A mocinha do Mercado Central

A mocinha do Mercado Central Stella Maris Rezende

Resenhas - A Mocinha do Mercado Central

Bricio 31/08/2020

Que leitura gostosinha !!!!
O que encanta em A mocinha do mercado Central é a sensação de estarmos sendo conduzidos por uma leitura leve, nostálgica, intimista, com um sabor afável de um café quentinho da tarde com bolo de milho. A narrativa nos é apresentada por Maria Campos que decide partir em sua simples Odisseia por algumas cidades brasileiras. Em cada região , ela adota um nome diferente, uma personagem bem significativa para sua jornada de auto conhecimento. Composta por uma linguagem simples, contudo, poética, a narrativa envolve o leitor, que se depara com personagens típicos brasileiros, paisagens reais, elementos esses que deixam uma marca na história de vida da personagem. A mocinha do mercado Central é um simpático conto urbano, com um certo ar bucólico, que envolve por sua delicadeza , personagens encantadores , leitura simples, porém , com valores poéticos e mágicos....
Triz 10/09/2020minha estante
fabricio, você já leu algum livro da lygia bojunga? sou apx. acho que você ia curtir mt!!

Bricio 10/09/2020minha estante
Li a bolsa amarela.Adoro!!!! Tenho que voltar a Lygia... Sdds, querida Bea.

Vitoria 27/11/2022minha estante
Confesso que inicialmente julguei o livro pela capa, por ser tratar de um livro de biblioteca, mas a história me surpreendeu. O livro nos envolve de maneira simples e empolgante. E nos ensina diversas lições sobre nós mesmos, o que definirmos que somos vamos ser.

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/06/2022

?Junto e Misturado?
A Mocinha do Mercado Central" recebeu o Prêmio Jabuti como "Melhor Livro de Ficção" em 2012. Pela primeira vez, um livro infantojuvenil recebeu essa honraria e sem dúvida, para uma leitora voraz, não há como resistir à tamanha a novidade e posso garantir que também me senti premiada com sua leitura...

Escrever para o público adolescente é tarefa árdua. Tratar do assunto, sem cair no óbvio ou acabar dando lição de moral são desafios que Stella Maris Rezende enfrenta e consegue superar, sendo essa a razão de seu merecido sucesso. Sem modismos, num delicioso "minerês" e com extrema delicadeza, ela ocupa uma posição de destaque na literatura contemporânea brasileira.

Aqui, é contada a história de Maria Campos, uma adolescente dona de múltiplas personalidades surgidas na busca de sua própria identidade, a fim de tentar entender melhor a sua vida. Cada faceta é regida por um nome diferente (Zoraida, Teresa, Nídia,...) cujo significado ela aprendeu com Valentina Vitória, a vizinha e amiga inspiradora dessa aventura. Cada personalidade ao ser vivida é incorporda as demais e a própria Maria, formando um único conjunto, ao contrário do que acontece com os heterônimos de Fernando Pessoa, em que todos possuem vida independente com direito a nome, sobrenome, aspecto físico e personalidades diferentes.

Maria é atrevida, sai sem destino pelo mundo e em sua trajetória enlaça sem pudores, sonho e realidade, passado, presente e futuro. Viaja no tempo e no espaço, passeia pela imaginação e invade o sobrenatural. Desconhece todos os limites, "mexe e remexe", tudo isso "junto e misturado", provando que "um sonho é também uma boa prática" e desse jeito, "a vida terá sido simplesmente mágica".

A maneira como a autora conduz a narrativa, atesta sua criatividade e particularmente muito me agrada. "A Mocinha do Mercado Central" é um romance de formação, que descreve a evolução da protagonista, assim como também é uma sequência de contos, onde cada um se desenrola nas diferentes cidades por onde ela passa.

A edição é ilustrada por Laurent Cardon e ouvi muitos elogios ao seu trabalho. Como li o e-book, não tenho como opinar quanto a esse aspecto, o que é uma pena. Vale registrar também, a participação especial do ator Selton Mello que não só faz a apresentação, como aparece na história: Maria é sua fã e encontra-se com ele numa confeitaria em Capacabana.

Sentindo "cheiro de café e biscoito de queijo", deixo meus parabéns a Stella de quem sou uma nova fã!

Nota: Esse livro recebeu o selo de "Altamente Recomendável" pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Psychobooks 01/12/2011

Me joguei na leitura do livro “A Mocinha do Mercado Central” de forma despretensiosa, sabia que era um livro que podia me agradar, esperava gostar, mas não esperava que a história me fizesse pensar.

O livro é sobre Maria Campos, uma moça do interior de Minas Gerais, filha de mãe solteira por um acaso da vida. Sua vida na cidade muda quando ela conhece Valentina Vitória, sua vizinha é aficionada por nomes e seus significados e passa para Maria esse gosto e é com essa ideia na cabeça que ela resolve se reinventar e conhecer outros lugares sempre com uma novo nome regendo sua vida. Como? Ela adquire um nome novo em cada lugar e vive por lá de acordo com seu significado, sua personalidade é moldada por ele.

A história é contada em terceira pessoa, e tem ilustrações lindas do Laurent Cardon. O texto se mescla perfeitamente com todas as figuras e a Maria idealizada pelo ilustrador também se tornou minha Maria. A arte gráfica do livro é perfeita, todas as páginas têm detalhes e a cada troca de capítulo um nova figura com um texto especial dá o tom a nova empreitada de Maria.

A busca de Maria é a busca de qualquer jovem de hoje em dia e por isso a leitura se torna tão densa em alguns aspectos. O que parece ser uma história despretensiosa se torna tocante com o passar das páginas. A escrita de Stella me lembrou bastante os livros da série “Para Gostar de Ler” que eram leitura obrigatória na minha época de escola. Apesar de ser um história para distrair, todas tinham um fundo filosófico e alguma mensagem subliminar que nos levava a pensar em nossas atitudes.

Durante toda a narrativa Maria (ou Zoraida, ou Mirian, ou Nídia…) encontra pessoas que sempre têm algo a lhe ensinar, mas é por meio da insistência de sua tia Marta que ela realmente descobre sua verdadeira paixão.

Adorei a leitura, me prendeu bastante e a narrativa é realmente fascinante. Tiro uma estrela pelo final… Acredito que algumas explicações e inserções no final da história foram desnecessárias.

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/06/resenha-sorteio-mocinha-do-mercado.html
Gabi.Sousa 30/03/2016minha estante
muito bom , gostei do resumo !!!!

Sue 13/10/2016minha estante
Que resenha perfeita.

Marlú 20/06/2021

Uma boa leitura
Ao ler a Mocinha do mercado central tive a sensação que estava acompanhando a história de uma pessoa que realmente passou por tudo aquilo e como se a personagem Maria fosse real, foi uma leitura rápida e gostosa de se fazer,as partes que ela fala dos significados nomes foi legal e interessante.

AA4 23/11/2021

incrível, porém faltou algo, acho que o final deixou um pouquinho a desejar por ser muito rápido e repentino

Marjorie 22/06/2020

Poético..
Livro curtinho e poético. Fiquei com vontade de conhecer todos os lugares que foram citados do livro. É mágico!
Taynara142 11/11/2023minha estante
Esse livro é tão fofo! Eu li ele esse ano, simplista e carismático.

Iris Figueiredo 27/09/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
Sabe aquele verso de Fernando Pessoa que diz "Não sei quantas almas tenho"? Provavelmente foi uma das maiores inspirações para a história da Mocinha do Mercado Central, que viajou o país e foi muitas pessoas dentro de uma só.
Maria Campos, tal qual Fernando Pessoa, resolveu adotar diversos nomes para viver sua aventura. Afinal, Maria Campos era um nome sem pompa... Tão pequeno, tão simples. Maria adquiriu sua obsessão por nomes com sua amiga e vizinha, Valentina Vitória Mendes Teixeira Couto. Valentina Vitória tinha um nome pomposo e sabia tudo de nomes - e que eles queriam dizer muita coisa sobre uma pessoa. Com essa ideia na cabeça, Maria ficou encucada e resolveu que queria ser mil em uma só. Que viveria muitas vidas, teria muitos nomes, porque nomes são responsáveis por muitas coisas na vida de uma pessoa.

Se eu pudesse definir esse livro em uma palavra seria surpreendente. Eu esperava uma coisa e recebi outra completamente diferente.
Pelo título, imaginava um livro infanto-juvenil, mas a autora traz uma história para jovens escrita com aquele ar de contadora de histórias infantil mas com um peso adulto. Difícil de imaginar? Difícil de encontrar igual.
Imagine, como diz Valentina Vitória, isso aqui é mágico. Muito mágico. São palavras que transportam para um mundo novo, diferente. Um mundo feito de sonhos, dor, tristeza, esperança, alegria, imaginação, Brasil. Tudo junto. É nossa terra, nosso povo, nossas jovens cheias de sonhos contadas em uma só: na Maria que não é só Maria, que assim como Fernando Pessoa não sabe quantas almas tem e adota quantos nomes forem necessários para ser ela do jeito que deseja ser.
É uma personagem que se constrói e lapida durante as poucas páginas desse livro, que é único. Diferente de tudo que já li, essa é uma daquelas histórias difíceis de definir e que só entendemos quando lemos.
Apesar de muito bem escrito, o livro só não recebeu cinco estrelas porque eu me confundia em alguns pontos. Precisava voltar, reler e entender o que era de fato - se era sonho ou realidade. Mas é um daqueles livros que a gente só se depara de vez em quando, mas quando encontramos precisamos ler e saborear.
Não indico para adolescentes muito jovens porque apesar de sutil, a vida de Maria é triste e sua mãe viveu coisas que são fortes. Mas acho que a sutileza com que a autora trata esses temas torna o livro ideal para ser trabalhado em turmas de nono ano escolar.
A arte do livro por dentro é impecável: as ilustrações são lindas e impressas em tons de verde floresta. O diagramador conseguiu captar a arte que é o livro.
É um daqueles livros que só precisa-se dizer: leia. Nada mais necessita ser explicado.

lala 15/01/2024

Literatura brasileira
Uma boa leitura com um português antigo, eu amei a maria e a forma que ela fala das coisas

fiquei com muita dó dela não ter um pai presente

ela era sonhadora e queria conhecer o brasil inteiro, adorei todos os lugares que ela falou

foi uma leitura muito boa!

ganhei vários livros desse estilo do meu irmão, e foi o primeiro livro físico que eu leio depois que comprei o kindle

Liliceð¦ 14/09/2022

Fofo?
eu acho uma leitura bem gostosinha e com experiências bem legais que podemos até trazer para nossas vidas gostei mt mt mt. Mesmo que no começo para mim a leitura foi um pouco lenta

gcpina 04/02/2021

Quase um conto
Gostei bastante desse micro livro, recomendo para aqueles dias que precisamos ler algo leve!

Carol 09/05/2021

Leve
Trata de assuntos difíceis de uma maneira leve e ingênua. Me apaixonei pela Maria(entre outros rs) e pelo jeito dela. Também gosto de saber o significado dos nomes e em cada lugar que ela parava,me sentia junto com ela na história. Um tour pelo Brasil em um livro de poucas palavras,mas com muita surpresa. Não dava nada pelo livro,fui sem muita expectativa,mas acabou se tornando um favorito.

Fram 03/06/2021

Os nomes são importantes
História de desenrolar adorável, leitura agradável e ilustrações lindinhas.
Saber que seu nome pode influenciar na forma como você existe ou quem você é foi realmente uma aventura e tanto.
Ler esse livro me deu a sensação de andar de mãos dadas com minha vó na pracinha, ansiando por um pastel de queijo