O Sr. Pip

O Sr. Pip Lloyd Jones

Resenhas - O Sr. Pip

DIRCE 13/11/2010

Um aprendizado valioso
Como li há pouco "Grandes Esperanças", durante a leitura de "Sr. Pip",sobreveio uma sensação inebriante ao reconhecer as personagens ali mencionadas. Só por essa sensação o livro já merecia algumas estrelas, mas ele foi muito mais além.Ele poderia ser apenas mais um livro no qual a personagem ( assim como em A Menina que roubava livros) se apóia na literatura para sobreviver às atrocidades da guerra, mas não, Mr Pip não se reduz a apenas isso.
A história narrada pela fictícia Matilda - uma menina da ilha de Bougainville ( ilha que foi vítima de um verídico e sangrento bloqueio na década de 90), provoca perplexidade , indignação, contudo, me possibilitou um aprendizado valioso que pretendo levar pelo resto da minha vida.
O Sr. Watts, o professor de improviso das crianças da ilha, e que tem como sua ferramenta de ensino o livro "Grandes Esperanças", assim como a Matilda, me fez "ver" que podemos nos sentir um mamute se somos a minoria ( ou o único), que podemos nos sentir normal se somos a maioria ( ainda que essa maioria seja algo que possa causar estranheza) , que todos ( todos sem exceções) sempre tem algo a nos ensinar, que aceitar as diferenças exige que conheçamos , antes, a nós mesmo, e que segredo da existência é a REINVENÇÃO. Só nos reinventando é que podemos manter a "chama" acesa. Reinvenção...Cecília Meireles já falou sobre ela:
(...)Porque a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.
Cecília Meireles in Flor de poemas

PS : Como já disse em meu perfil não sou nada prendada , portando, não sou dada a tarefas que ajudam a preservar a memória, e o SKOOB me possibilitou fazer algo prazeroso em prol da minha memória: faço a cada leitura um "inventário" dos meus aprendizados e sensações, assim sendo, minha proposta não é fazer resenhas.
Sandra :-) 10/12/2010minha estante
Dirce, enfim estou lendo Grandes Esperanças. Estou adorando. O Sr. Pip já entrou para a minha listinha também ;) Bjocas

DIRCE 10/12/2010minha estante
Oi Sandra!
Esse livro eu tomei emprestado, mas antes de devolvê-lo a minha amiga, vou tirar cópia da parte na qual uma senhoria fala sobre a lichia e, também, da página em que é explicado o significado da forja no livro Grandes Esperanças. Confesso que quando eu o li, não percebi o seu real significado.
The best...
Boa leitura.
bjs

daniel henrique 15/11/2011

Sr. Pip, Sr. Watts
Ganhei este livro de uma amiga muito querida, no último ano da faculdade, no final de 2010. Lembro que uma livraria da cidade que estava fechando suas portas foi à universidade vender os volumes por preços abaixo da faixa, e ela me presentou com "Sr. Pip" (não antes de eu insistir muito). Na dedicatória que ela escreveu na folha de rosto, dentre outras coisas, estão: "Daniel, você tem uma semana para ler este livro (é sério, tá?). Ah, e não finja que leu (isso tá na contracapa do livro rsrs)".
Infelizmente levei mais de um ano para por as mãos no livro, mas agora que o li, tenho muito o que agradecer à essa amiga, com quem já não falo há tanto tempo.
"Sr. Pip" é o tipo de livro que começa lento, com o que parece ser uma história bobinha, mas que, com o correr das páginas, vai ganhando uma dimensão e uma beleza literária incríveis! O livro fala, principalmente, sobre o amor pela literatura de um professor, que tenta passar um pouco das lições que aprendeu através de um livro de Charles Dickens (Grandes Esperanças), para seus alunos, numa ilha. As lições que ele ensina a elas, contudo, são transcendentes, e acompanham a vida de Matilda para sempre.
Uma história belíssima, "Sr. Pip" é um livro que merece ser, mais que lido, degustado.

Claudia Furtado 18/04/2009

Um livro saboroso e envolvente. Matilda, a personagem que narra a história, é uma menina de 13 anos que vivencia uma intensa alteração de sua realidade, e consequentemente à todos os moradores da ilha em que vive, ao entrar em contato com o personagem Mr Pip do escritor Charles Dickens. Alterou a minha também...

Lídia 06/09/2010

O Sr. Pip
Esqueça as líderes de torcida. Nada de disputas pela popularidade. Ao invés de uma escola branca somos transportados para uma ilha chamada Bougainville em plena sua guerra civil na década de 1990.

Através dos olhos de Matilde, a narradora da história, somos apresentadas à essa sociedade esquecida pelo resto do mundo, onde todos os brancos da ilha fugiram durante o conflito. Todos menos um: o Sr. Watts, uma espécie de pária na ilha.

Na ausência de professor, as famílias concordam que o Sr. Watts ensine as crianças enquanto o bloqueio continua. Entretanto, o novo professor, desprovido de diploma, dá àquelas crianças algo que nenhuma educação formal poderia oferecer: a arte de aprender e conviver com todos à sua volta.

Lendo diariamente para seus atentos alunos trechos do livro "Grandes Esperanças", do clássico autor Charles Dickens, o professor Watts despertas nas crianças a curiosidade por um mundo nunca antes visto. Matilda começa a se identificar com o personagem princiapl, Pip, de uma forma que sua mãe nunca poderia imaginar... E é daí que surge muitas aventuras e confusões envoltos nesse simples nome.

Mas para mim, o que considero uma das cenas mais marcantes do livro é quando o Sr. Watts pede para que em cada dia da semana venha um pai, mãe, avó ou tia compartilhar para as crianças o seu conhecimento, o seu ser, colecionando assim fragmentos daquele mundo.

Com sua linguagem poética, seca e por vezes até sarcástica, "O Sr Pip" pode até ter um começo um pouco cansativo, mas nos prende de tal forma ao longo da história, que é impossível não citar as palavras do Sr. Watts:

"É impossível fingir que está lendo um livro. Seus olhos irão traí-lo. Assim como sua respiração. Uma pessoa fascinada por um livro simplesmente se esquece de respirar. A casa pode pegar fogo, e o leitor mergulhado num livro só erguerá os olhos quando o papel de paredes estiver em chamas."

Bem galera, espero que eu tenha transmitido para vocês como esse livro me cativou, porque ele realmente me surpreendeu de todas as formas.

OceaneMontanea 19/07/2012

Este livro, várias vezes me deixou a nítida impressão de estar recuperando minhas próprias memórias. Escrito com frases curtas e capítulos tabém pequenos, o mundo de Matilda nos vai sendo apresentado como se estivéssemos sendo guiados por suas mãos. Ela nos apresenta as casas onde, de um lado, se corre para o mar, do outro para a floresta. Enxergamos a pequena ilha onde ela vive a seu modo, com seu olhar de criança que desconhece ainda a maldade de que o mundo é capaz.
Quando os habitantes recebem as visitas indesejadas dos peles-vermelha, ela, em sua inocência, não foca na guerra a sua frente, ou no perigo da morte, mas sim no seu amigo real-imaginário sr. Pip.
Sr. Pip se torna tão real e misturou-se tanto ao sr. Watts (o professor que me presenteou com uma nostálgica sensação de perda por não ter sido eu a sua aluna), que as consequencias não podiam ser outras em um mundo em guerra... Fins trágicos vistos de uma maneira doce e criativa.
O que senti foi a brisa do mar em meu rosto, meus pés no chão frio de terra batida, a dor em ver minhas maiores recordações sendo queimadas, a fragilidade de não ter como defender um amigo tão marcante. Eu guardei sr. Watts, Dolores, sr. Gilbert no meu coração assim como Matilda o fez.
Renata CCS 12/09/2014minha estante
As opiniões sobre este livro aqui no Skoob são muito positivas. Estou curiosa para ler!

Paty 10/02/2014

Foi lendo O Sr. Pip que eu redescobri como ler um simples livro pode ser a coisa mais importante a se fazer em uma sexta-feira entediante.
Arsenio Meira 10/02/2014minha estante
E custa bastante para um escritor escrever "simples", ou ternamente, sem acrobacias e etc A gente pensa é fácil... Fácil é escrever difícil.
Mais uma sentença certeira.

Paula 26/09/2010

Grandes esperanças
Mais um livro que fala sobre o amor aos livros que me cativou. Um homem branco em uma ilha onde a população nativa é negra e onde uma guerrilha destrói a vida das pessoas. Enfrentando todos os preconceitos por ser o único branco do local, ele decide dar aulas para as crianças da região, que por conta dos conflitos não tinham mais escola há um bom tempo. É lendo um exemplar de Grandes Esperanças, um capítulo a cada aula, que ele ajuda aquelas crianças a criar um mundo novo, longe de todos os problemas e sofrimentos, onde possam sonhar. E então Pip, personagem principal da obra de Dickens, acaba por se tornar um amigo e muitas coisas acontecerão na aldeia por conta disso. O final do livro foi surpreendente pra mim, não pude evitar as lágrimas nos olhos diante de situações tão tristes, mas mesmo assim ficou a sensação de esperança de que um livro pode realmente transformar a vida de muitas pessoas, mesmo em situações tão adversas, e que um professor, mesmo que não tenha o reconhecimento que mereça, provoca mudanças muito positivas em muitas vidas.
Achei o livro lindo e recomendo para todo mundo que gosta de ler. E se você já tiver lido Grandes Esperanças de Charles Dickens, melhor. Assim todas as referências serão identificadas com mais facilidade. Mas se ainda não leu, não tem problema. Tenho certeza de que depois de ler esse livro você procurará logo ler Grandes esperanças.

"É impossível fingir que está lendo um livro. Seus olhos irão traí-lo. Assim como sua respiração. Uma pessoa fascinada por um livro simplesmente se esquece de respirar. A casa pode pegar fogo, e o leitor mergulhado num livro só erguerá os olhos quando o papel de parede estiver em chamas". [pág. 168]
Sandra :-) 10/12/2010minha estante
Mandou bem Paulinha (as usual...)! Estou lendo Grandes Esperanças e estou adorando. Já coloquei este também na minha listinha :)))

Hidalberto 24/05/2021

Leitura e suas possibilidades
Livros, como esse, deveriam ter mais páginas. Lemos e ao mesmo tempo vamos retardando o seu fim. Enredo simples para se atentar as reflexões que faz sobre simplicidade, lutar pelos seus ideais, estudo, família e sem falar na reflexão que ele faz sobre a leitura, ferramenta essa capaz de fazermos mudar a nossa realidade. Muito interessante o que o Sr. Watts fez pelas crianças daquela ilha, mesmo sem ser professor ele tenta dá a elas um pouco de intusiasmo através da leitura que ele faz do livro "Grandes Esperanças", de Charles Dickens. Fica o ensinamento: quanto se apegamos a uma leitura e nos tornamos íntimos do livro fica mais fácil transportar ouvintes àquele mundo do livro.

Eu como professor vejo que o caminho é esse: mostrar o quanto aquela história traz um forte sentimento para nós, assim os leitores também irão se interessar. Lembro uma professora minha da 8ª série fazendo nós alunos ler "O Guarani" de José de Alencar. Naquela época, foi preciso ela dividir a sala para ler o livro e só lemos os capítulos designado por ela. E pronto. Eu mesmo não entendi a história do livro. Só vi realmente lê-lo, entende-lo e gostar da leitura na Universidade. Acho que se minha professora tivesse feito como Sr. Watts nós teríamos gostado mais de Peri.

Em outra ocasião, atuando como professor fiz (sem saber) como Sr. Watts quando li para a turma uma leitura adaptada para leitores iniciantes do livro "Dom Casmurro", de Lima Barreto. Lembro que os alunos adoraram e pediam outros livros...

Creio que a leitura deve ser assim essa viagem a um mundo onde possamos encontrar rumos de mudança da nossa realidade, assim como Lloyd falou em seu livro "...foi quando aprendi que se pode enfeitar a realidade..." (P. 268).

Marcielle 31/12/2009

No começo é fraquinho e não gera espectativas; inclusive, chegeui a pensar em abandonar a leitura. Mas tomei a decisão certo continuando-a. O final é ótimo, e faz todo o livro valer a pena.
silastorres 25/08/2010minha estante
obrigado pelo aviso do inicio. Vou tomar a decisão certa também.

anaaa23 05/05/2023

MARAVILHOSO
Leiam para seus filhos, irmãos, sobrinhos ou só para si mesmo. O sr. Watts e Matilda são a prova de que o simples ato de ler para alguém pode fazer a diferença gigantesca na vida de qualquer pessoa ou até na sua! Então leiam, leiam muito. Livros são uma forma de construir pessoas melhores.

Ladyce 29/07/2013

A imaginação é a solução
Não me surpreende que este romance tenha levado o prêmio de melhor livro em 2007, dentre os Escritores da Commonwealth, e que nesse mesmo ano tenha sido um dos finalistas do Man Booker Prize. “O Sr. Pip”, já nasceu um clássico. E gerações futuras irão se encantar, aprender e se alimentar nessa surpreendente fonte de sabedoria elaborada por Lloyd Jones.

A história se passa em Bourgainville, arquipélago de Papua-Nova Guiné. O enredo, entrelaçado com eventos reais durante a guerra civil de 1991, chega até nós através dos olhos de Matilda, uma menina-moça. Lloyd Jones foi muito feliz na voz que encontrou para Matilda, a pré-adolescente, que encontramos com aproximadamente 13 anos e que nos seduz por sua candura e inteligência. Seguimos seu crescimento até a idade adulta, físico e emocional. Mas é o tom encontrado para ela, uma harmoniosa combinação da inocência da criança com a voz que amadurece por necessidade, que torna o livro sedutor.

Inicialmente Matilda não tem meios de entender o mundo que a rodeia; a realidadeda guerra civil é incompreensível. Despojadas dos confortos cotidianos,as crianças da ilha encontram em um de seus habitantes, Sr. Watts,uma maneira de se preservarem. Ele se torna professor da criançada, quando já quase nada mais resta no local além da escola vazia, abandonada, cheia de lagartixas e trepadeiras crescendo de encontro às paredes.

Sr. Watts têm métodos diferentes de ensinar e com ele as crianças adquirem meios para lidar com a devastadora realidade que as cerca. Matilda segue seu professor passo a passo e acaba se apaixonado pelo personagem Pip, do livro “Grandes Esperanças” de Charles Dickens,o livro que todos lêem e relembram.

Com essa simples e transparente narrativa Lloyd Jones nos entrega uma pequena obra prima sobre o poder da imaginação,sobre as funções da literatura, sobre justiça e dignidade.Tudo através da metodologia de Sr. Watts que seduz com sua paixão tanto seus alunos na ilha, quanto nós leitores mesmerizados. Como subtexto, temos uma vigorosa defesa do papel da literatura na vida de quem a ela se dedica, leitor ou escritor. Através do Sr. Watts aprendemos também que temos diversas vidas, diversos papéis, que vão sendo adaptados às diferentes situações, de acordo com as nossas necessidades. Um saudável e belíssimo manual de sobrevivência através da criação literária.

Ma... 17/04/2022

Sr. Pip é uma livro simplesmente incrível cuja sinopse não vai muito além de uma jovem menina cujas fronteiras da imaginação estão sendo ultrapassadas. Mas ao iniciar o livro, ao menos para mim, percebe-se que há um considerável desvio do que imaginei ser o livro. Esse desvio vai avançando cada vez mais, mostrando um cotidiano rompido por outro novo cotidiano, mas muito mas interessante, ou melhor, instigamente, além de mostrar o quão a literatura é importante na vida das crianças. Ademais, é claro, nos mostra a desprendimento do vida "pacata", que está sempre ameaçada pelos conflitos das ilha. Nos impactando com a realidade de diferentes personagens, é um filme que destrincha pensamentos pré-formados em diferentes pontos do livro, criando novos desvios que não mudam o conceito do livro apesar de apresentar algo inesperado.
Sr. Pip foi um livro que eu iniciei com objetivo de consumir uma história tranquila, cativante e simpática, que realmente entregou até certo ponto, até tomar novos rumos e nos tirar de uma zona de conforto nos apresentando cruéis aspectos da realidade.

Anderson 15/10/2013

Surpreendente
Peguei esse livro na biblioteca da minha escola sem nenhuma expectativa, achei que não iria ler ele todo por não fazer meu tipo, me enganei totalmente, o livro simplesmente me conquistou. Ele consegue mostrar o contraste entre o pior e o melhor do ser humano de uma forma tão "crua", que nos choca e nos conquista ao mesmo tempo.
O Livro lhe induz ao mundo pela visão de Matilda, e a forma que ela enxerga o mundo e a crueldade ao seu redor é simplesmente chocante.
Sem mais, esse é um livro que pode lhe pegar de surpresa e fazer você pensar no mundo de outra forma.