Mangá Alcatéia - Volume Um

Mangá Alcatéia - Volume Um Eddie Van Feu

Resenhas - Mangá Alcatéia - Volume Um

Lúcia 09/09/2019

Um tesouro
Eu não acredito que só fui conhecer esta história este ano. Ganhei de presente por acaso, das mãos da própria autora, mas como estava passando mal, tive que ir embora para casa. Eu achei ela por causa de seu cosplay e não fazia ideia do quão incrível ela é!

O mangá maravilhoso! A artista deve ter tido muito trabalho, pois são muitas páginas e personagens (como ilustradora, fiquei duplamente encantada). Estou perdidamente apaixonada por Philipe, meu novo crush. E a história carrega uma mensagem importante sobre preconceito, um problema tão grave nos dias de hoje.
Ansiosíssima para ler a continuação!

Flavia 27/10/2012

Lindo lindo!!! *-*
No mangá "Alcateia: O Château das Vertentes", podemos voltar lá no início, onde a história de Phillipe começa. Foi a partir do mangá que surgiu o livro "Alcateia Prateada".
O livro é bem independente, mas se o mangá for lido (antes ou depois, não importa a ordem), a história fica bem mais clara, empolgante e compreensível.

Tudo começa quando Elle e Pelouse se encontram e se apaixonam perdidamente. O amor dois dois é lindo, mas proibido: Elle é humana e Pelouse é integrante do clã dos Lobos Brancos. Os homens lobo tem suas próprias crenças e cultura, se transformam em lobos durante a lua cheia e não gostam de humanos por viverem sendo caçados por eles.
Elle acaba ficando grávida e os dois fazem muitos planos para serem felizes.
Só que o inesperado acontece, e Pelouse é morto por um grupo de homens armados... Porém, ele já havia se antecipado e alertado Elle que se alguma tragédia acontecesse com ele, ela poderia procurar abrigo no Château das Vertentes.

Alguns anos se passaram, Elle e o filho partem pro Château seguindo as orientações do marido, acreditando que o mundo dele seria um lugar melhor para que Phillipe fosse criado, mas ela não esperava que as coisas por lá não seriam fáceis como pensava...
Ela só foi aceita pelo fato de Phillipe ser filho de Pelouse, alegando que nas veias dele corria o sangue dos lobos. Mas apesar de ter abrigo, teria que trabalhar como qualquer um para seu próprio sustento e de seu filho.

O tempo foi passando, mas por Phillipe não ser um "puro", vivia apanhando a cada oportunidade e sendo discriminado e recriminado por tudo que fazia ou deixava de fazer pelo trio de garotos Ravin, Carlo e Jaque. Ele só podia contar com a amizade de Celine, que não sabia que Phillipe era um mestiço. Ele passou a alimentar um amor platônico por Celine pois ela era a única que parecia entendê-lo e respeitá-lo.

E como se não bastasse toda a dificuldade, Elle parte desta pra melhor deixando Phillipe sozinho no mundo... Diante disso e devido a crueldade por parte dos outros garotos, o Capitão Diderot, que não acha certo que ele seja tratado com tanto preconceito e injustiça, acaba se aliando a Phillipe e o ajudando sempre que pode para livrá-lo de perseguições e castigos, ou pelo menos amenizá-los... Ele continua a trabalhar na lavoura substituindo a mãe e seus problemas só aumentam.

Só quando Phillipe fica encarregado de cuidar de uma filhotinha de lobos que nasceu fraca e corria risco de vida, é que ele passa a dedicar todo cuidado e amor para que ela se recuperasse e crescesse forte e saudável, e é a partir dessa nova amizade que a história de Phillipe e Prateada começa...

A história é linda e sendo em forma de mangá, só ajudou para que pudéssemos ver através das ilustrações perfeitas toda a emoção, sofrimento ou alegria dos personagens.
Phillipe é um garoto simples e bondoso, que só convive com esse preconceito todo porque acredita e tem esperança de que com a transformação as coisas vão mudar e ele enfim passará a ser respeitado e tratado como igual, sendo aceito pelos outros. E é esse seu maior desejo.
O Capitão Diderot é o tipo admirável de personagem que sabe até onde pode ir para ajudar Phillipe, cumprindo com seu dever mas guiado pela consciência onde a injustiça não é algo que ele concorde. Há uma cena em especial em que ele toma o lugar do capataz e dá uma surra de chibatadas em Phillipe, acreditando que assim estaria ajudando-o pois se o chicote estivesse nas mãos de outro, com certeza Phillipe poderia ter morrido... Sem o apoio do capitão, talvez Phillipe não iria resistir...
Entre o trio de moleques que perseguem Phillipe, o que mais me assusta é Ravin, pois ele é inescrupuloso, aproveitador, violento e acredita com todas as forças que a melhor forma de tratar Phillipe é sendo o mais cruel possível, como se isso fosse a coisa certa a fazer com quem não tem sangue puro.
E Prateada, a loba branca, é o maior exemplo de amizade e fidelidade que podemos encontrar na história. E é nela que Phillipe encontra alegria e forças para continuar no Château.

É uma história forte e triste, mas que devido à profundidade que tem, vai encantar qualquer leitor devido aos pequenos detalhes, que vão de amizade sincera até à esperança de que as coisas vão mudar pra melhor!
"Algumas coisas acontecem quando não esperamos... Especialmente aquelas que passamos a vida a esperar..."
A história continua no Mangá Alcateia Prateada, e no livro Alcateia Prateada.
Recomendo muitíssissississimoooo e entrou pra minha lista de favoritos!
Eddie 20/04/2013minha estante
Que linda a resenha, Flávia! Espero que gostes da continuação, Alcateia - Lua Carmesim, que acabei de lançar! A história do Château das Vertentes também vai virar livro, mas só daqui a alguns anos, e saberemos mais de Elle e Pelouse (que, por sinal, é uma linda história de amor!). Beijos!