A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

Douglas 18/02/2013

Fantástico!
A inteligência desse livro beira o absurdo. Apesar de tratar de um assunto de governo e da conspiração contra o povo. De um governo corrupto que sempre quer mais e mais esse blá blá blá que a gente já ta cansado de saber, e apesar de tratar especificamente do governo americano isso vale pra qualquer governo. Estar cansado de saber não é o bastante pra esse livro que faz você abrir os olhos em vários fatos reais do mundo, e é incrível que o autor retrata tudo isso através de um romance envolvente entre Noah Gardner e Molly Ross uma história daquelas estilo "Senhor e Senhora Smith" que é cativante, engraçada e perigosa!

Ótimo livro, tanto pra quem quer saber de um assunto que aborda a política e as suas idéias conspiratórias quanto pra quem quer um bom romance.

Suellen-san 16/09/2012

Dessa vez vou usar a sinopse da rede social de livros – Skoob – não para economizar tempo ou espaço, mas para diferenciar um pouco. Caso não dê certo, voltarei com a antiga versão de copiar e colar.

Agora vamos à resenha.

Bem depois das duas desistências de livros nacionais resolvi recomeçar por um livro internacional e por acaso – fechei os olhos e peguei qualquer um livro da lista de dez que não divulguei ainda – e o sortudo foi: ‘A janela de Overton’. Na sinopse que não divulgue, fala um monte de coisas com conspirações e afins, mas na real o livro me surpreendeu em vários aspectos. Certo que eu esperava mais, porém querendo ou não Gleen – o autor – conseguiu me deixar curiosa.

Eu nem sei como explicar a trama e nem por onde começar, mas creio que ao ler você começa a pensar: Puxa! Será mesmo verdade isso? Às vezes eu me pegava rindo sozinha ou levantando o olhar como se um agente do governo fosse entrar na minha casa e roubar o livro. Fiquei um pouco assustada com as revelações e o final – não é que ficou vago -, mas dá margem para que você fique pensando isso nunca acabara. Ou será que aconteceu mesmo, pois é essa a intenção do autor.

Os personagens interessantes da trama são: Noah Gardner – o sobrenome dele é de um carinha que estude – o carinha caiu sem pára-quedas na trama e olha que me deixou entre a pena e a preocupação, o cara sofreu do inicio até o final. Molly, uma personagem feminina que luta pelo seu ideal. Gostei dela na trama e o caso meia boca com o Noah. O pai de Noah dá seu ar da graça na trama e ele me deu muito medo com relação a tudo que o velho faz na história – creio que lendo vocês o temeram como eu temi, o cara é louco. A mãe de Molly sofreu um pouco, mas os caras do mal a pegaram de jeito. Danny e Kearns esses dois, Zeus que dupla e que final.

Leitores, não posso falar muito, mas realmente o livro me deixou animada para retornar a leitura. O autor soube dosa tudo, uma hora tudo ficava calmo, depois vinha a adrenalina e depois o falatório e depois... Uma perfeição. E eu pensava que ia ser uma fala para lá e mais fala para cá, mas realmente ele soube separar os capítulos, ou melhor, ele dividiu em três partes e as subdividiu em capítulos menos. Adorei mesmo.

Não sei mais o que escrever a não ser leia. Sabe fiquei pensando depois que fiz a leitura como somos manipulados por algumas pessoas. E da junção de realidade e ficção foi algo de outro mundo. Serio, eu não sei o que mais escrever ou pensar sobre a trama do livro ou se eu deixei algo passar, mas seja o que deixei ou não de lado leiam e descubram.

Observação: O meu livro veio em um kit, acho que algumas pessoas se lembraram da caixa e do cadeado. Se o pessoal ficar mais atento – algo que não sou – o autor deixou em algum lugar do livro um endereço de um site. Eu não me liguei, mas acho que vi em algum lugar durante a leitura. Aqui vai o que ele deixou na última página...

Página 384: Criamos também um website, cujo endereço aparece em algum lugar do livro, e que vai direcionar você para muitas das fontes que usamos e também vai funcionar como inventário de novas informações. Boa caçada!

Jossi 19/07/2012

Uma janela muito perigosa...
O QUE ACHEI:

Um livro muito bom, para quem gostar (nem que seja um pouquinho só) de política. E para os amantes dos temas conspiratórios. Embora o autor não fale que o livro aborde exatamente o tema "teoria da conspiração", é disso que se trata. Mas não existe nenhum grupo oculto, nenhuma ordem "maçônica" ou ocultista, ou mesmo política "oculta". Os objetivos do grupo que quer transformar o mundo em uma imensa 'República da Sujeição ao Estado' (frase que eu inventei para dar uma ideia do que o livro sugere) são bem claros, abertos e definidos. E o povo já o está vendo em execução, embora nem todos consigam enxergá-lo com a clareza necessária.

Para ser sincera, não faz o meu gênero preferido. O suspense é quase zero, a ação é rápida demais - depois de certa altura - tipo filmes "Duro de Matar" e similares, com soldados aqui ou ali, conspirações que manipulam bombas, polícia, exército e serviço secreto aprontando contra gente honesta, etc.

Eu prefiro bem mais as conspirações de Dan Brown ou os estilos góticos e cheios de suspense sombrio, como Susan Hill, Catherine Gaskin, Conan Doyle, etc.

O livro de Glenn Beck não é ruim, tem o seu mérito, e como! Tem o mérito de ser original, pois o tipo de apocalipse que ele enfoca (o fim do "mundo livre") é curioso, e inquietante a ideia de que, no fim das contas, isso possa mesmo ocorrer. E se ele, Glenn Beck, tendo sido jornalista, estivesse por dentro de muitos podres e quisesse, através do livro, alertar um pouco o mundo? E se a "janela de Overton" das elites monopolizadoras do poder estiver, agora mesmo, esquematizando suas novas estratégias de manipulação das massas? O gramscismo, o marxismo cultural infectando o mundo todo (veja o que ocorreu e ainda ocorre na Rússia, na China, em Cuba e na Venezuela, só para citar os exemplos mais gritantes)... as elites globalistas (isso agora não é mais segredo para ninguém!) que estão sempre entrando em acordos e conluios, com aval do atual presidente americano esquerdista, Barack Obama. Não será hora do mundo inteiro abrir os olhos para o perigo que nos ronda, que ameaça nossas liberdades individuais?

Esse livro não é tão legal como ficção, mas é ótimo para nos fazer pensar. E pensar muito no presente, para que nosso futuro não fique nas mãos erradas. Quem quiser saber mais sobre o tema, LEIA ESSE ARTIGO, do site 'SAINDO DA MATRIX'. Dá o que pensar.

Modelo ou exemplo das "janelas de Overton" (do site http://www.saindodamatrix.com.br )

site: marxismo, engenharia social, controle mundial, conspirações, globalismo, thriller, suspense

Faell 18/07/2012

Não consegui terminar de ler. Pensei que seria uma grande história e o livro parece mais um documento contra o governo americano. Não tive paciência para terminar de ler.

CooltureNews 05/07/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
O mundo está prestes a passar por uma grande mudança, muitas pessoas podem desaparecer, o sistema financeiro atual está falido e uma nova ordem mundial irá surgir. Definitivamente um livro que teria tudo para me prender do início ao fim, infelizmente não foi isso o que aconteceu.

Sempre achei exagerado e forçado a presença de simbolos patrióticos na cultura norte-americana, mas como eles aparecem quantidades dosadas entre o insuportável e o tolerável isso não me incomodava muito, entretanto em A Janela de Overton praticamente somos forçados a respirar esse mal. A trama do livro e seus personagens até que são interessantes, mas acabam sendo ofuscados. O autor decidiu focar mais na questão politica e no pano de fundo da história do que na construção dos personagens, o que tornou a leitura um tanto massante.

Apesar de tudo, o autor soube como trabalhar esse foco no pano de fundo, você realmente consegue se colocar no cenário e vivenciar as mudanças no decorrer da trama, em nenhum momento, durante a leitura, pensei "isso é um pouco forçado, o governo não faria algo assim". Muitas teorias de conspirações acabam apelando para argumentos facilmente descartados, o autor foi feliz ao não utilizá-las.

Outro fator a favor do livro é a presença de fatos históricos e atuais, mesmo que em alguns momentos foi utilizado explicações a la Dan Brown para eles o autor soube como interligá-los instigando minha curiosidade para pesquisar um pouco mais sobre esses temas. Apesar da história se passar nos Estados Unidos e serem relatados a forma como a grande massa da população se comporta foi incrível encontrar algumas similaridades com nosso país, afinal a grande mídia não faz o favor de informar sobre isso, fazendo com que muitos idolatrem e sonhem em viver em tal país, assim como o oposto, despertando o sentimento antiamericanismo. Finalizando a resenha, o livro conta com um casal, entretanto só o que pode fazer jus a ele é essa simples menção no final deste texto.
joaotextor 14/06/2013minha estante
Ótima resenha.
Comecei ontem pela manhã, hoje já passei da metade.
Livro de ficção, mas ficção baseada integralmente em nossa realidade.

thyagomota 21/06/2012

Sem dúvidas, um livro pra se ficar pensando muito depois de ler. É uma história da politica americana, mas que com certeza não tem muita coisa de diferente da politica brasileira. Aliás, de todas as politicas, inclusive as politicagens que utilizam nomes de organizações que desejam a "paz mundial", que por sinal nunca existiu, e continua e continuará sendo um falso pretexto para a mídia nos fazer acreditar a cada dia que o que todos querem é paz, sendo que o que mais querem realmente é lucro, e o que dá lucro é a guerra, pelo menos pra eles. Um livro ótimo pra teóricos da conspiração, porque o Autor não nos dá somente fatos, ele praticamente nos dá provas de que tem muita coisa por trás da política e da busca pelo poder, e nós, tolos, somos apenas subordinados a este sistema que chamamos de democracia.

Mauro 13/06/2012

Banho de água fria
Achei que seria um thriller policial, cheio de conspirações, que faz o leitor ficar realmente tenso.
Mas o livro não é nada disso. A narrativa é muito superficial, onde acontece muito pouca coisa mesmo, e o final do livro é tão broxante como todo o resto. Sei que abre-se espaço para uma continuação, mas, se continuar assim, será apenas outro livro fraco como este.
Não dá para ser suspense nem conspiracionista, se as informações são simplesmente jogadas na sua cara.
Por mais clichê que Dan Brown seja, ele é tão melhor do que isso!

Isabella Pina 07/06/2012

Já parou pra pensar se o que você faz, é realmente porque VOCÊ quer?
A janela de Overton é um thriller instigante, com uma ideia geral muito boa, mas que infelizmente peca no final. Já começo a resenha assim porque isso foi justamente um dos pontos baixos do livro, já que o final é uma coisa fundamental no livro - num thriller, pelo menos.
Noah Gardner é um executivo, filho de Arthur Gardner, um poderoso e muito influente dono de uma empresa de relações públicas. Noah tenta ao máximo não pensar nos trabalhos sujos que faz para o pai, ficando sempre na "área cinza entre o preto e o branco", ou seja: não sendo totalmente, nem totalmente bom. Porque, cada vez que pára pra pensar no que ele está mexendo, ele nota o quanto está errado e o quanto deveria impedir. Mas não faz nada, até que conhece Molly Ross, uma mulher com ideias fortes, independentes e bem diferentes das suas. E se apaixona.
Mas nem tudo é o que parece e após ler coisas que jamais acharia que seriam verdades, ver algumas verdades serem jogados no lixo e se ver lutando contra o próprio pai e suas ideias duvidosas de um futuro melhor, Noah é submetido a altas provas... como ter o coração quebrado.

Bem, o livro é thriller, ok, mas também tem pitadas (bem grandes) de romance, como dá para notar pelo resumo da história. Eu procurei contar o mínimo de coisas porque quando comecei a ler, sabia somente o "geral" e isso foi bom, pois fui descobrindo algumas coisas por mim mesma e algumas informações podem parecer óbvias se eu ficar contando demais.
Glenn Beck criou personagens bons, num ambiente em está muito próximo do nosso - na verdade, ele é o nosso, tirando um ou outra modificação... e essas modificações, o autor espera que nunca se cheguem a realizar na nossa sociedade. A janela de Overton é, num geral, quando pessoas poderosas mexem seus pauzinhos e sugerem ideias extremas: coisas que jamais aceitaríamos, mas acabamos aceitando por causa de ouvi-los que isso é necessário, que precisamos daquilo... E com isso - e o tempo -, ideias que há 10 anos pareciam completamente sem cabeça acabam acontecendo. É a janela de Overton se movendo para o objetivo final.

Com isso, você entende um pouco o conceito do livro: Arthur Gardner e sua empresa são um peça fundamental na movimentação dessa janela, com suas propagandas e slogans. É bem fácil um exemplo: quando vemos um produto à venda, e na propaganda, todos estão felizes e algo desperta no nosso íntimo: "preciso disso". Será mesmo? Esse é mais ou menos o contexto da janela.

Eu não consigo fazer essa resenha muito bem, porque o livro acabou como um ponto de interrogação para mim; sem dúvida, gostei de tê-lo lido, mas, como citei no começo, o final peca. Quando as coisas parecem que realmente vão começar a rolar, chega o Epílogo! Mas eu gostei muito da ideia de Beck, muitos poderiam dizer que é apenas um "romance conspiratório", mas não é isso. Ele joga algumas coisas na nossa cara, nos mostra como as coisas funcionam de verdade por baixo dos panos. E o que vemos, não é nada bonito.

É um livro que você lê aproveitando, saboreando os textos, a escrita do autor... marquei tantos quotes, tantas frases marcantes que eu simplesmente não poderia continuar sem fazer uma pausa (merecida) à eles. É bom, é diferente do que vemos por aí... mas não crie grandes expectativas com o final :)

M. Scheibler 07/06/2012

O livro puxa muito mais para o lado da reflexão do que da ação. Mostra detalhes do que acontece “debaixo dos panos”, principalmente nas partes política e econômica. Trechos de maior movimentação na obra acontecem com mais gás no último terço do texto.

A expressão “Janela de Overton” registra como pensa a maioria da sociedade num dado momento sobre um determinado assunto. As posições, claro, variam do absolutamente contra ao absolutamente a favor. Para se deslocar essa janela de um lado para o outro, demanda-se trabalho de pessoas especializadas em manipulação da opinião pública.

Isso tudo parece complicado, mas se entende, por exemplo, quando um político muda radicalmente de opinião. Mesmo a sua sendo contrária a maioria dos eleitores, ele passa a ter a mesma opinião para angariar prestígio e, consequentemente, votos. Portanto, ele está deslocando a sua Janela de Overton.

No final do livro, o autor disponibiliza diversos sites e documentos onde podem ser conferidos os dados presentes na trama. Vale a pena conferir para entender melhor o enredo. Um dos casos mais interessantes é o desfalque de mais de 2 trilhões de dólares que aconteceu no dia anterior ao ataque terrorista de 11 de setembro. Coincidência? Tirem suas próprias conclusões.

Endry 23/05/2012

Este livro foi realmente uma surpresa. Eu havia ficado incrivelmente empolgada com o livro, mas pela demora em consegui-lo (não consegui comprar, mas ainda bem que recebi da NC!) e por alguns comentários, fiquei em dúvida. Obviamente, o livro foi muito bom. A escrita de Beck é bacana, simples e o desenrolar da história foi bom. Adorei o tema abordado, como foi colocado... O que me impressionou também foram os dados utilizados, boa parte deles reais. Noah é um personagem meio morno, que muitas vezes fiquei com vontade de pegar e sacudir... O que dá o tom no livro é a história, as tramas, o plano. Tudo muito bem "amarrado". Fiquei, em muitos momentos, extasiada com cada suspense. Pensava que logo os problemas iriam se resolver, mas logo mais um "obstáculo", dado aparecia. Eu realmente gostei muito do livro, pelo seu tom político/ideológico e muito mais por ter um final diferente, não muito previsível. Eu recomendo para quem curte conspiração, política e um bom livro. ;)

Mais em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2012/05/eu-li-janela-de-overton-glenn-beck.html

ElisaMarianaUF 21/05/2012

Um plano para destruir os EUA vem sendo preparado há cem anos, e agora está prestes a ser colocado em prática... Alguém será capaz de impedi-la?

E se você descobrisse que tudo em que você acreditou até hoje não passa de uma grande farsa? Que a roupa que você veste todos os dias pela manhã, assim como o carro que você dirige não são escolhas suas? Que o governante que você elegeu na última eleição para comandar sua cidade e seu país também não depende de você? E se chegasse à conclusão de que toda autonomia e livre-arbítrio que você julga ter, na verdade, atendem a um outro comando que não as suas ideias e a sua própria vontade?

Maurinho 05/04/2012

Esperava mais,....
A janela de overton é um bom livro, mas nada além disso. Tem algumas passagens bem interessantes, que combinam filosofia, economia e política, e discussões bem atuais. Aliás, achei que esse é um ponto fraco do livro, já que são muitos e muitos discursos, onde os personagens defendem seus ideais.
Justamente por esse motivo, acho que ficou devendo no quesito thriller. Faltaram cenas impactantes, ganchos que fazem o leitor devorar as páginas a fim de saber o que vai acontecer. Outro ponto fraco é o tom excessivamente generalista, pois o autor não quer se comprometer com um dos lados,...parece que levou medo da crítica.
Por esse motivo, três estrelas, e tá bom desse tamanho, não merecia mais.

Silvia 05/04/2012

A Janela de Overton
Estamos perdidos! Realmente somos meras pedras de um tabuleiro, que é descartado ao bel prazer pelos Lideres deste Mundo. Sim existe uma conspiração, e quando acordarmos será tarde de mais.
O livro a Janela de Overton, seria queimado, e nós que o lemos também, se estivéssemos na Idade Média, sim por que naquele tempo, o único livro permitido era a Bíblia, e mesmo assim era escrita em latim. A história nos mostra que um povo ignorante, que tem preguiça de aprender ou de ler é mais fácil de ser manipulado; não fico nem um pouco admirada que a educação em nosso País é deixada em terceiro plano, pois cada povo tem o governo que merece.
E não se iludam, achando que o Governo é "bonzinho", por dar o Bolsa Familia, sim por que fica mais fácil controlar um povo refém de migalhas, que se contentam com míseros trocados, e que dizem amem a qualquer coisa. Criando um povo medicante hoje, se acaso a ditadura retornar ja estaremos amanssados. Triste!
Gente, leiam mais, saiam da frente da TV que hipnotiza. Só não escrevo a minha opinião verdadeira a respeito do 11 de setembro, por que sei que o meu computador pode estar sendo sondado, por que li a Janela de Overton, e porque não tirarão este livro das prateleiras e não deram fim ao escritor? Por que se fizessem isso o povo ia ter certeza que este livro não é apenas ficção.
Espero ter aguçado seu interesse por este livro, pois aqui só expressei o que senti a despeito dele; agora se ficaram curiosos, leiam...
Eli Coelho 12/08/2012minha estante
Li diversas resenhas suas. Muito boas por sinal. Esse aqui eu tenho mas estava com preguiça de ler. Repensei isso após ler sua resenha.

Rodrigo 30/09/2017minha estante
Será meu próximo livro!

Luan 30/10/2018minha estante
Curioso para ler essa obra!

Lucas Apostolo 26/03/2012

Voltarei
Abandonei mas pretendo voltar, eu acho. Apareceram outros livros mais interessantes daí preferi os outros, mas nas férias talvez eu o retome...

MarceloBighetti 25/03/2012

Não é uma resenha, apenas a minha opinião pessoal.
Ganhei este livro de minha adorável esposa e o li em três dias. A narrativa é extremamente envolvente, e o tema, muito atrativo e polêmico. Gostei muito como o autor conduziu a trama e a maneira como trouxe à tona alguns assuntos que deveriam ser de conhecimento de muitos.

Entre traições, teorias de conspiração e ingenuidade de um dos protagonista, esta história tem o poder de aflorar o sentimento de revolta daqueles que gostam deste tipo de abordagem, e despertar a curiosidade dos outros.

A única coisa que não gostei foram as consequências, que parecem não existir, de algo catastrófico no desfecho.