A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

Ôcaravéio 30/08/2011

sem fôlego
Esta é a primeira “resenha” que faça na minha vida.
Porque a faço agora aos 57 anos de idade, quando já li inúmeros livros e só coloquei estrelinhas neles?
É um bom questionamento.
Mas a resposta é simples: Minha mulher me inscreveu numa rede social muito inteligente. Uma rede de gente que lê livros. Jovens em sua maioria como pude perceber. E me instigou a fazê-lo. Achei algo de fato útil. Considerando que moramos num País que é conhecido como de poucos leitores. Fiquei feliz em perceber que esse “paradigma” está mudando como de resto estão mudando muitos outros em nosso tempo. Que bom. Minha resenha de estréia é sobre o livro de GLENN BECK A JANELA DE OVERTON.
Puxa, é um livro para ser lido de um fôlego só. O tema que bate a nossa porta, entra pelos nossos olhos e ouvidos todo dia, mas somos ‘hipnotizados” para não dar importância: é o da própria mídia. O que ela faz conosco, o que ela nos força a pensar, como ela quer que agente aja, como somos obrigados a comprar as idéias que “eles” querem. Não se trata de mais uma teoria da conspiração, até porque o autor nos remete a muitos sites para que pesquisemos nós mesmos seus fundamentos que são postos nas vozes de Noah filho de um magnata das relações públicas, de Molly filha de uma ativista oriunda de woodstock. O livro de fato é uma “bomba”, no sentido de que faz de imediato o leitor “mediano” fazer um parâmetro com o que está acontecendo com seu próprio País. Aqui o certo está errado e o “errado” está ficando cada vez mais aceito como “certo”. Estou falando em generalogias, pois acredito que o leitor que trafega por este site é informado. O Brasil está assistindo de camarote, os bancos falirem, a previdência dizer que só aposenta o contribuinte aos “noventa anos” os presidiários ganharem dinheiro da previdência, os desocupados ganharem “bolsa”, enfim o livro de GLENN BECK é um retrato do que acontece em toda parte. Uma minoria “silenciosa” e “desconhecida” comandando as ações de marionetes que acreditam estarem agindo pelos seus ideais, e no fim, tudo é o desejo de um grupo poderoso por trás de um plim, plim !!!! Eu recomendo a leitura deste livro e sua releitura, porque precisamos deixar de ouvir o som da flauta do flautista de Hamelim, até porque precisamos urgentemente deixar de sermos ratos.
Até outra resenha.
Ôcaravéio
Lavinia 15/10/2011minha estante
Adorei sua resenha! Muito bem escrita! Sua esposa deve ser muito sábia! PArabéns! Vou ler este livro graças a sua resenha...

Roseli Camargo 16/11/2011minha estante
Muito boa sua resenha.

P.S Ôcaravéio foi fantástico rs

Marie.ebooks 29/11/2011minha estante
Tenho uns dias de folga e resolvi escolher um livro pra ler. Estou com A Janela de Overton desde Setembro e, por ser mt grande, nunca começava a leitura. Ainda bem. Comecei ontem depois do almoço, e se realmente não tivesse esse tempo de folga ia ficar desesperada pra terminá-lo de ler, o q aconteceu foi q li até as 4h da madrugada, sim, 4h am e acabei pegando no sono de cansaço.. acordei costumeiramente as 7h e podia voltar a dormir, mas faltavam cerca de 25% do livro e voltei a ler até as 11h desta manhã, mais ou menos. Mandei mail pra vários amigos indicando-o. Não é um livro fácil de se engolir; te chamarem de massa ignorante entre outras coisas horríveis e verdadeiras. Mas é tão coeso e tão didático...você entende o panorama geral e vibra pelo desfecho. Ufa! Bom, logicamente foi usado um teor fictício à lá holliwood (o q eu espero q realmente venha acontecer pq alcançaria ainda mais a 'massa') que me impressionaria se o autor negasse que queria alcançar pessoas como eu. /
Impressionante e surpreendente! Não perdi a noite de sono, ganhei conhecimento. :)
"Por que todos um dia estarão perante Deus, e Ele, O Justo Juiz, os julgará."

Silvia 01/04/2012minha estante
Parabéns pela resenha, foi ótima, e dá para perceber que foi de coração :-)

Lídia Karla 25/05/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha! comprei o livro e ele já está na fila para ler. Agora depois da forma como você falou sobre ele, mal posso esperar para começar a leitura!

maria_angelica 29/05/2012minha estante
Parabéns pela resenha. Comprei o livro por causa dela. Noa leitura.

Michelle 13/08/2012minha estante
Me recomendaram este livro na Bienal do Livro SP e eu acabei não comprando, mas graças a sua bela resenha vou comprar e devorá-lo...

PAULA 30/09/2012minha estante
Bom, meus parabéns pela resenha. Demorou muito tempo para se expressar, mas, com certeza marcou.
Concordo com você sobre o livro, ele realmente mostra o retrato da sociedade contemporãnea que vive a mêrce de propagandas e mídias que nos ludibriam e ao mesmo tempo enriquecem uma pequena parcela da população. Também faço a recomendação da leitura deste livro, pois no mundo que vivemos hoje, com tantas informações, fica mais fácil de eximar coisas que nos são bastante nocivas e a informação é o passo inicial para que isso aconteça... Um grande abraço! Fica com Deus!

Aline 15/10/2012minha estante
Que resenha ótima, parabéns. Esse livro me parece ser bem politizado!!!!! Interessante!!!!

Roberta Fortes 09/12/2013minha estante
Ótima resenha, continue compartilhando que nós adoramos...

Marcia 26/07/2014minha estante
Parabens pela resenha, me motivou a ler esse livro, parabens e continue, precisamos aprender a compartilhar informaçoes sobre livros para motivara a moçada]!

Jossi 07/04/2015minha estante
Perfeita sua resenha: O livro parece mais uma antevisão do futuro (no caso, o nosso presente, 2015). Uma espécie de profecia... Bem, o autor é jornalista, sabem de muita coisa que nós, simples leitores, desconhecemos. Esse livro devia ser lido por todos. É um alerta contra um governo mundial, que está alinhadíssimo com o governo brasileiro atual.

Parabéns pela resenha!

Kelli ( kell_msa) 09/08/2015minha estante
Resenha feita em 2011, mas acabei de ler em 2015 e que excelente resenha. adorei

Talita 10/04/2016minha estante
Sua resenha foi maravilhosa! Parabéns!

Aryane Marques 01/10/2016minha estante
uau! ótima resenha, meus parabéns! :)))

Nubia 17/10/2019minha estante
Simplesmente genial! Adorei a resenha.

Tomaz 23/06/2011

Como um final pode acabar com um livro
Este foi um dos livros que me deu mais vontade de ir até o fim. Muita informação real sobre manipulação da mídia, controle do poder, dominação global. No final tem as referências sobre matérias reais que realmente monstram os escândalos das grandes corporações mundiais, seus empresários e membros do governo envolvidos, como Al Gore, o "bonzinho" que ficou rico por ser sócio de uma das maiores empresas de venda de certificados de energia.
Ia tudo bem até a resolução final. Irreal, inconclusivo, ridículo. Parece que o autor finalizou de qualquer forma para entregar para o editor e ganhar logo dinheiro.
Jossi 07/04/2015minha estante
Discordo. O final foi muito enfático, aliás, muito em acordo com toda a trama do livro. O autor foi realista! Se o final não agrada aos leitores que preferem Dan Brown (e o seu amor fatal pela maçonaria, seus enredos cinematográficos, etc.), ele agradará sem dúvida, aos leitores REALISTAS. Sim, porque o livro é um retrato vivo do quem acontecendo hoje no Brasil... liberdades sendo postas em xeque. O perigo de um governo global, de ideologia nitidamente esquerdistas (não que o livro fale isso, esse é apenas o meu parecer) e genocidas (vide Venezuela...).

Então, o final é pura e simplesmente realista. E bastante assustador. Um alerta. ;)

Carlos Wilker 22/08/2011

O melhor do livro é a capa. Muito marketing pra pouco livro. Não recomendo.
Cris Flessak 10/09/2011minha estante
Concordo!

Louie 19/05/2012minha estante
Também achei!

jadermariano 19/08/2012minha estante
Concordo. Apesar dos conceitos interessantes, sobre como as grandes corporações e o próprio governo nos influencia e manipula todos os dias, achei a narrativa um pouco fraca.

Maria Gabriela 05/10/2021

Envolvente, mas decepcionante
Arriscar-me a ler "A Janela de Overton" foi uma das decisões mais questionáveis que tomei em minha. Agraciada com o livro como um presente de aniversário, me venderam a propaganda de que seria uma trama envolvente e que lhe deixaria sem fôlego, capaz de tirar seu sono e deixar o leitor ansiado por mais. Bom, a propaganda vendeu, mas apenas metade do conteúdo que prometia. Se eu soubesse que a história seria similar a mais um filme clichê sobre planos para destruir os Estados Unidos, teria me afastado imediatamente (há coisa mais previsível do que destruir esse país? Creio que não). Um plano de destruir o símbolo estadunidense está sendo elaborado a cem anos, mas somente agora está prestes a ser colocado em prática. Alguém será capaz de impedir? É uma premissa de filme com capa bonitinha!

Ainda há o truque.conhecido de "tudo o que você conhece não passa de uma farsa". Oh sim, a roupa cara que você usa e seu carro esporte não foram escolhidos por você. O governante que você elegeu não é sua escolha, e sua liberdade? Esqueça, você não tem. Não há trama mais clichê e insuportável que essa! Durante a leitura, cheguei a cogitar se o autor, Glenn Beck, havia assistido a saga Matrix enquanto desenvolvia o livro, mas tirado de cena o futuro apocalíptico e tomado pelas máquinas, e substituído por velhos homens ricos que moram em coberturas no centro de Nova Iorque. Quando o protagonista percebe que nada é de sua escolha e que o país será destruído em questão de dias, chega a ser um pouco envolvente acompanhar suas buscas e viagens para impedir esse plano, enquanto alguém poderoso como ele próprio está atrás e pronto para impedir essa revolução.

Essa parte é interessante, mas chega ao fim quando o protagonista apenas levanta as mãos e diz "certo, autor, acabou o heroísmo. Faça-me ter um desfecho horrível e que deixe o leitor em lágrimas". E ainda com a pitada de "ah, sim, sabe a garota que esteve comigo o tempo todo e que é a personagem mais carismática? Dê um fim qualquer a ela e seu bando". Beck pecou muito em apresentar uma trama de filme com um final que deveria ser chocante, mas acabou decepcionando. Creio que ele desejou passar a mensagem de que não importa o quanto tentem, a massa operária não irá virar o jogo, e os ricos que a apoiarem vão terminar sem futuro ou corrompidos pelo poder. Para mim, foi uma péssima experiência de leitura e que dou 2 estrelas em consideração ao suspense apresentado e a garota que acompanhou o protagonista e merecia mais destaque.

Yasmin 18/10/2011

Divulgaram Errado

Aguardei para ler esse livro por muito tempo. Nunca aparecia chance de ler e quando finalmente o fiz as primeiras páginas passaram longe de ser o que eu esperava. Contudo não se engane com essa frase. O livro não é o que eu esperava, mas também está longe de ser ruim. A divulgação do livro e o modo como colocaram as coisas é que engana. Venderam A e era B. Esse não é o tipo de livro que a grande maioria gosta de ler. É um livro para quem gosta/estuda política, economia e principalmente para quem curte thrillers de intriga, que mesclam realidade. Além do ponto principal: o livro é destinado a leitores norte-americanos. Pura e exclusivamente, sem falsas pretensões.

A história apresenta Noah filho de um multi bilionário do ramo das relações públicas. Trabalha com o pai e tem uma vida de sossêgo e luxo. Trabalho simples, manipular fatos, distorcer verdades e limpar o nome de grandes políticos, corporações. Vender fatos. Lá ele conhece Molly, patriota ferrenha e faz parte do que atualmente é considerado os terroristas domésticos. Só por ser patriota. Ela engana Noah o livro inteiro (...)

Continue lendo: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/10/resenha-janela-de-overton.html

Faell 18/07/2012

Não consegui terminar de ler. Pensei que seria uma grande história e o livro parece mais um documento contra o governo americano. Não tive paciência para terminar de ler.

Nicole Gonsales 31/12/2021

Última leitura do ano
Passei o ano lendo pouco, com ?ressaca literária? e agora vem uma sensação horrível de que eu perdi leituras ótimas durante esse ano.

A Janela de Overton foi um livro que ganhei de presente e me pareceu interessante logo de início, porém a cada página que eu virava a leitura ficava ainda melhor. Ficção com uma dose de realidade é assim que eu defino esse livro!
Leiam pois vale a pena, é uma leitura que abre margem para pesquisas e outras leituras. Super indico!

Jess 04/08/2011

Abrindo seus olhos
Confesso que quando li a sinopse da Janela de Overton e descobri que o escritor é jornalista assim como eu, fiquei muito empolgada em ler logo o livro e assim que chegou em casa comecei a ler. Mas no final acabei me decepcionando um pouco, mas só um pouco.
O livro é muito interessante, fala de um tema utilizado não só por mídias mas também por governos tentando fazer com que aceitemos ideias que antes de todo o planejamento seria impossível pensarmos que um dia veríamos o fato com naturalidade. Esse fato é explicado melhor no livro e não vou contar aqui para não dar spoiler.
Decepcionei-me um pouco com o livro porque achei que ele seria mais emocionante e na verdade acabou sendo um livro bem calmo de se ler, a não ser nos últimos capítulos que nos empolgamos e queremos saber logo como tudo acaba.
A Janela de Overton é o tipo de livro para pessoas que se interessam por política, não basta apenas gostar de teorias da conspiração, tem que de certo modo entender bem as várias vertentes da política e pessoas importantes nesse meio nos Estados Unidos, pois o livro se passa lá.
O fato de eu não ter me empolgado tanto com o livro pode ser porque se passou em outro país com fatos que de certo modo não influenciaram muito a nossa vida aqui, mas que para as pessoas de lá foram grandes coisas a demonstradas no livro mas nem sempre com a atenção que era devida para os acontecimentos.
Uma coisa que ninguém pode deixar de ler do livro é o Posfácio, apesar de não ter relação direta com a história foi o capítulo que mais me empolgou e com certeza o qual vai aguçar a vontade de todos os leitores a prestarem mais atenção no que acontece no seu país e no mundo.
Apesar de o livro não ter sido tudo que eu esperava, é um livro que não pode ser deixado de lado, tem que ser lido e por diversos fatos. Por abrir nossos olhos e acrescentar conhecimento de um modo agradável são só dois dos fatores, você pode não saber nada de política e como funcionam diversos sistemas, mas A Janela de Overton vai abrir o seu apetite por descobrir mais sobre tudo que encontrar e até mais do que tem disponível no livro.

Anelly 09/01/2014

Minha opnião sobre o livro
Achei o livro realmente muito chato e apático! Esperava mais história e menos política. Não há como se identificar com os personagens pois são muito monótonos e a história precisava de um toque a mais de sensualidade. O autor deveria ter mergulhado mais na história de cada um. Às vezes parecia que os personagens não tinham vida própria.
Diálogos longos e cansativos, com uma linguagem bastante difícil de entender. No entanto um ótimo livro pra quem quer saber qual a visão do autor quanto à política norte-americana. O que, acredito eu, ninguém queira.
Érico 03/02/2018minha estante
Os personagens desse livro entraram para categoria totalmente esquecíveis.

Juu 23/03/2021

Ruim. Leitura cansativa. Referências que só quem mora nos EUA ou estuda a política de lá, vai entender bem.

E por fim, não consigo comprar que o personagem principal trocou toda a sua realidade de privilégio por uma história mal contada de revolução/traição.

Dri 19/06/2020

Teoria da conspiração
O escritor escreve de uma forma que a leitura deveria ser rápida, mas acho que o assunto não me prendeu, por isso demorei para finalizar. Apresenta o personagem Noah, filho de um profissional de relações públicas extremamente rico. Noah conhece Molly, que o convida a ir para um reunião da "resistência". À partir daí Noah se envolve cada vez mais no mundo de Molly, que o oposto ao mundo de seu pai. É um livro policial que vai evoluindo até chegar a um cenário praticamente pós apocalíptico. A mensagem principal acho que pode ser resumida em: os governos e a mídia podem nos fazer acreditar em qualquer coisa, e assim, chegarem onde pretendem chegar. Acredito que a crença do autor na mensagem que estava transmitindo atrapalhou um pouco o desenvolvimento do enredo, parece extremamente didático em certas partes.

Will 22/04/2022

Promete, mas não entrega.
O prólogo é extremamente intrigante e faz uma conexão imensa com a sinopse. Para quem gosta de teoria da conspiração é um prato é cheio. Um homem é assassinado pouco antes de revelar um plano de conspiração que irá modificar a vida do americano. Tu quer ler, tu quer seguir a história, tu quer saber onde o autor vai te levar, porém?Começam os problemas.
Capítulos longos, cheios de nadas que levam a lugar nenhum.

Quando somos apresentados a Arthur Gardner parece que as coisas vão engrenar, mas logo percebemos que ele é apenas um megalomaníaco egocêntrico com frases de impacto. Excelentes frases, diga-se de passagem, mas não passa disso.

A trama fica por conta de Noah e Molly. Ele um milionário bem sucedido que trabalha pra empresa de relações públicas do pai, ela uma revolucionária que quer evitar que os planos do pai de Noah deem certo. Entretanto, não existiu construção do romance entre os dois, fica difícil compreender/engolir uma relação que começou como se fosse um filme adolescente. E mais difícil ainda é engolir que um homem, supostamente, rico, inteligente e bem sucedido, depois de ser enganado por essa mulher ainda volte para ajudá-la. É simplesmente impossível que alguém faça tudo que ele fez por ela tendo a conhecido dois dias antes.

O final foi aberto e extremamente decepcionante, talvez a ideia fosse a continuação em um próximo livro, mas, dificilmente quem leu esse, leria a continuação.

Aaaah e o mais frustrante: NUNCA FOI RETOMADO O QUE ACONTECEU NO PRÓLOGO. Ou seja, o livro terminou sem sabermos quem foi o assassino, ou o mandante, ou quem era a vítima, já que ela não fez diferença nenhuma para o desenrolar do livro.
Ruan260 18/03/2024minha estante
Que livro ruim . Kkkkkkk concordo com tudo que você " falou " .

Evelin Vieira 29/08/2011

A Janela de Overton
“E se você descobrisse que tudo em que você acreditou até hoje não passa de uma grande farsa? (...) E se chegasse à conclusão de que toda autonomia e livre-arbítrio que você julga ter, na verdade, atendem a um outro comando que não as suas ideias e a sua própria vontade?”

"E se?" A Janela de Overton é um livro bastante questionador. Tudo começa quando o filho de um poderoso chefe de empresa, Noah Gardner, se encontra com a patriota revolucionária Molly Ross.

Parece extremamente clichê, mas com o romance o autor nos mostra, como Molly mostra a Noah, que quem tem influência tem poder e manipula, e é hora de mudar.

A trama fictícia se baseia em alguns fatos ocorridos, que o autor usa para nos fazer formar opinião própria sobre o que é ficção e o que plausível. Muitos personagens históricos importantes para a política americana são citados ao longo do livro através de frases vorazes.

Janela de Overton refere-se a uma técnica de manipulação que faz o povo aceitar aos poucos, por comparação, uma ideia radical. O livro trata de questões norte-americanas, mas o uso deste conceito e a manipulação de informações refere-se a todos.

O autor nos faz pensar e em nenhum momento usa fontes absurdas – está tudo nos jornais e na internet, todos os site e notícias são listados em um prólogo de quase 30 páginas no final do livro. A narrativa informa e entretém.

O livro pode ser o ponto de partida para despertar seu interesse por política e sociologia, além de ser uma fonte de informação para quem já se interessa.

Lucas 22/02/2013

Decepcionante
Na época que o livro lançou,fiquei até interessado na história,ganhei de aniversário de um colega de escola mas quando peguei para ler,me decepcionei nos primeiros capítulos.
Achei chato,bem ZzZzZ mesmo,e eu pensando que eu iria encontrar um livro policial cheio de mistério e tal mas achei um livro com muita política,daí dormi enquanto lia.

Maurinho 05/04/2012

Esperava mais,....
A janela de overton é um bom livro, mas nada além disso. Tem algumas passagens bem interessantes, que combinam filosofia, economia e política, e discussões bem atuais. Aliás, achei que esse é um ponto fraco do livro, já que são muitos e muitos discursos, onde os personagens defendem seus ideais.
Justamente por esse motivo, acho que ficou devendo no quesito thriller. Faltaram cenas impactantes, ganchos que fazem o leitor devorar as páginas a fim de saber o que vai acontecer. Outro ponto fraco é o tom excessivamente generalista, pois o autor não quer se comprometer com um dos lados,...parece que levou medo da crítica.
Por esse motivo, três estrelas, e tá bom desse tamanho, não merecia mais.