Cidade Das Trevas

Cidade Das Trevas Pedro S Ekman

Resenhas - Cidade Das Trevas

Regiane 12/09/2011

Suspense do começo ao fim!

"A escuridão me rodeia, me seduz.
As trevas fizeram a cidade
Da cidade nascem trevas
A sombra me conduz
Para além
Para onde não há luz
Para a minha destruição
Rumo à escuridão
Que me rodeia, me seduz."

Alguns amigos campistas - Jhonny, Rafael Tebaldi, Vinícius e Guilherme – por mau comportamento, recebem como castigo, passarem duas noites no Bosque Escuro. Alex, o monitor que os puniu, convoca mais três pessoas para acompanhá-los, para ter certeza de que eles irão cumprir o castigo. São eles: Jéssica e Jordana e Rafael Dambros.

O grupo está formado, e eles partem ao Bosque Escuro. O problema é que quando eles finalmente acham estar no destino correto, os campistas se deparam com diversas casas podres que parecem ter sido abandonadas há muito anos. A curiosidade é tanta, que eles não resistem e acabam adentrando a cidade sinistra. O que esses jovens não poderiam imaginar, é que estariam numa grande enrascada, ou pior, em um grande perigo.

A tal cidade macabra, guarda coisas inesperadas, até mesmo uma batalha que dura há séculos. Esses jovens terão que se unir e lutar para se livrar do mal que os aprisionaram na Cidade das Trevas. Nada mais importa, a não ser tentar com todas suas forças, sair desse lugar - ultrapassando até mesmo seus limites - em nome da sobrevivência. Será que eles irão conseguir?

Esse é o primeiro livro de uma trilogia, escrita por Pedro S. Ekman, e posso dizer que a história criada por ele, me surpreendeu bastante. A sua imaginação não tem limites. Adorei sua tamanha ousadia em relação as mortes, pois grande parte dos autores tendem a ter dó de dar fim ao seus personagens.

A narração é em terceira pessoa, e sinceramente, eu prefiro, pois dá uma visão ampla de tudo que está acontecendo na história. E em Cidade das Trevas não foi diferente. Consegui imaginar cada cenário, e todos os detalhes descritos no livro, com bastante precisão.

O livro tem um ritmo excelente, não dá chance alguma para a monotonia. Tem suspense do começo ao fim, o que me prendeu totalmente. E quando chegou no fim, fiquei com gostinho de quero mais. Eu vou querer ler a continuação dessa série, sem sombra de dúvidas.

Outro detalhe que achei interessante - e que eu não poderia deixar de comentar - foi os diversos poemas inclusos na história. E o mais bacana, é que são de autoria do próprio Pedro. Eles são muito bem elaborados. Adorei.

A única coisa que não me agradou muito no livro, foi em relação a primeira morte, mas também foi só isso. De resto, eu não tenho o que reclamar, apenas elogiar. É uma história muito criativa, e com toda certeza, tem o seu grande mérito. Recomendo a todos que adoram uma ótima história de suspense, mesclada com terror e cheia de mortes assustadoras.

Dan 11/01/2013

Resenha Cidade das trevas
O livro é eletrizante, me fez lembrar um pouco daquele desenho, que adoro, Caverna do dragão, principalmente por serem um grupo de amigos que se acham em um lugar misterioso, lutando para sobreviverem a criaturas sobrenaturais, com armas encantadas, tentando voltar para casa.
Mas resta a teoria final, do livro, será que eles ainda estão vivos ou estão no Limbo?

““Ó vós que aqui entrais: perdei toda a esperança!” – leu Dambros...
- Espera... Não é aquela frase que... Li uma vez, havia uma frase parecida escrita na entrada no inferno, segundo a Bíblia – falou Jordana...”

No Acampamento Raiz Forte alguns garotos faziam uma pequena algazarra, depois da hora de se recolherem. Não contavam em serem surpreendidos por Alex, chefe monitor do acampamento. Isso não passaria sem punição, Alex aplica um castigo nos garotos, teriam que acampar uma noite toda no bosque escuro. João Paulo, Rafael Tebaldi, Vinicius e Guilherme estavam sendo os punidos, mas como eram novatos e não conheciam o bosque estavam sendo acompanhados por Jéssica (namorada de Guilherme), Jordana (amiga do grupo) e Dambros (que Alex mandou como reforço).
Todos pegaram suas mochilas e foram rumo a trilha que levava ao bosque. A vegetação começa a ficar bem fechada, o calor insuportável, e chega um ponto em que acabam avistando muitas casas antigas e abandonadas, que não existiam ali.
Tentam contornar o caminho, mas acabam vendo mais casas, então... Já meio perdidos deduzem que o Bosque Escuro só podia estar do outro lado das casas, que, aparentemente, não eram tantas assim, resolvem atravessá-las, é ai que o pesadelo de todos começa.
Ao entrar na cidade abandonada reparam que mais e mais casas os rodeiam, parecendo até que se multiplicam. Repentinamente toda a vegetação da floresta some como se tivessem adentrado em outro mundo.
Não querendo acreditar nessa possibilidade surreal, resolvem subir em um telhado constatando o óbvio, estavam perdidos e a floresta havia sumido, mas, estarem perdidos não é nada, a cidade é um verdadeiro inferno, onde habitam monstros nada amigáveis, demônios, fantasmas e outros seres.
Acabam descobrindo sobre um Espírito do Bem que está aprisionado ali, a única forma de se salvarem é descobrindo onde ele está.
Tentando sobreviver, tendo grandes perdas, Armas Sagradas lhes são presenteadas, essas armas contem espíritos que tiveram suas essências contidas em cada uma.
Suas missões são: tentar sobreviver; achar as outras armas; reuni-las para tentar voltar pra casa e sair daquela loucura.

Vanessa Vieira 24/08/2011

Cidade das Trevas_Pedro S. Ekman
O livro Cidade das Trevas, de Pedro S. Ekman, conta a estória de um grupo de escoteiros formado por Guilherme, Rafael Tebas, Jhonny e Vinicius, que fizeram um pouco de bagunça no acampamento e foram punidos pelo líder, Alex. O castigo consiste em acampar no Bosque Escuro, um local que é explorado apenas por escoteiros experientes, e para isso, eles contam com a ajuda de Dambros, Jessica e Jordana, que estão em um grau mais avançado e possuem um pouco mais de aptidão. Chegando no local, eles estranham a presença de várias casas antigas e mal construídas, formando uma espécie de vilarejo no lugar.

Eles não contavam que as casas iriam sumir de forma misteriosa e dar vazão a Cidade das Trevas, local habitado por espíritos nada bonzinhos. Muitas mortes acontecem de formas bem extravagantes, o que vai mitigando o grupo pouco a pouco. Coelhos canibais e rios de sangue simplesmente aparecem do nada, de forma aterrorizante e cruel.

A narrativa do livro foi muito bem elaborada e a estória é hiper interessante. Ao longo da trama, vão surgindo alguns palavrões e xingamentos, mas nada que prejudique a leitura. O final acaba de modo bem misterioso aguçando a curiosidade do leitor e pelo que tudo indica, terá uma continuação. Altamente recomendado, principalmente para fãs de uma boa história de terror no melhor estilo Stephen King.

Juninho 06/03/2012minha estante
Essa sua resenha me deu agua na boca....
Quero ler esse livro....

Kel Costa 10/12/2011

Sombrio e sangrento!
Há tempos não leio um livro tão macabro quanto Cidade das Trevas. Se há algo que Pedro não poupou, foram as cenas sangrentas presentes em muitas páginas. Senti muito medo lendo essa história, como eu sentiria se estivesse assistindo um filme de terror. Uma coisa onde o autor ganhou pontos comigo, foi o fato dele não ter medo de matar personagem. E vai por mim, não se apegue demais, pois você nunca sabe quem pode ser o próximo. É uma corrida enlouquecida contra o tempo em busca da sobrevivência.

Cidade das Trevas tem vários elementos que fazem a diferença. O local onde o grupo está preso, a cidade fantasma, mexe muito com o psicológico de todos, então em vários momentos nós vemos flashbacks da vida deles, o que ajuda no entendimento de determinados comportamentos. Outra coisa que também gostei foram as músicas em forma de poemas que aparecem de vez em quando no livro. Numa história tão macabra, fica ainda mais horripilante imaginar uma voz tranquila e sussurrante cantando esses versos. De arrepiar.

Achei toda a ideia da história muito bem desenvolvida e criativa. Pedro Ekman sabe como mexer com os nervos do leitor. Ele também criou personagens cativantes, cada um a sua maneira, para que o leitor torça até o ultimo segundo quando alguma coisa de ruim acontece com algum deles.

Cidades das Trevas é o tipo de livro que eu adoraria ver adaptado para filme, tem tudo que um bom thriller precisa. Minha única reclamação é que eu achei a história de espíritos do bem e toda a guerra que gira em torno disso muito confusa, o que atrasou um pouco minha leitura quando alcançava trechos mais explicativos. Eu queria ver ação, então essas cenas mais calmas me desaceleravam e eu perdia o ritmo. É um assunto muito vasto e complexo e espero poder ter um melhor entendimento na continuação da série.

A capa cai como uma luva no contexto da história, com essa neblina e até a torre lá no fundo. A fonte do título e subtítulo poderiam ser mais trabalhadas, uma dica para os próximos volumes, quem sabe. Páginas brancas, letras médias e diagramação básica. Recomendadíssimo para quem adora terror! Mas tem que ter estômago forte, já vou avisando rs.

-> Leia a resenha na íntegra:

Guilherme 19/06/2014

Cidade das Trevas: a busca ao Espírito do Bem - Pedro S. Ekman
Quando um grupo de campistas são castigados por desobediência às regras do acampamento, eles nunca poderiam imaginar o quanto isso exigiria deles. O castigo consistia em passar a noite no Bosque Escuro, que ainda ficava nas dependências do acampamento Raiz Forte. Porém, a curiosidade mudaria os planos...

Rafael Dambros, Rafael Tebald, Jordana, Jéssica, Johnny, Guilherme e Vinícius se deparam com um cenário um tanto quanto inusitado. Uma cidade aparentemente abandonada se estende na visão deles. A curiosidade toma conta do grupo e eles adentram a cidade, e quando pensam em voltar para o acampamento, descobrem que não há mais forma de sair.

Como se não bastasse estarem isolados, sem uma forma visível de sair daquela cidade, ainda descobrem que não estão sozinhos. Seres malignos se espreitam pela cidade sob o comando de seus governantes. Agora a luta pela sobrevivência e por uma saída daquele lugar começou.

Algo muito importante foi a apresentação da história da Cidade das Trevas e da batalha que se trava lá desde o início da humanidade. Isso para mim foi de fundamental importância para a compreensão dos acontecimentos e para aumentar ainda mais o interesse.

A escrita é muito agradável. O autor detalha tão bem as cenas e os locais que é fantástico a forma como conseguimos visualizar claramente tudo que está sendo descrito. Houve momentos em que pude sentir a agonia dos personagens, fiquei aflito em diversos momentos, torci durante a leitura, realmente isso é um mérito incontestável desse livro.

Há uma mescla bastante interessante de suspense, aventura, terror, fantasia e um pouco de humor para quebrar um pouco a constante tensão. O fim do livro praticamente obriga o leitor a seguir imediatamente para a continuação.

Uma grata surpresa dentro da literatura fantástica nacional. Adentre o território da Cidade das Trevas se tiver coragem... garanto que não sairá tão facilmente.

Amanda 25/08/2011

Resenha publicada no blog Vício em livros
Imagine encontrar um lugar sombrio, com construções velhas e caindo aos pedaços e aparentemente desabitado. Assustador? Pois é, agora imagine ficar preso nesse lugar que parece nunca ter fim e de onde, talvez, não há saída, somente com um pequeno grupo de jovens como você. Pânico total!!

Cidade das trevas trata de um grupo de jovens campistas - Guilherme,, Tebas, Vinicíus, Jhonny - que deveriam passar um noite acampados no Bosque Escuro (como castigo), junto com Jéssica, Jordana e Dambros, que serviriam como monitores.

O problema é que uma verdadeira cidade fantasma surgiu no meio do Bosque, e eles não conseguem encontrar um meio de passar por ela e por isso cometem seu maior erro, resolvem atravessá-la.

Lá eles irão passar pelos piores perigos, dores e perdas de suas vidas e vão descobrir que um lugar não era desabitado como parecia ser, pelo contrário, existe uma quantidade enorme de forma do bem e do mal convivendo há muito tempo e o local é muito maior que uma vila, talvez maior que um município...

Tudo pode ser muito perigoso, até um coelhinho, e nada é exatamente o que aparenta ser. Cada esquina traz um novo perigo e uma nova perda. E o pior, a cidade não irá deixá-los ir embora tão fácil.

Sua única saída pode ser encontrar o Espírito do Bem, mas isso não é uma tarefa nada fácil e pelo caminho muitos acabam ficando - e particularmente tem umas mortes nojentas e bastante angustiantes. Mas a morte nem sempre é o fim.

A busca ao Espírito do Bem é só o primeiro volume da série, e sinceramente fiquei muito curiosa para ler a continuação. Sofri muito com as mortes e torci tanto pelos personagens, que passaram por tanta dor...não sei como aqueles poucos sobreviveram. E do jeito que ia, achei que ninguém sobreviveria no final do livro.

O livro sem dúvida me prendeu, não conseguia largar, pois queria sempre saber o que vinha depois. E o melhor é que tem alguns momentos que me pegaram desprevenida: algo que foi desvendado logo no início, uma morte muito no começo e uma derrota importante. Me surpreenderam porque esse é ainda o primeiro volume e tem tanta história pela frente que penso o que mais ainda vai acontecer.

Olha, dá uma vontade tão grande de sair contando tudo...mas claro que não vou, porque se não alguém me mata rsr. Mas só pra sentirem o gostinho...

"Ó vós que aqui entrais: perdei toda a esperança!"

" O bosque havia desaparecido por completo.A única coisa que conseguiam
ver eram casas e mais casas."

"- Trovõõeeesss! - o grito dele ecoou no pensamento deles e um frio terrível
percorreu-lhe o corpo.

Jéssica observava atônita o vidro, agora coberto de sangue.(...) Bolhas de
sangue saiam de sua respiração."

Confira mais em: http://vicioemlivro.blogspot.com/

Raquel Machado 11/08/2011

Cidade das Trevas Em Busca do Espírito do Bem de Pedro Ekman
Em Busca do Espírito do Bem é o primeiro volume da trilogia Cidade das Trevas do autor Pedro Ekman. Posso começar dizendo que o livro do Pedro me surpreendeu de diversas maneiras. A primeira coisa que me surpeendeu ao saber desta história e do autor é saber que ele mora na mesma cidade que eu, no mesmo instante me animeie em entrar em contato com ele, afinal ter um autor aqui para onde eu moro é difícil. O Pedro me respondeu super rápido e foi muito atencioso e simpático o que me deixou mais curiosa ainda para ler seu livro. Conversa vai conversa vem ele aceitou a parceria aqui com meu blog e posso dizer hoje, que fico muito feliz por isso, pois adorei a história que ele criou. A história em si me surpreendeu de muitas formas ao primeiro ver você julga ela sendo uma história de terror, mas ela não é só isso, tem muita magia e suspense no meio de tudo e me vi roendo as unhas para saber o que iria acontecer a cada página e torcendo para que alguém sobrevivesse até o final. Enfim depois das declarações iniciais vamos a história...

A história inicia apresentando um grupo de jovens campistas que apesar de veteranos não tem muita disciplina. Conhecemos então Guilherme, João Paulo,Vinícius e Rafael Tebas. Quatro rapazes que estão em uma acampamento de férias e só querem saber de bagunça , mas desta vez Alex o monitor-chefe do acampamento não vai deixar eles saírem ilesos, para isso ele decide então lhes dar um belo castigo.

Para ajudar os meninos Jordana e Jessica (namorada de Guilherme) decidem conversar com Alex para amenizar a situação. Alex aceita que as meninas os acompanhem até o "Bosque Escuro", onde eles vão ter que acampar uma noite e tirar fotos do local, para comprovar que aprenderam alguma coisa nos dias que passaram no acampamento. Infelizmente para Rafael Dambros, um outro menino do acampamento, Alex o obriga a ir junto com o resto para que ele se certifique que eles irão até o lugar.

Começa então a caminhada e todos estão bem felizes, pois eles realmente queriam algum agito no meio de toda aquela monotonia do acampamento. Porém com as horas passando e o sol começando a queimá-los, eles começam a se arrepender quando se deparam com uma placa:

==================================================
"Ó vós que aqui entrais:perdei toda a esperança!"
==================================================

Pensando em ser apenas uma brincadeira de mau gosto eles não dão bola, quando acontece o primeiro momento "medinho" do livro...

Claro que não vou descrever a cena aqui, senão não teria graça certo, mas posso dizer que os meninos mesmo com o incidente da amiga continuam a caminhada, até se depararem com várias casas de madeira, velhas e com aquele aspecto de abandonadas. Nessa parte sei lá porque, me lembrei muito do filme a Bruxa de Blair, com eles caminhando caminhando e nunca chegando em lugar nenhum. Gostei deste cenário que o Pedro iniciou a história e já aproveito para comentar mais uma coisa que me deixou muito feliz, o fato de a história se passar aqui na minha cidade..sim sim..fiquei imaginando onde seria esse local, para nunca chegar lá por perto..eheh!

Enfim voltando a história eles encontram várias casas de madeira, e qual é o susto deles ao olhar para trás e ver que a floresta simplesmente desapareceu!

Perdidos e confusos os garotos começam a pensar em possibilidades para isso ter acontecido, afinal uma floresta simplesmente sumir do nada não é uma coisa lógica. Eles decidem então começar a explorar a cidade para ver se descobrem algo. E realmente descobrem algo pior do que seus piores pesadelos. O castigo esta lançado e agora eles vão ter que correr para sobreviver.

Apartir deste momento adentramos ao "mundo mágico" que Pedro criou, um mundo que confesso não tenho vontade nenhuma de conhecer. Em vários momentos ficava pensando mas porque???Porque ele fez isso??? Não é uma historinha de romance e amor, e uma história que vai te deixar ansioso e torcendo para que alguém sobreviva no final. E mesmo que eles sobrevivam certo que eles nunca mais serão os mesmos.

Fiquei surpresa com o desenrolar da história, e se a Cidade das Trevas tiver um passado por trás? Uma história tão antiga quanto o bem e o mal? Não vou contar mais detalhes, mais posso dizer que essa parte me agradou muito, toda a história e "mitologia" por trás me fizeram ver esse livro não só com uma história de terror assustadora, mas também como uma história de "fantasia e mitologia". Fiquei muito curiosa sobre toda a cidade e também sobre os habitantes que nela vivem ,que me arrisco a dizer são bem diferentes de tudo que você já leu por ai.

Mas calma gente....Que nem só de mau vive a cidade e na busca pela saída nossos amigos acabam encontrando fortes 'aliados' que farão de tudo para ajudá-los (nessa parte juro que suspirei de alívio). E claro que vão encontrar seres que vão tentar destruí-los de qualquer forma. Será a tão conhecida luta entre o bem e o mal? Mais que isso uma coisa que me chamou muita atenção, do que nos somos feitos, nós humamos, não somos totalmente seres de luz e do bem, nós temos nosso lado maligno também. E se a cidade começasse a mexer com nossos amigos de uma forma que nem eles conseguissem explicar?

De uma forma em que o psicológico deles fosse totalmente afetado?

Bem e mal são pontos de vista. Como podem ser divididos de um jeito tão forçado?

Não são, todos sabem distinguir o mal quando o vêem. Todos sabem o que é fazer o bem. O que muda é a pessoa que faz, pelos motivos que o faz. O sentimento em si sempre é único...

O Pedro também narra a história com vários poemas ao meio dela achei um deles muito interessante que para mim descreveu bem esse primero livro.
================================
A escuridão me rodeia, me seduz
As trevas fizeram a cidade
Da cidade nascem as trevas
A sombra me conduz
Para além
Para onde não ha luz
Pra minha destruição
Rumo a escuridão
Que me rodeia, me seduz.
================================

O que mais posso falar...Como disse no início da resenha foi um livro que me surpreendeu de diversas formas. Vale muito a pena ler. E um livro que vai te fazer pensar, te dar arrepios, vai te fazer chorar e torcer por cada personagem. E uma história cheia de magia e suspense.

Eu tive coragem de entrar na Cidade das Trevas e viver junto com os personagens essa aventura eletrizante. E você vai ter coragem também?

Para ver a resenha na íntegra com fotos e sorteio de marcador acesse: http://leiturakriativa.blogspot.com/2011/08/cidade-das-trevas-em-busca-do-espirito.html

Kamila 08/08/2011

Resenha: Cidade das Trevas – Pedro S. Ekman
O livro conta a história de Guilherme, Jordana, Jéssica, Jhonny, Vinicius, Dambros e Tebas. Jovens que estão em um acampamento de férias, após ficarem a noite em claro, Jhonny, Vini, Tedas e Guilherme recebem um castigo do seu monitor chefe Alex. Todos devem passar duas noites no Bosque Escuro. Jéssica, Jordana e Dambros acabam sendo mandados ir junto para acompanhar e mostrar o caminho a eles.
Após desviarem um pouco o caminho da trilha em busca de comida, os 7 se encontram perto de uma cidade muito antiga e abandonada. Não contendo a curiosidade, entram nela. O problema agora será sair de lá...

Se eu tivesse que descrever esse livro em apenas uma palavra, seria incrível. A história prende do início ao fim, tem uma narrativa bem leve e tranqüila de acompanhar. Utiliza algumas gírias e é contado por um “narrador oculto”.

A trama é realmente fantástica, a forma como o autor a constrói me surpreendeu bastante. É bem diferente de tudo que já li, puxa um lado sobrenatural sombrio. Do tipo que após ler eu ficava “não, não creio que isso aconteceu mesmo.” Algo que gostei muito, pois foge daquilo de “sou o principal não posso sofrer”. O Pedro foi bem audacioso e corajoso ao escrever e levar seus personagens a pontos que chegaram. E o mesmo está de parabéns por isso. Identifiquei-me e aprecei a personalidade de vários dos personagens descritos no livro. É difícil escrever a resenha desse livro, pois estou me contendo para não soltar nenhum spoiler.

O fim do livro então me deixou de queixo caído e roendo as unhas pela continuação. Confesso que estou com N perguntas na cabeça sobre a trama e quero ver se o autor consegue continuar com a escrita e a história envolvente que nem foi nesse livro. Pois deve ser uma tarefa bem difícil manter no mesmo ritmo. Super recomendo Cidade das Trevas, pois além de ser um livro brasileiro foi um dos melhores que já li esse ano.

Kamila 08/08/2011minha estante

Elis 20/09/2012

Resenha completa: http://amagiareal.blogspot.com.br/2012/09/cidade-das-trevas-vol1-pedro-ekman.html

A obra nos conta a história de um grupo de amigos que é punido por aprontar no acampamento de verão do qual participam. E a consequência de seus atos é irem acampar no bosque escuro. Vinícius, João, Rafael Tebaldi e Guilherme foram os responsáveis por Jordana, Jéssica e Rafael Dambros terem de lhe acompanhar até o local, pois os mesmos já haviam acampado por lá outras vezes. O problema é que eles não contavam com as novidades que descobririam e teriam de enfrentar, ao descobrirem um lugar do qual nunca tinham ouvido falar.

Através dos capítulos vamos conhecendo situações que nos deixam com diversas sensações, como mau estar, tristeza, pena e diversos outros sentimentos. Realmente o autor me surpreendeu com sua trama, pensar no que ele pode realizar com um personagem ao qual nos apegamos, nos faz pensar da onde venho tal imaginação e se ele podia pegar mais leve, pois ele realmente arrasou. Nem creio conseguir lhes falar tudo que senti lendo todas essas páginas.

Podemos dizer que o Pedro não teve coração com alguns personagens e conseguiu me fazer parar em alguns momentos, tamanho o impacto que senti ao entrar na história. E saibam que quem o conhece não diria que tal pessoa, calma, divertida e criativa seria capaz de tal feito. Alguns dizem que ele é parecido com Stephen King, mas eu li um livro desse autor e digo que para mim eles não tem tal semelhança. Aqui encontramos um autor que criou uma história fantástica com um toque maligno e terrível, que eu até agora não tinha encontrado em um livro de terror, por mais que tenha procurado e olha que procurei, mas agora não sei se desejo ter outros livros assim...shaushau....brincadeira....vou curar esses momentos com um livro de romance bem meloso. Sim, ele consegue fazer com que leitores com imaginação fértil como eu, entrem na história e se sintam mau com os acontecimentos, por isso somente posso desejar meus parabéns e lhe informar que me ganhou como leitora. A busca ao Espírito do Bem é arrepiante e fascinante.

Não pensem que ao lerem essa obra terão momentos felizes, porque não os encontrarão. Se sonham que haverá um romance em tal leitura, desistam de ler. Se não aguentam cenas fortes, esqueçam o título. Agora se estão procurando uma obra para sentirem aflição e momentos de terror bom apetite ao devorar cada palavra, porque aqui encontrarão isso e um pouco mais.

Queria poder lhes detalhar muitas partes do livro, mas perderia a graça para quem ainda não teve a oportunidade de ler. E não gostaria de estragar qualquer prazer ou sensações que possam ter ao irem desvendando cada página.

Beijokas Elis!!!

Cassia 07/08/2011

Resenha cidade das trevas
Os Campistas são jovens adolescente que foram castigados por mal comportamento e o seu castigo é passar uma noite no Bosque Escuro do outro lado do acampamento onde eles estavam. O Bosque Escuro é uma mata bem fechada e é quase impossível entrar luz lá, mas o fato é que eles nunca chegaram lá e sim foram por outro caminho e a cidade surgiu na frente deles primeiro tímida com poucas casas, mas depois foram surgindo cada vez mais casas velhas e antigas.
Vocês imagina como são jovens curiosos entraram para dar apenas uma olhada e quando eles começaram a pensar em voltar já era tarde a cidade tinha eles em mãos e não ia deixar que eles saíssem tão cedo.
Duvide dos sons, das paredes, do Chão e até dos coelhos. Duvide das almas pois elas também se corrompem ou não duvide de nada e se surpreenda com o poder maligno que há nessa cidade.
Esse livro misterioso e sombrio nos levar para dentro do inferno onde as almas andam pelas ruas e onde tem seres que são desconhecidos até pelos próprios moradores dessa cidade.
Uma cidade edificada no nada cheia de armadilhas que engole todos os que passarem por seu caminho.
Aos poucos o grupo vai se desfazendo as mortes são cada vez mais terríveis, não há contra o que lutar pois eles não conhecem seu inimigo.
As luzes vem ajudar e eles começam uma jornada em busca do Espírito do Bem, mas as perdas são inevitáveis e a cada passo uma alma diz adeus ao grupo.
Sinceramente um livro de prender a respiração você é surpreendido a cada segundo eles estão atrás de todos e você passa a olhar para trás também, pois eles podem estar atrás de você.
Cada um tem sua história de vida será que esses jovens adolescentes poderão sair dessa cidade amaldiçoada e contar sua história.
Essa saga é terrivelmente fascinante nos leva para dentro da cidade do mal e nos deixa morrendo de medo é um desafio você parar de ler.

Parte que me fez para de respirar no livro.

Página. 96
- Trovõõeeesss! - o grito dele ecoou no pensamento deles e um frio terrível percorreu-lhe o corpo.
Jéssica observava atônita o vidro, agora coberto de sangue.(...)Bolhas de sangue saiam de sua respiração.

Indico para aqueles que apreciam estórias de terror.E estão prontos para encarar qualquer desafio pois esse é muito bom.

Por Cassia

Fernanda 16/09/2011

Resenha: Cidade das Trevas
Bom dia, Caçadores!
Tudo bem com vocês?
Hoje a resenha tem mistério, suspense, terror e muito frio na barriga!
Conheçam:

Capa: 9.0
Diagramação: 7.0
Conteúdo: 9.0

Sinopse:
Os campistas não resistiram à curiosidade e entraram na Cidade. Encontram-se, então, em meio a uma batalha que dura há séculos, desde o início dos tempos, quando o mundo era bem diferente do que imaginávamos. Resta agora sobreviver a este fogo cruzado, em uma jornada que se passa justamente no território inimigo. E fazer o possível para saírem da Cidade das Trevas. Ou morrer tentando.

Apesar do Acampamento Raiz Forte ser muito reconhecido e contemplado por seus alunos, o grupo formado por João Paulo, Rafael Tebaldi, Guilherme Basso, Vinicíus Machado, Jéssica Faguzzi, Jordana Baldez e Rafael Dambros não sabia da existência de forças malignas, que aguardavam com grande excitação e ganância pelas aventuras dos jovens.

Inicialmente presenciamos uma brincadeira um tanto infantil para rapazes entre 17 a 19 anos, porém em decorrência dessas brincadeiras inofensivas, além dos rapazes se meterem em algo nada agradável, arrastaram as duas meninas do grupo e mais um veterano, que não tinha a mínima idéia do que iria enfrentar!

Uma história de terror, que traz ação, suspense, tristeza e ao mesmo tempo esperança e perseverança!
Inicialmente você não sente a trama, você fica um pouco cansada com as brincadeiras sem sentido dos adolescentes, mas conforme os mesmos são "punidos" e ingressam no Bosque Escuro todo o livro começa a fazer sentido!

Para conhecer a resenha completa, visite: http://www.cacadoradelivros.com/2011/09/resenha-premiada-cidade-das-trevas.html

Leitor Cabuloso 13/09/2011

RESENHA: “CIDADE DAS TREVAS – EM BUSCA DO ESPÍRITO DO BEM” DE PEDRO S. EKMAN
Faz algum tempo afirmei que NUNCA lera um livro de terror ou pelo menos algum que houvesse me transmitido medo durante a leitura de suas páginas. Mas posso afirmar agora que sim, eu já li um livro de terror e senti medo/ angústia pelo que poderia acontecer com seus personagens e o nome deste livro é: Cidade das trevas de Pedro S. Ekman. Contudo antes de prosseguir em minhas justificativas preciso abrir um parênteses para pedir desculpas. Quando fiz a Dica de Leitura da obra citada comentei que seu subtítulo “A busca ao Espírito do Bem” soava como literatura espírita e o autor (sim, o próprio!) comentou afirmando concordar comigo, no entanto a impressão não passa de um (pre)conceito bobo de quem não havia ainda posto os olhos sobre as páginas. Este subtítulo justifica-se assim que imergimos na trama. Portanto, caso tenham pensado em deixar para depois por causa deste detalhe passe por cima dele e tente sobreviver a Cidade das Trevas.

Como todos já devem supor, o autor do livro é brasileiro, por isso seus personagens e referências a lugares, veículos e familiares também o são. É estranho começar a resenha afirmando isso, mas fiquei um pouco “pé atrás” com a obra. “Ficção de terror passada no Brasil?” Pensei que após ter lido alguns livros nacionais já havia superado isto, contudo antes de lê-lo alimentava uma possível frustração. Pedro Ekman, como tantos outros autores de literatura fantástica nacional, mostra que é possível sim, ambientar qualquer história em nosso país sem cair na galhofa. E a cada página deste livro percebi que além da sensação de perigo eminente, percebi que estava torcendo para que os personagens conseguissem alcançar o objetivo e, por incrível que pareça, ficava triste quando alguém morria (sim, caros leitores, os personagens morrem!).

A história passa de uma premissa muito comum (no melhor estilo de jogos como Silent Hill) e chega ao universo fantástico da magia:

Um grupo de adolescentes de um acampamento vai acampar num bosque no meio da floresta. Apesar do calor nada parecia anormal, até que de repente eles se deparam com uma cidade onde deveria haver um bosque. E eles tomam a terrível decisão de adentrar a sinistra cidade.

É neste momento que o leitor é lançado dentro da Cidade das Trevas. Sem explicar muito, os fatos vão se sucedendo e temos pouco tempo para digerir os acontecimentos. Monstros, fantasmas, criaturas demoníacas e outros seres bizarros vão perseguindo e atacando nossos heróis. Ponto negativo para a obra? JAMAIS. Essa atmosfera alucinante faz com que nos sintamos tão desorientados quanto o grupo, as informações são escassas e todos precisam correr. Virar a página é uma necessidade, mas ao mesmo tempo temos receio de fazê-lo, pois o que nos aguarda? Daí considerar Cidade das Trevas como o 1º livro de terror que realmente conseguiu me inundar num clima tenso e desesperador. Se você já assistiu a um filme de terror/suspense e em determinada cena quando o personagem aproxima-se de um lugar escuro se pegou pensando: “Não vá! Fique ai, pois é perigoso!”. Então este livro é para você. Não só pensei assim várias vezes, como a solidão e a falta de esperança que os personagens sentem, fazem com que a sensação seja a mesma.

Consigo, também, perceber que o livro é um caldeirão de referências a culturais nerd/pop. (Este é um trecho que vou me arriscar a buscar as referências do autor, sendo, óbvia, a gigantesca possibilidade de errar, mas não posso deixar de fazê-lo quando tudo me parece tão explícito). O já citado Silent Hill foi dado ao clima da cidade, como no jogo, a Cidade das Trevas é um lugar aparentemente deserto onde tudo parece velho e podre, mas com perigos a espreita. A cidade em si acaba por tornar-se um personagem, temos em vários momentos trechos no qual “a cidade os observa”; “a cidade geme” ou, quando o vento passa pelas casas putrefatas, “a cidade chora”. O perigo constante e desconhecido acaba sendo a marca deste lugar assombroso. Contudo se você não é fã dos jogos da franquia Silent Hill, saiba que há referência aos mangás/animes também. As cenas de luta ou descrição do uso de itens mágicos lembram muito a dinâmica dos desenhos japoneses.

A alusão a Divina Comédia de Dante Aligieri é muito visível. Desde momentos como, quando os adolescentes encontraram os mesmo dizeres que estariam supostamente escritos na entrado do inferno: “Abandonai toda a esperança vós que entrais”; até quando os jovens defrontam-se com Caronte o barqueiro do inferno. Seria a Cidade das Trevas uma representação do inferno de Dante?

Fora as citações presentes em diálogos a filmes, músicas, bandas atuais. O que é um tremendo respeito não só as personalidades dos personagens como também a época em que a história se passa (no caso, nos dias atuais). E por falar em personalidade, um dos pontos fortes da obra é a fidelidade aos personagens e suas limitações. Trata-se de adolescentes não de “super-heróis”, logo não veremos nenhum ato sobre-humano (para o qual não haja uma boa explicação, que fique bem claro!) no livro. E Ekman sempre nos deixa a par do estado emocional deles após cada evento. Essa claustrofobia psicológica transforma cada um deles num show a parte, sendo fácil identificar-se com qualquer um. Ao longo do livro, vemos vários flashbacks, e é através disto que vamos mergulhando cada vez mais fundo nas tramas e subtramas nas quais Cidade das Trevas se sustenta.

O texto é limpo. De fácil leitura e com descrições verossímeis. Não é difícil se localizar, pois sabemos onde estamos e o que acontece ao redor. Como disse, os segredos são revelados a conta-gota, mas não deixa a história enfadonha dando a impressão que o escritor está “enrolando” para consumir páginas. Contudo fica uma pergunta para onde Ekman está nos conduzindo? O livro não é uma obra fechada, segundo o próprio autor, trata-se de uma trilogia e há muito o que explicar e ao chegar em suas páginas finais talvez vocês possam sentir a mesma sensação que eu: “E agora?”.

****

Não dou 5, pois o livro possui uns poemas em vários capítulos que tornaram a leitura lenta. Porém faço questão de ressaltar que esta é uma opinião pessoal. Não gosto de poesia e em muitos momentos me perdi e foi necessário reler os fragmentos para retomar o ritmo. Vejo que Pedro S. Ekman, gosta de poesia e usa o livro para expor um pouco de sua veia poética. Achei interessante, pois traz uma característica particular para a obra. Estou realmente ansioso para ler os demais livros e saber como tudo terminará.

Por: leitorcabuloso.com
Link direto: http://leitorcabuloso.com.br/2011/08/resenha-cidade-das-trevas-em-busca-do-espirito-do-bem-de-pedro-s-ekman/

Blog da Poli 23/01/2012

Cidade Das Trevas
O livro do Pedro é um mistério, que precisa ter muito cuidado para não se apegar aos personagens dessa história, por que o destino deles ninguém sabe! Até onde eles poderão chegar? E o que mais essa cidade pode acontecer!!
A leitura é bem intrigante, você não espera o que acontecerá e quando acontece não entende o porquê, um grande mistério que não se resolve neste livro e o que te mais dá curiosidade de ler o próximo.
Resenha:
Tudo se inicia no Acampamento Raiz Forte quando quatro amigos são pegos pelo monitor-chefe, Alex um homem muito autoritário e o mínimo que os espera é um castigo. E ao serem mandados para a floresta não esperavam que no meio do caminho encontrassem uma cerca que cruzariam e faria suas vidas condenadas para sempre.
Eles encontram uma velha cidade que ao que tudo parece estar abandonada, mas coisas estranhas começam a acontecer, e nem adiantava tentar sair, pois a floresta já não estava mais la.
Coelhos são assassinos e amigos começam a morrer de formas indescritíveis.
Eles entraram em um mundo cheio de ódio e destruição e só podem contar agora com a ajuda de armas sagradas e uma procura pelo Espírito do Bem que é o único que pode salvar a todos.
O livro também nos faz ver as histórias de cada um deles, e nos mostram como se tornaram amigos e chegaram ao acampamento.
O final é ainda o mistério, pois a jornada pela procura do Espírito apenas começou.
O Pedro nos faz ficar indignados, tristes, esperançosos, curiosos e perplexos com o seu livro.
A continuação será uma nova aventura e espero poder acompanhar ela.
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*

Ronaldo 08/10/2012

[Destaque Nacional #13] 'Cidade das Trevas - A Busca ao Espírito do Bem' - Pedro S. Ekman
Foi ao descumprir as ordens do acampamento que estão, que Jhonny, Tebas, Guilherme e Vinícius veem-se em um castigo imposto pelo líder do acampamento, Alex, que os obriga a irem além dos bosques de onde todos os membros já puderam ir ( era raro um campista ir para esse bosque). As inseparáveis amigas Jordana e Jéssica (esta namorada de um dos garotos) se dispõe a irem junto, indo também Dambros, mandado por Alex para acompanharem os garotos.

Ao chegarem a um determinado bosque, veem-se perdidos. Ao avistarem uma casa e seguirem adiante não resistindo a tentação e a curiosidade, os campistas adentram na cidade, o que para a surpresa de todos, que ficam presos por entre as casas velhas da cidade misteriosa. Pior que isso, o bosque pelo qual havia chegada havia sumido misteriosamente, não restando um único resquício do mesmo.

Surge aí seres extremamente misteriosos e horripilantes, o que também os obriga a lutarem para continuarem vivos e fugirem dos seres malignos. Descobrindo assim, que o Alex, líder do acampamento na verdade é um ser daquela cidade que foi banido, e só poderia voltar para lá, se trouxesse almas para o grande ser maligno.

Posso dizer que foi uma leitura surpreendente, com direito a mortes bizarras e que me deixaram pasmado e com bastante medo (admito).

E assim, ser após se,r acaba por ir levando para a morte cada um dos amigos. Serio gente, eu fiquei horrorizado à medida que as mortes iam acontecendo, e eu não podendo fazer nada (OMG, é realmente muiiito triste). Portanto, tem que ter um estômago forte para lê-lo.

Surge em meio aos acontecimentos bizarros, alguns instrumentos que são designados para ajudarem os amigos à encontrarem o ‘Espírito do Bem’ e salvarem a Cidade.

“Os olhos de todos ficaram arregalados e atentos. Não percebiam o quanto estavam ofegantes, o eco logo foi desaparecendo, deixando um rastro de melancolia.” PG: 103

Confesso que no começo o livro não me cativou muito, achei que tinha acontecimentos muito rápidos e que deixava o leitor muito confuso, o que, na medida que a estória desenrola-se a leitura flui normalmente.

“Cidade das Trevas” pra mim foi uma revelação no cenário de terror na literatura brasileira. A jornada em busca do Espírito do Bem é cheia de provações para os amigos, que vão desde pequenos coelhinhos brancos malignos, até uma viajem em um barco infernal, tendo “Caronte” como guia e a enfrentarem a grande fortaleza de ‘Armorte’.

Surge personagens inesperadas, como as irmãs Carla e Tatiana, que chegam para dá uma guinada na estória, e que acabam por se tornar aliadas de ‘Armorte’ e fingem-se amigas dos campistas, mas que acabaram provando do próprio veneno (especificamente a Tatiana).

Como disse, gostei bastante da estória em si, só acho que o autor deveria ter usado uma linguagem mais formal (eu sei que trata-se de uma trama com personagens adolescentes, mas acho que a leitura fluiria melhor se fosse a linguagem formal) e ter apaziguado no uso de alguns ‘palavrões’ que considerei desnecessários. Além de que a introdução da estória de alguns personagens, da vida em família na qual viviam, que achei desnecessário para a estória; Achei que atrapalhou um pouco.

A estória acaba em um ponto em que você para e pensa “como assim, acabou?!” e eu até entendo e acho
que foi relativamente bom, porque acaba tornando-se um pontapé para o próximo volume (é uma trilogia) o que consequentemente *eu espero* que algumas perguntas sejam respondidas.

BOA LEITURA!!!