A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Bia 28/10/2017

76° Jogos Vorazes
Lagrimas, foi assim que acabei o livro!
Livros me atingem muito mais, por parecer que estamos dentro do personagem sendo atingido por tudo aquilo e se apegar aos outros personagens como se fossem de tal forma real, estar la observando atraves de letras tudo o que acontece.

Vamos as perguntas:

Quem narra?

O livro Jogos vorazes é narrado por nossa querida personagem katniss everdeen.

O enredo é Bom?

O enredo tem mais acao do que os outros dois livros (minha opiniao), na qual voce entra na crise emocional da personagem apos todos os acontecimentos do em Chamas. Amei o modo como a autora criou a Katniss, a personagem impulsiva e forte que esta na Guerra representando o tordo mas, mesmo assim se nega a ser tao importante e negando levar tal peso sobre si mas, se culpando pela morte das pessoas proximas a ela.

A leitura é chata?

De jeito nenhum mas, uma dica... saiba se realmente gosta de distopias.

O livro e o filme , o que acha?

INCRIVEIS, o filme representou bem o livro (mas nao deixe de ler)

Me aconselha ler?

Leia, voce nao ira se arrepender!!!

De sua querida amiga Bia!

Raíra 04/09/2017

O fim de uma saga maravilhosa
Depois de sobreviver duas vezes a crueldade de uma arena, Katniss pensou que não precisaria mais lutar. Mas agora, com a chegada do lendário distrito 13, finalmente é possível uma revolução. A coragem demonstrada por ela nos jogos, fez todo o país querer se livrar da opressão e Katniss precisa assumir seu papel como símbolo. Dela, depende o sucesso de toda uma revolução.
Mas, para que isso aconteça quais serão os tributos exigidos? Sim, a vida de Peeta, Gale, família e amigos podem ser o preço.
Este livro realmente fala sobre a alma humana, sobre a que ponto somos capazes de chegar. Sua crítica a sociedade sobe vários degraus e você se vê em meio a uma guerra de verdade, sem a beleza enfeitada que nos apegamos dos jogos. É um choque que dá um alcance gigantesco a esse enredo, com reviravoltas que me lembraram o clássico livro 1984.
Se despedir desses personagens é bem difícil...
Uma história que deixa saudades!

Phelipe Guilherme Maciel 25/07/2017

Uma história sobre a luta pela liberdade.
Não quero falar muito sobre a série porque é um dos livros mais populares aqui, onde minha resenha é pouco importante para agregar algo novo mas algumas coisas me entalaram:
Os 2 primeiros livros da série passam uma trama muito bem orquestrada. Uma distopia futurista pós apocalíptica, onde uma sociedade de seres humanos escassos renascem sobre as cinzas do que sobrou dos Estados Unidos num país chamado Panem, com 13 distritos.e 1 Capital.
Com a Rebelião dos distritos, o governo decide criar jogos que façam das crianças tributos anuais para relembrar a todos que a Capital é soberana. À partir daí, o enredo é excelente. 74 anos após o início desse horror, o povo saturado quer uma nova rebelião... Falta apenas um símbolo.
Em A Esperança, achei que terminaria de devorar os 3 livros com 15 dias de leitura, mas não aconteceu. Algumas falhas (no meu modo de ver) tiraram o gosto de rebelião do livro. Esfriaram demais as poucas e por fim, tornou pouco crível que as coisas pudesses ocorrer deste modo.

A partir daqui, pode conter spoilers.

A Capital, sempre soberana, pareceu inerte durante todo o livro. O pouco que fez, foi totalmente desastroso. Vendo o que via nos livros 1 e 2, esperava mais.
Esperava que o governo tentasse impor novos jogos, atiçando mais a rebelião, esperava que eles usassem forte marketing para dar aos jogos anteriores um vencedor, talvez até Peeta,que seria forçado a ser a cara da Capital, até que de lá ele fizesse algo de esplendoroso... Esperava que a Capital massacrasse os distritos. Que houvessem toma lá dá cá, guerras por suprimentos, distritos divididos.
Nada disso.
O chororô da Katniss foi insuportável. Gastou tanto com os conflitos dela, que na hora de fazer a trama desenrolar, grandes personagens do livro morreram sem nem se despedir, digamos assim.... Sem o privilégio de algumas folhas gloriosas de seus últimos momentos. Um crime.

O final dos personagens foi muito fraco, houve até um rompante de ignorância na última cena de Coin... Uma nova presidente não iria morrer daquele jeito.

Soluções fáceis mataram o livro.

Dou 4 pelo conjunto da obra. Esse seria no máximo 3, se avaliado sozinho.

Alisson 03/07/2017

Essa trilogia não é perfeita. É quase perfeita. Aliás, é perfeita até a metade do livro A Esperança. Ainda assim, são livros realmente muito bons. Traz à tona questionamentos que muitas vezes esquecemos. Quanto vale uma vida? O que as pessoas são capazes de fazer para conquistar o poder? O que são capazes de fazer por sede de vingança? Nesse livro podemos fazer muitas comparações com questões políticas, sociais e culturais. A Capital se parece com a Alemanha Nazista. O Distrito 13 lembra a União Soviética. Os tributos lembram todos os nossos antepassados, que morreram por uma guerra que não era deles.

"Eu não sinto mais qualquer fidelidade a estes monstros chamados seres humanos. Desprezo ser um eu mesma. Eu acho que Peeta estava ciente de algo sobre nós destruirmos uns aos outros e deixarmos alguma espécie digna assumir. Porque algo está errado de forma significativa com uma criatura que sacrifica a vida de seus filhos para resolver suas diferenças."

Em relação ao Distrito 13, me senti esperançoso. O livro começa apontando um "salvador", uma luz no fim do túnel. Apesar de a Katniss não entender no inicio o que aconteceu com 75º Jogos Vorazes, eu me senti feliz com o aparecimento de uma sociedade que não se rendeu aos caprichos da Capital, que soube se camuflar e articular a tomada do poder de Panem. Só não contava com a mesma busca incessante com o poder. É dificil imaginar uma sociedade onde todos governam por todos. Sempre haverá poder e sempre os poderosos serão corrompidos por seus privilégios.

"Plutarch: A diferença significativa entre o 13 e a Capital são as expectativas do populacho. O 13 estava acostumado à dureza, ao passo que na Capital, a unica coisas que eles conhecem é Panem et Circenses.
Katniss: O que é isso?
Plutarch: É um ditado de milhares de anos atrás, escrito numa língua chamada latim sobre um lugar chamado Roma. Panem et Circenses se traduz pão e circo. O escritor queria dizer que eu retribuição a barrigas cheias e diversão, seu povo desistira de suas responsabilidades politicas e, portanto, abdicara de seu poder."

Uma coisa que me decepcionou em A Esperança foi a escolha de Katniss entre Gale e Peeta. Na verdade ela não escolheu, ela utilizou um método eliminatório, escolheu o que não errou. Escolher dessa forma é horrível, até mesmo na vida real. O escolhido na verdade não merecia ser escolhido dessa forma. Outra coisa que me decepcionou foi a rapidez em que as coisas foram resolvidas. O final foi atropelado, o clímax se resumiu em duas páginas.
No então, acima de tudo, os livros são excelentes! A distopia ainda será comentada por muitos anos por seus leitores. A audácia de Katniss e a sagacidade de Peeta ficarão pra sempre em minha memória.

LauraaMachado 02/07/2017

Podia ter sido perfeito, mas não foi
Eu queria amar esse livro tanto! Só comecei a ler Jogos Vorazes depois de já ter visto os dois primeiros filmes, o que não me atrapalhou, mas conseguiu me impedir de ficar surpresa com as coisas que aconteceram antes (mesmo que não me lembrasse muito delas). Então, quando peguei esse livro para ler, esperava amá-lo mais do que os outros dois, só pelos acontecimentos serem completamente inesperados. Para aumentar minha expectativa, baseado na qualidade dos outros dois livros anteriores, eu mal podia esperar para descobrir como seria o final e a solução para a tudo. Até então, essa autora tinha conseguido manter um nível muito, mas muito alto mesmo para a história.

Então foi um pouco decepcionante quando tudo foi resolvido rápido demais e sem a presença da protagonista.
Acho que agora é um bom momento para dizer que pelo menos uns três quartos do livro são perfeitos! No mesmo nível que os outros e de um jeito que vai construindo sua antecipação, fazendo tudo ficar cada vez mais em risco. E aí, quando acontece uma coisa ruim (e que deve ter partido o coração de muita gente), a história simplesmente pula para depois da solução (da guerra, não da coisa ruim que aconteceu). Sem batalha épica, sem grandes planos. Mesmo que o que tenha acontecido tenha sido importante, não deveria ter substituído uma resolução mais complexa e bem desenvolvida.

Daí para a frente, tudo passa rápido demais. Tudo vira um tipo de resumo da história, com poucas cenas mais presenciais. Nem deu muito para entender tudo que mudou em Panem, talvez nem tenha mudado muito. E, o que me decepcionou ainda mais, o romance foi resolvido meio de qualquer jeito.

Quer dizer, a última cena do livro é linda, sim. Mas fazer a Katniss "escolher" (aspas porque, vamos admitir, foi meio que escolher o que estava ali) um por causa de algo que o outro fez foi triste. Ninguém quer ser escolhido assim. E o romance, que teve momentos ótimos e com muito potencial durante a trilogia inteira, principalmente neste último, acabou sendo resolvido por um resumo do que aconteceu e com a clara sensação de que os dois só ficaram juntos por falta de opção.

A minha expectativa (criada antes e durante a leitura) se despedaçou quando eu percebi que não teria um momento épico no final, que o romance que tinha passado por tanta coisa difícil e ruim não teria muito significado e que a razão da última parte se chamar The Assassin era a que eu imaginei que seria antes da metade do livro.

Vou repetir só para ninguém achar que eu odiei o livro, tá? A maior parte dele é perfeita! E o final não é terrível, só não foi tão bom quanto deveria ser e me deu a impressão de estar faltando algumas páginas. Mas ainda fico bem feliz de ter lido os livros e ainda amo essa trilogia! Algum dia ainda vou querer reler.

Momo Del Rey 18/05/2017

Eis o livro mais trágico da trilogia. Eu demorei mais a ler esse justamente por conta do drama todo...Eu simplesmente ficava deprimida demais lendo as coisas ruins que aconteciam, e postergava a leitura um pouquinho pra não ficar tão triste!

A Esperança é um livro de guerra. Panem está em guerra e Katniss é o retrato dos traumas sofridos por grade parte da população de todos os Distritos e da Capital. Ela não tem sanidade nem pra resolver seu draminha amoroso Peeta/Gale. Tudo bem que isso deixou a coisa toda mais difícil de digerir, mas eu diria que foi o que mais me atraiu na história. Como assim?

Na literatura do gênero estamos cansados de ver heróis e protagonistas perfeitos, que passam por todo tipo de problema e trauma na vida, mas continuam lindos e sorridentes no final. Esse tipo de coisa não acontece na trilogia de Jogos Vorazes. Todo mundo fica afetado pelos horrores da guerra, e a Katniss, nossa protagonista, heroína, não foge disso. Ela fica completamente estragada, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Acaba que isso dá um tom mais real, mais palpável, criando uma distância entre a trilogia e seus concorrentes.

No final, recomendo a trilogia inteira com muitas estrelinhas. Defeitinhos à parte, ela tem destaque merecido em meio à literatura do gênero, provando que nem toda leitura para jovens se resume a seres sobrenaturais e rolinhos amorosos.
Muax 15/06/2017minha estante
undefined

Jayhana 02/05/2017

A esperança, de Suzanne Collins
Katnnis teve que se submeter aos Jogos Vorazes duas vezes seguidas, e as duas vezes tudo que tentou fazer foi manter Peeta vivo, mas talvez ela tenha falhado dessa vez.
Os tributos aliados de Katnnis e Peeta formaram uma estratégia com eles, mas parece que deu uma baita reviravolta. Peeta e Katnnis tiveram que se separar. Logo após essa separação Katnnis foi atacada por Johanna Mason e parece que todos os planos tiveram que mudar.
Sem saída Katnnis fez algo imprevisível. Ela lembrou-se do que Haymitch falou: Lembre-se de quem é o verdadeiro inimigo! e atacou uma flecha para o campo de força quando um raio estava prestes a cair sobre ela, fazendo com que o campo de força fosse desfeito.
Após isso Katnnis foi recolhida da Arena pelos rebeldes.
O Massacre Quaternário não passou de uma estratégia de Plutarco Heavensbe, Coin, Haymitch e todos do distrito 13 (sim, o 13 não foi extinto), a ideia era que eles iriam tirar Katnnis da arena e ela seria o tordo da revolução.
Para ela era muito difícil ser o tordo, afinal o que ela tinha de especial? Peeta era bom para o cargo, Peeta era bom com as palavras, não ela.
O distrito 13 contava com tecnologias, aliás tinham a ajuda de Beetee (Tributo de Jogos anteriores e que participou do último Jogo junto com Katnnis e Peeta), eles tinham armas, e agora precisavam de um tordo, precisavam de uma imagem para a revolução e essa era Katnnis, mas estava sendo difícil contar com ela, já que ela não sabia o que fazer, estava muito confusa.
Em uma transmissão da Capital ela vê Caesar fazendo uma entrevista com Peeta (Peeta está vivo para a nossa felicidade. ó/), mas ela nota que tem algo de diferente.
Finalmente Katnnis decide ser o tordo, mas com algumas condições, e uma delas é manter Peeta com imunidade e a salvo.
A principio Coin diz não, mas acaba cedendo.
Katnnis tem a missão de convencer todos os distritos a se rebelar contra a Capital, através de espécies de propagandas da revolução mostrando a realidade uns aos outros.
Quando enfim ela consegue que todos os distritos se aliem a ela, finalmente poderá ir até a Capital atrás de vingança contra o presidente Snow, é então que ela se toca de que ainda está dentro dos Jogos, pois a Capital é cheia de casulos (armadilhas), como eram nas arenas.

site: http://jayhanadenardi.blogspot.com.br/2016/02/resenha-esperanca-de-suzanne-collins_16.html

Vitor 31/03/2017

Impressionante!
Suzanne Collins com a sua esperteza cria um surpreendente final para essa trilogia, esse posso dizer é o melhor livro dos três.

Garcia 31/03/2017

Resenha aqui http://entrefrasesepalavras.blogspot.com.br/2017/02/a-esperanca-suzanne-collins.html

site: http://entrefrasesepalavras.blogspot.com.br/2017/02/a-esperanca-suzanne-collins.html

Ghost Writer 28/03/2017

Muito Interessante
Não é à toa que muitas pessoas gostam de jogos vorazes. Confesso que no início não me interessei muito, mas depois quando vi melhor a história com outros olhos percebi uns fatos interessantes. Exemplo

Muitas pessoas que viram o filme ou leram o livro, algumas criticaram dizendo q era idiota pq as pessoas eram más e ficavam assistindo matança pela TV e tal, falando q o futuro assim era ridículo e tal. Porém Suzanne Collins foi bem inteligente, porque? o que é jogos vorazes ??

Se vocês prestarem a atenção, jogos vorazes é simplesmente o Coliseu do futuro. Onde a cidade principal do filme seria como se fosse Roma antiga.

Temos uma arena de matança onde os jogos são bem populares e as pessoas adoram ir ver e assistir umas matando a outra. Temos uma cidade rica dominante e que manda em todas as outras. Como se fosse Roma. Temos o imperador que manda em tudo, comanda os jogos e adora matança e odeia a população pobre. assim como Cesar antigamente em Roma também temos isso no filme e no livro.... Temos pessoas insaciáveis para ver sangue, ver lutas. Temos pessoas lutando contra animais colocados no jogo justamente para ataca-los e nada mais. Exatamente como era em Roma. Onde os animais eram postos pra atacar os gladiadores.

Temos patrocinadores exatamente como havia em Roma. O gladiador mais famoso e que tinha mais vitorias, ganha escudo mais forte, ganhava elmo, ganhava espada melhor e conforme sua fama crescia ele ganhava coisas. Resumindo é exatamente igual jogos de matança onde o imperador criava situação para ver quem iria ganhar, enquanto divertia a população com as lutas, e assim como em Roma as pessoas queriam ver sangue, e ficavam muito chateada quando o gladiador não matava seu oponente debilitado no chão.

ou seja se a humanidade não der uma melhorada, o que nos impede de realmente ser no futuro como éramos antigamente ?, já vemos tanta matança por ai, onde não nos incomoda mas como antes. Antigamente na época de nossos avós e bisavós ver um corpo no chão, era algo chocante, hj em dia tem lugares onde isso é quase uma rotina. Até chegarmos num futuro pós guerra onde ver as pessoas morrendo não será mais um choque e sim uma diversão, não estamos longe disso, no whatsapp mesmo rola vídeo de pessoas sendo morta e etc e pessoas compartilham isso pelos telefones, se divertindo com esses vídeos. Não estamos nem um pouco longe disso. Enfim é isso ai e pra finalizar eu recomendo leiamm o livro.. e vejam o filme :)

Angisllayne Rosa 04/03/2017

O fim da opressão...
Um dos livros mais esperados, ''A Esperança'' apresentou o desfecho da trilogia. E que desfecho! Suzzane Collins conseguiu unir tensão, guerra, romance, suspense, ação, tudo num mesmo período e de maneira simples, com uma narrativa impecável e, ao mesmo tempo, fluida. Por ele, se passam várias ''cenas'' chocantes e revelações ainda mais chocantes. Toda a história é contada e, com ela, novos sentimentos vão surgindo ao longo das páginas. Simplesmente, não há como parar de ler. Este livro veio para coroar a narrativa maravilhosa e a história sensacional que foram criadas por Suzzane. O destino das personagens, suas novas convicções, desejos e lembranças ficarão eternizados em nossos corações. Jogos Vorazes foi, é e sempre será a melhor saga do mundo!

Higor 26/02/2017

Duas estrelas
Avaliei com duas estrelas pela coragem da autora em escrever um livro, simplesmente avaliei como uma pessoa se coloca no lugar da outra! Admiro a coragem dela em escrever tamanha chatice distópica! Suzanne, você tá de parabéns!

me ajuda a lhe ajudar!

Léo Oliveira 24/02/2017

Esse livro foi uma surpresa incrível!

Desde o primeiro capítulo Suzanne Collins me conquistou, me deixou com aquela pulga atrás da orelha e um desejo enorme de saber o que viria a seguir. A história se desenvolveu tão bem que prolonguei a leitura das páginas finais, eu não queria de jeito nenhum que o livro acabasse... Queria mais Katniss, mais Peeta e Gale na minha vida. "A Esperança" foi um livro que me apresentou ação, romance e drama na medida certa. Todos os pontos soltos de "Em Chamas" foram bem amarrados nesse último livro, não fiquei com aquela sensação de: "poxa, tá faltando alguma explicação aqui". Suzanne Collins soube conduzir bem o final da sua história, não foi um livro cansativo e muito menos desinteressante. Foi o primeiro livro da trilogia que favoritei, cada capítulo me deixava ainda mais imerso nesse universo e pensativo sobre a mensagem que a autora queria transmitir com a história.

Demorei para ler a trilogia mas não me arrependo de forma alguma, livre dos spoilers me diverti e amei cada segundo ao lado desses personagens incríveis. Obrigado Tia Suzanne!
Lightwood 22/03/2017minha estante
Essa foi a conclusão de série que mais amei. Ele é bastante 'doloroso' de se ler. Ele grita o tempo todo o que é uma guerra de verdade, os efeitos dela numa pessoa e o que é ser humano. Me arrepio só de pensar nesse livro.