Persuasão

Persuasão Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Drii 17/09/2022

Como amo ler livros da Jane Austen e esse me deixou apreensiva rsrs pq nossa 8 anos sofrendo e esperando por um amor da juventude é difícil de se imaginar.
Tatiana 17/09/2022minha estante
Esse é meu livro favorito da Jane Austen. ??

Karen 27/08/2022

Uma história que faz pensar mais que , mas família e amigos
Jane Austen mostra em persuasão sobre escolhas que fazemos na vida mesmo sem querer, mostra que família não são pessoas de sangue e sim quem te ama e quer feliz, mostra o poder do amadurecimento e em segundas chances.

Vivi 11/07/2021

Persuasão
O segundo livro que leio da Jane Austen e me apaixono a cada dia mais pelos livros dela. Persuasão foi divertido e me deixou ansiosa a maior parte do tempo, pelo que li ela sempre junta os casais nos últimos capítulos e me deixou tão curiosa para ler, admiro muito a autora.
Recomendo demaaaaais

Povidaiko 21/01/2024

Uma das ótimas obras de Jane Austen
Escolhi esse livro para ser a minha primeira leitura de 2024 por ser um livro curto. Me surpreendi.
Não é o primeiro livro de Jane Austen que eu leio, já tinha lido "Orgulho e preconceito". Agora adiciono mais um a coleção.
Comecei lendo o livro achando que não poderia acabar gostando de Anne e Wentworth tanto quando eu gosto da Elizabeth e Mr. Darcy e me apaixonei pelos dois, o jeito da Anne uma jovem tão bondosa e certa das suas decisões e Wentworth que mesmo depois da rejeição dela (Anne) continuou apaixonado por ela mesmo depois de 8 anos. Peguei um carinho muito grande pelos personagens e o livro nos mostra que se for para ser, vai ser.

Recomendo Persuasão para qualquer pessoa que tiver a oportunidade de ler essa obra.
Stella 21/01/2024minha estante
Amo tanto! Um dos meus favoritos dela

Thaís 31/01/2021

A personagem mais Jane Austen!
Anne me conquistou, é uma das personagens mais reais da Jane... doce, corajosa e bondosa na medida certa, sem exageros! Impossível não a reconhecer como um autorretrato da nossa amada Jane ?

Leticia.Justo 17/09/2022

Não sei porque demorei tanto para lê-lo
O livro conta a história de Anne Elliot, uma das heroínas mais tranquilas e reservadas de Austen, mas, ao mesmo tempo, uma das mais fortes e abertas às mudanças. O livro enaltece a constância do amor numa época turbulenta na história da Inglaterra: as guerras napoleônicas. Escrito nesse período, o romance descreve como uma mulher pode permanecer fiel ao seu passado e, ainda assim, pensar em um futuro feliz. Austen expõe de maneira sutil como uma mulher pode passar por cima das convenções sociais e das restrições femininas em busca da felicidade.

Bruna 02/08/2022

A história começa bem lenta, mas comecei a me importar com os personagens e fica difícil parar de ler.
Manu 02/08/2022minha estante
Senti exatamente o mesmo

Danlmg 05/11/2023

A carta de Frederick
?Já não posso ouvir em silêncio. Preciso falar-lhe pelo meio que está ao meu alcance. Você me fere a alma: sou meio agonia, meio esperança. Não me diga que cheguei tarde demais, que sentimentos tão preciosos já desapareceram para sempre. Ofereço-me agora com um coração ainda mais seu do que há oito anos e meio, quando chegou quase a despedaçá-lo. Não se atreva a dizer que o homem se esquece mais depressa do que a mulher, que seu amor morre mais cedo. Só amei a você. Posso ter sido injusto, fraco e rancoroso, isso eu o fui, mas nunca inconstante. Só você me fez vir a Bath. Só penso e planejo por sua causa. Não reparou nisso? Pode ter deixado de compreender minhas aspirações? Não teria esperado nem mesmo esses dez dias, se pudesse ter lido em seus sentimentos, como penso que deve ter penetrado os meus. Quase não consigo escrever. A cada instante ouço algo que me atormenta. Você baixa a voz, mas posso distinguir os tons dela, o que não ocorreria com outra. Excelente criatura, boa demais! Você de fato nos faz justiça. Crê realmente que há verdadeiro afeto e constância nos homens. Acredito ser este o mais fervoroso e constante em F. W. Devo partir, incerto de minha sorte, mas voltarei ou me unirei a seu grupo logo que possível. Uma palavra, um olhar será o suficiente para decidir se irei à casa de seu pai esta noite, ou nunca.?

Apaixonada em todas as obras delas..
Jane Austen

Yasmin R 16/07/2021

Esperava mais desse livro da Jane , não foi ruim e nem tão bom ! Podia ter mais diálogos entre os protagonistas . E tinha umas partes que ficou um pouco chatinhas . Custei para entender umas coisas , mas é por causa da escrita da época .
Gomes 09/08/2021minha estante
O iniciei agora, e já estou me decepcionando, espero que melhore para os próximos capítulos

leaveme_here_ 26/01/2022

O começo foi meio sem graça, mas logo fui me apegando a história. O pai e a irmã mais velha de Anne desde o começo até o fim me irritaram em todos os momentos possíveis. No meio eu fiquei meio em dúvida, e já chegando ao fim, quando achei que tava tudo indo bem, tudo vai ladeira abaixo. É então que tudo se resolve e eu me apaixono pela Anne ainda mais e pelo Capitão Wentworth. A história é muito legal, os muitos personagens te envolvem na leitura e diversas opiniões são criadas.

nicolli 14/07/2021

jane austen (1775-1817) foi uma das maiores romancistas do século XIX, retratou com leveza e ironia a pequena nobreza inglesa e seu modo de vida campestre em suas obras.

como leitora de primeira viagem preferi começar por 'persuasão', obra escrita quando jane estava debilitada pela doença e por isso é um romance curto e menos elaborado do que os anteriores, porém, cheio originalidade pela personagem principal não tão jovem. a enfermidade acabou ocasionando sua morte precoce e o livro foi publicado postumamente com o título escolhido por seu irmão.

em 'persuasão', conhecemos anne elliot, de 28 anos, solteira e filha do baronete sir walter elliot, que 7 anos antes foi persuadida por lady russel, uma amiga da família, a não se casar com frederick wentworth pois ele era oficial naval sem títulos nobiliárquicos ou terras e com poucas chances de ascensão. devido a uma mudança provisória, anne reencontra seu grande amor, agora um rico capitão da marinha real britânica.

o título da obra está presente em várias partes do livro é muito interessante principalmente quando se observa que em várias situações os personagens persuadem ou são persuadidos, e até a influência de pessoas nas decisões na vida dos personagens.

anne é uma personagem inteligente, sensata e caridosa então é fácil ama-la, ainda mais por estar rodeada de pessoas esnobes e extremamente conservadoras. o livro deixa a visão progressista da autora sobre a mobilidade social bem clara, isso me fez gostar mais.

esse primeiro contato com jane austen foi bastante agradável, no início tive dificuldade com o ritmo lento e as descrições bem detalhadas até perceber que precisava ler com paciência para entender a sutileza e a importância do olhar da autora sobre as relações sociais e familiares para a narrativa.

já quero ler outros livros da autora 🖤

Dama 01/07/2020

O romance mais acessível de Austen
Notei as diferenças de Persuasão para os outros romances da Jane Austen logo de início. Ele é um livro menor que os outros, e não enrola muito pra começar, logo apresenta os personagens e a história dos principais. Além disso, a linguagem é mais simples e o romance é a peça central do livro.
Entretanto, não é por isso que a obra deixar de ser um clássico de Austen, possui personagens bem desenvolvidos, cheios de camadas e com boas histórias, e uma característica muito interessante: o romance é a peça central, mas com os personagens separadamente. A história gira em torno de Anne Elliot, que em sua juventude, foi persuadida a não casar com Frederick Wentworth, o amor de sua vida, por ele não ser de origem nobre como ela, que é filha de um baronete.
Agora já mais velha, com 27 anos (outra característica singular desse livro), ela se vê no mesmo círculo social que ele, que fez sua própria fortuna, e em meio a muitos sentimentos que insistem em voltar. Assim se passa a história, com a dúvida se vale à pena tentar de novo e se eles ainda sentem o mesmo.
Eu amei a personagem da Anne, ela é muito deixada de lado pela própria família, muito orgulhosa e vaidosa, mas qualquer um que conhece ela sabe dar valor à pessoa meiga, prestativa e sensata que ela é.
Outro ponto interessante é a questão da persuasão abordada no livro. Diversas vezes se lê as palavras "persuadida a isto" ou "convencida àquilo", e é muito interessante ver até onde vale à pena ser convencido a fazer alguma coisa, ou até onde é aceitável um espírito completamente insubordinado.
Recomendo o livro pra quem gosta de romance de época, de personagens femininas resilientes e sensatas, e ainda assim aprecia uma crítica. Ele é ótimo para quem quer entrar no universo austeniano e não sabe por onde começar!

Moreira 28/02/2022

Persuasão e Suposição
O livro conta a história do casal Anne Elliot e Frederick Wentworth, que se conheceram quando jovens e se apaixonaram, pensavam até em casar. Mas, Anne foi persuadida de que não era a melhor escolha, pois ambos eram muito jovens e de classes sociais diferentes. Com medo de represálias, tanto para ela quanto para Frederick, ela o rejeitou. Então, ele parte dali e fica afastado por alguns anos, retornando depois como capitão da marinha.
Ambos, a princípio, ficam evitando de se encontrar, como se estivessem sem coragem de encarar um ao outro, mas ao mesmo tempo, queriam se ver e estudar a reação que cada um despertava em si. E a verdade é que eles ainda se amavam,  mas não expressavam seus sentimentos. Esse livro deveria chamar "Persuasão e suposição", porque o casal demora a pôr tudo às claras, enquanto isso, ficam supondo o sentimento que cada um está sentindo de si. O capitão, ressentido pelo que houve no passado, começa a cortejar uma amiga de Anne. E a srta. Elliot, sofrendo por dentro, dando uma de "egípcia", faz Wentworth pensar que ela não se interessa mais por ele. Em contrapartida, a moça acha que ele já a esqueceu. O que não é verdade. Aí fica nessa "lenga-lenga" que se resolveria rápido se eles simplesmente falassem o que ainda sentem um pelo outro. Mas, o livro é muito bom e apaixonante. Cada encontro deles era bastante comovente, mesmo que singelo. Achei Wentworth mais romântico, se for comparar com Darcy, de Orgulho e Preconceito (Ah, nem sei. Disputa acirrada rs). Eu li e reli a carta que ele escreveu a Anne como se tivesse escrito pra mim, de tão lindas palavras que foram.

Naiara Heres 12/06/2021

???????
Esse livro realmente merece todos os elogios que são atribuídos a ele!
Além de ter uma das cartas mais lindas do mundo literário, a personagem principal é muito à frente do seu tempo, e é por intermédio dela que a Jane Austen fez críticas à sua sociedade naquela época, muito construtivas para a leitura.
Favoritado, super recomendo!