SteamPink

SteamPink Amanda Reznor...

Resenhas - SteamPink

Dani 05/12/2012

Para uma leiga do gênero Steampunk, devo dizer que este livro foi uma grata e satisfatória surpresa.
Começo destacando a belíssima capa do livro. Coisa mais linda em vida! Parabéns a editora!
E o que me empolgou na leitura - além de ter sido escrito por mulheres e suas enormes capacidades criativas - foi que os contos fluíam e eram agradabilíssimos de ler.
Houve contos que li e que ao terminar, eu aceitava o "fechamento da história", mas outros... Ah! Tinham outros que eu queria porque queria que tivessem uma continuação, rs.
Adorei também os contos que destacavam o Brasil em suas histórias.

Steampink foi mais um livro que me fez perceber o quão bons escritores nacionais nós temos. Espero sinceramente poder ter a oportunidade de ler outras histórias das autoras deste futuramente.

Destaco aqui os meus contos favoritos (sem desmerecer os demais):

"Escrito no tempo" – Lyra Collodel,

"O poeta, a donzela insolente e o livro do tempo" – This Gomez (Amei, amei! Tem que ter uma continuação! É uma ordem!)

"O terceiro reinado" – Georgette Silen (conto que me deixou com uma pulguinha atrás da orelha! Juro que imaginei até uma série deste conto, haha!)

"A dama dos corvos" – Amanda Reznor (cadê continuação? =/)

"Homérica Pirataria" – Dana Guedes (cadê continuação? =/²)

Parabéns as meninas mais uma vez. Que o talento e dom da escrita de vocês só se aperfeiçoe!
@apilhadathay 08/12/2012minha estante
Oi, Dani! Não sabe como me deixa feliz ver o seu comentário sobre o livro, saber que você gostou tanto dele (*.*) É um trabalho lindo, amo o design gráfico e cada conto das meninas. ^^

Pois é, a história entre esse poeta e essa donzela termina aí

Ricardo 09/06/2012

Autoras a todo vapor!
A primeira característica que chama a atenção em SteamPink é a beleza e a qualidade da edição. Realmente muito cuidadosa, com papel diferenciado, boa diagramação, capa e ilustrações de ótimo gosto.

Os textos selecionados são todos bem interessantes. Claro, sempre há aqueles pelos quais você se afeiçoa mais, seja em razão do estilo do autor (no caso, das autoras), seja porque você tem certa preferência pelo tema fantástico abordado, ou então graças ao uso de algum recurso estético, que tenha despertado sua atenção durante a leitura. Em SteamPink, encantaram-me, de maneira especial, os contos O Poeta, A Donzela Insolente e o Livro do Tempo (página 40), Terceiro Reinado (página 70), A Dama dos Corvos (página 84) e Diário de Bordo de Lídia Saint Clair (página 162). No entanto, vale dizer que achei a obra coesa, com manutenção da qualidade do início ao fim.

Sim, existe um senão, pois a perfeição é para as divindades. Notei pequenas falhas de revisão em alguns contos, que me incomodaram um pouco. A princípio, achei que justificariam a perda de uma estrela. Entretanto, admirando a edição tão cuidadosa e saboreando novamente a escrita agradável das autoras selecionadas, cada uma a seu modo (Georgette Silen e Amanda Reznor, por exemplo, foram impecáveis no uso da linguagem; já This Gomez e Bia Machado apresentaram uma escrita leve e fluída, com o sempre bem-vindo apelo romântico), cheguei à conclusão de que este é um livro cinco estrelas.

Acho que a literatura fantástica brasileira está em ascensão. Apenas precisa - e merece - mais leitores.

E que venha o Steampink II!
Bia Machado 13/06/2012minha estante
Obrigada pela resenha, Ricardo! Foi realmente muito bom participar do Steampink, fico feliz que tenha gostado do projeto! =)

@apilhadathay 13/06/2012minha estante
Ricardo, querido, obrigada por suas palavras, e a sinceridade da resenha ^^

Beijos!

Angel Ruiz 14/06/2012minha estante
Muito obrigada pela resenha Ricardo. Foi um prazer fazer parte desse lindo projeto e ajudar a trazer à tona tantas boas escritoras *.*

É ótimo receber uma critica sincera e saber a opinião dos leitores.

Beijos

Priscilla 23/04/2012

Ganhei o livro de presente, o que foi uma coisa muito boa, pois certamente demoraria a comprá-lo porque nunca tinha lido nada do tipo Steampunk e preferia me manter no caminho das coisas que conheço e sei que são boas. Bom, isso é uma grande besteira de se fazer e grande prova disso é o fato do livro ter me agradado.
Vamos aos contos dessa coletânea escrita somente por mãos femininas:

Escrito no tempo – Lyra Collodel
Mary é uma mulher um tanto rebelde para sua época. Ela odeia usar espartilho e sonha com o tempo onde as mulheres poderão usar as roupas confortáveis dos homens. Karl, seu amigo de infância, por quem é secretamente apaixonada, lhe apresenta uma máquina que é capaz de voltar e avançar no tempo, porém ele nada pode alterar. Ele precisa da ajuda de Mary para consegui-lo. Apaixonada, ela concorda em ajudá-lo, não sabendo que conseqüências isso acarretaria.
O conto é bem interessante, eu gostei de Mary e de seu espírito “rebelde” – o que Karl também gosta. Um bom conto para o início do livro.

Sem mais finais felizes – Tatiana Ruiz
O conto que mais gostei no livro.
Uma garota que utiliza uma capa vermelha caça os lobos de metal utilizados pelo governo e com a ajuda de um caçador procura a vingança pela morte de sua avó.
Isso te lembra alguma coisa, não? Pois é, o conto todo em si é uma ótima adaptação de Chapeuzinho Vermelho para a era do vapor. Gostei bastante.

O poeta, a donzela insolente e o livro do tempo – This Gomez
Gianine vive em uma casa com o garoto Chopim, sobrinho do professor Monteiro, um físico experimental. Esses três carregam um segredo, um livro escondido dentro de um rio, que não é um livro qualquer, atraindo a curiosidade de Manuel, um poeta que se mostra apaixonado por Teresa Gianine.
O conto parece bem simples até que chegamos ao final. Gostei, fiquei desejando que o conto continuasse.

Ha-mazan – Lidia Zuin
Izobelle é capitã do Grande Ignatius, um navio que vaga por Hali, o grande oceano, tendo como tripulantes somente mulheres que procuram a liberdade, fugindo da prisão imposta a elas pelos maridos e pela sociedade.
Conto muito bom. É cheio de detalhes, com nomes diferentes de um novo mundo. Bem rica a imaginação da autora.

O terceiro reinado – Georgette Silen
O Imperatriz Isabel é o mais novo trem relâmpago instalado na capital do orgulhoso Brasil de Santa Cruz, país que possui grandes recursos tecnológicos. Em sua viagem de inauguração, do Rio de Janeiro a Itabuna na Bahia, prometendo cumprir o trajeto até três vezes mais rápido do que o habitual, teria como tripulantes a própria regente do reino, Isabel, juntamente com o consorte real. Moncorvo Filho, reitor da FAMET – Faculdade de Medicina e Tecnologia do Rio de Janeiro, convence o maquinista-chefe, Francisco Ignácio Zander, a utilizar, em vez dos dois motores, todos os quatro, fazendo com que a inauguração seja um grande sucesso, chegando ao destino antes do estipulado, deixando todos ainda mais maravilhados com aquela nova tecnologia. Porém, ao atingir uma velocidade incrível, acontece algo nunca previsto.
Conto muito bom, um mistério bem interessante. Fiquei imaginando o que realmente aconteceu... leia e depois me fale o que você acha.

A dama dos corvos – Amanda Reznor
Anatole Zola é um francês vivendo na Belle Époque, período de expansão cultural francesa. Ele faz parte de uma sociedade conhecida como Le Grand Vampires, formada por homens distintos que buscavam grandes inovações. Anatole tenta criar a máquina do tempo, mas todas as suas tentativas falharam, até que ele conhece uma dama inglesa em um dos coquetéis da sociedade, e em meio à conversa, descobre que a moça é praticante de ornitomancia, predição do futuro por meio do canto e do vôo das aves. Ele é convidado para a casa da dama, onde ela prevê com corvos seu futuro. A predição muda completamente sua vida, assim como a sociedade dos Grand Vampires.
O conto é bem sinistro, do jeito que me agrada. A forma como a trama evolui de acordo com a predição horrenda dos corvos é bem interessante.

Sonha o corvo um sonho negro – Leona Volpe
A protagonista deste conto é casada com um homem respeitoso, íntimo de Don Matrice, homem que possui um famoso teatro excêntrico. O marido tanto quanto Don Matrice são amantes da nova tecnologia, com máquinas que incrivelmente conseguem gravar as vozes das pessoas! Ela é levada a acreditar que está sendo traída, que seu marido não é muito fiel e o mesmo tenta mostrá-la que está errada.
A história tem grandes referências ao conto de Edgar Allan Poe, O Corvo. Ainda não li esse conto, mas fiquei curiosa.
O conto é interessante, apesar de parecer simples, gostei do final. Acho que se tivesse lido O Corvo gostaria ainda mais.

Homérica Pirataria – Dana Guedes
Roger, o ganancioso capitão do Dama de Ferro sai, com sua tripulação, à procura do maior tesouro já existente nos mares: O Mapa de Hermes. O Dama de Ferro – que tem esse nome por ser composto de grandes placas metálicas – encontra em seu caminho as temidas Nereidas, metade humanas, metade máquinas que revelam a provável localização do tesouro.
O conto parece ser o meio de uma história. Começamos no meio da viagem, onde toda a tripulação já passou por alguns perigos e o Capitão guarda alguns segredos e no final ficamos envolvidos, como se a continuação pudesse vir em um próximo conto. Gosto de contos assim, mas fico triste em pensar em que não teve ou terá propriamente um final.

O pena e o imperador – Nikelen Witter
Pena é um homem da ciência, conhecido e comentado por todos os moradores do Rio de Janeiro. Ele tem dois hábitos misteriosos: um deles é subir todos os dias até a igreja, onde sempre entra, tendo missa ou não. O outro era se encontrar com o Imperador, o qual descobrimos que deve a vida ao doutor Pena.
Gostei muito da narração da autora. A história já é interessante, mas a narração nos faz prender ao conto, lendo sem parar e assustando quando acaba.

As irmãs Taylor – Verônica Freitas
Joan e Juliet Taylor herdaram o grande império de máquinas do pai. Joan é quem nos narra a história, ela faz os desenhos das novas invenções enquanto Juliet é a irmã mais agressiva, ambiciosa, sempre a procura do dinheiro e do poder. Essa última acaba descobrindo algo de estranho com um dirigível de monitoramento, onde a tripulação não dava sinais de vida e o mesmo exibia uma forma estranha, tomada pelo que parece ser uma nova matéria, um novo elemento. Joan pede a Juliet que não vá, mas esta não escuta e parte com alguns homens para ver o que aconteceu. Ela não volta e Joan se vê obrigada a ir atrás da irmã. A encontra, mas percebe que ela está mudada, que tem um novo gosto por... sangue.
Sim, vampiros na era do vapor! O conto é bem interessante. Me deixou meio confusa, meio perdida em algumas partes, mas acho que isso não se deve a trama, ou deve. Realmente não sei. Depois tenho que lê-lo novamente para tirar a dúvida.

Diário de bordo de Lidia Saint Clair – Bia Machado
Lidia casou-se com Teodore por causa de dívidas do pai, tornando-se a Sra. Saint Clair. Logo após o casamento, parte com o marido de barco, viajando pelo mundo, sem data para retorno. Ela odeia o casamento, odeia Teodore, odeia o barco, odeia tudo. Porém, a visão de seu marido voando em uma máquina nunca vista é o começo da transformação do ódio em admiração e amor.
O menor conto do livro. Esse é outro no qual a narrativa me agradou bastante. É muito gostoso de ler o conto e a história é bem envolvente.

Encantamento Engenhoso – Renata Galindo Neves
Jennifer é uma bela mulher com a aparência pura e inofensiva, mas só a aparência. Ela está envolvida com Michel, um rapaz sedutor, bonitão, mas muito ambicioso, beirando ao sádico. Ela tem o único objetivo de descobrir até que ponto sua ambição com as máquinas pode chegar e o delatar a Mr. Reblon, um cientista que conhece desde criança, para que possa prender Michel, o que se mostra uma tarefa árdua.
O conto é bom. As máquinas e os acessórios usados são criativos e bem interessantes. O papel de Jennifer como mulher é bem elevado na história.

A arma – Lívia Pereira
Louis é uma arma. Ela tem os braços e pernas feitos de metal com armas acopladas que ajudam durante a guerra. Seu único trabalho é obedecer e matar, mas ao encontrar uma criança vagando pelos corpos, lembra que apesar de tudo, ela é um ser humano.
O conto é bonito. Foi uma ótima história para o fechamento da antologia. Gostei da forma como a autora salienta o uso do ser humano como um mero objeto.

E chegamos ao fim de Steampink. Espero que tenham ficado curiosos com o livro. Vale ressaltar o ótimo trabalho da Estronho com a diagramação. É muito mais gostoso ler um livro com as páginas diferenciadas, como a Estronho faz. Há alguns erros de edição, mas muito poucos, nada que nos faça brecar na leitura e perguntar: mas o que é isso?
Meus parabéns às autoras e a Estronho, o projeto ficou maravilhoso. Leiam e se deliciem também.

------------------------------------------------
Policial da Biblioteca
@apilhadathay 13/06/2012minha estante
Obrigada pela bela resenha e os comentários construtivos, Priscilla! Este retorno é importante para todas nós =)

Beijo!

Angel Ruiz 14/06/2012minha estante
Obrigada pela resenha Priscila.

Ficou muito linda!

É sempre bom ter o retorno dos leitores, tudo que fazemos é sempre pensando em vocês^^

Fiquei feliz de saber que gostou dos contos, especialmente do Sem Mais Finais Felizes (autora babona... rs). Todos foram escolhidos (no meu caso, escrito) com todo o carinho do mundo.

Beijos

RUDY 17/04/2012

RESUMO SINÓPTICO:
“Antologia de contos com temática steampunk. Uma antologia steampunk escrita e organizada sob o olhar feminino. Máquinas voadoras, robôs ,viagens no tempo e muito vapor misturado a vampiras, corvos, poetas, amazonas e até uma versão vaporizada de um clássico conto de fadas. Com prefácio de Romeu Martins, Comendador da Ordem da Caldeira pelo Conselho Steampunk do Brasil, Steampink apresenta treze contos... treze oportunidades para que você viaje no tempo e se divirta ao som dessas engrenagens muito bem cuidadas por nossas talentosas e elegantes autoras.”

Para saber a análise e avaliação completa, visite os blog:
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/04/resenha-23-steampink-literatura.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/04/steampink-diversas-autoras-literatura.html
Michelle 08/03/2023minha estante
não faz meu estilo

Fimbrethil Call 03/03/2012

Contos muito bem contados
São 13 contos de 13 autoras, uns melhores do que os outros, e confesso que eu pulei um deles após ler o primeiro parágrafo, e dois eu sinceramente eu não gostei, um por tratar de vampiros, assunto que não me interessa nem um pouco, e o outro por ser muito chato, na minha opinião. Todos são muito interessantes porque misturam o passado romântico, o Brasil sob D. Pedro II, ou então quando o golpe republicano tinha falhado, sob a rainha Isabel, ou Londres da rainha Vitória, misturado com o futurismo e a modernidade. Vale a pena ler.

Lívia 12/11/2011

Sem preconceitos
Antes de mais nada, digo o seguinte: não sou fã de contos, o que gosto mesmo é de romances. Comprei esse livro porque uma amiga que tenho como irmã tem um de seus contos nessa antalogia steampunk.

E por que faço essa abertura? Para dizer que ainda continuo não tendo contos em minha alta conta, mas tenho "O Pena e o Imperador" em uma das minhas leituras favoritas, ladeado pelo conto "A Cartomante", de Machado de Assis. E não é porque ele é escrito por uma amiga, mas sim por ser BEM escrito, ter um conteúdo que nunca foi meu favorito e, por alguma razão que não sei explicar, EU GOSTEI MUITO!

Ainda não li todo o livro, pois, obviamente, comecei pelo conto da minha amiga. Mas, através dessa primeira leitura, com certeza vou me aventurar pelos outros.

Fã é fã em qualquer lugar. Por isso adquiri Steampink. Por isso vou ler Steampink. Contudo, não por ser fã, mas por ser uma viciada em literatura de qualidade que indico este livro.
Ah, sim: com certeza que vou reler várias vezes "O Pena e o Imperador", da Nikelen Witter. Afinal, como eu disse, fã é fã!

Quem gosta do tema steampunk ou simplesmente de contos, fica a dica.

Para quem não conhece o termo steampunk, nesse link vocês podem ter uma excelente noção: http://sapatinhosvermelhosnika.blogspot.com/2011/06/steampunk-e-steampunk.html

E eu juro que tentei ser a mais imparcial possível!!!! E, me conhecendo como me conheço, tive 99% de sucesso! =D

* Editado em 12/11/11 *

Depois de ter lido Steampink, só posso dizer o seguinte: não me arrependo de tê-lo adquirido! Uma antologia adorável e rica.
Verônica 21/08/2011minha estante
Então ficamos a sua espera Livia, nos conte o que achou assim que terminar, blz? Abraço de uma das autoras! ;-D

@apilhadathay 23/08/2011minha estante
Lívia, faço minhas as palavras de Verônica. Aguardamos por sua opinião, quando finalizar a leitura. Muito bom ver os primeiros comentários o//

Beijão!

This Gomez
Steampink (O Poeta, a Donzela Insolente e o Livro do Tempo)
www.canto-e-conto.blogspot.com

Amanda Reznor 31/08/2011minha estante
Idem, Lívia! Depois dá um retorno geral do que achou do livro na íntegra =]

@apilhadathay 25/10/2011

Luxo
Dizem que o médico não pode operar em caso de família. Mas isto nunca impediu familiares de médicos de irem a um hospital em algum momento, não é?

Além do mais, eu também sou resenhista e, por isso, com alegria resenho SteamPink, coletânea de que participo com um conto e espero que apreciem o livro tanto quanto eu. Por uma questão de ética, tentarei ser o mais imparcial possível, a resenha apresentará uma opinião geral dos contos, o livro não terá nota no blog e a citação abaixo é do nosso amado prefaciador.

SteamPink é uma antologia organizada e escrita sob o olhar feminino, e já chegou fazendo barulho desde o anúncio da seleção, se vocês lembram da polêmica gerada pelo título. Mas o que poucos consideraram "pejorativo" (a associação entre o Steampunk + o Pink como representação feminina), eu considerei brilhante, e comentei com amigos que eu teria este livro na minha estante, participando dele ou não.

O que me fascina em antologias de contos é a possibilidade de ler várias histórias em um único livro. Ao terminá-lo, fechamos os olhos e podemos nos imaginar com os nossos melhores amigos ao redor de uma fogueira, à noite, dividindo causos de mistério ou aventura, compartilhando um grande momento e aquelas histórias. A sensação foi a mesma ao concluir SteamPink, mas com o toque do charme feminino e o sabor agridoce da ciência e da inovação.

O prefácio ficou por conta do nosso querido Romeu Martins e a diagramação de fazer cair o queixo, é obra de Marcelo Amado. Depois de comentários de leitores aqui e no exterior, não posso negar que estava curiosa para ver o resultado de perto. E ele superou as minhas expectativas! Eu não me canso de folhear o livro, de vez em quando, admirando-o da capa ao interior, porque o trabalho ficou primoroso. Há diversos tipos e tamanhos engrenagens, por todas as páginas, além de outros detalhes, como mariposas, borboletas e relógios de ponteiro. Inclusive, no início de cada conto, vemos engrenagens com informações sobre ele e as iniciais da autora.

O livro tem contos que me causaram arrepios, e bem poderiam ter sequência; alguns rápidos e diretos, outros que exigem mais da nossa atenção; histórias profundas, embarcando em importantes questões da tecnologia x humanidade; paixão, ação, aventura, contos de fadas ou de terror correndo sobre os trilhos da história.

Algo que me chamou a atenção foi que, apesar de as autoras viverem em lugares tão distantes uma da outra e de muitas não se conhecerem antes da antologia, alguns contos apresentam conexões inesperadas, que vão além do steampunk - sejam elementos naturais em comum, biocorpos surpreendentes, a eterna busca por uma resposta ou os corvos que fazem seus rasantes de um conto a outro.

Há mulheres que vão da insegurança à força em um piscar; decididas, cada qual marca a época na qual vive ou mergulha – seja a sua máquina do tempo um grande aparato com tecnologia de ponta, ou a ponta de sua pena. Firmes figuras que sabem o que querem e dominam seus campos de atuação.

Fiquei surpresa com a criatividade das meninas, desde os órgãos mecânicos ao pano de fundo histórico dos contos que exigiram bastante pesquisa e domínio do assunto. Imperadores, aves negras, biocorpos, mulheres que quebram paradigmas e estereótipos de seu tempo, mostrando-se muito à frente dele. Horror, viagens no tempo, um conto de fadas bem steamer, os homens e damas do mar, Imperadores, aves de comportamentos singulares e os riscos que acompanham o progresso da ciência são apenas alguns dos elementos que você encontrará no livro.

Eu li, adorei e espero que todos curtam tanto quanto eu o/

A antologia Steampink apresenta os contos:

Escrito no Tempo (Lyra Collodel)
Sem mais finais felizes (Tatiana Ruiz)
O Poeta, a donzela insolente e o livro do tempo (This Gomez)
Ha-Mazan (Lídia Zuin)
Terceiro Reinado (Georgette Silen)
A Dama dos Corvos (Amanda Reznor)
Sonha o corvo um sonho negro (Leona Volpe)
Homérica Pirataria (Dana Guedes)
O Pena e o Imperador (Nikelen Witter)
As Irmãs Taylor (Verônica Freitas)
Diário de Bordo de Lídia Saint Clair (Bia Machado)
Encantamento Engenhoso (Renata Galindo Neves)
A Arma (Lívia Pereira)

No Canto e Conto:
canto-e-conto.blogspot.com/2011/10/resenha-steampink-antologia-editora.html

A.Z.Cordenonsi 17/09/2011

Contos
Mais um livro de Contos da Editora Estronho. Capa fenomenal, acabamento de primeira. Os Contos, todos baseados na estética Steampunk, foram escritos somente por mulheres, o que dá um toque muito interessante a coletânea. Algumas enveredaram por caminhos feministas, entre mulheres fatais, cientistas a frente do seu tempo, ou mesmo meninotas doces e ingênuas. Outras preferiram transcender ao gênero e mesclaram personagens diversos à seus contos. Eu, particularmente, aprecio contos que ficam comigo depois que terminam, que não tenham um fim estabelecido em si só, que perturbam a alma depois que se vão, algo que é muito difícil em poucas páginas. Por isso, minha menção honrosa a "O Pena e o Imperador", de Nikelen Witter, que faz companhia a dois outros contos muito interessantes: Amanda Reznor (A Dama dos Corvos) e Verônica Freitas (As Irmãs Taylor). O livro vale cada centavo e é uma leitura especial para um final de semana chuvoso ou um entardecer entre as brumas.
Verônica 17/09/2011minha estante
Que bom que gostou ^~, não vejo a hora de ter meu exemplar e ler também.

Valeu!

Verônica Freitas

@apilhadathay 18/09/2011minha estante
Ficamos muito feliz que tenha gostado do livro, amigo. Foi um trabalho realizado com muito carinho =)

Beijos!

Amanda Reznor 18/09/2011minha estante
É muito bom saber que consegui impactar o leitor =]

Agradeço muito pelo retorno, querido!

Os autores precisam desse destacamento de pontos positivos (e também dos negativos, muito importante)nas suas publicações.

Eu me sinto cada dia mais honrada por ter conseguindo participar desta antologia, que reúne mãos tão habilidosas na escrita e teve uma editoração tão caprichada pela Editora Estronho.

É, meninas, editores e organizadores, estamos de parabéns! xD

Bjs,
Amanda Reznor