O Poder e a Lei

O Poder e a Lei Michael Connelly

Resenhas - O Poder e a Lei

Camijuv 27/12/2023

Um livro fantástico que te prende do início ao fim, com reviravoltas e um final surpreendente.
Recomendo.

Junior Rodrigues 24/11/2023

Um interessante drama/suspense
Sei que esse personagem veio bem antes do que irei citar aqui, mas à primeira vista é inegável a semelhança entre Mickey Haller e Saul Goodman no jeito de trabalharem e interagirem com seus clientes, acho que a diferença entre eles é que Mickey fica sempre na tênue linha entre a lei e o crime, enquanto Saul utiliza essa linha como se fosse um ioiô moldando da maneira que acha melhor. Só que essa impressão vai sendo alterada conforme vamos conhecendo melhor o protagonista e seu modus operandi fazendo com que vejamos com mais profundidade sua vida e seus casos.

Michael Connelly traz um protagonista mais humano e com muitas questões a resolver em sua vida, seja a profissional ou a pessoal, ambas sempre tem algo pendente na jornada de Michael Haller e é exatamente esse um dos fatos que torna interessante acompanhar sua história. É claro que, além disso, a maneira que os casos que surgem em sua trajetória profissional faz com que a tensão tenha uma crescente e a trama ganhe mais intensidade, ainda mais com os intrigantes clientes que esse advogado possui. Pelo menos na minha leitura, o que mais me fez ficar atraído foi à dualidade que Mickey Haller enfrenta em seus casos e soa bem próximo a realidade, com dúvidas surgindo a todo o momento e a corda bamba que é pender sempre para um dos lados.

Gostei da divisão feita no livro e como sua condução vai sendo modificada com as situações que vão surgindo, o que torna o suspense ainda melhor para quem gosta de tentar descobrir o desfecho e assim o livro tem uma trama mais ágil e o passar das páginas fica mais intenso.

Um livro que consegue trafegar bem "nos meandros da lei", mas sem deixar de lado a consistência da história e o suspense na medida certa, O Poder e a Lei é uma boa opção para quem gosta desse tipo de história.

Recomendo!
Rogéria Martins 13/12/2023minha estante
Obrigada pela recomendação, Júnior! Sua resenha foi a primeira que apareceu quando pesquisei o livro.
Ps: adoro o Saul Goodman! ??

Junior Rodrigues 14/12/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado! Espero que a experiência seja boa pra ti também.
Saul Goodman é um personagem tão singular que foi preciso criar uma série para ele

Rogéria Martins 14/12/2023minha estante
Estou apostando alto, porque gostei bastante do filme ??
Saul Goodman foi singular demais mesmo, já assisti a série duas vezes ?

D.J. Alves 11/04/2023

O Poder e a Lei by Michael Connelly
O Poder e a Lei by Michael Connelly

Nota 4 de 5.

Lançado em Inglês Original com o nome de Lincoln Lawyer (Advogado do Lincoln) porque ele presta suas consultas e principais trabalhos a bordo de seu Lincoln preto enquanto circula por Los Angeles. É um livro bastante instrutivo. Narra a vida de um Advogado Criminalista e todo preconceito imbuído ao profissional. Para começar, a primeira versão do título no Brasil se chamava "Advogado porta de Cadeia".

Ao ler o livro notamos a rotina simples de um trabalhador comum que busca qualquer tipo de justiça aos seus clientes. Não devemos esquecer que estamos em um Estado de Direito e que até mesmo as pessoas culpadas merecem uma boa defesa. E o livro explora com perfeição essa capacidade de diferenciar o culpado do inocente e como levar a verdadeira justiça ao caso prático.

Muitas pessoas utilizam-se do senso comum para criticar a profissão de Advogado, principalmente o Criminalista. Mas a verdade é que Sem Advogado não há Justiça, e todo o discurso muda quando é você que necessita do profissional. Então convido todos a lerem o livro e poder verificar com experiência prática a rotina de um profissional que só faz o seu trabalho e de forma magistral eu diria.

Seguem algumas frases interessantes do livro:

A polícia geralmente exagera as acusações. O que importava era o que os promotores finalmente registravam e levavam à corte. Sempre digo que os casos entram como um leão e saem como um cordeiro.

Via um lampejo de esperança? aquela pequena luz piscante que só um bom advogado pode trazer para a escuridão de um caso como este.

Após 15 anos de prática jurídica eu viera a pensar nisso em termos muito simples. A lei era uma máquina ampla e enferrujada que sugava pessoas, vidas e dinheiro. Eu era apenas um mecânico. Especializara-me em entrar nessa máquina, ajustar as coisas e extrair tudo que eu precisasse em troca.

Cada advogado que faz girar as engrenagens da máquina tem duas tabelas de honorários. Existe a tabela A, que lista os honorários que o advogado gostaria de receber por certos serviços prestados. E tem a tabela B, os honorários que está disposto a receber porque é tudo que o cliente pode pagar.

Quinze minutos depois, percebi que minha queixa à comissária só serviu para ela deixar-me esperando por tempo mais longo do que se tivesse ficado de boca fechada. Eu devia saber.

Eles sempre culpam o advogado por estar ganhando a vida. Como se fosse um crime querer ser pago por realizar um trabalho diário. O que Scales acabara de me dizer teria provocado uma violenta reação se eu estivesse formado talvez há um ou dois anos. Mas já ouvira o mesmo insulto tantas vezes que agora nem me importava.

Sou um neutralizador. Meu trabalho é neutralizar o caso da acusação. Pegar cada prova e descobrir um meio de eliminá-la da disputa.

? É, sou o melhor? disse para mim mesmo.

Todo tira olhava atravessado para advogados de defesa. Era como se eles acreditassem que suas ações e investigações estivessem além de questionamento ou reprovação. Não acreditavam num sistema de justiça baseado em análise e imparcialidade.

Durmo muito bem, detetive. Sabe por quê? Porque represento uma parte importante do sistema. Uma parte necessária... tal como a sua parte.

Falei ao irmão que a lição a ser aprendida era nunca ir à polícia para esclarecer as coisas antes de consultar um advogado.

Não gosto de sair nas sextas e sábados. São dias de amadores. Bêbados demais nas ruas.

Um julgamento era um estilingue. A chave estava na preparação. O pré-julgamento é quando o estilingue é carregado com a pedra adequada e o elástico é lentamente puxado para trás e esticado até o limite. Por fim, no julgamento você o solta e o projétil é disparado à frente, infalivelmente para o alvo. O alvo é a absolvição. Inocente. Você só acerta esse alvo se escolheu adequadamente a pedra e puxou o elástico cuidadosamente para trás, retesando-o ao máximo possível.

Vejo as pessoas de duas maneiras. Ou elas são do tipo olho por olho ou são do tipo deixa-isso-pra-lá.

? Por que estamos enviando dez cópias para ele? Uma não é suficiente?? Porque ele guardará uma para si e espalhará as outras pela prisão, e então seu telefone não vai parar de tocar. Um advogado que pode vencer uma apelação é como ouro num presídio. Eles começarão a ligar e você fará uma triagem para descobrir quem tem família e pode pagar.

Eu era um homem parado diante do bucho do sistema. Sem dúvida eu era o pobre-diabo. Sim, era verdade que eu enfrentava um promotor no seu primeiro processo criminal de vulto. Mas essa vantagem foi igualada e depois superada um pouco pelo poder do estado. Sob o comando do promotor estavam as forças de todo o sistema de justiça. E para enfrentar isso eu só contava comigo mesmo. E com um cliente culpado.

Augusto Bogo 15/01/2023

Que livro incrível! Toda a construção do personagem, sua correria dentro do carro e clientes peculiares foi muito bem desenvolvida.
Você se apega no personagem e fica sem fôlego em muitos momentos.

Ferdy 06/06/2022

Se você chegou à esse livro como eu, após ver a serie da netflix, saiba que a serie tem várias coisas diferentes, outros personagens, mudanças na história...eu curti a versão da TV, mas como sempre, para mim, o livro é melhor!

Simone de Cássia 26/12/2017

Fantástico! Tipo de livro que faz a gente querer estar isolado pra ler sem ninguém incomodar... Celular tocava e eu não queria atender, marido chamava e eu gritava "peraí", adiei até sono pra virar "só mais essa página".... rs rs Trama perfeita, muito bem construída, protagonista carismático, bandido dissimulado, enfim, prende a atenção do princípio ao fim (que chega depressa demais) Amei!!

Renato 02/06/2017

O tipo de livro que sempre sonhei em ler
Desde pequeno sou fissurado com cenas de tribunais em livros, mas nunca tinha lido um completamente “de advogado”, até me deparar com o marcante “O Poder e a Lei”, de Michael Connelly.

Michael Haller não é daqueles advogados criminalistas super ricos, que já têm a fama consolidada e tudo o mais. Ele é um personagem que tem uma fama boa, é um bom advogado, mas é real, daqueles que ainda lutam para conquistar cada vez mais o seu espaço, sempre colocando propagandas nos lugares corretos. Entre um caso e outro ele acaba se deparando com um bem intrigante. A vítima acusa o réu Louis Roulet de tentativa de homicídio, estupro e agressão, mas Roulet se diz inocente com tamanha verdade que isso leva o advogado de defesa a rebater todas as provas no intuito de ganhar esse caso, que se mostra mais complicado do que se imaginava. Ao que tudo indica, Louis parece ter sido vítima de uma armação, todas as provas apontam que ele seja o culpado.

Apesar de o livro começar em um ritmo um pouco lento, essa construção inicial é extremamente necessária para o desenvolvimento da história. Através das primeiras páginas, com os diversos casos defendidos simultaneamente pelo protagonista, conhecemos o seu perfil e é possível se identificar de imediato. Essa humanização através de suas performances chamam a atenção e conquistam o leitor.

A partir do momento que ele foca de vez no caso principal da história o enredo passa a ficar cada vez mais eletrizante e a leitura flui mais facilmente, sendo recheada de acontecimentos que aguçam a curiosidade. Defender esse réu fica cada vez mais complicado e ao mesmo tempo Haller precisa inocentá-lo por completo, sem brechas. Nenhum veredicto a não ser esse será aceito por Roulet.

Mesmo que o clima do livro seja de advocacia, com todas as suas leis, processos, burocracias e tudo o mais, o autor escreveu de uma forma que irá conquistar qualquer tipo de leitor, não só os advogados. Connelly é claro e objetivo na escrita, descreve o essencial para a construção das cenas e ainda assim foi quase como assistir a um seriado muito bem roteirizado. Tudo é muito real e plausível de acontecer. Não existem exageros na história. A trama é muito bem interligada e cada capítulo do livro tem um sentido.

Esse foi definitivamente o tipo de livro que sempre sonhei em acompanhar. O jogo que é construído com as testemunhas dentro de um tribunal é algo que me encanta desde que leio livros. Para quem gosta destes sem enrolações, um suspense eletrizante, dilemas e surpresas, O Poder e a Lei é definitivamente uma excelente escolha. Pra mim foi um livro perfeito. Um dos favoritos de 2017. Ainda bem que já tem quatro livros na sequência com o mesmo protagonista, com certeza lerei em breve. Recomendo!
Helder 02/07/2017minha estante
Lembro de ter visto o filme deste livro há alguns anos atrás e era muito bom.

Helder 02/07/2017minha estante
E TB curto muito a escrita de Connelly, mas até agora só li seus livros políciais. Preciso ler os de advogados.

Renato 02/07/2017minha estante
Helder, estou correndo de livros policiais, os únicos que leio são os de Harlan Coben, rsrs. Meio que enjoei desse gênero. Mas a escrita de Connelly é demais, ele não tem rodeios. Só li este livro dele até agora, mas foi o suficiente pra eu comprar as duas continuações: Veredicto de Chumbo e Reviravolta. Todos jurídicos, gosto muito, hehe.

Eder Ribeiro 22/02/2017

Um livro que a trama não perde o ritmo.
O Poder e a Lei é o segundo livro de Michael Connelly que leio. Como o primeiro, esse, o autor conduz a trama de uma forma que a fome de continuar lendo nunca acaba. E quando o livro termina, fica a vontade de ler outro do mesmo autor. Recomendo.

Beca 22/11/2015

Ameiiii!
Hoje falarei um pouco do livro que li em Setembro, o maravilhoso "O Poder e a Lei" de Michael Connelly. Já começo dizendo que gostei bastante e fiquei muito empolgada em saber que o autor escreveu vários livros que relatam o decorrer da vida de um detetive do Departamento de Polícia de Los Angeles Hieronymus "Harry" Bosch. Apesar dos livros não fazerem parte de uma serie, cada livro mostra o amadurecimento desse detetive. Isso me deixou curiosa para ler todos os livros que o envolvem. Bem, o livro que li "O Poder e a Lei", em inglês "The Lincoln Lawyer", tem como protagonista o advogado Michael Haller que é o meio-irmão paterno de Harry! Haller é um advogado criminalista que um belo dia se depara com Louis Roulet, acusado de tentativa de estupro e agressão de Regina Campo. Haller mostra o quão bom advogado ele é e consegue liberar de imediato seu cliente mediante o pagamento de fiança. Para ganhar a causa, Haller começa a investigar o caso, para ter acesso a todos os acontecimentos. É neste momento que Haller percebe que há algo errado com seu cliente.
A narrativa foi feita em primeira pessoa, leitura fluida até mesmo nas cenas que ocorrem no tribunal. Além disso, o autor criou uma trama incrível com reviravoltas. Leitura super instigante e empolgante. Super recomendo! Este livro na condição gênero policial é magnífico para quem é graduando em Direito ou apaixonado pelo Direito Penal.
O filme inspirado neste livro é sensacional. Gostei bastante do ator Matthew Mcconaughey que deu vida ao personagem Haller. Gostei também da relação linda que o protagonista tem com a ex-mulher (Para um mundo com mais homens assim :p). Mas por fim digo os livros de Michael Connelly são leitura obrigatória para fãs do gênero policial. Gostei e recomendo!

site: http://wwppwork.blogspot.com.br/

Só Sobre Livros 24/05/2013

O livro que mudou de nome
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/08/o-livro-que-mudou-de-nome-renata-lima.html