Everybody Sees the Ants

Everybody Sees the Ants A.S. King

Resenhas - Everybody Sees the Ants

Mariana Dal Chico 07/03/2013

Prepare-se para uma ótica crua sobre o bullying
Classificação: 4.5 estrelas

Prepare-se para uma ótica crua sobre o bullying.

Enredo:

Desde os sete anos de idade, Lucky sofre bullying, ele já tentou contar para os pais, professores e nada funcionou, Nader McMillan continua tratando-o como seu saco de pancadas pessoal, bem como a outros garotos (as) da escola. Além disso, ele teve a 'brilhante' idéia de fazer um questionário para uma de suas aulas perguntando qual método você usaria para se suicidar, e isso causou-lhe muitos problemas. A gota d'água acontece durante as férias de verão e é tão sério que sua mãe o leva para passar uma temporada no Arizona, na casa de seu tio.
Além de ter de lidar com o valentão (idiota) da escola, Lucky tem que aprender a viver sozinho, já que seus pais não sabem como cumprir seus papéis. Seu pai é uma 'tartaruga' que não é capaz de conversar sobre outra coisa além de comida e quando forçado a isso,volta para seu casco e sua mãe é uma 'lula' que prefere nadar horas a encarar a vida.
Seu avô não voltou da guerra do Vietnã e no seu leito de morte, sua avó pede para que ele encontre seu avô e o traga de volta. Depois disso, Lucky começa a ter 'sonhos' (não apenas durante a noite) em que está na floresta, onde ele encontra com seu avô que é mantido refém pelos inimigos. Na sua atual situação, ele prefere passar mais tempo na selva do que na vida real.

Opinião pessoal:
A narrativa da autora é bem peculiar, ela alterna passado, presente, alucinações (olá formigas!) e sonhos. No começo demora um pouco para acostumar, mas depois a leitura flui bem e ao final da leitura, o título faz todo sentido.

Os personagens foram bem construídos, o leitor vai se afeiçoar ao Lucky, odiar seus pais por serem tão incompetentes nesse papel, simpatizar com a Ginny e seus problemas por trás da beleza.

O enredo está repleto de temas polêmicos - além do bullying tem feminismo, heróis de guerra, sexualidade, família, depressão, suicídio - e que foram tratados da forma como se deve: profundamente, sem levianidade ou ironia baixa. E o mais relevante é ser um livro encorajador, se ninguém está fazendo algo, não adianta ficar sentado esperando as coisas melhorarem, aprenda a viver e ser feliz, mesmo que você não tenha um exemplo a seguir.

Tinha tudo para ser um livro 5 estrelas douradas, mas eu acabei tirando meio ponto por causa do elemento 'fantasia', que na minha opinião, ficou fora de contexto.

Leitura mais que recomendada: LEIAM!

'The World is full of assholes. What are you doing to make sure you're not one of them?'
Rose 18/03/2013minha estante
Falou tudo, senti exatamente isso quando li o livro.

Vitorgish 28/01/2016minha estante
Cara eu acabei de ler "Reality Boy" da mesma autora e senti semelhança entre os temas e personagens, até no "criar um mundo particular para fugir da realidade" há tbm no livro e o problema com os pais e até o bullying com uma pessoa especifica que ele (o protagonista) tenta alertar a todos mas é ignorado pela incompetência da família, tava procurando um outro livro para ler em inglês, mas.. posso me decepcionar com a falta de criatividade da autora, o que acha?