deixa pra Anne, essa sim viu, palmas, linda demais.

Abner47 05/04/2024

"Ele havia nutrido por Anne uma grande afeição, e desde então nunca havia encontrado outra mulher que julgasse igual a ela;[...]"
Publicado em 1818, "Persuasão" marcou o último romance concluído por Jane Austen antes de sua morte em 1817. A obra é enriquecida pela linguagem refinada característica da época, que foi habilmente transmitida na tradução para o português. Uma das características que mais aprecio em Austen é sua habilidade em descrever os pensamentos e emoções dos personagens. Em "Persuasão", a autora apresenta com perspicácia as nuances de uma mulher madura: Anne, uma personagem moralmente íntegra, equilibrada e observadora. Sua simplicidade e caráter cativam, e muitos podem se identificar com seu exemplo.

Além disso, Austen destaca-se ao enaltecer homens virtuosos e colocar os vilões em seus devidos lugares, evitando os estereótipos dos libertinos ridículos tão comuns em romances de época contemporâneos.

Considerando o contexto da vida da autora enquanto escrevia, lidando com doença que eventualmente a levaria à morte, "Persuasão" parece ter um significado ainda mais íntimo para Austen. O romance transmite uma mensagem de encorajamento, fé em Deus e confiança em si mesma, especialmente através da figura da Sra. Smith, personagem ligada à protagonista Anne. O enredo simples, porém habilmente elaborado, é um testemunho da maestria de Austen na escrita.

Além disso, "Persuasão" oferece uma visão fascinante da sociedade em transformação da época, onde o mérito e a sorte podiam elevar ou rebaixar indivíduos na escala social. Os personagens como o pai e a irmã de Anne exemplificam o lado fútil dessa sociedade, que se orgulhava de títulos de nobreza e se considerava superior aos que não pertenciam ao seu círculo social.

Em suma, "Persuasão" é uma leitura enriquecedora, oferecendo insights valiosos sobre personagens, narrativa e a sociedade do século XIX. É uma obra que vale a pena ser explorada, mantendo-se relevante e instigante mesmo após tantos anos de sua publicação.

Rachel124 05/04/2024

Bom como todos da jane
Apesar de ser um clássico e evidentemente de qualidade absurda, foi o que eu menos gostei. Não consegui me identificar com os protagonistas.

Estefany 03/04/2024

Persuasão
Livro ok, nada de extraordinário. O trama envolve a família de Anne, composta pelo pai, duas irmãs(sendo uma delas casada), e uma amiga ímtima da sua mãe já falecida. Anne é constantemente desprezada por seus parentes, mas a amiga de sua mãe a toma como filha e qualquer pessoa externa gosta dela. Novamente, um romance em que o casal demora muito para se acertar. Anne e Frederick Wentworth haviam sido separados 8 anos antes, por Lady Russel, a amiga da mãe de Anne que não o julgava digno de um casamento com a moça que ela tomou como filha. Passado esse tempo, Anne e Frederick se reencontraram, mas nenhum dava um passo sequer, só ficavam expeculando e se afastando cada vez mais. O importante é que, no final, deu tudo certo!

Iskralol 03/04/2024

"Não consigo mais ouvir em silêncio. Tenho de falar com você com os meios que estão ao meu alcance. Você trespassa a minha alma. Sou agonia e esperança. Não me diga que é tarde demais, que tais preciosos sentimentos se foram para sempre. Eu volto a me oferecer a você, com um coração ainda mais seu do que quando você quase o partiu, oito anos e meio atrás. Não ouse dizer que os homens se esquecem mais rápido do que as mulheres, que o amor deles morre mais cedo. Só a você tenho amado. Posso ter sido injusto, fui fraco e ressentido, mas nunca inconstante. Só por você vim a Bath. Só por você eu penso e faço planos. Será que você não viu? Será que você não conseguiu entender meus desejos? Não teria esperado nem estes dez dias se tivesse podido ler os seus sentimentos, como acho que você entendeu os meus. Mal consigo escrever. Estou a cada instante ouvindo coisas que me esmagam. Você abaixa a voz, mas posso distinguir tons nessa voz que aos outros passariam despercebidos. Criatura excessivamente boa, excessivamente excelente! Você nos faz justiça, sem dúvida. Acredita que o verdadeiro afeto e constância existam entre os homens. Creía que tal afeto é mais do que fervoroso e mais do que constante"

Regina.ina 03/04/2024

Netflix, por quê?
Minha primeira experiência com "Persuasão" foi com o filme da Netflix, então não foi muito boa. A experiência de ler o livro foi bem diferente da de ler "Orgulho e preconceito", esse foi mais rápido, porém eu achei a história muito parada e por isso não consegui me conectar com a história.

A melhor personagem do livro é a Anne, por ela o livro se sustenta, mas o romance em si eu achei meio fraco, não consegui ver esse amor todo por parte dele, além da carta, e por eles se gostarem desde o início do livro eu senti falta de um desenvolvimento maior disso.

No geral é um livro muito bom, óbvio, mas não virou um favorito.

belligna 02/04/2024

Releitura.

Ouvi audiolivro enquanto trabalhava já que estou meio sem tempo pra leitura e também com um certo bloqueio.

Engraçado que a primeira vez que eu li esse livro gostei muito mais. Dessa vez não me pegou tanto e algumas coisas me incomodaram. Mas sigo amando o Capitão Frederick Wentworth e aquela carta perfeita que ele escreve pra Anne.
Um dia eu leio novamente a minha edição da Nova Fronteira e volto pra comentar melhor.
De qualquer forma recomendo a leitura. Não chego nem perto de não gostar da história.

Fefe 31/03/2024

Meu coração não cabe dentro do meu peito.

É tão sutil, que quando algo acontece é esmagador. As trocas de olhares, as frases que dizem pouco e revelam muito..

gabdoesherreading 31/03/2024

Incrível
O livro tem tudo o que me faz gostar de um romance: sutileza, profundidade e uma escrita ótima. o romance acontece nas entrelinhas, e isso, na minha opinião, é o que a jane austen consegue fazer de melhor em todas as obras dela. pequenos momentos que dizem tudo. espetacular!

30/03/2024

Finalmente terminei esse livro. Não digo isso porque foi uma leitura ruim, mas porque foi maçante, e eu assumo toda a culpa por isso. Comecei a ler ele em uma época muito corrida o que não me deu tempo de desfrutar a leitura como deveria ser. Mas falando sobre o livro, esse livro é bom, e cumpre com o que promete. Mas queria que o romance entre a protagonista e o interesse romântico tivesse mais cenas, mas todas as que tiveram foram dignas de surto.

Thaís 30/03/2024

Um dos classicos da literatura romântica. Austen fez história por ser uma mulher escrevendo sob o ponto de vista dessa condição. Inclusive discute isso na narrativa. Mas o que mais me satisfez foi a escolha pelo desenrolar de um romance já na idade adulta, mesmo que iniciado na adolescência. E é nesse ponto que acho que Austen inovou.