A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

Ruan260 18/03/2024

Não vale o esforço.
Demorei mais para ler as 10 últimas páginas que o restante do livro .
A cada página ele ficava pior

Eder.Machado 26/01/2024

Boa leitura...
O livro apresenta uma estória que tem como plano de fundo várias teorias de situações que já ocorreram na história mundial, e trazendo para uma perspectiva de Brasil, estamos vivendo isso atualmente em nossa sociedade.
Para quem gosta de conspirações, o livro é um prato cheio...

Luciano.Soares 07/06/2023

Esperava bem mais
O livro é uma espécie de 1984 do século 21, porém achei os personagens mais rasos. Isso me fez não me conectar muito com eles.
Além disso, a trama, que se inicia bem intrigante, vai perdendo força e no final senti as coisas sendo tocadas goela abaixo.
E falando no final, achei que o livro teria a coragem de seguir o mesmo desfecho de 1984, mas me enganei.

Mari 02/02/2023

Até onde o que é inaceitável para você se torna aceitável?
Finalizei o livro e vamos as considerações...
É um livro com relações políticas, e estratégias das grandes mídias e relações sociais. Interessante perceber algumas situações que tem semelhança com o cenário político daqui do Brasil também, na verdade há um jogo de cartas no mundo, onde o principal é mudar seus pensamentos e suas perspectivas, o que um dia você NUNCA aceitaria se torna aceitável em nome do "bem" maior.
Personagens que não tem escrúpulos quando se trata de alcançar seus objetivos, não está tão longe de nós assim...
Esperava mais do final, esperava na verdade um desfecho que não houve, nem de um lado nem de outro, não sou muito fã em finais abertos, principalmente quando ele não indica uma possível vitória ou perda das ações dos personagens. No entanto, vale uma leitura para reflexão de que nem tudo o que vemos é, e nem tudo o que dizem é verdade. Somos marionetes no meio de tudo isso? Em quem acreditar de verdade? Aliás, todos estão indo ao extremo dentro da Janela de Overton.

Will 22/04/2022

Promete, mas não entrega.
O prólogo é extremamente intrigante e faz uma conexão imensa com a sinopse. Para quem gosta de teoria da conspiração é um prato é cheio. Um homem é assassinado pouco antes de revelar um plano de conspiração que irá modificar a vida do americano. Tu quer ler, tu quer seguir a história, tu quer saber onde o autor vai te levar, porém?Começam os problemas.
Capítulos longos, cheios de nadas que levam a lugar nenhum.

Quando somos apresentados a Arthur Gardner parece que as coisas vão engrenar, mas logo percebemos que ele é apenas um megalomaníaco egocêntrico com frases de impacto. Excelentes frases, diga-se de passagem, mas não passa disso.

A trama fica por conta de Noah e Molly. Ele um milionário bem sucedido que trabalha pra empresa de relações públicas do pai, ela uma revolucionária que quer evitar que os planos do pai de Noah deem certo. Entretanto, não existiu construção do romance entre os dois, fica difícil compreender/engolir uma relação que começou como se fosse um filme adolescente. E mais difícil ainda é engolir que um homem, supostamente, rico, inteligente e bem sucedido, depois de ser enganado por essa mulher ainda volte para ajudá-la. É simplesmente impossível que alguém faça tudo que ele fez por ela tendo a conhecido dois dias antes.

O final foi aberto e extremamente decepcionante, talvez a ideia fosse a continuação em um próximo livro, mas, dificilmente quem leu esse, leria a continuação.

Aaaah e o mais frustrante: NUNCA FOI RETOMADO O QUE ACONTECEU NO PRÓLOGO. Ou seja, o livro terminou sem sabermos quem foi o assassino, ou o mandante, ou quem era a vítima, já que ela não fez diferença nenhuma para o desenrolar do livro.
Ruan260 18/03/2024minha estante
Que livro ruim . Kkkkkkk concordo com tudo que você " falou " .

marimelo 26/03/2022

Reação
Perfeito, eu me perdi na história e não lembrei de pelo menos metade dos personagens, mas me fez feliz, eu adorei, mexeu com a minha cabeça e foi o melhor que eu li esse ano, nada supera

VAnia245 30/01/2022

Todo mundo deveria ler, sem pensar 2x
Quando li esse livro eu tinha 16 anos e era uma menina extremamente interessada em política, então essa leitura chegou até mim através de uma amiga que tinha absoluta certeza que eu adoraria esse livro, pois ela nunca esteve tão certa.

Infelizmente não lembro exatamente os nomes dos protagonistas, mais me lembro do enredo, a estória é uma ficção onde existe um golpe político que está prestes a acontecer, as pessoas mais influentes dos EUA, querem causar uma revolta popular, com direito a manifestações e até quem sabe uma guerra civil, tudo isso para que uma pessoa específica chegue ao poder.Então de contra a um grupo político, existe uma resistência que trama uma revolta popular, o intuito é descobrir qual é a verdade por trás desses políticos, e o mais interessante dele é que por mais ficção que seja, A Janela de Overton tem sua dose de realidade, que é extremamente palpável. Enfim, tenho uma vontade imensa de reeler este livro e agora com um outro olhar, fora que é realmente bom e é uma leitura que te prende, cada página faz o enredo melhorar umas 10x

Nicole Gonsales 31/12/2021

Última leitura do ano
Passei o ano lendo pouco, com ?ressaca literária? e agora vem uma sensação horrível de que eu perdi leituras ótimas durante esse ano.

A Janela de Overton foi um livro que ganhei de presente e me pareceu interessante logo de início, porém a cada página que eu virava a leitura ficava ainda melhor. Ficção com uma dose de realidade é assim que eu defino esse livro!
Leiam pois vale a pena, é uma leitura que abre margem para pesquisas e outras leituras. Super indico!

Juliana1011 31/10/2021

Explosão mental.
No posfácio o autor diz que "É improvável que tenhamos de enfrentar coisas minimamente parecidas com os perigos contra os quais Molly e Noah estão lutando.", mas sinceramente... acho que estamos chegando bem perto. A janela está caminhando... deixem esse livro longe do presidente para ele não ter mais ideias.

Grata.

sidneimiranda 28/10/2021

Um livro interessante!
Eu busquei esse livro porque ouvi alguém citar a tal Janela de Overton em uma entrevista na internet; era uma entrevista comentando sobre a política e como a mídia de massa manipula o povo com objetivos bem definidos.
O livro mostra algo que nossa intuição já percebe mas não consegue conceber de forma objetiva.
É a tal Janela de Overton.

Maria Gabriela 05/10/2021

Envolvente, mas decepcionante
Arriscar-me a ler "A Janela de Overton" foi uma das decisões mais questionáveis que tomei em minha. Agraciada com o livro como um presente de aniversário, me venderam a propaganda de que seria uma trama envolvente e que lhe deixaria sem fôlego, capaz de tirar seu sono e deixar o leitor ansiado por mais. Bom, a propaganda vendeu, mas apenas metade do conteúdo que prometia. Se eu soubesse que a história seria similar a mais um filme clichê sobre planos para destruir os Estados Unidos, teria me afastado imediatamente (há coisa mais previsível do que destruir esse país? Creio que não). Um plano de destruir o símbolo estadunidense está sendo elaborado a cem anos, mas somente agora está prestes a ser colocado em prática. Alguém será capaz de impedir? É uma premissa de filme com capa bonitinha!

Ainda há o truque.conhecido de "tudo o que você conhece não passa de uma farsa". Oh sim, a roupa cara que você usa e seu carro esporte não foram escolhidos por você. O governante que você elegeu não é sua escolha, e sua liberdade? Esqueça, você não tem. Não há trama mais clichê e insuportável que essa! Durante a leitura, cheguei a cogitar se o autor, Glenn Beck, havia assistido a saga Matrix enquanto desenvolvia o livro, mas tirado de cena o futuro apocalíptico e tomado pelas máquinas, e substituído por velhos homens ricos que moram em coberturas no centro de Nova Iorque. Quando o protagonista percebe que nada é de sua escolha e que o país será destruído em questão de dias, chega a ser um pouco envolvente acompanhar suas buscas e viagens para impedir esse plano, enquanto alguém poderoso como ele próprio está atrás e pronto para impedir essa revolução.

Essa parte é interessante, mas chega ao fim quando o protagonista apenas levanta as mãos e diz "certo, autor, acabou o heroísmo. Faça-me ter um desfecho horrível e que deixe o leitor em lágrimas". E ainda com a pitada de "ah, sim, sabe a garota que esteve comigo o tempo todo e que é a personagem mais carismática? Dê um fim qualquer a ela e seu bando". Beck pecou muito em apresentar uma trama de filme com um final que deveria ser chocante, mas acabou decepcionando. Creio que ele desejou passar a mensagem de que não importa o quanto tentem, a massa operária não irá virar o jogo, e os ricos que a apoiarem vão terminar sem futuro ou corrompidos pelo poder. Para mim, foi uma péssima experiência de leitura e que dou 2 estrelas em consideração ao suspense apresentado e a garota que acompanhou o protagonista e merecia mais destaque.

anavnix 20/09/2021

chato
pessoas que gostam de política é bom. o autor tem um boa escrita (foi oq me fez ir até o meio do livro aliás) , não cheguei ao final mas se estava acontecendo um romance ali, tb foi legal. mas apenas não fez o meu estilo.

Paula Assis 18/09/2021

Entendi foi nada
Ruim demaissss. Não sou americana e não estudo política, então não entendi foi NADAAA! As referências não funcionam para quem não é americano. Criei expectativas com a sinopse, mas foi completamente decepcionante. Como eu consegui ler esse livro todo?