Universo de Água

Universo de Água Josy Stoque

Resenhas - Universo de Água

Amanda 28/01/2021

E o fim chegou com a água!
Então eu finalmente consegui chegar ao final dessa saga e confesso que estou dividida. Eu amei boa parte da história, mas um final em particular me deixou bem revoltada. Enfim, vamos a história.
Todos os irmãos estão reunidos em Noronha depois do ataque que Nicolas e Lara sofreram no final de ?Ilha do Ar?. Eles seguem o treinamento e falta apenas a transição de Suzane para tudo estar de acordo com a profecia.
Aqui conhecemos um pouco mais de Su, que cresceu ao lado de Marcel e sendo protegida por Margarida. Desde sempre ciente de sua missão, ela se rebelou na adolescência e viveu sua vida, mas próximo aos 30 resolveu voltar e encarar o destino que a vida lhe deu. Além disso, ela tem sentimentos fortes por alguém proibido: seu irmão de criação, Marcel.
Conhecemos Marcel nos livros anteriores e aqui temos uma noção melhor de sua personalidade implicante, confiante e cheia de luz. Ele tem uma fixação por Suzane e a segue por toda parte, mesmo quando começa a se sentir diferente, não vê como poderiam ficar juntos, até que uma noite muda tudo e toda a nossa história começa.
Ao contrário dos livros anteriores que focavam na vida pessoal de cada um, aqui não temos tanto de Suzane por já termos visto em livros anteriores e ainda por ela já ter crescido sabendo de tudo. Vemos portanto a preparação para a batalha, as lutas e preocupações de cada um com seus amores e destinos. E temos ainda a descoberta do traidor ( me senti super detetive porque acertei desde o começo ahahahah). Não falarei mais para não dar spoiler (só no final que vou deixar uma tarja e fazer um comentário). Eles então ficam prontos na reunião dos 4 e no alinhamento dos planetas. Mas as forças sobrenaturais e o despreparo mágico dos elementos pode ser fatal nessa história. A batalha está armada e só podemos torcer para a natureza vencer.
( SPOILER ABAIXO)

Não é possível que só eu não curti o final da Tamires?! Eu estava cheia de expectativas para o Gustavo e ela vai lá e escolhe o traidor?! Sei que ele também mentiu no começo, mas pera aí né?! Colocando na balança - sou parcial mesmo! Enfim, não gostei, achei disruptivo e interessante? Sim, mas queria uma redenção do casal que me conquistou no começo. E achei nada a ver a história com a Carol.

Gabi MM 14/09/2020

FIM!
O que não gostei no terceiro livro dessa série, felizmente, acontece aqui.
Amei ver os quatro irmãos/elementos/protagonistas juntos, cada um com sua personalidade, com as suas diferenças e mesmo assim muito parecidos.
O que não gostei muito foi, como aconteceu nos anteriores, a protagonista nesse teve pouco espaço, por já dividir a história com os protagonistas dos livros anteriores, sei que vemos ela desde o começo, mas não é com a mesma profundidade do que a primeira. O que me fez compreender que a personagem principal sempre foi a Tamires.
Nada que tire a beleza do livro, a Josy sabe como prender o leitor e fazer a gente sentir o que os personagens sentem, e também nos fazer amar e odiar o mesmo personagem ao mesmo tempo.
Adorei a série, e já estou interessada em ler outros livros da Josy Stoque.

Beca 22/08/2016

Série fantástica!
Fui bem paciente com essa série... Tão paciente quanto possível, claro. Demorei menos de 15 dias para ler os quatro livros. Mas a paciência foi o suficiente para para degustá-los e me recuperar da emoção pra ter força pra escrever! Bem, aqui estou eu!
Uma grande surpresa nacional. Comecei a lê-los por estar na promoção na Amazon, sem muita expectativa. Me surpreendi e fiquei muito mais que satisfeita ao acolher tamanha criatividade e força consciente dos livros, de fato, fantásticos.
O que posso dizer? Apesar de pequenos vícios literários, devo exigir a leitura desses livros. A cada volume, encontramo-nos e apaixonamo-nos pelos personagens, pela autora e pelo conteúdo - a natureza.
E por que não elogiar as contribuições geográficas e culturais que a autora nos apresenta? Sem mais, só posso dizer que pouquíssimas foram as vezes nas quais fiquei feliz em ler uma série.
Josy, você tem minha completa atenção e carinho para com seus livros. Obrigada por esse obra nacional.
Josy.Stoque 24/08/2016minha estante
Radiante!!!!!! Obrigada!!!!!!!

Nath 13/01/2016

Resenha para o blog Pobre Leitora
Sinceramente não sei muito bem como começar essa resenha. Eu poderia fazer como sempre e fazer um breve resumo da história. Eu poderia começar falando que esse livro, para mim, é o melhor de todos os quatro. Eu poderia dizer que estou com o espírito leve e risonho. Eu poderia dizer que estou emocionada e feliz. Poderia dizer também que estou triste pois agora que acabou, parece que um pedaço de mim acabou junto. Eu poderia começar de várias maneiras mas nada do que eu escreva aqui hoje vai conseguir transmitir pra vocês toda a magnitude do que estou sentindo nesse momento acreditem em mim.

Universo de Água não é só mais um volume dessa saga ele é O VOLUME. É o livro que nos traz o desfecho dessa história, onde finalmente conhecemos todos os irmãos a fundo, entendemos o Coração da Natureza e temos a batalha final. É o volume onde as decisões serão tomadas, escolhas difíceis serão feitas, lágrimas serão derramadas e sorrisos serão distribuídos.

Neste livro, finalmente conheceremos Suzane, a mais nova dos quatro irmãos, regente do elemento água. Durante os outros três livros tivemos um vislumbre dela mas não de Suzane em todo seu esplendor, devido as circunstancias ela foi uma personagem de fundo, secundária.
Num primeiro momento, conheceremos a vida de Suzane como uma humana normal, seus anos de rebeldia e negação dos poderes. Saberemos também como seu lindo relacionamento com Marcel começou.
Em segundo lugar, conheceremos a fundo a história do Coração da Natureza, na visão de Margarida. Saberemos mais sobre a história do nascimento de Suzane, da morte de seus pais e da profecia que deu início a isso tudo.
Por último acompanharemos o final dessa história toda. Finalmente os protetores dos quatro elementos estão juntos e a Era de Aquário está chegando. A hora de enfrentar o mago Rafael se aproxima, mas será que os irmãos estão prontos para sua missão?
Posso garantir que descobrir a resposta para essa pergunta é emocionante.

Qualquer coisa que eu possa falar sobre esse livro será um grande spoiler pra você que não leu ou está lendo os outros volumes, então vou me focar nos meus sentimentos - que são muitos.
Como sempre, a escrita da Josy é maravilhosa, te transportando pra dentro do livro e fazendo com que você faça parte da história. Aliás, aceito uma carona até o local onde fica o portal do Coração da Natureza ok? Quero ir imediatamente viver lá.
O último livro de uma série/saga sempre me da um friozinho na barriga pois temo que o autor estrague o final e me faça odiá-lo. Com a Josy não tive isso, pois tinha confiança que ela faria um bom trabalho. E fez! O final foi ótimo, todas as pontas foram fechadas, todas as explicações que eu queria eu tive.

Ver como todos os personagens evoluíram desde o começo foi incrível, foi uma evolução muito grande! Principalmente nos meninos, Nicolas e Lucca. Suzane se mostrou uma mulher muito forte e frágil ao mesmo tempo, assim como todas nós do signo de peixes somos (bjs de luz hahahahaha). Tamires, ah Tamires, como eu quis entrar no livro e abraça-la e conforta-la, coitada, foi a que mais passou por provações. Alguns personagens mostraram sua verdadeira cara nesse livro também; fiquei de boca aberta com alguns.

Acho que desde que comecei a ler a primeira linha desse livro, já estava com um sentimento de tristeza por saber que era o último. Quando cheguei na última página esse sentimento continuava mas até um certo ponto. O que eu mais sentia, aliás, ainda sinto, porque estou escrevendo essa resenha logo após ter terminado a leitura, é um sentimento de leveza, como se tudo finalmente estivesse no seu devido lugar, como se a natureza realmente tivesse se restaurado e uma era de paz tivesse se iniciado. E tenho que falar, que sensação gostosa! Apesar de estar triste porque esse foi o final, tenho a plena consciência de que foi uma experiencia maravilhosa a leitura dessa história.

Essa resenha já está ficando grande demais né? Enfim, AMEI esse livro e agradeço a Josy Stoque por ter criado a Saga Os Qu4tro Elementos. Se eu recomendo que vocês leiam? Precisa mesmo perguntar? rs

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2015/10/resenha-universo-de-agua-josy-stoque.html
Josy.Stoque 25/01/2016minha estante
Muito amor por essa saga

"Ana Paula" 18/12/2015

Chegamos ao fim de uma saga fantástica com todos os elementos para entreter o leitor e nos fazer ver a Natureza com outros olhos e com todos os sentidos!
A Saga Os Qu4tro Elementos de Josy Stoque é uma fantasia voltada para o universo da natureza,onde seus personagens são os elementos principais para a continuação da sobrevivência na Terra e no Coração da Natureza, um mundo paralelo que foi congelado pelo mago Rafael.

"Aquela verdade absoluta calou fundo em meu coração. Não estava ali pelos humanos, e sim pela natureza, já que sem ela nenhuma outra vida poderia existir. Esse simples princípio fez todo o sentido e finalmente me desfocou de meu eu. Naquele momento, era um corpo vazio, pronto para ser habitado pela água e me tornar o quarto elemento da natureza."

Em Marcada a Fogo, primeiro livro, conhecemos Tamires, a irmã mais velha e por isso a primeira a ser marcada. A verdade sobre sua existência a queimou e moldou sua nova vida: procurar os irmãos e enfim, voltar ao Coração.
Filho da Terra nos contou como foi para Lucca, crescer no Pantanal e como sua sensibilidade o feriu a tal ponto de o mesmo presenciar a morte, mas com a ajuda de Mainá, descobrir o amor e a vontade de continuar vivendo.
Ilha de Ar foi o livro que mais demorei a ler, talvez seja pelo elemento que rege Nicolas - o ar. A liberdade de Nicolas, sua aparência sedutora e irresistível me fez querer dar alguns tapas nele, ainda mais com o final improvável e totalmente diferente com o qual o livro foi finalizado.
Finalmente o elemento água... Em Universo de Água, conheceremos mais de Suzane, a irmã caçula, a qual ajudou a encontrar e unir os irmãos, pois um de seus dons é prever o futuro. Suzane sempre me pareceu a coitadinha que ficava ali, sofrendo, sempre muito debilitada para falar algo mais que o paradeiro do próximo irmão a ser encontrado. Não participava das buscas, só ficava em casa, esperando, velando e sofrendo.

Suzane me enganou! Ela não é a coitadinha que pensei, por trás de sua sensibilidade, uma força natural predomina. Chego a dizer que ela pode até ser a mais forte dos irmãos, pois cresceu sabendo de sua origem. Me peguei completamente encantada por seu jeito de agir e até mesmo por sua instabilidade emocional.

"Os homens são responsáveis pela própria ruína. Há milênios vêm destruindo a natureza, aquela que lhes deu a vida."

Com um desfecho que merece destaque, Josy Stoque conseguiu inovar, colocando personagens que nem imaginaríamos como supostos vilões, fiquei chocada com essa mudança, me senti oca, pois um dos personagens era, sem dúvida, um dos meus queridinhos - mas Josy não deixa acabar assim... não senhor! Ela muda totalmente o que foi planejado e dá um final digno e muito lindo para todos os envolvidos!

A narrativa continua como nos demais livros - em primeira e terceira pessoa. A diferença é o personagem que narra, neste livro, a prioridade é Suzane, já que é sua história que está sendo contada. Também temos um capítulo onde conhecemos as intenções do mago Rafael ao congelar o Coração da Natureza. Seus motivos e suas verdades impostas e o que o levou a isso.
Encontrei alguns erros de revisão, poucos, que não prejudicaram minha leitura. E a capa neh? Como eu já disse em outras resenhas desta saga, amo demais! Perfeita! Condizente com o enredo e com a protagonista!

"Estavam ali para salvar, não para morrer. Por que eram os primeiros a serem atingidos tão fatalmente? Não deveriam ser os mais fortes, os mais resistentes, os salvadores? Pensou que pouco sabia sobre sua verdadeira missão."

Depois de ler essa saga, só tenho a agradecer a Josy pela oportunidade. Conhecer esses personagens e o que os motiva foi um presente tão grande que senti vontade de sair por aí plantando árvores e flores por todos os cantos (o certo seria fazer isso mesmo neh? mas....:/). Imaginei se essa fantasia não seria na verdade uma história verídica, onde nós, seres humanos, estamos destruindo aquilo que nos foi dado para proteger. Sinceramente, amei a saga e claro que recomendo!

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/12/resenha-universo-de-agua-instabilidade.html#.VnPfoPkrLDc

Josy.Stoque 07/12/2015minha estante
Uhuu Muito obrigada! Beijos

Juliana 04/10/2015

O último livro da Saga Os Qu4tro Elementos, Universo de Água traz mais informações sobre Suzane e Marcel, personagens que já conhecemos dos demais volumes, mas que nunca haviam sido o centro da narrativa.

Neste volume, também conhecemos Margarida mais a fundo, e conhecemos os motivos que justificam suas atitudes desde a saída do Coração da Natureza até o momento em que o segredo a respeito do mundo místico é completamente desvendado, para Suzane e Marcel e os protetores se veem frente a frente com a missão que vieram desempenhar na terra.

Neste volume a estrutura segue um ritmo um pouco diferente dos demais. Como Suzane e Marcel já estavam presentes nos demais volumes, a abordagem de Josy segue uma estrutura de três partes, em que conhecemos, primeiro, a vida de Suzane e seu envolvimento com Marcel nos primeiros trinta anos de vida dela. Em seguida, conhecemos o passado de Margarida e sua vida antes e depois do acontecimento trágico que marcou a vida de todos eles para sempre. Na terceira parte, é o momento em que todos os elementos, aparentemente prontos para enfrentar a missão para a qual nasceram, devem atravessar o portal.

Em Universo de Água todas as pontas de todas as histórias criadas antes se amarram com perfeição. As histórias de todos os protagonistas anteriores se encaixam como a chave que abre o caminho para o coração da natureza. Além disso, é, mais uma vez, hora da verdade e de derrubar as máscaras. Universo de Água é revelador.

As verdades antes estabelecidas são novamente questionadas Não há certo ou errado nem preto ou branco, pois muito mais do que um universo fantástico ou o misticismo dos elementos, a série é sobre seres humanos, caráter, consciência. E nesse terreno arenoso, sempre há poréns e ressalvas.

Além disso, Universo de Água é ambientado em Fernando de Noronha, uma das paisagens mais lindas do Brasil, com o mar de uma cor irritantemente linda e que não poderia ser mais adequada ao tema do livro. Como o elemento que rege a história é a água, um cenário predominantemente marinho é perfeito.

A Suzane aparentemente frágil e deixada em segundo plano nos livros anteriores surge como uma peça importante neste desfecho, pois é a partir das suas visões que os demais elementos são guiados em direção ao cumprimento de sua missão. Conhecemos seu lado sensível, rebelde, confuso e machucado por uma proteção excessiva, que só quis preservá-la doinevitável.

Não será fácil para ela, mesmo com todo o conhecimento prévio que teve do que aconteceu com os irmãos. O que nos mostra que, por mais que seja importante aprender com as experiências dos outros, é no momento em que passamos por algo que esse aprendizado é mais forte e mais marcante.

A escrita deste livro é fluida e ágil. Bem característica da água. É como se todos os acontecimentos convergissem para o alinhamento planetário e a junção dos quatro elementos em nome de um bem maior. A leitura é rápida e eu me senti navegando em um mar. Tranquilo ao contar as histórias do passado e nos revelar mais sobre os personagens e revolto, perigoso e alucinante, quando toda a ação decorrente do alinhamento planetário exige nossa energia, junto com o fogo, a terra, o ar e a água, para o salvamento do planeta.

Amei a forma como as coisas se encerraram e achei que foi totalmente adequada à moral da história. Nada comum nem esperado neste livro, nem mesmo aquilo que eu já considerava resolvido. Em Universo de Água, não se pode considerar nenhum “caso encerrado”. Josy Stoque mostra mais uma vez, sua habilidade para ir de um estilo literário a outro sem nenhuma dificuldade.

A sua habilidade de construir uma trama complexa e recheada de reflexões dos mais variados dilemas humanos, conseguiu, como mencionei nas resenhas anteriores, despertar sensações físicas durante a leitura. A dedicação à pesquisa e à construção de uma ambientação crível é perfeitamente imaginável mesmo para quem não esteve nos lugares citados nas obras. A sensualidade que transpira mesmo não sendo uma história erótica. Todos os elementos que compõem uma história adulta, com dramas reais e problemas próximos aos nossos, ainda que com uma roupagem de esoterismo e magia.

Eu me apaixonei pela história e com certeza vou levar essa Saga comigo pra sempre! Nem preciso falar que recomendo né?

site: http://www.cafecomlivros.blog.br/2015/03/26/resenha-universo-de-agua-josy-stoque/
Josy.Stoque 05/10/2015minha estante
Owntttttttt!!!!!!!! Muito amor nessa saga! Beijos

Giovana | Blog Dei um Jeito 07/05/2015

Pesquisando maneiras de "acidentalmente" parar no Coração da Natureza
Cheguei ao último livro da saga Os Qu4tro Elementos sem saber o que esperar, podia ser um açougue de tanto sangue, um lindo final feliz, um lindo final triste, podia dar tudo certo ou errado, mas para mim terminou de uma forma boa, tirando os "ai meu Deus não pode acontecer isso", "ai meu Deus aconteceu isso".

O desfecho da saga é dividido em partes:
A primeira parte ocorre há um ano atrás para nós conhecermos melhor a caçulinha Suzane, que eu não imaginava que ela era tão maluquinha, simplesmente amei a personalidade dela, que foi bem afetada por seus poderes. É nessa parte que conhecemos as belezas de Fernando de Noronha e de um casal claro como água em seus sentimentos.

A segunda parte é o relato da mãe de Marcel (outra diva da história, enxergando a transparência da Suzane), sobre o Coração de Natureza, lugar bonito pacas, diga-se de passagem, além de toda a lindeza do local há meio que digamos o sistema político, o modo que as pessoas vivem, as profecias, o histórico da família de Suzane e de Marcel e como que as pessoas saem do Coração da Natureza ou como vão parar lá.

E a terceira parte é o tiro, porrada e poder lá no Coração da Natureza, também chamado de apreensão em relação ao destino de todos, que me deu um medo monstro! Amei o modo que desenvolveu o combate, mesmo rezando um Pai Nosso no momento por precaução.

Amei o desfecho, tive a apreensão com o destino do quarteto, medo de não conhecer o suficiente da Suzane, tive uma boa dose de revolta com um certo personagem. A parte do relato não foi nada cansativa, foi uma delícia conhecer esse lugar mágico, tanto que li o livro todo quase de uma vez só, mas, vida longa ao espírito da natureza!

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2015/05/livros-universo-de-agua_7.html
Josy.Stoque 11/05/2015minha estante
KKKKKKKKKKKK que tudo o título de sua resenha rsrsrsrs Obrigada, flor!!! Beijos

Gabi Lima 03/02/2014

O livro divide-se em três partes. Na primeira conhecemos mais sobre Suzane, a irmã do elemento água. Ela aparece nos outros livros, mas é tão rápido e sem tanta ênfase que não tinha como formar uma opinião concreta sobre a personalidade dela. Mas nesse livro nós finalmente a conhecemos mais e acompanhamos as suas variações de humor, seu amor por Marcel e a transformação.

Na segunda parte acompanhamos o relato de tia Rute, a mãe de Marcel, que conta o que aconteceu anos atrás quando ainda morava no Coração da Natureza, local de origem dos quatro irmãos. Finalmente descobrimos como era esse lugar maravilhoso e o que aconteceu no dia em que as crianças tiveram que sair de lá.

A última parte mostra eles no presente já se preparando para abrir o portal e salvar o mundo. São muitas revelações, muita ação e várias transformações pelas quais os protagonistas passam até que finalmente chega o fim da trama.

Gostei muito de toda a saga e esse último livro foi um final maravilhoso! Adorei saber mais sobre Suzane, conhecer a sua história, sua personalidade e sua história de amor com Marcel. Ela é uma mulher bastante indecisa e que não consegue encarar os seus próprios sentimentos. Isso faz com que seu relacionamento com Marcel demore para acontecer.
Conhecer o Coração da Natureza e todos os acontecimentos que culminaram na vinda dos irmãos para o nosso mundo foi demais! Tudo se encaixou perfeitamente com o que estava acontecendo no presente e nos ajudou a entender porque certas atitudes foram tomadas nesse último livro.

Considero esse livro o final perfeito para essa saga maravilhosa. Nem preciso dizer que a saga inteira está recomendada, né? A Josy escreve muito bem! Vale a pena conhecer o seu trabalho. =)
Josy.Stoque 04/02/2014minha estante
Nossa, arrepiei inteirinha agora. Obrigada por suas palavras foférrimas, Gabi!!! Que lindo!!! Esse último livro tem tanta emoção. Gente, acho que hoje vou surtar horrores!!! Obrigada por este presente. Beijos

Josy.Stoque 28/12/2013

Opiniões na Amazon
"De alma lavada!
No último volume da Saga, os mistérios se revelam em uma sucessão de eventos alucinantes. Podemos conhecer mais sobre Suzane, que havia sido pouco explorada nos demais volumes, sobre Marcel e Margarida. Entendemos seus temperamentos e atitudes. O desfecho perfeito de uma história rica em detalhes como a geografia de Fernando de Noronha." - Juliana Ruza

"Maravilhoso como sempre
Josy consegue se superar nesta volume... e o livro fica sem palavras!
Amei o final e amei conhecer a cada um dos personagens!!!
Aguardando novos livros, e novas séries da autora de que virei fã!" - Layla Rostoldo

"O final é perfeito!
Eu adorei a série toda, mas esse último livro foi o melhor! Os quatro elementos unidos, as histórias se encaixando, os mistérios se revelando... ah, eu amei o final, foi perfeito! Josy Stoque é uma diva mesmo e a lerei pelo resto da minha vida." - Vanessa Bosso

"Fantástico!
Parabens com a finalização da Saga dos $ Elementos, fascinante, envolvente e maravilhoso, acho que como leitora fico triste por ter acabado acho que quando lemos um livro muito bom, maravilhoso nunca queremos que acabe. Parabens novamente por ser uma escritora maravilhosa e agora com carreira internacional. Sua Fã Claudia Durão" - Claudia Durão

site: http://www.amazon.com.br/dp/B00FJ9LL1E