A consciência das palavras

A consciência das palavras Elias Canetti

Resenhas - A consciência das palavras

Arce 28/12/2012

Não espere nada
Com toda a autopropaganda de um ganhador de incontáveis prêmios, o mínimo que se espera é um livro épico. Não é o caso.
Não tem história nenhuma. Não dá pra saber o que o autor quer e aonde quer chegar. A leitura é pela própria leitura, nada mais que isso.
São capítulos muito cansativos, desinteressantes e sem propósito. E um não tem nada a ver com o outro.
Thiago 31/12/2014minha estante
Mas é um livro de ensaio e não um livro de ficções.

Marc 14/07/2018minha estante
Meu Deus! Essa resenha é um triste retrato do sistema de ensino brasileiro. O cara não consegue nem apreender o que é um livro de ensaios e critica a "história" por ser nonsense... Que tristeza!

SamuellVilarr 07/12/2021

A Consciência das Palavras, Elias Canetti.
Este verdadeiro memorial de repertório, que apreende e transmite um conteúdo que perpassa desde os minuciosos e específicos caminhos do escritor e sua jornada, utilizando no início um exemplo que traduz para o autor uma personalidade dissonantemente magnânima e cuja obra e, justamente a própria pessoa do escritor, o influenciou de maneira devastadora, de modo que o capítulo que ele desenvolve a respeito deste autor, ou destes autores, demonstra com exatidão a tamanha admiração e aprendizado retido por ele, também a transmitindo para o seu público leitor de modo tão tangível que ele possa evidenciar, da mesma forma, a grandeza daquele determinado autor, sendo este tanto Karl Kraus, quanto Tolstói ou Buchner. Além disso, a profundidade dos temas tratados, a argúcia argumentativa do autor para com os textos e autores referidos, tudo isso soma-se na amplitude voraz e na capacidade de perspectiva de um livro quanto este, cuja riqueza de material demonstra-nos não somente uma exposição biográfica, literária e analitica de certos autores como Kafka ou Tolstói, também revelando os aspectos que concernem a sua própria experiência com o autor e enquanto a sua influência enquanto escritor propriamente exercida pelos mesmos, mas também nos traz uma lição ou melhor, uma formulação que prediz uma maneira de lidar com certos assuntos e questões a partir daquilo que foi apreendido em certos autores, como por exemplo, a capacidade singular de Kafka de diminuir-se, o seu processo constante de metaformoses, a caracterização da sua pessoa, a necessidade que nutria pela criação literária e entre outras coisas como as tentativas de expor o seu mundo e sobretudo, os seus tormentos de toda a vida diretamente e indiretamente em sua literatura, de forma em que a mesma se tornava si próprio, inclusive de tal modo que esta até o ultrapasse em forma de eternidade; assim como a passagem pelos diários de um médico que vivenciou a conturbação desastrosa provocada pela bomba atômica de Hiroshima e todas as mazelas provenientes disso em forma de diário, as minúcias sendo registradas como forma de apreender o sofrimento daquele desastre irreversível, uma exposição que se tornava uma morte, uma situação pedante cujo fim não seria outro senão a sepultura, mostra-nos disso e entre outras coisas como o próprio Hitler e as experiências registradas pelos os que estavam ao seu lado e sobretudo, os seus planos e motivações, Confúcio e a questão da eloquência em seus diálogos e sua personalidade sólida que tanto admirava o autor, ou então, os próprios discursos proferidos em Berlim e outros em Munique que tratam das mais diversas características do pensamento do autor, que só reforça a estrutura e a implementação do conteúdo do livro, enfim, muitas coisas poderiam ser extraídas, comentadas e principalmente, elogiadas a respeito deste livro, digo-lhe que vale de maneira desmedida e indispensável, a sua leitura atenciosa e considerável, pois depois perceberá que este merece.

Júlia.BR 20/02/2024

Não foi uma leitura que me prendeu tanto, li mais para a faculdade. Contudo o estilo da escrita me agradou já que foi fácil de entender.