A Monster Calls

A Monster Calls Patrick Ness

Resenhas - A Monster Calls

Bárbara P. 01/05/2023

Já vou começar falando que esse livro tem uma carga emocional muito forte.

É uma história cheia de camadas de entendimento, que trata de um tema delicado com uma sensibilidade que poucas vezes eu vi.

Eu pensei bastante e realmente esse é o único livro que envolve câncer ou outras doenças terminais que não me incomodou.

Ou melhor, me destruiu, me incomodou para caramba, me fez ver algo sobre mim mesma que eu nem imaginava que precisava encarar, mas fez isso com muita sensibilidade e cuidado. Geralmente eu apenas paro a leitura quando vejo que vai ter doença terminal, porque não sou obrigada a lidar com isso num momento que deveria ser de entretenimento, sabe? Mas esse aqui foi bem diferente.

Acho que o fato de eu ter passado pela situação de perder o meu pai deixou a leitura muito difícil, mas ao mesmo tempo, me atraiu muito e eu não conseguia parar de ler. Eu me via ali, eu sentia o que o Conor sentiu, e eu lembrava de um monte de coisas, na maioria bem difíceis e que eu prefiro esquecer, mas coisas boas também.

Até uma certa culpa que eu carrego até hoje apareceu ali na história. E a relação do Conor, personagem principal, com o monstro, era exatamente o que eu precisava ler.

Foi assustador, mas foi maravilhoso também perceber que a minha experiência não foi tão única assim - afinal um cara pensou sobre isso o suficiente para escrever um livro inteiro né.

Eu não acho que esse era o propósito do livro, mas eu senti que eu me conhecia um pouquinho melhor quando acabei essa leitura, e eu acho que isso pode acontecer com qualquer um que leia, independentemente de ter uma experiência pessoal com doenças terminais ou não.

Vou ser obrigada a favoritar.

Torugho 01/12/2023

Muito emocionante
Me tocou profundamente, chorei um pouco. A mensagem é transmitida de forma curta e grossa, por personagens impossíveis de não se admirar. Surpreendentemente real.

Arthur Azure 03/04/2014

Uma jornada de desespero, esperança e aceitação.
Existe uma casta na literatura atual, como um "clubinho de autores", que gostam de escrever sobre doenças em estado terminal. Isso não é necessariamente algo ruim, abordar um assunto tão palpável com a nossa realidade, algo que pode atingir emocionalmente pessoas que já passaram por algo parecido na vida real, é uma excelente estratégia de marketing por conteúdo. "A culpa é das estrelas" tá aí para provar isso. O autor Nicholas Sparks, quer você goste ou não, usa e abusa desta "fórmula mórbida" em seus livros... e não há dúvidas quanto a popularidade dos seus trabalhos.

A decisão de unir tantos pontos frágeis em uma mesma história é algo que me faz adorar "A Monster Calls". A escolha de uma criança como protagonista em uma situação tão desesperadora, como o tic-tac de uma bomba relógio, funciona tão bem que apesar do livro ser curtinho ainda é impossível deixá-lo de ler a todo momento (Metrô, almoço, antes de dormir).

Uma das coisas que mais me impressiona é a capacidade do autor de transformar um livro pseudo-infantil em algo com diversas camadas de entendimento. Você fica o tempo todo ciente da conclusão da história mas isso, em momento algum, atrapalha a experiencia emocional absorvida na pequena jornada do Connor e seu monstro particular. Não tenha dúvidas: é um livro com uma carga dramática muito pesada e triste.

Eu não recomendo para pessoas que estejam em um momento instável da vida, pois é uma história realmente muito "para baixo" e que mexe com o humor do seu dia. É um livro que sem dúvidas vai te fazer chorar... MUITO. Recomendadíssimo.

Graziela 17/11/2022

Maravilhoso e emocionante.
Estou em lágrimas! Que história linda e triste. Assim como é a vida. Lidar com o luto não é fácil, ainda mais na idade do Conor. O monstro sendo capaz de legitimar os sentimentos dele como algo que não estava errado foi tão marcante pra mim!

É um dos melhores livros que li esse ano, ou na minha vida. Mal posso esperar pra reler.

Fabiana.Marino 18/10/2021

Amazing!
This book is very raw, but in a good way. I felt so many emotions which I couldn?t describe here. I loved so much ?

Jao 10/04/2020

Uma jornada pesada, porém necessária
A monster calls (sete minutos dps da meia noite) é um livro pesado, cru, que apresenta essa triste história que eu vejo mais como uma história de superação, extremamente indesejada, mas inevitavelmente necessária. É um livro muito bom, tem seus erros, porém com certeza te fará lembrar dele

Nathalia184 27/10/2020

I wish I had a hundred years. A hundred years I could give to you.
A Monster Calls é um livro curtinho e que carrega uma mensagem forte a respeito da perda.

O livro conta brevemente uma parte da história de Conor O'Malley, que está sendo assombrado com um pesadelo horrível até que um dia, um monstro chega à noite e começa a conversar com ele. Esse monstro promete 3 histórias à Conor, e no final, Conor contará a quarta história.

Entre episódios de dor de sua mãe, visitas noturnas do monstro à Conor e ele tentando lidar com as coisas na escola, vemos como ele caminha e lida com tudo.

Então, pela ótica de uma criança tentando entender as histórias que um monstro lhe conta e tentando entender qual a sua verdade que deveria ser dita para finalmente se curar, somos transportados para esse imaginário.
A escrita do autor flui super bem, e entrega bem a mensagem que deseja passar.

Anne Balbueno 18/09/2021

Sobre luto
Esse livro me tocou bastante, acho que principalmente por ter sido um projeto que trocou de autor ao longo do caminho mas que você ainda consegue ver a essência dos dois ali.

Luto não é só sobre querer ficar, mas também sobre deixar ir. E meu deus, que parte tocante. As metáforas, as analogias, o sofrimento quase tangível.

A forma como lidamos com o medo e como nossas ações tem um impacto maior que nossos pensamentos

Apenas doida pra ver a adaptação.

o13tiro 05/05/2022

Singelo
Esse livro é de uma delicadeza sem fim. Assisti o filme há anos e me marcou demais e o livro é ainda melhor! Recomendo os dois.
Connor é um menino de 13 anos cuja mãe está com uma doença terminal. Uma noite, às 00:07, o teixo que fica atrás da casa onde ele mora com a mãe, ganha vida, entra no quarto de Connor e fala: ?durante três noites, irei te contar três história e, no quando eu terminar, você me contará a quarta. Você me contará a verdade?.
Uma história sobre luto, perdas, sobre ser sincero consigo mesmo e sobre deixar ir. Chorei.

Bolsa 12/02/2022

00:07
Um livro sobre "histórias, criaturas selvagens enquanto na mente mas em realidade ainda mais perigosas."

eris.torres 23/05/2022

uma literatura juvenil que conversa diretamente com o leitor sobre a morte de entes queridos, também temos a fantasia clássica aparecendo como ponto simbólico.

Renata_ Pandora 09/07/2023

Não queria ler nada sobre a temática do luto, esse livro tem muito mais que isso, amo livro de crianças, esse é emocional, tocante e comovente. Esta é uma história de luta humana, o momento em que todos nós precisamos enfrentar a morte e a perda de um ente querido, e o pesadelo que nos persegue o tempo todo!

charlie54 23/10/2023

No começo eu estava achando bem chatinho, mas conforme a história vai progredindo vai ficando mais interessante. Gostei das analogias e o final me surprendeu positivamente.

sarahbmoura 24/03/2024

A resposta é que não importa o que você acha - disse o monstro -, porque sua mente vai se contradizer cem vezes a cada dia. Você queria que ela se fosse ao mesmo tempo que estava desesperado para que eu a salvasse. Sua mente vai acreditar em mentiras agradáveis e ao mesmo tempo vai reconhecer as verdades dolorosas que tornam essas mentiras necessárias. E sua mente vai puni-lo por acreditar nas duas coisas
- Mas como você luta contra isso?
- Dizendo a verdade