A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

Endry 23/05/2012

Este livro foi realmente uma surpresa. Eu havia ficado incrivelmente empolgada com o livro, mas pela demora em consegui-lo (não consegui comprar, mas ainda bem que recebi da NC!) e por alguns comentários, fiquei em dúvida. Obviamente, o livro foi muito bom. A escrita de Beck é bacana, simples e o desenrolar da história foi bom. Adorei o tema abordado, como foi colocado... O que me impressionou também foram os dados utilizados, boa parte deles reais. Noah é um personagem meio morno, que muitas vezes fiquei com vontade de pegar e sacudir... O que dá o tom no livro é a história, as tramas, o plano. Tudo muito bem "amarrado". Fiquei, em muitos momentos, extasiada com cada suspense. Pensava que logo os problemas iriam se resolver, mas logo mais um "obstáculo", dado aparecia. Eu realmente gostei muito do livro, pelo seu tom político/ideológico e muito mais por ter um final diferente, não muito previsível. Eu recomendo para quem curte conspiração, política e um bom livro. ;)

Mais em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2012/05/eu-li-janela-de-overton-glenn-beck.html

Rose 05/11/2011

A Janela de Overton é um livro intrigante e que nos faz pensar. Ele conta a história dos EUA e como fatos que todos acham serem acontecimentos inesperados, podem na verdade serem "orquestrados" por pessoas que querem o mundo do seu jeito. São pessoas que estão promovendo um plano para acabar com a atual estrutura política e econômica dos EUA. Este plano vem sendo articulado há muito tempo, e seu apogeu está se aproximando. A Janela de Overton, é justamente o mecanismo usado por estas pessoas para medir o grau de aceitação dos cidadãos a determinadas idéias, e se eles estão indo para o lado que eles desejam. Um plano, que poderia ser absurdo, pode se tornar aparentemente plausível diante de uma situação de ameaça. Mas essa ameaça seria real? O rumos dos EUA foi trilhado conforme os desejos de seu povo ou o povo decidiu exatamente o que queriam que ele decidisse? É um livro cheio de informações político-financeiro dos EUA, onde a verdadeira liberdade pode ser uma completa mentira fabricada. O livro é bom, mas confesso que esperava um tantinho mais dele.

Amy 07/01/2012

Introdução
Esse exemplar foi cedido pela editora como cortesia. E ele me interessava muito pois já conhecia alguns trabalhos do Glenn. E realmente provou que é muito talentoso e que a edição brasileira é muito bem traduzida.

Narrativa
Glenn tem uma narrativa bem interessante, ao mesmo tempo que existem alguns fatos que são fictícios outros fatos são bem verídicos e no posfácio são comentados novamente em cada capítulo do livro. O que ajuda bastante na compreensão do todo. Apesar se ser uma ficção é um livro que nos ajuda a entender um pouco mais de política e os momentos que os EUA viveram e vivem no seu cotidiano caótico como em todo mundo.

Algumas questões são tratadas de modo universal. Sobre o governo em si. Gosto da escolha de não optar por um partido claro em sua trama, sendo assim não colocando o dedo na ferida de nenhum partido. Como o mesmo escreve que ambos os partidos são muito parecidos, pois se não fossem… ai sim teríamos um problema, pois viveríamos numa oscilação partidária a cada troca, o que não ocorre “magicamente”.

É uma narrativa nada cansativa e muito instigante. A trama em si é bem simples, mas os assuntos comentados seja o terrorismo, as escolhas de lutar ou não lutar para uma melhora. O plano em si de modificar tudo para o melhor do país. Ideias que se tornam utópicas até nos planos. Pois sabemos que infelizmente isso não vai acontecer.

Momento Macchiato
‘O que pegou de surpresa foi uma palavra, ou, mais precisamente, o significado de uma palavra: linha. Mais poderosa que qualquer outro elemento do design, linha é a alma de uma obra de arte. É a razão pela qual um simples logotipo ou logomarca pode valer dezenas de milhões de dólares para uma corporação [...] [...] E isso foi o que o arrebatou. Ali estava, no quadro de avisos, aquela mesma linha delicada e requintada, que se estendia lindamente das sandálias dela até a ponta dos dedos. Por mais improvável que pudesse parecer, naquele exato momento ele soube que tinha se apaixonado.’-pág 23

Considerações Finais
Infelizmente Glenn está certo em muito o que nos passa no livro. É questionador e reflexivo. Invoca perguntas das quais quase não temos respostas. Nem por parte dos pensadores e nem por parte do próprio governo, que nos esconde o que convém. O livro tem um público bem específico. Quem não gosta de fatos históricos mesmo que “mascarados em ficção” e não suporta política provavelmente não sobrevive ao terceiro capítulo.

Eu sempre fui muito curiosa sobre o assunto e assumo que já procurei coisas do tipo para compreender ainda um pouco mais. É um livro que instiga essa busca e cumpre exatamente o que propõe.

Recomendado!

LINK: http://thislovebug.net/macchiato/27-eu-li-a-janela-de-overton-glenn-beck

Nany 29/08/2011

A Janela de Overton (http://up-brasil.com/?p=70382)
“O povo perdeu a coragem de acreditar. Abriu mão da sua capacidade de pensar. As pessoas já não conseguem sequer formar suas próprias opiniões, apenas absorvem opiniões, sentadas com a boca escancarada em frente a televisão“. (p. 45)

O que você faria se descobrisse uma terrível verdade e fosse obrigado a fazer alguma coisa? Como se sentiria se toda uma nação que você conhece estivesse prestes a ruir e você fosse um dos que poderiam restaurá-la? É nessa situação que se encontra Noah Gardner.

Filho de um dos caras mais influentes dos EUA, Noah sempre viveu uma vida de príncipe. A palavra VIP sempre teve uma conotação diferente em sua vida, pois ele era parte desse pequeno grupo seleto. Porém, em um dia comum de trabalho ele esbarra em Molly Ross, a nova e belíssima empregada da empresa que não dá a mínima para o que ele acha dela.

Para conhecê-la melhor, ele se dispõe a ir em uma reunião revolucionária ao lado dela. Noah só não sabia que esse era o ponto de partida para que seus olhos vissem a verdade. O que para ele até hoje era visto como TEORIA da conspiração agora toma ares como uma verdade absoluta: um acontecimento sem precedentes está sendo organizado para que o povo americano fique a mercê dos poderosos. Um plano muito bem arquitetado durante décadas está preste a ser posto em ação e a partir dele uma nova nação nascerá.

Diante dessa verdade e de posse do amor que sente por Molly, Noah se sente na obrigação de, pela primeira vez em sua vida, tomar posição em um dos lados e ajudar a decidir para que lado a balança irá pesar.

Esse não é um livro fácil de ler. Principalmente se você não for estadunidense. A leitura é interrompida diversas vezes para as consultas do rodapé e inicialmente ninguém consegue ler mais do que 3 a 4 capítulos por dia. A história inicialmente é uma explanação de todos os detalhes históricos que você precisa saber para acompanhar bem o enredo. Mas calma, não é uma aula de História. Esses detalhes são passados para o leitor por meio de discursos políticos e diálogos entre as personagens.

A ação de fato começa a partir da parte três do livro. É onde na verdade tudo se esclarece e revelações maiores são feitas. O autor é fantástico. Não é à toa que Glenn Beck é best-seller do The New York Times. Ele nos faz acompanhar a história, por mais devagar que seja, com uma sede de descobrir tudo o que está acontecendo. Além de que, devo acrescentar, os discursos políticos feitos ao longo do livro são incríveis, mostrando a competência e o domínio das palavras que ele possui.

“Um princípio não é uma diretriz, uma norma de procedimento ou sugestão, tampouco é um dos muitos fatores a serem analisados em um complexo e espalhafatoso espetáculo intelectual. É uma pedra angular na fundação, o alicerce sobre o qual é erguida uma grande estrutura. Todo o mais pode desabar – porque essas coisas efêmeras sempre podem ser reconstruídas melhor do que eram antes – mas, se nos aferrarmos a ele, o princípio permanecerá em pé, de modo que possamos recomeçar.” (p. 297)

Eu só percebi que esse livro era o primeiro de uma série quando estava chagando ao final e a história tinha acabado de começar. Aguardo ansiosamente pela continuação que, espero eu, tenha um ritmo de leitura mais rápido.

“Se tu amas mais a riqueza do que a liberdade, a tranquilidade da servidão mais do que a luta ferrenha pela liberdade, vai em paz. Não queremos tuas ideias nem tuas armas. Ajoelha-te e lambe a mão de quem te alimenta; que teus grilhões te sejam leves, e que a posteridade se esqueça de que tu és nosso compatriota.” (Samuel Adams) (p. 298)

Fica a dica para quem gosta de teorias de conspiração… esse é um livro que vale a pena ser lido.

ElisaMarianaUF 21/05/2012

Um plano para destruir os EUA vem sendo preparado há cem anos, e agora está prestes a ser colocado em prática... Alguém será capaz de impedi-la?

E se você descobrisse que tudo em que você acreditou até hoje não passa de uma grande farsa? Que a roupa que você veste todos os dias pela manhã, assim como o carro que você dirige não são escolhas suas? Que o governante que você elegeu na última eleição para comandar sua cidade e seu país também não depende de você? E se chegasse à conclusão de que toda autonomia e livre-arbítrio que você julga ter, na verdade, atendem a um outro comando que não as suas ideias e a sua própria vontade?

FALMEIDAS 10/02/2012

SURPREENDENTE, INACREDITYÁVEL - REALIDADE ?!!!

Silvia 05/04/2012

A Janela de Overton
Estamos perdidos! Realmente somos meras pedras de um tabuleiro, que é descartado ao bel prazer pelos Lideres deste Mundo. Sim existe uma conspiração, e quando acordarmos será tarde de mais.
O livro a Janela de Overton, seria queimado, e nós que o lemos também, se estivéssemos na Idade Média, sim por que naquele tempo, o único livro permitido era a Bíblia, e mesmo assim era escrita em latim. A história nos mostra que um povo ignorante, que tem preguiça de aprender ou de ler é mais fácil de ser manipulado; não fico nem um pouco admirada que a educação em nosso País é deixada em terceiro plano, pois cada povo tem o governo que merece.
E não se iludam, achando que o Governo é "bonzinho", por dar o Bolsa Familia, sim por que fica mais fácil controlar um povo refém de migalhas, que se contentam com míseros trocados, e que dizem amem a qualquer coisa. Criando um povo medicante hoje, se acaso a ditadura retornar ja estaremos amanssados. Triste!
Gente, leiam mais, saiam da frente da TV que hipnotiza. Só não escrevo a minha opinião verdadeira a respeito do 11 de setembro, por que sei que o meu computador pode estar sendo sondado, por que li a Janela de Overton, e porque não tirarão este livro das prateleiras e não deram fim ao escritor? Por que se fizessem isso o povo ia ter certeza que este livro não é apenas ficção.
Espero ter aguçado seu interesse por este livro, pois aqui só expressei o que senti a despeito dele; agora se ficaram curiosos, leiam...
Eli Coelho 12/08/2012minha estante
Li diversas resenhas suas. Muito boas por sinal. Esse aqui eu tenho mas estava com preguiça de ler. Repensei isso após ler sua resenha.

Rodrigo 30/09/2017minha estante
Será meu próximo livro!

Luan 30/10/2018minha estante
Curioso para ler essa obra!

Lucas Apostolo 26/03/2012

Voltarei
Abandonei mas pretendo voltar, eu acho. Apareceram outros livros mais interessantes daí preferi os outros, mas nas férias talvez eu o retome...

Isabela 06/07/2011

" E se"
Janela de Overton refere-se a uma técnica de manipulação que faz o povo aceitar aos poucos, por comparação, uma ideia radical. O livro trata de questões norte-americanas, mas o uso deste conceito e a manipulação de informações refere-se a todos.

O autor nos faz pensar e em nenhum momento usa fontes absurdas – está tudo nos jornais e na internet, todos os site e notícias são listados em um prólogo de quase 30 páginas no final do livro. A narrativa informa e entretém, o kit do livro (em breve sorteado aqui) é fantástico.

VEJA COMPLETO AQUI: http://t.co/cswml0w

Resumo 26/05/2013

Resenha do http://resumodeletras.blogspot.com.br/

Noah tinha uma vida comum até conhecer Molly, uma mulher que luta com todas as suas forças pelo seu ideal, fazendo com que Noah mude totalmente a direção de sua vida.
O Noah se dá mal a partir do momento que ele pôs os olhos nesta mulher, e apesar de tudo que ela fez com ele, ele ainda fica do lado dela. Por isso eu não simpatizo muito com o romance deles, mesmo que ela tenha sentimentos por ele, eu não sou a favor deles ficarem juntos.
O pai do Noah é um cara poderoso, e no final eu achei que ele beira a loucura, o que ele pretende fazer para obter o sonho dele não tem limites, é alguém perigoso para se ter como inimigo, o filho que sabe...

No início, Danny pareceu ser um cara metido por causa da fama que tem dos seus programas pela internet, mas quando ele teve que fazer parceria com o agente Kearns, ele se tornou querido. Pra mim, a melhor coisa do livro foi essa parceria, queria que tivesse mais destaque que Noah e Molly, eles fizeram coisas mais interessantes.

É muita política no livro, eu achei muito cansativo ler citações de gente que eu não conheço.
A conspiração me decepcionou um pouco, esperava por algo que fosse mais impressionante, e essa coisa de usar o passado pra consertar o país não me empolgou nem um pouco. Por isso que Danny e Kearns que estavam realmente agindo, foram mais interessantes, porque o Noah tava de gaiato a maior parte do livro, ele tava é interessado na Molly, ela estava focada no que precisava fazer para conseguir informações e depois tentou fazer alguma coisa quando soube que aconteceria algo enorme, mas acabou fugindo e não fez nada que impedisse.

Como adoro conspirações, eu esperei demais da história e não recebi o que eu esperava. Acho que “A Janela de Overton” é bem direcionado para os norte-americanos do que pra quem não mora lá.

Inlectus 28/08/2013

Esse livro é bom.
Apesar de ter um personagem masculino principal no estilo Robert Langdon, (fraco e vacilão), como ele tem uma boa mente, e o livro é bom de conhecimento.

MVGiga 08/09/2013

Possibilidades e afins
Esse livro de ficção do Gleen Beck tem como pano de fundo, o planejamento e a execução do controle mundial político por parte dos atuais detentores do poder dos Estados Unidos da America. Segundo o autor, parte das informações e pesquisas levantadas são verdadeiras, alimentando e/ou fortificando nos leitores a teoria da conspiração referente a dominação do mundo.

Em meio a tantas conturbações financeiras e sociais, o povo americano encontra-se alienado, dando a oportunidade para ser executado um golpe na economia mundial, onde bilhões e bilhões somem das contas bancarias, armas nucleares são produzidas e comerciadas sem o conhecimento do governo e o caos está preste a ser instalado em toda sociedade. Nesse contexto, conhecemos Molly Ross, uma militante pertencente a uma organização não governamental revolucionaria e o Noah Gardner, filho de um poderoso empresário milionário que está nos bastidores dessa conspiração. Juntos, eles descobrem as manipulações organizacionais (Daí a nomenclatura Janela de Overlon) e tentam impedir esse grande golpe. Por se assemelhar a nossa sociedade, dá para entender toda polemica gerada em torno do seu lançamento. Porém, devemos lembrar que muitas passagens são meras ficções. Entretanto, também não podemos ficar de olhos fechados perante tal possibilidade.

Cah 31/07/2011

A janela de Overton é um livro que trata de política, teorias da conspiração e nos faz pensar no que é realmente verdade ou apenas uma manipulação da verdade.

Noah Gardner, nosso protagonista, filhinho de papai, herdeiro de uma empresa de relações públicas (Doyle&Merchant) conhece Molly Ross, empregada temporária na empresa, patriota e adoradora das teorias de conspiração. Naquele momento, Noah soube que não queria mais sair com várias garotas, queria Molly.

Tudo começa quando ele vai ao encontro organizado por Molly, conhece seus amigos e tenta entender seu mundo e ideais.

O que está em jogo é o futuro do país, de um grupo grande de pessoas "normais" e a conta mais recheada daqueles que quase não têm mais onde enfiar o dinheiro.

No começo do livro você demora a entender onde o Glenn Beck nos levará, e quando começa você se vê sem saber no que acreditar, tudo é possível, as teorias da conspiração mais loucas, são possíveis, no livro. Glenn comenta no final do livro, que usa o mesmo tipo de manipulação do Arthur Gardner (dono da Doyle & Merchant) para nos fazer crer que é possível e ir atrás de nossas próprias conclusões. Pesquisar e pesquisar.

Não gostei do final do livro, achei que ficou muito em aberto e poderia ser mais conclusivo. Enfim, o final mostra que a luta pelas verdades continuam e estão abertas para novos pesquisadores e quem sabe mais alguns que lutem para conseguir o controle do mundo de volta?

Um livro muito bem escrito e recomendo à todos, mesmo os que não gostam desse tipo de literatura, é um livro com uma história que te fará pensar para onde estamos indo.

Cássio Ulisses 05/04/2014

Um bom livro
É um livro a respeito de conspirações, que lhe traz dados reais, colocando uma situação hipotética, mas bem possível de ocorrer.
Para quem gosta do gênero é uma boa pedida o livro.

Evy 24/04/2014

Este é o tipo de thriller que muito me agrada
Quem nunca ouviu falar das inúmeras teorias de conspiração existentes? A ida do homem à lua, o 11 de setembro, o holocausto, a morte de Bin Laden e mais recentemente o atentado a Boston. Meu avô sempre dizia "onde tem fumaça há fogo", eu cresci e aprendi que senão tem, já teve ou vai ter. Desde que o mundo é mundo estamos cercados pelas teorias de conspiração, mas recentemente, elas tem se provado ser verdadeiras, é só lembrar do caso Snowden e Wikileaks. O cinema está repleto de filmes que retratam as teorias ou a intenção dos governos, quem não viu ou leu a trilogia Bourne? E Zona Verde (também com Matt Damon) que fala sobre as armas nucleares nunca encontradas no Iraque?
É exatamente sobre estes temas que se trata o livro de Glen Beck. Eu fiquei surpresa quando comecei a ler e vi ele falar sobre assuntos poucos divulgados e principalmente sobre como somos manipulados pelos governos e como reagimos, ou seja, não fazemos nada. Enquanto muitos estão com a atenção voltada para o casal sensação do momento a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton e o Príncipe William, os governantes estão tramando as suas. Vi uma matéria sobre a FEMA que me preocupou muito (qual a razão para tantos caixões?!).
Mas voltando para a estória do livro, no desenrolar da trama quando se tratava de Noah, achei a narrativa um pouco fraca, o que não me agradou muito, ele era muito ingênuo se tratando de uma pessoa que sabia de tanta coisa, sendo ele filho da mente por trás das manipulações. O final também não me agradou, ficou inconclusivo. Mesmo assim, é um livro que eu recomendo, pois pode abrir nossos olhos (e mente) em relação aos governos e os últimos acontecimentos no mundo. Como disse a personagem da atriz Anne Hathaway no filme Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge ... Vem tempestade por ai ...