A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

Amy 07/01/2012

Introdução
Esse exemplar foi cedido pela editora como cortesia. E ele me interessava muito pois já conhecia alguns trabalhos do Glenn. E realmente provou que é muito talentoso e que a edição brasileira é muito bem traduzida.

Narrativa
Glenn tem uma narrativa bem interessante, ao mesmo tempo que existem alguns fatos que são fictícios outros fatos são bem verídicos e no posfácio são comentados novamente em cada capítulo do livro. O que ajuda bastante na compreensão do todo. Apesar se ser uma ficção é um livro que nos ajuda a entender um pouco mais de política e os momentos que os EUA viveram e vivem no seu cotidiano caótico como em todo mundo.

Algumas questões são tratadas de modo universal. Sobre o governo em si. Gosto da escolha de não optar por um partido claro em sua trama, sendo assim não colocando o dedo na ferida de nenhum partido. Como o mesmo escreve que ambos os partidos são muito parecidos, pois se não fossem… ai sim teríamos um problema, pois viveríamos numa oscilação partidária a cada troca, o que não ocorre “magicamente”.

É uma narrativa nada cansativa e muito instigante. A trama em si é bem simples, mas os assuntos comentados seja o terrorismo, as escolhas de lutar ou não lutar para uma melhora. O plano em si de modificar tudo para o melhor do país. Ideias que se tornam utópicas até nos planos. Pois sabemos que infelizmente isso não vai acontecer.

Momento Macchiato
‘O que pegou de surpresa foi uma palavra, ou, mais precisamente, o significado de uma palavra: linha. Mais poderosa que qualquer outro elemento do design, linha é a alma de uma obra de arte. É a razão pela qual um simples logotipo ou logomarca pode valer dezenas de milhões de dólares para uma corporação [...] [...] E isso foi o que o arrebatou. Ali estava, no quadro de avisos, aquela mesma linha delicada e requintada, que se estendia lindamente das sandálias dela até a ponta dos dedos. Por mais improvável que pudesse parecer, naquele exato momento ele soube que tinha se apaixonado.’-pág 23

Considerações Finais
Infelizmente Glenn está certo em muito o que nos passa no livro. É questionador e reflexivo. Invoca perguntas das quais quase não temos respostas. Nem por parte dos pensadores e nem por parte do próprio governo, que nos esconde o que convém. O livro tem um público bem específico. Quem não gosta de fatos históricos mesmo que “mascarados em ficção” e não suporta política provavelmente não sobrevive ao terceiro capítulo.

Eu sempre fui muito curiosa sobre o assunto e assumo que já procurei coisas do tipo para compreender ainda um pouco mais. É um livro que instiga essa busca e cumpre exatamente o que propõe.

Recomendado!

LINK: http://thislovebug.net/macchiato/27-eu-li-a-janela-de-overton-glenn-beck

Lit.em Pauta 04/09/2014

Literatura em Pauta: seu primeiro site de críticas e notícias literárias.
"A Janela de Overton é um thriller investigativo que apoia sua trama em inúmeras teorias conspiratórias. O desejo do autor, Glenn Beck, de abrir os olhos do leitor para várias questões relevantes da sociedade moderna é bem claro: as conspirações são usadas não para causar polêmica, mas como um instrumento que força o leitor a encarar os problemas políticos e sociais que o afligem. É uma pena, portanto, que o nobre intuito do autor seja o único fator que salva o livro do tédio total, uma vez que a história contada sofre de inúmeros problemas narrativos."

Veja mais em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/a-janela-de-overton-critica/

FALMEIDAS 10/02/2012

SURPREENDENTE, INACREDITYÁVEL - REALIDADE ?!!!

Cássio Ulisses 05/04/2014

Um bom livro
É um livro a respeito de conspirações, que lhe traz dados reais, colocando uma situação hipotética, mas bem possível de ocorrer.
Para quem gosta do gênero é uma boa pedida o livro.

Breno Rodrigues 26/08/2011

Resenha do Blog Livretando
Em um livro recheado de teorias conspiratórias, cabe a você decidir no que vai acreditar! Mas tome cuidado, suas escolhas decidirá o seu destino!

Noah Gardner é um executivo muito rico que trabalha na Doyle & Merchant, uma conceitura empresa de relações públicas dos EUA e que pertence ao seu pai, Arthur Gardner. Em um dia de trabalho comum para Noah, ele se sente atraído Molly Ross, uma garota muito atraente e de atitude, o que só o fez a admirar ainda mais. Ao perceber o que Molly estava pregando no quadro de avisos, Noah aproveita a oportunidade e decide comparecer à reunião da Founders Keepers - uma organização política que visa restaurar a liberdade da população do país - com um único objetivo em mente, conhecer Molly Ross, a garota que o atraiu de forma jamais sentida por ele antes, mas ele acaba envolvendo-se mais do que o esperado.

A partir deste momento somos lançados em uma trama alucinante e envolvente. A cada nova descoberta, Noah passa a se questionar se tudo o que ele acreditava era apenas uma ilusão, uma verdade imposta pelo governo. Será que somos fantoches do sistema? Será que é tudo planejado para acharmos que nossas decisões são realmente nossas?

Durante toda a leitura o meu interesse pela história oscilou bastante, assim como a sua fluidez, em alguns momentos eu lia vorazmente, em outros a escrita ficava muito teórica, tornando a leitura bem enfadonha e até confusa. O que mais me chamou a atenção no livro foi a veracidade de alguns fatos, o autor cita durante toda a trama muitos acontecimento reais, como por exemplo, o ataque terrorista do 11 de Setembro, o que dá gancho às suposições levantadas pelos integrantes da Founders Keepers. O romance de Noah com Molly foi realmente algo bem agradável de se ler, a relação entre os dois está longe de ser classificada como algo comum, o que é bem satisfatório. A história é recheada de reviravoltas e surpresas, o que nos faz prosseguir com a leitura mesmo nos momentos de narrativa monótona, como já foi citado. O final me decepcionou um pouco, por sua falta de objetividade, mas acredito que o autor optou por esse desfecho para manter o ar de realidade contido em toda a trama. Vale citar também todo o trabalho de pesquisa que Glenn Beck teve, nos fornecendo até algumas de suas fontes nas últimas páginas do livro. Muito bom!

Essa é uma daquelas obras complexas que lhe obrigam a pensar, portanto não a indico para aqueles que limitam-se a leituras muito leves e de fácil compreenção, ainda assim, acredito que seja uma experiência MUITO válida.

Resenha originalmente postada no Blog Livretando

MVGiga 08/09/2013

Possibilidades e afins
Esse livro de ficção do Gleen Beck tem como pano de fundo, o planejamento e a execução do controle mundial político por parte dos atuais detentores do poder dos Estados Unidos da America. Segundo o autor, parte das informações e pesquisas levantadas são verdadeiras, alimentando e/ou fortificando nos leitores a teoria da conspiração referente a dominação do mundo.

Em meio a tantas conturbações financeiras e sociais, o povo americano encontra-se alienado, dando a oportunidade para ser executado um golpe na economia mundial, onde bilhões e bilhões somem das contas bancarias, armas nucleares são produzidas e comerciadas sem o conhecimento do governo e o caos está preste a ser instalado em toda sociedade. Nesse contexto, conhecemos Molly Ross, uma militante pertencente a uma organização não governamental revolucionaria e o Noah Gardner, filho de um poderoso empresário milionário que está nos bastidores dessa conspiração. Juntos, eles descobrem as manipulações organizacionais (Daí a nomenclatura Janela de Overlon) e tentam impedir esse grande golpe. Por se assemelhar a nossa sociedade, dá para entender toda polemica gerada em torno do seu lançamento. Porém, devemos lembrar que muitas passagens são meras ficções. Entretanto, também não podemos ficar de olhos fechados perante tal possibilidade.

Inlectus 28/08/2013

Esse livro é bom.
Apesar de ter um personagem masculino principal no estilo Robert Langdon, (fraco e vacilão), como ele tem uma boa mente, e o livro é bom de conhecimento.

Resumo 26/05/2013

Resenha do http://resumodeletras.blogspot.com.br/

Noah tinha uma vida comum até conhecer Molly, uma mulher que luta com todas as suas forças pelo seu ideal, fazendo com que Noah mude totalmente a direção de sua vida.
O Noah se dá mal a partir do momento que ele pôs os olhos nesta mulher, e apesar de tudo que ela fez com ele, ele ainda fica do lado dela. Por isso eu não simpatizo muito com o romance deles, mesmo que ela tenha sentimentos por ele, eu não sou a favor deles ficarem juntos.
O pai do Noah é um cara poderoso, e no final eu achei que ele beira a loucura, o que ele pretende fazer para obter o sonho dele não tem limites, é alguém perigoso para se ter como inimigo, o filho que sabe...

No início, Danny pareceu ser um cara metido por causa da fama que tem dos seus programas pela internet, mas quando ele teve que fazer parceria com o agente Kearns, ele se tornou querido. Pra mim, a melhor coisa do livro foi essa parceria, queria que tivesse mais destaque que Noah e Molly, eles fizeram coisas mais interessantes.

É muita política no livro, eu achei muito cansativo ler citações de gente que eu não conheço.
A conspiração me decepcionou um pouco, esperava por algo que fosse mais impressionante, e essa coisa de usar o passado pra consertar o país não me empolgou nem um pouco. Por isso que Danny e Kearns que estavam realmente agindo, foram mais interessantes, porque o Noah tava de gaiato a maior parte do livro, ele tava é interessado na Molly, ela estava focada no que precisava fazer para conseguir informações e depois tentou fazer alguma coisa quando soube que aconteceria algo enorme, mas acabou fugindo e não fez nada que impedisse.

Como adoro conspirações, eu esperei demais da história e não recebi o que eu esperava. Acho que “A Janela de Overton” é bem direcionado para os norte-americanos do que pra quem não mora lá.

Sam 06/01/2012

Resenha: A Janela de Overton - Books and Other Things
A Janela de Overton fala, basicamente, sobre política, história e economia. Parece chato, mas sinceramente, é como um apanhado de todas as aulas que eu já tive mais tudo o que eu sei sobre a política/economia dos EUA, transformado num livro e que, por incrível que pareça, prende a atenção do leitor. Resumindo: Não, não é chato.

Noah Gardner é filho de um empresário/”publicitário” rico e importante, com um lugar alto na sociedade, e que sabe o que quer. Sei pai, dono da empresa na qual ele trabalha, é praticamente um político, por estar sempre envolvido em assuntos do gênero, além da economia em geral, fazendo tudo o possível para que seus planos dêem certo.

Leia o resto da resenha em: http://livroseetecetera.blogspot.com/2011/08/resenha-promocao-janela-de-overton.html

MarceloBighetti 25/03/2012

Não é uma resenha, apenas a minha opinião pessoal.
Ganhei este livro de minha adorável esposa e o li em três dias. A narrativa é extremamente envolvente, e o tema, muito atrativo e polêmico. Gostei muito como o autor conduziu a trama e a maneira como trouxe à tona alguns assuntos que deveriam ser de conhecimento de muitos.

Entre traições, teorias de conspiração e ingenuidade de um dos protagonista, esta história tem o poder de aflorar o sentimento de revolta daqueles que gostam deste tipo de abordagem, e despertar a curiosidade dos outros.

A única coisa que não gostei foram as consequências, que parecem não existir, de algo catastrófico no desfecho.

Julia G 29/09/2011

A Janela de Overton - Glenn Beck
Resenha postada originalmente no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com

"- [...] Sempre existiram apenas quatro tipos de pessoas no mundo: os visionários, que escolhem a rota, e somos muito poucos; os gananciosos e corruptíveis, que são úteis, porque fazem qualquer coisa em nome do lucro a curto prazo; os revolucionários, um bando de pensadores retrógrados e violentos cuja única missão é atravancar o caminho do progresso; e as massas [...].
Eles são bem mais numerosos que nós e se multiplicam a cada dia. [...] E no meio dessa superpopulação, que está inchando o mundo além do ponto de ruptura, não há muitos Mozart, Einstein, Pascal, Salk, Shekespeare ou Geoge Washington. São uns comilões inúteis e retardados mentais, que estão esgotando a capacidade do planeta."

Um plano para acabar com a atual estrutura política e econômica dos Estados Unidos e do mundo vem sendo articulado há muito tempo, e seu apogeu se aproxima. A Janela de Overton, mecanismo utilizado para medir o grau de aceitação dos cidadãos em relação a determinadas idéias, está se movendo para o lado que eles desejam. Uma idéia, que normalmente se pensaria absurda, pode se tornar aparentemente plausível diante de uma situação de ameaça. Mas essa ameaça seria real?

Noah Gardner, filho de um poderoso homem das relações públicas, sabe muito bem que grande parte de acontecimentos "inesperados" e "imprevisíveis" nem sempre podem ser classificados assim. É essa a função das relações públicas: fazer com que todos pensem conforme se deseja e o que importa para a empresa que realiza o trabalho é apenas quem paga.

Tal situação é plenamente aceita por Noah, até que ele conhece Molly. No início, ele não vê futuro no que ela e seu grupo pretendem alcançar, mas começa a conhecer o outro lado da moeda e a perceber que nem tudo é como acreditava ser...

A Janela de Overton, de Glenn Beck, pode ser sintetizado e definido em uma palavra: conspiração. O que está por trás dos acontecimentos e desastres mais "incontestáveis" de nossa história? Quem, afinal, nunca ouviu uma teoria da conspiração sobre o que realmente teria acontecido em 11 de setembro? E é a partir desse tipo de idéia o autor começa a tecer uma teoria da conspiração muito maior, sobre planos de modificar todas as bases da sociedade como conhecemos, desde o sistema de produção à forma de governo.

Irrefutável dizer que Glenn Beck nos traz muito assunto no que pensar, principalmente quando tais teorias têm seus principais fundamentos baseados em fatos. O autor, inclusive, traz uma lista, nas últimas páginas, de sites e livros que comprovam vários acontecimentos e idéias apontadas no texto, citando, contudo, tanto no prólogo quanto no epílogo, que os fatos são verídicos, mas foram colocados de forma a dar corpo ao enredo. Glenn Beck deixa a nós a incumbência de decidir o que é real e o que é ficção, mas nos desafia a pesquisar e a buscar respostas.

Particularmente, ainda esperava mais do livro. Mesmo que a leitura tenha sido muito agradável, não fiquei surpresa nem fascinada com qualquer detalhe do livro. Um detalhe que me deixou mais consternada é que talvez tenha ficado desapontada com a crueldade de um determinado personagem no fim do livro, mas isso já vinha sendo apontado durante a história toda, e eu só não queria acreditar que alguém fosse mesmo capaz disso.

Molly é o tipo de personagem que gosto, nem mocinha demais, mas longe de ser vilã; determinada na medida certa e bem esperta. Noah, entretanto, não me agradou; apesar de ser um tipo atraente, era um tanto ingênuo para quem conhecia tantas coisas, mas talvez isso acontecesse em virtude de ele se sentir protegido por toda a influência do pai.

Mesmo assim, é um livro que vale ser lido, por trazer um outro ponto de vista em relação aos acontecimentos e à política como um todo. A editora Novo Conceito caprichou na capa e as letras são grandes, então o tamanho do livro engana um pouco, pois pode ser lido rapidinho.

Cah 31/07/2011

A janela de Overton é um livro que trata de política, teorias da conspiração e nos faz pensar no que é realmente verdade ou apenas uma manipulação da verdade.

Noah Gardner, nosso protagonista, filhinho de papai, herdeiro de uma empresa de relações públicas (Doyle&Merchant) conhece Molly Ross, empregada temporária na empresa, patriota e adoradora das teorias de conspiração. Naquele momento, Noah soube que não queria mais sair com várias garotas, queria Molly.

Tudo começa quando ele vai ao encontro organizado por Molly, conhece seus amigos e tenta entender seu mundo e ideais.

O que está em jogo é o futuro do país, de um grupo grande de pessoas "normais" e a conta mais recheada daqueles que quase não têm mais onde enfiar o dinheiro.

No começo do livro você demora a entender onde o Glenn Beck nos levará, e quando começa você se vê sem saber no que acreditar, tudo é possível, as teorias da conspiração mais loucas, são possíveis, no livro. Glenn comenta no final do livro, que usa o mesmo tipo de manipulação do Arthur Gardner (dono da Doyle & Merchant) para nos fazer crer que é possível e ir atrás de nossas próprias conclusões. Pesquisar e pesquisar.

Não gostei do final do livro, achei que ficou muito em aberto e poderia ser mais conclusivo. Enfim, o final mostra que a luta pelas verdades continuam e estão abertas para novos pesquisadores e quem sabe mais alguns que lutem para conseguir o controle do mundo de volta?

Um livro muito bem escrito e recomendo à todos, mesmo os que não gostam desse tipo de literatura, é um livro com uma história que te fará pensar para onde estamos indo.

cfsardinha 30/12/2011

Confesso que a divulgação do livro foi muito mais empolgante do que o livro em si.
Houveram jogos online, desafios e mistérios para conseguir a versão promocional do livro que vinha numa caixa com cadeado e charadas para tentar abrí-lo.
Porém, quando li... decepcionante. O primeiro capítulo te empolga. Um homem foge por saber de uma conspiração. Tentar passar a informação, mas é morto, e... aí entra um romance esquisito entre dois personagens que, realmente, não te prendem... não te fascinam. Ele, filho do cara que deseja destruir o mundo através de uma grande conspiração. Ela, uma rebelde infiltrada para descobrir tudo e evitar o pior.
O mais interessante do livro são as citações a autores e filósofos famosos e a questões históricas.
E para provar que o livro é meia boca, ao final o autor ainda explica o livro... acreditam? Pois é. Ainda bem que ganhei, não comprei :P

Lucas Apostolo 26/03/2012

Voltarei
Abandonei mas pretendo voltar, eu acho. Apareceram outros livros mais interessantes daí preferi os outros, mas nas férias talvez eu o retome...