Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

L.a.u.r.e.n 27/02/2024

Sutileza nos detalhes
Esse é meu segundo livro de Jane Austen e acho que posso dizer que ela é uma de minhas escritoras preferidas. Um livro tão antigo, mas tão à frente de seu tempo.
Tem tantas sutilezas nos detalhes, principalmente em torno da palavra ?persuasão? que é, inclusive, o título do livro.
Os conflitos da época são muito bem representados e vc se sente imerso naquele tempo. Super indico a leitura! Minha meta é ler todas as obras que eu encontrar da Jane Austen :)

Alyne 26/02/2024

Minha segunda vez lendo esse livro e tendo mais certeza de que é um dos meus livros favoritos da vida!
Anne Eliot é sem dúvidas uma das melhores mocinhas de Jane austen, no quesito caráter, empatia, resiliência. Acho muito lindo como Austen consegue demonstrar que seus personagens não são perfeitos, pelo contrário, mas apesar dos defeitos vemos as mudanças, arrependimentos, etc. E sinceramente, uma determinada carta contida nesse livro já faz valer toda a leitura :')

É uma história linda sobre escolhas, mudança e amadurecimento. Recomendo demais!

Camila de Paula 25/02/2024

Mais uma ótima obra de Jane Austen!
Jane Austen é uma autora brilhante, a forma como consegue ser irônica e sarcástica é incrível pra mim. A única coisa que não gostei desse livro, em relação aos outros da autora, é a demora para o casal ter um diálogo completo, isso só foi acontecer primeiro no capítulo 20 do livro. Nos outros capítulos, era a Anne interagindo com os outros personagens e apenas citando o capitão Wentworth, então, nesse quesito, senti bastante falta do casal.

Mas, não deixa de ser um ótimo livro, que me entreteu bastante. Recomendo!

Maria Clara 23/02/2024

Primeiro livro de época da minha vida
Persuasão conta a história de Anne Elliot que foi convencida a não se casar com seu grande amor por sua família. Agora, anos depois, este homem reaparece em sua vida.
A história em si tem pontos bem interessantes, observarmos a vaidade do pai da Anne e como isso interfere em toda sua vida, como a irmã dela é uma hipocondríaca dramática exagerada, o primo dela que surge do nada, o Frederick voltando pra vida da Anne e como ela reage a isso, a interação entre as famílias e etc.
O que eu vejo de negativo PRA MIM (porque acredito que quem gosta desse gênero deve amar) é que existe muito detalhismo, apesar dos capítulos serem curtos, tem muitos personagens e muitos detalhes o que torna a leitura mais lenta. Além disso, a interação MESMO entre o Frederick e a Anne é muito demorada, na maior parte da leitura é só a visão que a Anne tem das cenas e ela se lamentando pelos cantos. Muitos capítulos eram apenas o dia a dia da Anne e não tinha nada demais acontecendo!!
Esse é o primeiro romance de época que li e foi um grande desafio pra mim, vejo que o gênero não é algo que eu curto muito. De qualquer forma, fico feliz de ler coisas diferentes do que eu estou acostumada (e tbm fico feliz porque agora posso falar que li algo escrito pela Jane Austen ?)

Heitor144 22/02/2024

Gostei
Gostei da história em geral e toda melancolia da Anne.
A história conta com um reencontro amoroso e algumas intrigas.
O livro tem um enriquecimento de detalhes que acaba deixando a leitura beeem arrastada, são inúmeros personagens que, para mim, tem nomes parecidos e acabei me confundindo um pouco no início.
Mas vale a pena a leitura.

Mandy 22/02/2024

Mais um livro inesquecível de Jane Austen
Jane Austen nos desperta sentimentos sinceros durante a sua leitura, provoca-nos todo o tipo de sentimento: raiva, alegria, temor, tristeza, compreensão, julgamento...

Principalmente o julgamento, nesta leitura julguei bem e mal muitos dos personagens.

Não há como não se apaixonar e compreender Anne Elliot, uma protagonista singular que eu amaria ter como amiga. Tem em si princípios os quais os mantém irrefutáveis em todas as situações, exemplo de feminilidade e de ser humano. Se doa mais do que lhe é permitido. Em várias vezes percebi que estava com o sentimento de pena por Anne Elliot, queria abraçá-la, queria consolá-la por tudo o que lhe acontecia ao redor. Mas parece que a autora, sabendo deste outro sentimento que despertara em mim, colocou o personagens perfeitamente alinhados para trazer alegria a tão querida e doce Anne.

O romance se densenrola de forma lenta, característica usual de Austen. Mas que a cada detalhe te prende a atenção.

Como sempre rico de reviravoltas que te faz ler as linhas o mais rápido possível, colhendo informações como se esta fosse aquela fofoca maravilhosa que uma amiga lhe conta. Você se encontra sentada lendo o livro e com expressões de surpresa, as quais todos ao seu redor te perguntam o que está acontecendo.

O final como sempre épico e feliz. É lindo como cenas tão inocentes de um casal, pode lhe provocar um sentimento de alegria que você chega a sorrir sem perceber. Realmente os romances da Jane Austen não precisam sequer de um beijo para nos fazer se apaixonar.

Millena50 19/02/2024

Persuasão é o último romance escrito pela Jane Austen, é uma história curta e arrastada. Confesso que o livro não me prendeu em nenhum momento e apesar de ser bem pequeno, demorei dias para terminá-lo. As 3 estrelas foram especificamente justificadas pelos últimos capítulos, quando o romance finalmente se desenrola. Gosto quando a palavra ?persuasão? são usadas no texto, dando maior ênfase no sentimento. Apesar de ser um amor previsível, o final me deixou com o coração quentinho.

elietejcfarias 19/02/2024

Foi uma história mais emocionante no final, porque no começo eu só pensava o quanto tinha muita letra nas páginas e todas se amontoavam na hora de ler.
No fim foi uma prova de que existe amor se verdade, sempre vence todos os obstáculos.

Tereza 18/02/2024

Persuasão
Esse é o segundo romance da Jane Austen que leio e confesso que apesar de gostar muito de romances de época, às vezes me pego ansiosa para que as coisas aconteçam mais rápido.

Persuasão é sobre uma jovem que se vê persuadida a desistir de um amor por questões de dinheiro e posição social.

Passados alguns anos ela se vê obrigada a conviver com esse antigo amor e vê-lo - agora bem mais rico e mais bem socialmente colocado - cortejar outras moças.

Nickie Dias 18/02/2024

Com praticante quatro famílias Austen constrói a história de Persuasão, explorando os conflitos de classe e gênero, na sociedade patriarcal do século XIX.
O início foi um pouco arrastada a leitura, até por toda ambientação e apresentação das famílias, mas a partir do capítulo 12 a história decola.
Anne é inteligente, sensata e amável, bem diferente das suas irmãs fúteis, Elizabeth e Mary, a primeira vaidosa e a segunda um tanto hipocondríaca.

Anne Elliot é a primeira protagonista de Austen a passar da idade considerada apropriada para casar, além disso temos três viúvas em Persuasão, Lady Russel, a Sra. Clay e a Sra. Smith, levando a crer que a autora queria enfatizar a condição das mulheres que viviam sem a companhia de um marido.
Já Wentworth é um par romântico que não tem uma figura marcante, mas ainda que seu papel seja um pouco apagado, o trecho com sua carta ainda foi minha passagem favorita do livro.
Enfim gostei bem mais do que o livro Emma, mas não tanto quanto Orgulho e Preconceito.

Lari 17/02/2024

Os livros da Jane sempre me surpreende
Tenho total certeza que Jane é minha autora preferida, a escrita dela é impecável, tão incrível que é difícil de ler, mas eu amei persuassão, toda a construção da Anne ( parênteses para dizer o quanto o filme é ruim, mudaram a personalidade dela no filme e ficou horrível, odiei!), amo o quanto a Jane trazia nos livros dela a visão que ela tem do mundo, demorei um pouco para me apegar na leitura deste livro mas em determinado momento da história ele te prende, achei maravilhoso!

Caroline.Ribeiro 17/02/2024

Persuasão
Confesso que fiquei bastante ansiosa em alguns momentos para que as coisas acontecessem mais depressa, mas, como característica dos romances da época, a história tende a ser um pouco mais arrastada. Ainda assim, fiquei bastante curiosa com o desenrolar da trama.
Pontos negativos, na minha opinião, foram a pouca interação entre Anne e Frederick e a velocidade do desfecho entre eles. Gostaria de ter lido mais sobre o casal quando finalmente se entenderam.

TerraDasLetras 15/02/2024

Esse clássico, traz a história de Anne Elliot, que carrega o arrependimento de, quando mais jovem, ter desistido de seu noivado com o homem que amava. Sendo ela filha de um orgulhoso e arrogante baronete, e ele um oficial pobre em início de carreira, sua família e sua amiga mais próxima a persuadiram a romper o relacionamento.
Oito anos depois, eles se reencontram e, ambos, ainda carregam o peso e as marcas da decisão tomada. Agora ele é Frederick Wentworth, capitão da marinha, cortejando uma conhecida em comum. Agora eles precisam lidar com o constrangimento e a dor que carregam e saber se ainda há espaço para o amor.
A escrita da Jane é sempre atrativa e a história te leva a sentir um pouco do que era viver na sociedade daquela época. Suas crítica e ironias estão sempre presentes.
A história, por si só, merece seu lugar na estante.

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/