A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Laaay 03/04/2024

Se tornou meu favorito da saga
Relendo novamente a saga, esse acabou ocupando o lugar de MEU favorito.
As percepções de Katinss sobre os acontecimentos, o amadurecimento dos personagens, até os pontos mais tristes, nossa foram muito bons de ler. Amo o desfecho da história e como autora escreve.
A escrita é bem leve e cheia de detalhes, o que nos ajuda a montar o cenário completo em nossa mente sobre os fatos que estão acontecendo.

Keli Ane 02/04/2024

Esse foi mais cansativo pra mim, teve vezes que pensei em desistir de ler também pq tava enrolando demaissss

perto do fi al engrenou a coisa e ai comecei a gostar

por mais que a parte de enrolação fizesse sentido no final, achei extensa demais

Gabriella168 02/04/2024

Onde enforcaram um homem

que dizem que matou três

Você, você vem pra a árvore

Onde o homem morto clamou

pro o seu amor fugir

Onde mandei você fugir

pra nós ficarmos livres

Você, você vem pra a árvore

Usar um colar de esperança

e ao meu lado ficar

meia-noite na árvore-forca

Você, você vem para a árvore

Onde mandei você fugir

para nós ficarmos livres

moonchildsz 02/04/2024

"Fique comigo." "Sempre."
Ai gente eu amei muito os livros! a história é bem mais realista e dolorida e você se apega muito aos personagens (menos ao tonhão do gale).
quando o haymitch disse "oq o peeta faria se fosse o contrário, se vc tivesse sido capturada?" eu desabei. ele seria tão querido e ver ele nessa situação toda foi horrível! coitada da katniss tb, passar td isso com nem 18 anos! enfim muito real e muito bom!

emy 02/04/2024

Terceiro livro da saga Jogos vorazes.
Neste livro, percebemos que, independente de quem seja o líder, sempre será o mesmo. É literalmente isso: ?Então isso é para que os distritos são. Para providenciar pães e circo.? Infelizmente, seguiram com essa filosofia até o final. Morreram muitas pessoas nobres, com a esperança de conseguir que fosse tudo diferente.

Acontece que pessoas que tinham repúdio da capital acabaram sendo iguais. Essa guerra perdeu mais do que ganhou. E de novo, Katniss Everdeen e outros vitoriosos foram apenas marionetes para outras pessoas conseguirem seus objetivos. Os opressores sempre virão para dar continuidade aos games.

A Coin a considero pior do que o Snow. Ambos não prestam. Desde o começo do livro, ela dá indícios de que não tem coração. Simplesmente amo que o Peeta sempre esteve certo. Ele soube antes de tudo acontecer. O bom é que a Katniss nunca confio nela.

Que o Peeta nunca será o mesmo é de partir o coração. A verdade é que todos os sobreviventes desta guerra terão um dano psicológico irreparável.

Katniss Everdeen é uma sobrevivente, guerreira. e extremamente forte. Enfrentou tantas coisas, perdeu tantas pessoas amadas. Não teve um dia de paz, desde o começo em que participou do seu primeiro Jogos vorazes.

Fico muito feliz em saber que Katniss e Peeta ficaram juntos, ambos sofreram tanto.

Lukethespidermen 02/04/2024

QUE FINAL!
FICO CHOCADO ? E OLHA QUE EU TO RELENDO!!!!
To cada vez mais apaixonado por essa saga, realmente muito boa. Super recomendo pra quem quer uma fantasia anarquista, com um triângulo amoroso que faz você querer se jogar e personagens maravilhosos .

fzmariana 01/04/2024

"se nós queimarmos, você queimará conosco!"
De toda a trilogia esse livro é o mais deprimente, sem sobra de dúvidas. dá para sentir que todos os personagens estão traumatizados cansados e tristes.

fiquei muito triste porque esperava ver a katniss sendo a maior guerreira dessa guerra, porém só via ela sendo usada de marionete por todo o mundo na maior parte. também teve mortes totalmente desnecessárias e vou sofrer por elas para sempre (?

eu realmente tinha muita esperança de que tivesse um final super feliz, porque eu gosto muito disso, mas não foi nem um pouco o que eu imaginava. o final é totalmente deprimente, a história da katniss e do peeta foi totalmente deprimente, literalmente só um corte e eles estavam felizes de novo, sendo que antes o peeta estava se recuperando das coisas que ele criou na mente com ela, e a katniss estava em um estado de luto enorme onde não fazia praticamente nada. eu queria muito ver o relacionamento deles se reconstruir, por isso essa parte me frustrou tanto.

fora isso eu amei muito, adorei ver como desenrolou a revolução em panem. dá realmente um conforto saber que conseguiram terminar com aquelas loucuras, e que teoricamente está tudo em paz. eu adorei ler toda a trilogia e recomendo muito mesmo!

mariaclarssa 01/04/2024

KATNISS EVERDEEN
Dos três livros, esse foi o mais chatinho. Minha leitura demorou pra engatar, e isso em parte se deve há alguns spoilers que eu acabei pegando sem querer e a lentidão com a qual Esperança é iniciado.

Foi um livro de completo sofrimento para PEETALOVERS (termo que eu mesma inventei e clube da qual sou o único membro). Sofri pela sua ausência no início e pela sua presença sofrida do meio pro fim.

Senti falta de uma vingança mais efetiva contra Snow mas creio que esse seja um gancho para a cantiga dos pássaros e serpentes.

E o final, final esse que creio ter sido escrito especialmente para mim, o amor prevalece mesmo nos mundos distópicos e apocalípticos meus amigos.

Senti muito pelos que não puderam ver finalmente Panem livre, e por aqueles que vão conviver com as cicatrizes eternas deixadas pelos Jogos.

Não consigo acreditar que esse é o quase fim, que aventura emocionante foi ler Jogos Vorazes e que grande protagonista foi KATNISS EVERDEEN.

?Que a sorte esteja sempre a seu favor.?

isa!! 01/04/2024

Triste por esse final
Suzane colina porque vc quis encher linguiça ?nesse livro? jogos vorazes é uma duologia que eu amava e por isso acreditei que o terceiro livro iria finalizar a história de um jeito impecável, mas eu tava tão errada?
não suporto essa forçação desse triângulo amoroso, me forçaram até na guela aquelas cenas VERGONHOSAS em que os três interagiam em plena guerra discutindo relacionamento pelo amor de deus VIREM GENTE, por mim katniss ficava era com ninguém
resumindo o livro poderia ser muito pica pelo peso que tem nas mãos mas conseguiu ser raso por ter sido tão enrolado, achei muito detalhista e que focou em tantas partes ?inúteis? que quando precisava ter aquele grande momento de enredo fica brando e chato
grande decepção

alerta spoiler: a morte da prim foi a mais triste da saga, sério doeu muito em mim, e a cena da kat com o buttercream ?

alerta 2: o epílogo PODRE nossa sério complicado e eu ainda shippo everlark mas não deu

Juliags08 31/03/2024

Eu achei o livro muito bom, muito bem escrito, gostei do desenvolvimento dos personagens. O livro mostra bem a semelhança entre a Coin e o Snow, achei os assuntos muito bem abordados e também gostei do final do Gale mostrando como ele sempre foi. Recomendo muito a trilogia para todo mundo.