Desaparecido Para Sempre

Barão de Paranapiacaba

Resenhas - Desaparecido para sempre

Tiffannyk 14/03/2011

Desaparecido Para Sempre - Harlan Coben
Eu ainda estou tentando absorver esse livro. Quando eu me deparei com o livro ‘A Cilada’ do Harlan, eu me apaixonei pela sinopse, tinha encontrado enfim o livro que era a minha cara. Por um acaso do destino, desaparecido para sempre, caiu em minhas mãos primeiro. Quando comecei a ler, eu era uma pessoa cheia de expectativas e ilusões, sinto dizer que todo esse furor foi quebrado, estilhaçado, aniquilado. Mas se acalmem, foi à melhor experiência de quebra de expectativas da minha vida, por que vou confessar, sou daquelas pessoas que pega um romance policial nas mãos e logo nas primeiras linhas já quer dar uma de Sherlock, quer ser criativo como Poroit, mas o Harlan tinha suas cartas na manga e soube usá-las, de forma que eu fiquei completamente excitada com o desenvolvimento do livro, e logo assim estarrecida com o final surpreendente. Quando eu decidi ler Harlan, eu o achava uma pessoa criativa, agora no final da minha primeira jornada em seu mundo, eu acho que ele é uma daquelas pessoas abençoadas com o dom de mergulhar as pessoas em novas realidades, assim como meu autor favorito Sidney Sheldon, por que nos últimos dois dias, eu não estava na minha casa, não estava no meu corpo, eu estava em Nova York junto com Will Klein tentando desvendar seu passado e fugir dos apuros.

Desaparecidos para sempre, é daquele tipo de livro que te deixa sem ar, as coisas acontecem a todo segundo sem que você tenha muito tempo para pensar. O livro é narrado em primeira pessoa e alternado entre Will e outros personagens da trama, mesmo sendo um enredo rápido, não há como se perder na metade do caminho. Uma das coisas que eu reparei no entrelace da trama, é que no começo as coisas parecem bem óbvias para que você ache que é o rei do pedaço e que já desvendou o livro — achei isso diversas vezes — mas tudo só vai realmente se esclarecer no final. E enquanto esse fim ficava próximo e as coisas iam se confundindo mais, eu pensei que esse seria um livro em que tudo ia acontecer mal e porcamente no último capítulo, daquele jeito “toma um copo de água para ajudar a engolir”, só que como eu disse, Harlan Coben tem todas as cartas na manga e fecha o livro com um final completo e completamente satisfatório. Nada de assuntos inacabados ou “faça seu próprio final” o livro tem um bom desfecho e uma boa conclusão. Até mesmo com o epilogo a lá “felizes para sempre” não te deixa com raiva que aqueles livros cheios de reticências deixam. Na verdade, mesmo sendo um livro policial, cheio de ação, eu o terminei suspirando.

É simplesmente muito fantástico. E o que eu achei mais legal é que o livro é tão cotidiano e pé no chão, que eu me identifiquei com várias coisas; nunca fui à Nova York, mas por causa de uma história que escrevi há um tempo, eu conheço praticamente toda a cidade — eu acho que eu sou louca, eu sei algumas das linhas e metrô de cor —, e foi legal ler o livro e reconhecer esses lugares, acho que isso foi uma das coisas que mais me ajudou a mergulhar ainda mais de cabeça no livro. Os personagens também são um caso a parte, o Will é aquele tipo de cara tranqüilo, não muito inovador, que gosta de rotina e sempre fugiu de confrontos. Seu melhor amigo Squares é completamente o oposto, ex-marginal, trabalha junto com Will num abrigo e é um guru de yoga requisitadíssimo, ele é divertido e gosta de aporrinhar o Will para distraí-lo dos problemas. A mãe de Will também é ótima, ela não faz parte da história, mas quando é citada realmente transmite a imagem de uma pessoa feliz, companheira e amorosa. Não vou me estender falando de cada personagem, até por que todos eles são tão bem construídos que parecem que tem alma, que realmente existe. Como eu disse no começo, eu estou tentando absorver esse livro, por que, ele ainda não saiu de mim, parece que eu ainda estou junto de Will e Katy numa das cenas do livro de mais adrenalina. Com certeza, esse é só o meu primeiro livro do autor, e assim como Sidney, também completarei a coleção dos 15 livros já lançados por ele.

Pablo 28/02/2011

Que história!!

Desde o começo o livro nos faz criar teorias e dúvidas quanto à verdade de tudo.
E essas verdades vem numa enxurrada ao final do livro.

O começo me pareceu um pouco arrastado, mas era algo necessário, visto que precisavamos nos envolver com a história de Will e também conhecer os muitos personagens da trama.

Squares e John Asselta (O Fantasma) são dois personagens que se destacam, na minha opinião, cada um do seu jeito peculiar!
Ambos com questões internas bem interessantes!

É um livro com boas mensagens e um excelente andamento!
Do meio pro fim você se obriga a continuar lendo, pra entender logo tudo! Pode soar clichê, mas é a mais pura verdade!

Lili Machado 16/09/2011

Romance de estréia para mim, na leitura da obra de Harlan Coben – uma grata surpresa.
Na hora da morte, a mãe de Will Klein revela que seu irmão mais velho, Ken, que está desaparecido há mais de 11 anos, desde quando fora acusado de estuprar e assassinar uma vizinha, Julie Miller, em Nova Jersey, está, na realidade, vivo. Will, que sempre considerou o irmão inocente, conta com a ajuda de seu amigo Squares, que agora trabalha em uma fundação de assistência a jovens carentes (a Covenant House – empresa verdadeira – www.covenanthouse.org), e é um famoso professor de ioga (o que lhe garante acesso a informações e celebridades), passa a tentar provar a inocência de Ken a todo custo. Não faz muito tempo que Squares era apenas mais um desgarrado simpatizante do nazismo, e seu apelido tem origem na tatuagem de 4 quadrados que leva na testa (antes, uma suástica nazista que ele tentou desfarçar).
Enquanto isso, a mulher de Will, Sheila, some de repente, apesar de parecer apaixonada por ele, e também se torna suspeita para o FBI, já que suas impressões digitais são encontradas numa cena de crime no novo México. Além disso, John Asselta, um psicopata criminoso (O Fantasma), antigo amigo de infância de Will e Ken, volta a rondar sua vida – com boa dose de violência.
“Não existem ateus nas trincheiras.” – segundo John Asselta, é uma mentira – “Na verdade, é exatamente o contrário. Quando estamos cara a cara com a morte, concluímos que não existe nenhum Deus. Não existe mais nada depois. Nenhum paraíso. Só o nada.”
Sinistra a situação involuntária do gigolô Louis Castman, preso em uma cama de hospital, num cubículo sem iluminação ou janelas, pela prostituta Tânia; condenado á eterna visão de fotografias dela, antes de ser desfigurada por ele, com uma navalha.
Thugs – membros de um culto de assassinos silencioso indianos, que aperfeiçoaram a arte secreta do estrangulamento
“Não importa o que ela tenha feito... o que você tenha feito... talvez nunca possam se libertar. Mas isso também não os condena.” – Harlan Coben.
Legal saber que o personagem de Squares gosta de ouvir “You´re so vain”, da Carly Simon, supostamente escrita para o ator Warren Beatty. – Bonnie&Clide, na década de 70 - vocês ainda não eram nascidos.
E, também: “Give me just a little more time”, dos Chairman of the Board – idem anos 70.
E, também, “Candle in the wind”, de Elton John – album duplo Goodbye yellow brick road.
Impressionante o que se aprende na internet, hoje em dia – acabo de aprender a trocar de identidade, de maneira segura e eficiente.
Enfim, a confirmação...
“E foi então que a verdade se revelou para mim.” – Will Klein
“Toda vez que alguém faz uma escolha, divide o mundo em universos alternativos.” – Harlan Coben
“Eu gosto de matar as pessoas dolorosamente. Escolhi o estrangulamento porque é uma forma horrível de morrer. A pessoa fica sufocada, lutando até seu último suspiro.” – John Asselta
“Você foi a pessoa que mais magoei e traí na vida.” – Ken Klein

neli 12/12/2011

Mais uma vez, Harlan Coben conseguiu me prender ao livro e me surpreender imensamente no final.

Will, que sempre foi defendido por seu irmão Ken, acredita com toda garra que ele foi acusado de um crime injustamente(matar e estuprar uma garota, ex-namorada de Will), e tenta provar sua inocencia de todas as formas.
Tudo parece mas não é. É aquele tipo de livro que te deixa sem ar, prendendo o fôlego até a última página.
Um livro bem escrito, com uma trama bem amarrada, ágil e muito interessante.
Esse autor é ótimo.
Recomendo

Vi 15/04/2011

Quando garoto, Will Klein tinha um herói: seu irmão Ken. Eis que um dia uma garota da vizinhança (ex-namorada de Will) é estuprada e brutalmente assassinada, e Ken é considerado o principal suspeito. Ken desaparece sem deixar pistas e, somente quando sua mãe morre, onze anos após o crime — vítima de câncer e de uma tristeza profunda —, é que Will descobre uma foto recente do irmão foragido no meio dos pertences da matriarca. A partir daí uma série de revelações força Will a enxergar verdades sobre Ken e sobre si mesmo. Para aumentar ainda mais a tensão na vida de Will, sua namorada — que sempre manteve seu passado em sigilo — também desaparece e suas impressões digitais são encontradas na cena de um crime ocorrido no Novo México, a quilômetros de distância do local em que estava no dia anterior — Nova Jersey —, quando foi vista pela última vez. Além disso, alguém parece querer manter certos fatos sob sigilo a todo custo…

Luzinete 18/04/2011

Magnífico!!
A cada livro do autor eu me surpreendo com sua mente astuta e inteligente! Ele consegue nos prender do início ao fim e fazer com quê vc se surpreenda a cada página! E no final ainda vc acaba com aquela cara de bobo, diante do surpreendente desfecho de algo que vc nem suspeitava!!

Lucas FC 13/02/2012

Intenso
Coben eh d+. outro livro maravilhoso do autor. recomendo, suspense e revira voltas do inicio ao fim

Swan 08/12/2011

Will Klein e sua família vivem uma profunda angústia há 11 anos, desde que sua antiga namorada Julie Miller fora assassinada e seu irmão mais velho Ken, acusado do crime, simplesmente desapareceu. Por todos esses anos Will acreditava que seu irmão estivesse morto, até que Sunny, sua mãe, revelou-lhe, em seu leito de morte, que Ken estava vivo.
Para lidar com o tudo isso, ele contava dom o apoio e o amor de Sheila. Eles se conheciam há quase um ano e, apesar de não saber praticamente nada sobre o passado de sua amada, Will nunca a julgava nem a pressionava. Seu amor lhe era suficiente. Mas agora Sheila também sumiu e o FBI suspeita que ela esteja envolvida num duplo assassinato.
Will não suporta mais ficar parado e resolve agir. Com a ajuda de Squares, seu melhor (e muito bem relacionado) amigo, ele começa a investigar por conta própria, mesmo estando plenamente ciente de que pode não gostar do que vai descobrir... Para piorar, Will está sendo observado de perto por antigos conhecidos e sua vida pode estar correndo grande perigo.

Minha opinião? Leitura fluida e repleta de mistérios, a narrativa é intercalada em primeira pessoa, contada pelo personagem Will, em terceira pessoa, onde nos é permitido saber o que se passa com os outros personagens da trama. As revelações feitas no decorrer da estória são muito surpreendente chegando a ser, por vezes, até chocantes. Para leitores que (assim como eu) amam surpresas, eu super recomendo, não só este, mas todos os livros do Harlan Coben, pois ele nunca decepciona.

Duan Baptista 24/06/2012

O melhor de Harlan Coben que li até hoje! Livro perfeito e muito bem estruturado! Várias histórias se interligam de forma precisa!

João 10/08/2012

Apesar de começar como muitos dizem morno
mais uma vez Harlan Coben consegue fazer com
que a gente fique ali,preso a historia!
Muito suspense,tem horas que da ate agonia...
um personagem que me chamou muita atençao nesse
livro foi Tanya.Ela aparece muito pouco,acho que
só em tres paginas do livro mas mesmo com uma passagem
tão pequena ela rouba a cena com a vingança mais bem bolada
que ja vi na minha vida!Alem de uma vingança pra la de
chocante ela ao mesmo tempo que se vinga tambem se pune..
muito legal essa parte do livro..de resto não da pra falar muito
por que o livro é muito bom..final excelente tambem.

Mila 28/08/2012

Um enlatado diferente.
Os livros de Harlan Coben sempre me surpreendem por tratarem de assuntos diversos, mtas vezes sem ligação entre si, mas sempre polêmicos.
Apesar de ter um final piegas e "enlatado", o livro prende a atenção do início ao fim, cada final de capítulo parece que o leitor terá uma parada cardíaca de tanta ansiedade e curiosidade.

Carla.Zuqueti 20/11/2012

Muito bom. Quanto realmente você conhece sua as pessoas ao seu redor, incluindo sua família? E quando tudo o que você dá como certo não é o que parece? Muito emocionante.

Vanessa Costa 04/11/2012

"Desaparecido para sempre é um dos mais originais e envolventes thrillers da atualidade... O suspense cresce aos poucos e o desfecho deixará até o mais experiente leitor suspenso e chocado." - Bookpage

No leito de morte, a mãe de Will Klein lhe faz uma revelação: seu irmão mais velho, Ken, desaparecido há 11 anos e acusado do assassinato de sua vizinha Julie Miller, estaria vivo. Embora a polícia o considere um fugitivo, a família sempre acreditou em sua inocência.
Ainda aturdido por essa descoberta e tentando entender o que realmente aconteceu com seu irmão, Will se depara com outro mistério: Sheila, seu grande amor, some de repente, e o FBI suspeita do envolvimento dela no assassinato de dois homens. Apesar de estarem juntos há quase um ano, Sheila nunca revelou muito sobre o seu passado.
Enquanto isso, Philip McGuane e John Asselta, dois criminosos que foram amigos de infância de Ken, passam inexplicavelmente a rondar a vida de Will.
Para descobrir a verdade por trás desses acontecimentos, ele conta apenas com a ajuda de Squares - seu colega de trabalho em uma fundação de assistência a jovens carentes e proprietário de uma escola de ioga famosa entre as celebridades, o que lhe garante acesso a topo tipo de pessoas e de informações.
Mestre do thriller de ação, Harlan Coben se supera nesta eletrizante história cheia de incríveis reviravoltas. Um suspense que mostra a busca pelo assassino, pela vítima e, acima de tudo, pela verdade.

Lucas 24/11/2012

Que livro ótimo ! Eu amei a história e os acontecimentos. Tem muitas reviravoltas, e coisas que você não imaginava acontece, realmente demais ! Recomendo !

Lika Poetisa 07/01/2013

Um suspense incrível
Este é um daqueles livros que te faz querer saber o que vai acontecer a cada instante. Quando acaba uma página, você quer virar logo para saber como continua a trama. E Harlan Coben é mestre em despertar no leitor essa curiosidade, principalmente por que ele costuma revelar alguma coisa importante na última linha ou parágrafo do capítulo, ou seja, você se sente obrigado a ler o capítulo seguinte só para saber o desenrolar da estória.

"Desaparecido para sempre" trata da história dos irmãos Will e Ken Klein. Ken é o mais velho, há algum tempo atrás foi acusado do assassinato da vizinha Julie Miller, ex-namorada de seu irmão. Ele foge da cena do crime, vira notícia nos jornais locais, nunca mais é visto na cidade. Alguns dizem que morreu outros que está morando em outro país. Will não acredita que o irmão possa ter cometido tal crime, acaba se unindo à irmã de Julie, Katy Miller, para descobrir coisas relacionadas ao crime, após sua mãe, no leito de morte, dizer que o irmão continua vivo, sua vida sofre uma grande reviravolta.

Sua atual namorada, Sheila Rogers, some de repente e o FBI procura Will por achar que ela está envolvida no assassinato de dois homens em outra cidade. A partir desse momento ele passa a desconhecer a mulher com quem namora há cerca de um ano e começa a investigar junto com o paradeiro de seu irmão, porém essa investigação acaba trazendo à tona coisas que estava escondidas, inclusive o envolvimento com dois criminosos perigosos que foram seus colegas de colégio no passado e hoje se dedicam ao mundo do crime. Toda essa reviravolta é vivida ao lado do seu amigo Squares, que também está passando por um momento delicado e aparentemente não sabe como lidar com tal situação.

Até a última frase do último capítulo (não, não estou sendo redundante aqui) existe alguma revelação que muda completamente o curso da estória.

Já li outros livros do Harlan Coben, mas esse até agora foi o melhor no quesito enredo e desenvolvimento, pois a gente não quer parar de ler e quando pensamos que já sabemos o que vai acontecer na página seguinte, acontece alguma diferente.