A História do Espiritualismo

Resenhas - História do Espiritismo

Paula Juliana 07/10/2023

@overdoseliterariaoficial
Resenha || ⭐⭐⭐⭐⭐

Interessante, completa e informativa!

Uma obra que explica a origem do espiritismo tendo como base o Espiritismo Francês, Alemão e Italiano, uma edição perfeita, linda, de luxo, ilustrada, que relata as origens do Espiritismo, nos deixando com uma visão geral e mais profunda de uma grandiosa pesquisa histórica, Sir Arthur Conan Doyle narra desde as primeiras aparições, A História de Swedenborg, A História de Edward Irving, os episódios das manifestações Shakers, de Hydesville, As irmãs Fox, passando pelos Irmãos Davenport as pesquisas de Sir William Crookes, ectoplasmas e fotografias Espíritas.

Achei bem interessante todo os fenômenos relatados e as origens das histórias e pesquisas, me considero Espírita, na obra existem informações e relatos que foram novidades para mim. A escrita da obra é quase didática, uma enciclopédia sobre o assunto, fala também sobre as primeiras manifestações conhecidas nos Estados Unidos, Inglaterra, cita diversos médios muito conhecidos, outros que nunca tinha visto mencionar, fala de manifestações como movimentação de objetos, levitação de mesas, de médiuns, aparecimento de mãos e rostos materializados, efeitos luminosos e toque de instrumentos musicais sem contato humano.

Por meio da narrativa histórica, a obra descreve e deixa transparecer o reflexo da sociedade a cada tempo até chegar ao Espiritismo Moderno e a doutrina descrita por Allan Kardec, que fala sobre reencarnação, almas, e desenvolvimento espiritual. Interessante! Recomendo!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2023/10/resenha-historia-do-espiritismo-sir.html

HARRY BOSCH 07/01/2021

Espiritismo moderno
O autor traz vários relatos das manifestações Espiritualista,desde as batidas fisicas as aparições dos Espiritos.A leitura as vezes é um pouco cansativa,porém não deixa de ser interessante,indicado a todos os Espiritas e Espiritualistas...

Carol 20/01/2020

A primeira coisa que chama a atenção neste livro é o título. A história não é do Espiritismo, mas do Espiritualismo. Conan Doyle era de origem escocesa, das terras da rainha e, portanto, teve uma percepção bastante diversa daquela dos franceses. Historicamente, franceses e britânicos não se dão muito bem, o que dificultava a comunicação e o entendimento entre as nações naquela época, além da precariedade dos meios de comunicação, em comparação com os dias atuais. Dessa forma, o autor trata, em seu livro, da visão anglo-saxã dos fenômenos espirituais que tomaram conta do mundo em sua época, tornando mais fácil a compreensão dos motivos pelos quais o espiritismo não se difundiu como doutrina de forma ampla nos países de língua inglesa e também a forma bastante diferenciada como se costuma tratar a espiritualidade nesses lugares.

site: Leia mais em: https://papoliterario.com.br/2019/06/07/a-historia-do-espiritualismo/