Os grandes líderes: Kadafi

Os grandes líderes: Kadafi Benjamin Kyle

Resenhas - Os grandes líderes: Kadafi

Clio0 05/12/2023

Ler a biografia de Kadafi, ou Gadaffi, escrita em 1987 é um salto no tempo em que se torna possível comparar como um homem que hoje recebe o apelido de Monstro do Deserto e que apoiava quando não custeava movimentos terroristas para a visão anterior em que muitos ainda o consideravam um heroi por derrubar o governo líbio.

Kyle faz uma análise superficial de seu governo com algumas incursões nas relações Líbia-Estados Unidos e outros conflitos.

Minha edição da Nova Cultural tem capa dura e um indíce cronológico. Infelizmente perdeu algumas páginas pelo manuseio, daonde provavelmente estariam informações técnicas como número de publicação e o nome da coleção Os Grandes Líderes.

Recomendo.

al_finglas 21/08/2022

Minha formação política
Li o livro em 2017, no 3º ano do ensino médio. Foi uma época na escola de muita discussão sobre assuntos políticos com meus colegas - chegamos a criar uma mesa de debate sobre professores - eu não aderi às visões de mundo deles, uma perspectiva liberal ou até mesmo com a dos professores, um olhar de centro-esquerda. Depois, li sua obra "O livro verde" que me apresentou o terceiro mundo do Kadafi, uma alternativa para o dogmas políticos, meu conhecimento sobre sua história e seus feitos na política externa reforçaram meus ideais do que é democracia.

Inlectus 08/02/2016

Bom.
Boa biografia, básica, mas boa.

Karlan.Yury 22/09/2019

Interessante, mas...
É interessante por conta da escassez de obras em português sobre Muammar Kadafi, no entanto foca mais em atentados terroristas - muitos atribuídos à Líbia sem provas - do que em medidas tomadas pela personagem em evidência. Figuras racistas, xenofóbicas e ignorantes como Reagan parecem ser tratadas como paladinas da justiça. Nota-se, também, certa paixão do autor sobre o ex-ator de faroeste, delegando muitas páginas ao mesmo.