A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

CooltureNews 05/07/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
O mundo está prestes a passar por uma grande mudança, muitas pessoas podem desaparecer, o sistema financeiro atual está falido e uma nova ordem mundial irá surgir. Definitivamente um livro que teria tudo para me prender do início ao fim, infelizmente não foi isso o que aconteceu.

Sempre achei exagerado e forçado a presença de simbolos patrióticos na cultura norte-americana, mas como eles aparecem quantidades dosadas entre o insuportável e o tolerável isso não me incomodava muito, entretanto em A Janela de Overton praticamente somos forçados a respirar esse mal. A trama do livro e seus personagens até que são interessantes, mas acabam sendo ofuscados. O autor decidiu focar mais na questão politica e no pano de fundo da história do que na construção dos personagens, o que tornou a leitura um tanto massante.

Apesar de tudo, o autor soube como trabalhar esse foco no pano de fundo, você realmente consegue se colocar no cenário e vivenciar as mudanças no decorrer da trama, em nenhum momento, durante a leitura, pensei "isso é um pouco forçado, o governo não faria algo assim". Muitas teorias de conspirações acabam apelando para argumentos facilmente descartados, o autor foi feliz ao não utilizá-las.

Outro fator a favor do livro é a presença de fatos históricos e atuais, mesmo que em alguns momentos foi utilizado explicações a la Dan Brown para eles o autor soube como interligá-los instigando minha curiosidade para pesquisar um pouco mais sobre esses temas. Apesar da história se passar nos Estados Unidos e serem relatados a forma como a grande massa da população se comporta foi incrível encontrar algumas similaridades com nosso país, afinal a grande mídia não faz o favor de informar sobre isso, fazendo com que muitos idolatrem e sonhem em viver em tal país, assim como o oposto, despertando o sentimento antiamericanismo. Finalizando a resenha, o livro conta com um casal, entretanto só o que pode fazer jus a ele é essa simples menção no final deste texto.
joaotextor 14/06/2013minha estante
Ótima resenha.
Comecei ontem pela manhã, hoje já passei da metade.
Livro de ficção, mas ficção baseada integralmente em nossa realidade.

Luciano.Soares 07/06/2023

Esperava bem mais
O livro é uma espécie de 1984 do século 21, porém achei os personagens mais rasos. Isso me fez não me conectar muito com eles.
Além disso, a trama, que se inicia bem intrigante, vai perdendo força e no final senti as coisas sendo tocadas goela abaixo.
E falando no final, achei que o livro teria a coragem de seguir o mesmo desfecho de 1984, mas me enganei.

Luiza 03/08/2020

Me sinto mais esclarecida e menos ignorante após finalizar a leitura desse livro. É engraçado enxergar como podemos e somos facilmente manipulados, mas ao mesmo tempo não conseguimos mudar isso.
Apesar do livro falar de casos ocorridos nos EUA, vi muito do Brasil no livro.
Vale a pena a leitura.

Chigurth 05/04/2015

A janela de Overton começa bem,mas perde o ritmo.
Quando vi a capa do livro de Glenn Beck,A janela de Overton,fiquei com vontade de comprar.
Por dois motivos:
1-ótima capa!
2-ótima sinopse!

O livro começa com um ritmo bem interessante e rápido,mas
Aos poucos foi ficando quase insuportável,Pois tem um ritmo absurdo de falas de personagens que parecem que nao vão acabar.
De leitura lenta e diálogos desinteressantes sobre políticas norte americanas.
Ainda bem que os nomes "republicanos" e "democratas" raramente aparecen no livro.
Algo que o próprio Glenn realmente afirma em sua nota de autor.

Se tem algo que prezo em um livro sao as personagens,sempre que leio um livro me identifico com algum, pela personalidade,carisma,momentos,como lidam com as coisas.
Neste livro nao gostei de nenhum
Sao chatos e só falam de política,
Narrativas onde bastava dizer
"discordo" os personagens enfeitam um texto ENORME de forma antipática.
"A janela de Overton" poderia ter sido mais simplista em termos narrativos e dissertativos.
E mais complexo em termos de trama,e ambientes.
Muitas cenas se demoram demais em um mesmo ambiente.
O que mais cansa é ter que ver tanta notas no rodapé do livro,
No qual o leitor precise sempre ter que parar para ler.
E acredite quando digo que São muitas notas de rodapés.
Mas é claro que nem tudo é trevas,
A janela de Overton tem momentos narrativos fortes.
O Prólogo do livro é um exemplo
De alguns momentos bons.

"Seu último apelo foi interrompido por um tiro à queima-roupa de uma pistola com silenciador,e a última coisa que passou pela sua cabeça foi um bala dundum semiencamisada de ponta oca,357".

Ou quando eles conseguem acessar a rede de computadores,
Onde conseguem ver todos os planos do governo,para com o povo.

Momentos como este empolgam
Mas sao bem poucos.
A ideia do livro e boa muito boa,
Mas o que acaba com ele sao os dialogos grandes e ritmo lento.

A história gira em torno de Noah Gardner,um executivo bem sucedido e que ainda vive sob as asas do pai
Muito rico e influente,e entao ele conhece uma moça linda chamada Molly Ross,que possui uma ideia política que os difere,E entao ela o convida para ir ao encontro da resistência,que tera na sexta-feira.
Nesta parte o livro fica maçante,
Depois de alguma ação,
O livro continua maçante.
A janela de Overton têm poucos momentos de gloria,outra coisa que achei nada a ver,para um livro "sério"
Foi a paixao à primeira vista do personagem Noah com Molly,ficou parecendo coisa de livro infanto- juvenil.

Nao tenham pressa.

"Espero que na sua leitura voce perca as mesmas horas de sono
Que eu perdi para criá-lo".- Glenn Beck

Nao deixei de dormir para ler Glenn.

Maurinho 05/04/2012

Esperava mais,....
A janela de overton é um bom livro, mas nada além disso. Tem algumas passagens bem interessantes, que combinam filosofia, economia e política, e discussões bem atuais. Aliás, achei que esse é um ponto fraco do livro, já que são muitos e muitos discursos, onde os personagens defendem seus ideais.
Justamente por esse motivo, acho que ficou devendo no quesito thriller. Faltaram cenas impactantes, ganchos que fazem o leitor devorar as páginas a fim de saber o que vai acontecer. Outro ponto fraco é o tom excessivamente generalista, pois o autor não quer se comprometer com um dos lados,...parece que levou medo da crítica.
Por esse motivo, três estrelas, e tá bom desse tamanho, não merecia mais.

@leticiagritta 22/09/2020

Criei expectativa demais...
Mas no final foi uma boa leitura, só achei um pouquinho superestimado demais. Mas ainda assim, um bom livro e necessário.

Mauro 13/06/2012

Banho de água fria
Achei que seria um thriller policial, cheio de conspirações, que faz o leitor ficar realmente tenso.
Mas o livro não é nada disso. A narrativa é muito superficial, onde acontece muito pouca coisa mesmo, e o final do livro é tão broxante como todo o resto. Sei que abre-se espaço para uma continuação, mas, se continuar assim, será apenas outro livro fraco como este.
Não dá para ser suspense nem conspiracionista, se as informações são simplesmente jogadas na sua cara.
Por mais clichê que Dan Brown seja, ele é tão melhor do que isso!

Evelin Vieira 29/08/2011

A Janela de Overton
“E se você descobrisse que tudo em que você acreditou até hoje não passa de uma grande farsa? (...) E se chegasse à conclusão de que toda autonomia e livre-arbítrio que você julga ter, na verdade, atendem a um outro comando que não as suas ideias e a sua própria vontade?”

"E se?" A Janela de Overton é um livro bastante questionador. Tudo começa quando o filho de um poderoso chefe de empresa, Noah Gardner, se encontra com a patriota revolucionária Molly Ross.

Parece extremamente clichê, mas com o romance o autor nos mostra, como Molly mostra a Noah, que quem tem influência tem poder e manipula, e é hora de mudar.

A trama fictícia se baseia em alguns fatos ocorridos, que o autor usa para nos fazer formar opinião própria sobre o que é ficção e o que plausível. Muitos personagens históricos importantes para a política americana são citados ao longo do livro através de frases vorazes.

Janela de Overton refere-se a uma técnica de manipulação que faz o povo aceitar aos poucos, por comparação, uma ideia radical. O livro trata de questões norte-americanas, mas o uso deste conceito e a manipulação de informações refere-se a todos.

O autor nos faz pensar e em nenhum momento usa fontes absurdas – está tudo nos jornais e na internet, todos os site e notícias são listados em um prólogo de quase 30 páginas no final do livro. A narrativa informa e entretém.

O livro pode ser o ponto de partida para despertar seu interesse por política e sociologia, além de ser uma fonte de informação para quem já se interessa.

Juliana1011 31/10/2021

Explosão mental.
No posfácio o autor diz que "É improvável que tenhamos de enfrentar coisas minimamente parecidas com os perigos contra os quais Molly e Noah estão lutando.", mas sinceramente... acho que estamos chegando bem perto. A janela está caminhando... deixem esse livro longe do presidente para ele não ter mais ideias.

Grata.

VAnia245 30/01/2022

Todo mundo deveria ler, sem pensar 2x
Quando li esse livro eu tinha 16 anos e era uma menina extremamente interessada em política, então essa leitura chegou até mim através de uma amiga que tinha absoluta certeza que eu adoraria esse livro, pois ela nunca esteve tão certa.

Infelizmente não lembro exatamente os nomes dos protagonistas, mais me lembro do enredo, a estória é uma ficção onde existe um golpe político que está prestes a acontecer, as pessoas mais influentes dos EUA, querem causar uma revolta popular, com direito a manifestações e até quem sabe uma guerra civil, tudo isso para que uma pessoa específica chegue ao poder.Então de contra a um grupo político, existe uma resistência que trama uma revolta popular, o intuito é descobrir qual é a verdade por trás desses políticos, e o mais interessante dele é que por mais ficção que seja, A Janela de Overton tem sua dose de realidade, que é extremamente palpável. Enfim, tenho uma vontade imensa de reeler este livro e agora com um outro olhar, fora que é realmente bom e é uma leitura que te prende, cada página faz o enredo melhorar umas 10x

Douglas 18/02/2013

Fantástico!
A inteligência desse livro beira o absurdo. Apesar de tratar de um assunto de governo e da conspiração contra o povo. De um governo corrupto que sempre quer mais e mais esse blá blá blá que a gente já ta cansado de saber, e apesar de tratar especificamente do governo americano isso vale pra qualquer governo. Estar cansado de saber não é o bastante pra esse livro que faz você abrir os olhos em vários fatos reais do mundo, e é incrível que o autor retrata tudo isso através de um romance envolvente entre Noah Gardner e Molly Ross uma história daquelas estilo "Senhor e Senhora Smith" que é cativante, engraçada e perigosa!

Ótimo livro, tanto pra quem quer saber de um assunto que aborda a política e as suas idéias conspiratórias quanto pra quem quer um bom romance.

Dani Fuller 25/06/2011

"A verdade é um artigo de luxo que não está em exposição."
Este livro causou muitos questionamentos e emoções em mim. E ele conseguiu fazer isso antes (de eu tê-lo e ler), durante e depois da leitura. Minha impressão era que ele seguiria para dar as alfinetadas necessárias a quem a 'carapuça' servisse, mas para minha supresa.. ele realmente faz isso, mas usando um romance.

"A ignorância é uma benção...", pois assim a verdade não irá te atingir e deprimir (aos realmente se importam). E eu a vejo e continuo sem fazer nada. E acho que você também. Quantas vezes já escutou que "uma pessoa sozinha não vai mudar o mundo" etc.. agora reflita bem. Se realmente não fosse fazer a diferença.. não existiria tanta gente te forçando e lembrando que não vale a pena, né? ~ Ninguém vai perder tempo com coisas insignificantes.
No livro destaca muito isso e farei o mesmo aqui. A cada 4 anos temos a chance de mudar. E a cada 4 anos seguimos tomando as decisões estúpidas. E passamos isso aos filhos.. e depois passaremos aos netos... e ainda achamos que temos o direito de reclamar.

O livro foi feito para os americanos.. mas para mim ele também se encaixa a outros países.. e muito com o Brasil...... A Janela de Overton é uma realidade.. e a mudança do mundo também... e todos nós sofreremos (e sofremos) as consequências disso. Deu tempo de acontecer esse alerta.. mas na próxima vez talvez não. Ou pior..... talvez tudo aconteça e nem chegaremos a sentir o que foi que nos atingiu.

Ela completa ==>

Livretando 15/01/2014

Resenha "A Janela de Overton
Em um livro recheado de teorias conspiratórias, cabe a você decidir no que vai acreditar! Mas tome cuidado, suas escolhas decidirão o seu destino!

Noah Gardner é um executivo muito rico que trabalha na Doyle & Merchant, uma conceitura empresa de relações públicas dos EUA e que pertence ao seu pai, Arthur Gardner. Em um dia de trabalho comum para Noah, ele se sente atraído Molly Ross, uma garota muito atraente e de atitude, o que só o fez a admirar ainda mais. Ao perceber o que Molly estava pregando no quadro de avisos, Noah aproveita a oportunidade e decide comparecer à reunião da Founders Keepers - uma organização política que visa restaurar a liberdade da população do país - com um único objetivo em mente, conhecer Molly Ross, a garota que o atraiu de forma jamais sentida por ele antes, mas ele acaba envolvendo-se mais do que o esperado.

A partir deste momento somos lançados em uma trama alucinante e envolvente. A cada nova descoberta, Noah passa a se questionar se tudo o que ele acreditava era apenas uma ilusão, uma verdade imposta pelo governo. Será que somos fantoches do sistema? Será que é tudo planejado para acharmos que nossas decisões são realmente nossas?

Durante toda a leitura o meu interesse pela história oscilou bastante, assim como a sua fluidez, em alguns momentos eu lia vorazmente, em outros a escrita ficava muito teórica, tornando a leitura bem enfadonha e até confusa. O que mais me chamou a atenção no livro foi a veracidade de alguns fatos, o autor cita durante toda a trama muitos acontecimento reais, como por exemplo, o ataque terrorista do 11 de Setembro, o que dá gancho às suposições levantadas pelos integrantes da Founders Keepers. O romance de Noah com Molly foi realmente algo bem agradável de se ler, a relação entre os dois está longe de ser classificada como algo comum, o que é bem satisfatório. A história é recheada de reviravoltas e surpresas, o que nos faz prosseguir com a leitura mesmo nos momentos de narrativa monótona, como já foi citado. O final me decepcionou um pouco, por sua falta de objetividade, mas acredito que o autor optou por esse desfecho para manter o ar de realidade contido em toda a trama. Vale citar também todo o trabalho de pesquisa que Glenn Beck teve, nos fornecendo até algumas de suas fontes nas últimas páginas do livro. Muito bom!

Essa é uma daquelas obras complexas que lhe obrigam a pensar, portanto não a indico para aqueles que limitam-se a leituras muito leves e de fácil compreenção, ainda assim, acredito que seja uma experiência MUITO válida.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2011/08/resenha-janela-de-overton.html

Ana Luiza 20/03/2015

Abandonei
Eu tinha boas expectativas para A Janela de Overton, era um livro que tinha há tempos na estante, mas do qual sempre me esquecia, mas que graças ao desafio TBR Book Jar me propus a ler. Entretanto, após 104 páginas e onze capítulos, eu não conseguia mais ler nem um parágrafo sem interromper a leitura e ficar pensando porque estava lendo aquilo.

Eu não sou de abandonar livros, muito, muito raramente o faço, e acho que mesmo as histórias que não gostamos tem algo a dizer. Entretanto, A Janela de Overton estava extremamente entediante e eu simplesmente não conseguia ler mais uma palavra. Eu não conseguia me concentrar na obra e ficava o tempo todo pensando: “há tantos livros no mundo e tão pouco tempo para ler, por que ficar insistindo em algo que estou odiando?”.

Simplesmente nada dava para continuar, por isso abandonei A Janela de Overton. A premissa da obra até que era interessante. Entretanto, gosto de histórias de conspiração quando a conspiração realmente está acontecendo! Nas 104 páginas que li, encontrei basicamente discursos longos, muito longos, de personagens, falando que os EUA é isso, que é aquilo, que vai acontecer isso e aquilo e nada realmente estava acontecendo. Apesar de o livro trazer certas verdades, ele as trouxe repetidamente e de forma muito entediante. Sabe aquelas teorias malucas de internet ou aquelas pessoas obcecadas com conspirações que querem de convencer a qualquer custo? A Janela de Overton me soou mais ou menos assim. Não entendi o que o autor desejava passar, se ele estava criticando os pró-conspiração ou os contra.

O personagem principal, Noah, é super sem graça, clichê e sem personalidade. A narrativa do autor até que é boa, mas se perde nos monólogos intermináveis dos personagens. Eu não consegui pegar o espírito da história ou menos ver onda a trama ia dar, muito menos ficar curiosa pelo que viria a seguir. A Janela de Overton realmente não me conquistou, então não consegui levar a leitura para frente. Uma pena...

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/03/abandonei-janela-de-overton-glenn-beck.html
Claudia Cordeiro 20/03/2015minha estante
Achei esse livro doido e chato. Tb abandonei.

Ana Luiza 21/03/2015minha estante
Ele é mesmo bem chatinho... Bom saber que não fui a única que não gostei.

Claudio 23/04/2015minha estante
Eu cheguei a terminar, mas concordo com as reclamações. Me perguntei várias vezes o porquê de continuar a ler.