Passagens

Passagens Gustavo Richter

Resenhas - Passagens

CrisGomes 19/07/2012

Resenha de Passagens.
Bom, só pra variar (mentira, sempre falo delas!) vamos começar pela capa? De cara, gostei da capa do livro. Pareceu uma coisa meio sobrenatural, como se o olho estivesse tentando desvendar sua alma, querendo entrar na sua mente… GOSTEI!!!

O livro Passagens, escrito pelo gaúcho Gustavo Richter, é dividido em cinco contos (O Último Baile, Casa da Colina, Travessia, Uma Longa Noite e Famintos) que tratam sobre o comportamento humano, com um toque de sobrenatural.

Bom, achei a leitura um pouco difícil. Gosto de livro com linguagem fácil, que ajuda na agilidade da leitura. Achei que o autor, por vezes, usa palavras difíceis, muito fora do nosso cotidiano (me lembrou do tempo de escola quando lia Machado de Assis e tinha que pensar no que ele estava querendo dizer, o que fazia com que demorasse muito para seguir com o texto). Fora isso, o livro é muito bom. As histórias são interessantes, cheias de suspense!

Os contos de mistério são ambientados no Rio Grande do Sul e prendem a atenção do leitor pelo suspense do que está por vir mais a frente.

Quem gosta de sobrenatural e não se importa com a linguagem um tanto “antiga”, com certeza vai gostar do livro!

Xero!!!

Fábio 20/01/2020

Meu parecer
Achei o livro muito bem escrito, com uma linguagem pouco usual nos tempos de hoje. Creio que foi o diferencial desta literatura, com o seu realismo do século XIX e com um olhar voltado para o sobrenatural. Os 5 contos que se segue nessa obra de Gustavo Richter é um esplendor para se ler.
Sei sobre a capa e o que ela representa para o autor, mas para mim foi algo diferente. O olhar na capa do livro era o mesmo olhar meu para ele. Algo como uma troca, assim como eu deveria desvendar aquele universo, o livro de certa forma poderia ter acesso ao meu universo também, ambos lendo um pouco de cada um. Loucura né?!

Como eu citei acima no título, o meu parecer é sobre este livro, difícil? diria que sim, mas o que seria da literatura se os textos não nos ensinasse a pensar? Leituras fáceis ao meu ver é o mesmo que escutar áudio livro. Livros como este do Gustavo é para quem tem vontade de vencer as dificuldades e não para quem tem preguiça de procurar os significados.
Jorge 22/01/2020minha estante
Sensacional sua resenha.