O Sr. Pip

O Sr. Pip Lloyd Jones

Resenhas - O Sr. Pip

Valderina 07/09/2023

Grandes esperanças
Esse livro mostra a importância de um livro na vida das pessoas e como isso salva vidas , pois não importa como nossa vida esteja totalmente desolada e sem rumo podemos fugir para um novo mundo onde podemos ser felizes,onde fazemos novos amigos e especialmente encontramos um luz em meio ao caos de nossas tristes e dolorosas vidas .

anaaa23 05/05/2023

MARAVILHOSO
Leiam para seus filhos, irmãos, sobrinhos ou só para si mesmo. O sr. Watts e Matilda são a prova de que o simples ato de ler para alguém pode fazer a diferença gigantesca na vida de qualquer pessoa ou até na sua! Então leiam, leiam muito. Livros são uma forma de construir pessoas melhores.

Ma... 17/04/2022

Sr. Pip é uma livro simplesmente incrível cuja sinopse não vai muito além de uma jovem menina cujas fronteiras da imaginação estão sendo ultrapassadas. Mas ao iniciar o livro, ao menos para mim, percebe-se que há um considerável desvio do que imaginei ser o livro. Esse desvio vai avançando cada vez mais, mostrando um cotidiano rompido por outro novo cotidiano, mas muito mas interessante, ou melhor, instigamente, além de mostrar o quão a literatura é importante na vida das crianças. Ademais, é claro, nos mostra a desprendimento do vida "pacata", que está sempre ameaçada pelos conflitos das ilha. Nos impactando com a realidade de diferentes personagens, é um filme que destrincha pensamentos pré-formados em diferentes pontos do livro, criando novos desvios que não mudam o conceito do livro apesar de apresentar algo inesperado.
Sr. Pip foi um livro que eu iniciei com objetivo de consumir uma história tranquila, cativante e simpática, que realmente entregou até certo ponto, até tomar novos rumos e nos tirar de uma zona de conforto nos apresentando cruéis aspectos da realidade.

Hidalberto 24/05/2021

Leitura e suas possibilidades
Livros, como esse, deveriam ter mais páginas. Lemos e ao mesmo tempo vamos retardando o seu fim. Enredo simples para se atentar as reflexões que faz sobre simplicidade, lutar pelos seus ideais, estudo, família e sem falar na reflexão que ele faz sobre a leitura, ferramenta essa capaz de fazermos mudar a nossa realidade. Muito interessante o que o Sr. Watts fez pelas crianças daquela ilha, mesmo sem ser professor ele tenta dá a elas um pouco de intusiasmo através da leitura que ele faz do livro "Grandes Esperanças", de Charles Dickens. Fica o ensinamento: quanto se apegamos a uma leitura e nos tornamos íntimos do livro fica mais fácil transportar ouvintes àquele mundo do livro.

Eu como professor vejo que o caminho é esse: mostrar o quanto aquela história traz um forte sentimento para nós, assim os leitores também irão se interessar. Lembro uma professora minha da 8ª série fazendo nós alunos ler "O Guarani" de José de Alencar. Naquela época, foi preciso ela dividir a sala para ler o livro e só lemos os capítulos designado por ela. E pronto. Eu mesmo não entendi a história do livro. Só vi realmente lê-lo, entende-lo e gostar da leitura na Universidade. Acho que se minha professora tivesse feito como Sr. Watts nós teríamos gostado mais de Peri.

Em outra ocasião, atuando como professor fiz (sem saber) como Sr. Watts quando li para a turma uma leitura adaptada para leitores iniciantes do livro "Dom Casmurro", de Lima Barreto. Lembro que os alunos adoraram e pediam outros livros...

Creio que a leitura deve ser assim essa viagem a um mundo onde possamos encontrar rumos de mudança da nossa realidade, assim como Lloyd falou em seu livro "...foi quando aprendi que se pode enfeitar a realidade..." (P. 268).

Elisangela 17/02/2020

Sr.Pip
De início parece uma história infantil, porém no seu desenvolvimento os acontecimentos são fortes e impactantes com em toda guerra. O que não me agradou muito foram os spoilers de Grandes Esperanças.

Edna 10/07/2018

Imaginação
"Personagens Migram!" Umberto Eco

"Eu tinha aprendido a entrar na alma de outra pessoa."

"Então é isso que significa essência. Nós podíamos preencher os vazios com nossos próprios mundos."
============================
Uma ilha de Bougainville, na Nova Guiné, que sofreu um bloqueio pelo governo na década de 1990, onde vivia Matilda, sua família e mais algumas poucas famílias, ficaram totalmente isoladas do mundo, contando com apenas uma canoa em uma imensidão de oceano. Nela um único homem branco que se tornou professor, cuja maior orientação estava em apresentar a Obra de Dickens, Grandes Esperanças para aquelas crianças que não tinham mais nada. Portanto se você leu Grandes Esperanças se prepare para viver uma dupla aventura, mas não pense que será facil.

==========================

Ao som cada vez mais frequentes de aviões guerrilheiros, os habitantes da pequena ilha iam passando os dias, atemorizados pelas visitas cruéis que costumavam fazer os Peles Vermelhas, em busca de algum rapaz que tivessem se juntado aos rebeldes da oposição.

O homem branco, Sr whats que decidiu através da leitura de para aquelas crianças, dar a eles uma oportunidade de conhecer um outro mundo, um alívio em meio à opressão, lhes apresenta Grandes Esperanças, que vai lendo em capítulos, e é imposssível não se apaixonar. Matilda é arrebatada por Pip a quem passa te-lo como amigo, e compara sempre a sua vida à daquele menino branco que viveu no século 19 tão parecidos, tão ligados ficarão, ela demosntra seu carinho de escrevendo seu nome na areia.

Conta trechos que ouviu na escola para sua mãe que sem cultura e muito fanática desde que recebeu alguma parca orientação de alguns Missionários que estiveram na Iha, ela acredita que O sr Whats não está trazendo coisa boa para as crianças, mesmo ele tendo aberto um espaço para os Pais irem até a escola e falar sobre qualquer tema para os alunos. Mas logo ela o terá como inimigo! O provoca mas ele é um homem de Paz, é culto em seu pouco conhecimento.

Os oficiais em uma dessas buscas surpresas fica sabendo que existe na Ilha um tal Pip que ele os forçam a entregá-lo, mesmo sem vóz Matilda vai até a escola buscar a Edição de Grandes Esperanças para mostrar àquele Oficial a verdade e encontra a mesa vazia, eles sofrerão por isso, pagarão com seus únicos pertences, seu animais, de forma muito violenta e ameaçam que se não entregarem na próxima vez será pior.

Para continuar a história O Sr. Whats sugere que as crianças, que se lembrem dos trechos e ele vai anotando com um toco de lápis que salvou, vão criando novamente a história e ele vai complementando.

Eles são ameaçados pelos opositores, novamente por mais uma visita dos Peles vermelhas que dessa vez queima a ilha inteira.

Em meio a tanta tristeza, a esposa do Sr Whats adoece, ela é uma negra e foi por ela que ele veio parar nesta ilha.

Os Peles vermelhas irão voltar e farão atrocidades muito maiores.

Muita tristeza, cujo único alento serão os trechos de Grandes Esperanças, que o fará chorar junto com eles, irá sangrar seu coração com um desfecho terrível e dolorido que jamais esquecerá ter lido esse livro baseado em fatos reais sofridos pelos habitantes desse pequeno mundo esquecido na Nova Guiné.

"Lavávamos as nossas únicas e ficávamos nus esperando que elas secassem ao sol."

" Ao recorda estes acontecimentos, não sinto nada. Perdoe-me se perdi a capacidade de sentir qualquer coisa."

5/5

anaa_sm 26/06/2017

Fascinante
~Minha primeira resenha, estou tentando melhorar meu modo de expressar e descrever as coisas. Esta mini resenha não traduz nem de longe o prazer de ler este livro~
O livro nos introduz na vida de Matilda, uma menina de 13 anos, residida na ilha de Bougainville.
Após o bloqueio da ilha, por conta de conflitos, permanece apenas um homem branco na ilha, o Sr. Watts. Ele decide ocupar o posto de professor, trazendo o poder de imaginação às crianças, longe da realidade que elas vivem.
A partir da leitura de "Grandes Esperanças" de Charles Dickens, Matilda conhece seu novo melhor amigo,o protagonista deste livro, o Sr. Pip.
Conflitos são gerados ao decorrer do livro, assim como episódios tristes. Mas, este livro nos mostra que o poder da imaginação é um bem muito valioso.

Marcador Expresso 15/09/2016

MARCADOR EXPRESSO - O SR. PIP
Há, na ilha de Bougainville, na Nova Guiné,
Uma aldeia em um cerco civil;
Um estranho homem com um livro de Charles Dickens;
Uma menina apaixonada por um personagem;

E uma tristeza que se aproxima, vinda da floresta...

Pessoal, continuem a ler a crítica em nosso blog Marcador Expresso!
Amei demais conhecer esta obra do Jones. Caso goste de nossa escrita, sigam-nos no Facebook e no blog.
Obrigadãoo!!!!

site: http://marcadorexpresso.blogspot.com.br/2016/09/o-sr-pip-de-lloyd-jones.html

Lucy 16/06/2015

Li o livro todo em 2 dias
Da metade do livro em diante, não dá para parar de ler.
Uma historia linda, cativante, humana e criativa.
A historia se passa numa pequena comunidade negra numa ilha do pacifico, que sofre uma guerra entre os rebeldes e os "peles vermelhas", e que convive com um único morador branco, este com uma historia de vida que desperta a curiosidade do povoado, e também do leitor. A historia deste personagem se revela ao longo do texto, enquanto ele, um leitor apaixonado de Dickens, faz um paralelo entre sua vida e o livro 'Grandes Esperanças' deste autor.
Recomendo a leitura. Um livro único.

Grazielle 13/02/2015

Este livro é simplesmente perfeito!

"É impossível fingir que está lendo um livro. Seus olhos irão traí-lo. Assim como sua respiração. Uma pessoa fascinada por um livro simplesmente se esquece de respirar. A casa pode pegar fogo, e o leitor mergulhado num livro só erguerá os olhos quando o papel de parede estiver em chamas" - O Sr. Pip

Jéssica 06/05/2014

Esse é o livro mais triste que já li na minha vida. É espelhado em uma realidade muito dura, revoltante... Me proporcionou sentimentos muito ruins. Não recomendo a ninguém, apesar de ser um livro muito bem escrito e estruturado.

Blog NR 15/02/2014

A história é contada por uma menina (negra, assim como todos na sua ilha) de treze anos, o nome dela é Matilda e como a maioria dos habitantes da ilha em que ela vive ela não sabe ler nem escrever. Eles vivem em meio a uma guerra civil de 1990 e estão isolados por um bloqueio político, econômico e militar. Todos vivem uma vida pacata até surgir em suas vidas Olho Arregalado, o único homem branco da ilha, que não fugiu assim que tudo começou. Ele reabre a escola da Ilha e ensina uma lição de vida as crianças quando lhes apresenta Pip o personagem principal de Grandes esperanças de Charles Dickens.

As crianças se veem tão envolvidas com Pip que se imaginam em outro lugar bem melhor que a própria realidade em que vivem. Pip se torna tão importante na vida de Matilda que ela escreve seu nome na areia da praia. Certo dia os soldados aparecem no povoado e pedem a colaboração de todos e seus respectivos nomes.
Todos colaboram e quando os soldados tem o que querem decidem ir embora, na saída da Ilha encontram o nome escrito na areia e voltam para acertar as contas, pois ninguém havia falado de nenhum Pip.

Os pais já sabendo da história contam aos soldados que Pip na verdade era o personagem de um livro, mas como não conseguiram provar, foram torturados e suas casas destruídas. O Olho Arregalado se entrega dizendo que é Pip e é morto para dar o exemplo junto com a mãe de Matilda (que se sacrificou pela filha), ambos são jogados aos porcos (que mais tarde são mortos para serem enterrados). Apesar das tristes ocorrências Matilda consegue sobreviver a tudo, indo embora em um barco de uma família amiga e consegue ser resgatada por um navio, ao chegar ao continente vai morar com seu pai que há anos havia abandonado sua mãe. Nesse meio tempo descobre que já está com quinze anos (com tudo o que havia acontecido ela esquecerá de contar os aniversários).

O restante de sua vida ela se dedica ao livro Grandes esperanças, faz uma tese sobre ele e se torna uma perita. Depois de anos de estar formada e conhecer o mundo, ela decide voltar para onde tudo começou. Uma história incrível e impressionante que talvez te faça chorar, mas tenho certeza que vai mudar sua vida. E aí estão preparados para ler mais este livro?

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-sr-pip-lloyd-jones.html

Paty 10/02/2014

Foi lendo O Sr. Pip que eu redescobri como ler um simples livro pode ser a coisa mais importante a se fazer em uma sexta-feira entediante.
Arsenio Meira 10/02/2014minha estante
E custa bastante para um escritor escrever "simples", ou ternamente, sem acrobacias e etc A gente pensa é fácil... Fácil é escrever difícil.
Mais uma sentença certeira.