A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Igor 01/05/2014

Que os Jogos continuem!
Pode-se dizer que o livro começa com faíscas, vai pegando fogo lentamente, atinge um ponto em que é impossível parar de ler, e explode, literalmente.
É preciso um certo tempo pra absorver todos os acontecimentos deste terceiro volume da trilogia. Suzanne Collins escreve de uma maneira em que o leitor mergulha em um mar de sentimentos de Katniss: Dúvidas, medo, angústia, raiva, força, vingança, dor, esperança.
Ao longo das páginas você se pergunta:
Será que ela vai conseguir trazer Peeta de volta?
Será que as pessoas que estão a sua volta, realmente estão do seu lado?
Será que isso vai acabar, colocando um fim nesses jogos que todos estão sendo obrigados a jogar?
Pra quem acompanhou a trajetória de Katniss em Jogos Vorazes e Em Chamas, A Esperança é um livro brutal, não pela violência que contém, mas pelo que se é levado a sentir no decorrer da história. O tipo de leitura que irá te deixar com o coração na mão e com certeza ficará pulsando em sua mente um bom tempo depois...
Quando você acha que tudo vai ficar bem, as coisas mudam.
Quando você acha que tudo vai acabar mal, as coisas tomam outro rumo.
Essa é Katiniss, esse é Peeta, essa é Suzanne Collins: todos surpreendendo você.
Esses são os Jogos Vorazes, e assim é também a vida...
"Que a sorte esteja sempre a seu favor!"
Carol 12/10/2011minha estante
Amei sua resenha!! =)

Matheus Caixeta 13/10/2011minha estante
Muito boa sua resenha

Limandrade 15/10/2011minha estante
Resenha sensacional!

Samyle 05/01/2012minha estante
ótima resenha, agora estou muito curiosa para ler!

Tati 06/01/2012minha estante
Oi Igor! Eu acabo de ler o livro! E me sinto exatamente como vc descrevreu: mergulhada no mundo de Suzanne Collins que mesmo tendo um fim com a ultima pagina do livro, me deixou presa lá junto com as emoções doidas da Katniss. Eu não esperava aquele final se vc quer saber. Ainda to decidindo se gostei ou não. Tudo que sei é que eu chorei. Porque a pobre da Katniss foi jogada lá naquele meio doido e teve que fazer de um tudo para tentar voltar ao normal. O engraçado é que a saga começa de maneira despretenciosa. Vc olha para Jogos Vorazes e acha que tudo se resume a sair dos Jogos, mas até quando ela sai de lá os Jogos continuam e consomem a vida dela, arrastando tudo que tem ao redor. Me sinto arrasada agora que terminei de ler, pq no final, como o livro é muito bem escrito, eu senti cada uma das emoções da Katniss e não sei o que fazer com elas agora que acabou. Mas como vc disse: "Esses são os Jogos Vorazes. Essa é a vida..."

Daniela 08/01/2012minha estante
Eu não esperava aquele final se vc quer saber. Ainda to decidindo se gostei ou não. Tudo que sei é que eu chorei. [2]

Hevy 19/03/2012minha estante
Ótima resenha.
Gostei muito deste livro, o melhor dos três para mim

Luana ;D 24/03/2012minha estante
Acabei o livro agora e tô chorando loucamente.

Thiago 25/03/2012minha estante
Igor, parabens pela resenha. Se nao tivesse lido o livro começaria agora, apos ler a sua resenha, parabens mesmo.
O livro me causou o mesmo, não tinha vontade de dormir, de fazer o que precisava fazer, so queria ler e saber como tudo ficaria.
Apos o final uma alegria imensa de terminar a maior serie q ja li, e uma tristeza por nao mais conviver dia a dia com cada um deles...

Gabi_oliveira22 02/04/2012minha estante
concordo com tudo, li os 03 livros em 01 semana, não conseguia largar. A Suzanne tem uma narrativa forte e rápida que fica no seu cérebro mesmo depois do fim do livro...

Virginia 03/04/2012minha estante
Ótima resenha. Sempre que lembro tento não chorar histericamente. Adorei o livro...mas o final, ah o final! Isso sim é um final chocante! Sem os Frufrus de finais felizes! É algo que eu esperava a séculos talvez. Vou parar aqui ou chorarei de novo. Suzanne Collins me conquistou com essa saga.

Amanda 14/04/2012minha estante
Passei a madrugada lendo esse livro, chegou em certa parte, eu achava que ia ser mais um livro infanto juvenil, em que o Peeta ia voltar ao normal, eles tomariam a capital e viveriam felizes para sempre e o dilema seria só a katniss se decidir entre Peeta ou Gale.. Aparentemente subestimei Suzanne Collins, já ouvi falarem que não gostaram do final, mas sinceramente? Que final surpreendente, acho que era a única coisa que não tinha passado pela minha cabeça!! E poxa, acho que não vivemos num mundo como o de katniss, mas com certeza ela conseguiu retratar como vários seres humanos são por ai. Enfim, um dos melhores livros que já li!!!

Karem Braga 18/04/2012minha estante
Obrigada pela resenha! É como você disse, essa é a Katniss e esse é o Peeta (meus personagens favoritos)e essa é Suzanne Collins! Ela aborda tantos temas importantes, como amor, honestidade, opressão. Me faz pensar em diversas coisas. Amei... :)

Isie 22/04/2012minha estante
Realmente, me senti assim. Acabei de ler e já acho o final perfeito, eu que o livro todo (pra não dizer a saga) pensava que Katniss acabaria morta, me emocionei MUITO com o final. Não é o final feliz idealizado, no qual Peeta volta ao normal e eles ficam sem pesadelos, mas é o final que te deixa feliz, mais feliz até que finais ''melhores''.

Mariana 15/05/2012minha estante
O livro foi mesmo perfeito!! Mas agora que acabou, fica aquela pergunta: O que vou fazer agora?? Pois Suzanne Collins escreve tão bem que é possível sentir todas as emoções de Katniss, confesso que chorei no final, e todas as vezes de que lembro-me de que tudo acabou...''Esses são os Jogos Vorazes.
Essa é a vida...''...

Isa 22/06/2012minha estante
acabei de ler e não consigo dormir, e agora oq faço da vida? Sabia que ia ser algo meio diferente, por mais que n li o primeiro eu entendi oqe ela quis dizer. Mt boa a história, surpreendente é pouco. QUERO O LIVRO 4! KKKKKKKKK

Mosby 01/07/2012minha estante
Nossa o que você escreveu, descreve claramente o que eu senti em cada pagina do livro,ele é simplesmente fantástico, eu chorei,eu ri,eu tive raiva,eu fiquei confusa eu senti cada emoção que emanava da personagem e agora paira a pergunta de o que eu vou fazer agora, por que o livro é tão bom, mas tão bom que eu não consigo imaginar o seu fim.
Esses são os jogos vorazes,
Essa é a vida ....

e como ela diz no final
"... Há jogos muito piores para jogar."

Nathalia 15/07/2012minha estante
A Esperança não poderia ter sido descrito de melhor maneira! Chorei quando acabei de ler, e continuo com o coração apertado até hoje. Livro surpreendente e com ideias originais (coisa que, convenhamos, é extremamente difícil de se encontrar hoje em dia).

Geovana 23/07/2012minha estante
Livro PERFEITO.Ponto.

Nanda 01/08/2012minha estante
Traduziu perfeitamente o que me passou pela cabeça com "A Esperança". São poucos os livros que têm esse poder sobre a gente depois, mas principalmente durante, a leitura. O livro com certeza deixou fortes impressões. *-*

Matheus Abreu 04/08/2012minha estante
Você resumiu tudo o que senti lendo esse livro! Collins nos faz sentir de diversas formas em um único livro, o que é incrível!
Nunca tinha ficado tão triste, sentido tanta raiva e me emocionado tanto com um mesmo livro.

Laura 05/08/2012minha estante
Assombroso, tremendamente triste, chorei, como pode haver tanta tristeza em um livro só? Mas por mais que a tristeza venha e te destrua sempre haverá a esperança, um mockingjay para te dar uma mão amiga e te ajudar a se levantar dos escombros. Um livro memorável.

Valquiria Reis 12/08/2012minha estante
Adorei esse livro. Também perdi o sono quando acabei, tentando superar tudo o que Katniss me fez sentir. Esse livro é maravilho... Vai demorar muito para encontrar outro que mexa tanto comigo assim. Suzanne Collins está de parabéns...

Manusinia 16/09/2012minha estante
Nossa, terminei de ler há uns 20 minutos e ainda estou atordoada.
Eu nunca fui muito de leituras. Sempre tive preguiça e preferi assistir a filmes e seriados. Mas quando assisti ao filme de Jogos Vorazes, me vi curiosa e querendo conhecer mais daquela insanidade. Não sabia que estaria entrando num universo que, creio, deixará lembranças em mim para sempre. Aliás, não só em um universo, o de Katniss, mas o universo da leitura. Hoje mesmo comprei 2 livros, coisa que não acontecia há mais ou menos 1 ano. E não pretendo parar.
Eu diria que a saga inteira é algo que PRECISA ser conferido por qualquer amante de uma boa literatura. É impressionante pensar que Suzanne Collins escrevia roteiros para a Nickelodeon enquanto construía uma história tão sombria e detalhada em sua mente. Será que ela é depressiva? Será que sofreu traumas em sua infância? Para mim, só coisas assim explicam racionalmente como uma pessoa pode pensar nos conteúdos dos três livros.
Eu diria que o A Esperança foi meu preferido. Eu já sabia o que iria acontecer no primeiro, embora tenha me surpreendido algumas vezes; achei o segundo monótono até a parte do Massacre Quaternário e depois devorei o resto; mas o terceiro, ah, conseguiu ser perfeito em todos os capítulos, em todas as partes, em todas as divisões. Não tenho uma crítica sequer a esse último volume. Tivemos como emergir total e mais profundamente na mente e no coração de Katniss e entender que nenhum lugar é seguro. Não há como confiar em ninguém, exceto nas pessoas que realmente nos amam. Não há porque correr para o fogo quando é possível se refugiar nas flores da primavera. Ah, como eu amei e chorei com o final! Foi ABSOLUTAMENTE inesperado, principalmente porque uma amiga havia me dito que a saga não se tratava sobre o amor por Gale ou Peeta, e sim sobre Prim. Claro, a série trata-se sobre Prim também, mas como a vida de Katniss ganharia brilho novamente sem o amor? Já estava me sentindo frustrada, achando que ela acabaria o livro sem nenhum dos dois, afinal de contas. Mas não. Suzanne deixou a melhor e mais preciosa parte para o final. Para as três últimas linhas, pra ser mais precisa. E, como ela gosta de apertar o nosso coração ao máximo, ainda nos mostrou um relance da vida dos dois quinze anos depois do final do livro. Que coisa mais linda mostrar que a vida de Katniss pode recomeçar, que ela pode ser feliz novamente! Suzanne me fez acreditar que a única opção na vida da nossa heroína seria a depressão e o suicídio, mas mostrou que há esperança, como o próprio nome do livro (mal traduzido, eu sei) sugere. Talvez a tradução tenha ficado assim justamente por isso. Pelo fato de o livro mostrar que, após tantas mortes, em tantos sentidos, é possível continuar e recomeçar.

Juan 01/10/2012minha estante
Sim A esperança trás uma Amarração final necessária ao filme, bem real e clara ao contrário de muitos outros de mesma abordagem juvenil que nos entopem com amores impossíveis e romances totalmente sobranaturais. A saga Huger Games tem uma proposta diferente do que estamos acostumados a encontrar, dessa vez o vilão não é um Dragão, ou bruxo ou Vampiro mas sim a Própria sociedade a transformação dos seus valores éticos. Brilhante a sacada de Suzanne com Jogos Vorazes uma Trilogia perfeita e viciante.

matheus 02/10/2012minha estante
não só a esperança mais como em chamas e jogos vorazes,não da para parar de ler esse livro.

laasmile 13/10/2012minha estante
Simplesmente perfeito. Collins conseguiu retratar o cenário de uma guerra perfeitamente. E como qualquer guerra não há finais tão felizes assim. Perdas, dor, raiva, ódio... Superou todas minhas expectativas, foi tão inteligente, tão bem elaborado... As perdas doeram até em mim, imagine na Katniss? Sua dor é expressada claramente até o final da saga. :) simplesmente amei, Suzanne não perdeu o foco da história uma só vez! Perfeito! (:

Indi 16/11/2012minha estante
Na verdade, assim como a Daniela ainda não sei se gostei ou não... Adorei o livro, mas achei o final mto triste, mas claro que não poderia ter acabado tdo lindo e maravilhoso.
Ainda assim ficou assuntos pendentes na minha opinião, como Gale, Annie...
E sinceramente a morte de Prim foi a coisa mais dolorosa dos três livros pra mim.
Tdo que a Catnip queria era proteger a irmã,
desde o começo quando se voluntariou aos Games...
Não sei bem oq dizer, estou travada como a Katniiss logo dps da morte dA Prim. =S

Ali 16/11/2012minha estante
E agora que a série acabou, a gente fica meio sem saber o que fazer, né? Sofri muito com os personagens nesse livro. No anterior também, mas nada se compara a esse.

Pam 02/12/2012minha estante
Excelente sua Resenha.
Eu vim aqui pra desabafar na verdade, eu ouvi alguns comentários negativos sobre o último e comecei a leitura um tanto quanto apreensiva, morrendo de medo de que fosse verdade, que a Suzanne não desse o final a altura dessa trilogia, mas isso saiu da minha cabeça com poucas páginas lidas. Estava tudo excelente, eu estava completamente presa, então veio o acontecimento da página 373... Reli várias vezes tentando entender, tentando acreditar ou torcendo para que fossem meus olhos pregando uma peça. Daí até o final eu estava no extremo das minhas emoções, chorei pela primeira vez em um livro, senti mais dor do que nos outros primeiros, nunca achei que seria possível. Me senti na pele da Katniss e acho que jamais vou superar. Após terminar o livro eu apenas fiquei deitada no chão, tentando absorver tudo que eu li, tentando voltar a realidade. Não sei bem como a Suzanne Collins fez isso, mas eu sei que a partir de agora nada mais vai ser igual. Não costumo me lembrar dos meus sonhos, mas sei que essa trilogia estará presente na maioria deles por muito tempo. Sei que na correria do dia, eu vou reviver essa trilogia.

Petsabé 15/01/2013minha estante
Parabéns pela resenha!!! Definitivamente esse é um livro que pesa no coração. O final é arrebatador. É difícil se desligar da trama mesmo após ter lido os 3 livros... eles continuam rondando a mente e nos absorvendo. Após essa trilogia (sem duvida a melhor que li até hoje)fica difícil escolher algum outro livro para ler...

Andressa 16/01/2013minha estante
Nossa, tô devastada com o final do livro. Terminei de ler há alguns minutos e realmente consegui ficar triste. Me coloquei no lugar da Katniss, é tanta dor, é tanta tristeza. Sinto que ela nunca mais será a mesma, assim como o Peeta. A única coisa que não gostei no livro foi o fato de desenvolverem pouco o romance da Katniss e do Peeta no finalzinho, eu queria saber como eles recomeçariam ou como a Katniss iria lidar com o fato dela realmente amá-lo. Achei o epílogo melancólico também. Espero no meu inconsciente que Katniss e Peeta consigam ser verdadeiramente felizes juntos. Nessas horas é que a gente dá valor pros finais clichês "felizes para sempre" para todos os personagens. haha =(

Junior 25/01/2013minha estante
Ainda digerindo esse último livro. Aliás, digerindo a trilogia inteira. Livro surpreendente, final melhor impossível. Katniss com suas amarguras permanecerá por um bom tempo na minha mente kkk Afinal, como não se apegar aos personagens?

Sensacional.

Nati 29/01/2013minha estante
Terminei de ler o terceiro livro e ainda estou tentando processa tudo. Suzanne consegui nos levar no mais profundo das emoções e pensamentos da personagem principal , Katiniss, retratando todo horror, medo e angustia que a guerra causa e também que as perdas do caminho para que o propósito final seja alcançado são irreparáveis, porém que para aqueles que ficam ainda há como seguir em frete, que não será fácil ,mas ainda tem como ser feliz.

Vinii 15/03/2013minha estante
Terminei de le ontem o último Livro... Sou fã da trilogia, mais Sinceramente o final me pareceu um pouco melancólico.. sem Alegria nem uma!!.. O livro realmente fez a minha cabeça.. Curti muito, Ele termino de maneira perfeita e realista mais se houvesse mais um capitulo seria fantástico. Suzanne deixou todo o drama, a revolta, o horror,o luto tudo pro último capitulo, Não deixando muito espaço pra uns detalhes que realmente fariam a diferença!

Jennifer 20/03/2013minha estante
Ótima resenha! Eu ainda tô digerindo o final. Gostei e não gostei, na verdade achei diferente, fiquei surpresa/ chocada/ triste, momentos felizes nesse livro? poucos... Mas realmente é um ótimo livro, gostei muito da trilogia!

Daphs 10/04/2013minha estante
Ótima resenha! Descreve tudo que eu sinto. Terminei a trilogia ontem e chorei muito. Adorei o final! É real, sabe, sem aquele final feliz de contos de fadas. É praticamente um relato verídico. Suzanne Collins me surpreendeu e eu simplesmente considero minha trilogia favorita.

Victor Hugo 16/04/2013minha estante
Gostei muito dessa trilogia mas da metade pra frente (até quase o final)desse último foi muito ruim.. não chegou a estragar a trilogia mas foi um meio de livro horripilante, um final estranho mas bom.

Bah 08/05/2013minha estante
Uau, sua resenha colocou em palavras tudo o que eu senti lendo esse livro, e de fato ainda estou tentando 'digerir' esse gran finale da Suzanne Collins =)

Edu 28/05/2013minha estante
Não consigo parar de pensar no final do livro e em como fiquei triste pelos personagens.

Drika 04/07/2013minha estante
Exato, você descreveu exatamente tudo que senti durante e após a leitura do livro.
Terminei há dois dias e ainda não superei a perca dos personagens, a tristeza dos personagens que sobreviveram, e principalmente a sensação de quero mais, que não passa.
Mas enfim, gostei muito da sua resenha =D

Angélica 18/08/2013minha estante
Você descreveu exatamente o que senti, eu não conseguia largar o livros li ele em 2 dias. E quando terminou veio a sensação de quero mais, muito mais. A trilogia é perfeita. :)

Vanine 24/08/2013minha estante
O livro em si não é o melhor da trilogia no desenvolver dos fatos e tem seus altos e baixos, mas foi o livro que mais mexeu com o emocional, que me tirou o sono, que me fez refletir muitas coisas. Achei que ele abordou coisas bem profundas. A capa engana em certos pontos - a vida não é linda, fofa e azul depois de uma guerra. Porém se prestar atenção a capa conta um pouco a história dos livros. Particularmente não gostei muito do final, mas é o fim mais real que poderia ter esse livro (para nossa tristeza). Cada capítulo é uma reviravolta e você nunca sabe o que vem a seguir. Vivo muito o que acontece nos livros e a "A esperança" ta me perturbando, me fazendo não parar de pensar, me tirando o sono. Não me conformo com algumas mortes, com algumas situações e acho que muita coisa poderia ser evitada. Katniss e Peeta nesse final.. Ela acabou sendo um pouco obrigada no começo a ser a Mockinjay e ajudar a "lutar por todos" e nesse final, ela com um estresse pós traumatico nível máximo, ninguem vai lutar mais por ela? Acabou louca e sozinha com ele tentando superar e fugir dos pesadelos. Foi um susto Prim no ultimo momento. Mas como não posso mudar alguns detalhes, apenas aceito. E obrigada a S. Collins por me fazer viver isso (sério!). Mas não te perdoei ainda por alguns detalhes e escrita desse livro. Mesmo assim, SUPER recomendo, é demais.

Marcio Bovary 10/09/2013minha estante
Igor parabéns pela resenha, achei que ninguém iria entender a profundida desse livro (afinal é juvenil, mas estou dividindo sua emoção ele me fez lembrar que a vida é apenas seguir em frente....

Estella Abrantes 12/10/2013minha estante
Igor adorei sua resenha,descreveu tudoo que eu sinto quando estou lendo.. Eu sempre tenho que parar de ler pra digerir bem as coisas. To ansiosa pro final e ao mesmo tempo triste.

Dje 14/11/2013minha estante
Terminei agora o livro, sinto e senti o mesmo que você..

Eliane 22/11/2013minha estante
Adorei a sua resenha....realmente são sentimentos conflitantes que este livro nos força a sentir...tambem não consegui dormir depois que terminei!!!Parabéns pelo seu texto!!

Simonne 27/11/2013minha estante
Olá companheiro de mesma espécie ! Como você não consigo parar de pensar. Quando tiver um tempo, dá uma olhada na minha resenha e debate, aqui no Skoob, estou ainda me recompondo por ter lido os 3 livros, sem parar, rs.

Júlia 27/11/2013minha estante
Li todos os livros e adorei, concordo com você os sentimentos dela de uma certa forma se torna nossos também no final acabei chorando por não ter continuação mais por outro lado fiquei feliz pois acabou a tortura que a Katiniss e Peeta tinham por causa dos jogos e eles poderão ter seus filhos e formar sua própria família!!

Nycolly 01/12/2013minha estante
Realmente você falou tudo e mais um pouco , ainda estou tentando absorver os livro , pois foi meio que deprimente , passei maior parte da leitura chorando e sentindo a dor que Katniss estava sentido. Sofri junto com Katniss , mas mesmo com toda a tristeza o livro foi maravilhoso assim como os outros 2 primeiros .

Isabela 02/12/2013minha estante
Exatamente isso!!! Trilogia tão atual, tão profunda, tão humana!!! Adorei suas observações.

angel sol 02/12/2013minha estante
Terminei de ler e ainda não me recuperei de tantas emoções contraditórias, uma hora eu amava a Katniss e no outro eu odiava,mas no final amei o livro. Estou ansiosa pelos filmes.

Leiliane 09/12/2013minha estante
Falou tudo que eu queria e não conseguia por em palavras depois de ler esse livro.

Yohana 31/12/2013minha estante
Terminei de ler e realmente tudo o que estou sentindo esta descrito nesta resenha. A leitura cativa de tal forma que é impossível não sentir o turbilhão de emoções que vão acompanhando a personagem no decorrer do livro. Resultado disso foi que chorei quase o livro inteiro. Parabéns pela resenha.

Kari 07/01/2014minha estante
Resenha perfeita! Terminei de ler o último livro há quatro dias e ainda estou submersa nele! O final de toda essa história é tão pesado e tão como na vida real, que quase sempre os finais não são tão completamente felizes, que vc não se sente leve qdo termina de ler... Pobre Katniss... não se pode dizer que ela viveu feliz para sempre!

Renata M. 21/01/2014minha estante
Livro muito bom, fiquei também dias refletindo sobre ele! Muito bom!

Paulo 28/01/2014minha estante
acabei de ler e ainda estou pensando nesse livro espetacular, como você disse, o livro começa com uma faísca e depois explode, fiquei preso a ele sem conseguir para de ler, pois, a cada novo capitulo uma nova emoção surge. o livro mostra a natureza humana de um modo impressionante. fiquei muito triste com o aconteceu com a Katniss, perdeu o que tinha de mais valioso.

Mai 20/03/2014minha estante
Ia fazer uma resenha, mas acho que a sua já basta, pois diz exatamente o que senti durante e após a leitura do livro.

Moon 07/04/2014minha estante
DECEPCIONADA com o final de jogos vorazes!! Porque Katniss, foi abandonada de tal maneira por todos, num momento de tanta necessidade??? ela fica meses sozinha em casa, nem a mãe, nem a Johanna a visitam. Porque?? mesmo antes, na mansão da presidenta... triste, triste :(

Anne 23/04/2014minha estante
Expressou exatamente como eu, e tantos outros leitores, nos sentimos após esse livro. Uma faísca, uma chama e uma explosão... A forma como Katniss (Suzanne Collins) nos prende nesse livro é inquietante,no mínimo,seus pensamentos e ações sempre mudando e se adaptando as situações que são impostas. De uma forma ou de outra, através do tempo e de sua própria força supera,ainda que com marcas e cicatrizes, os piores acontecimentos e de que apesar de tudo ainda existem atos de bondade. Enfim, esse livro me fez sentir, pensar e refletir...

wsnjr 19/08/2014minha estante
Bom, meus parabéns pela resenha Igor, creio que a mensagem final foi bem bacana até, pelo menos o que entendi assim que fechei o livro foi que "a vida continua, não importa quantas vezes a merda atinja o ventilador" (perdão pela frase chula). E fica a dúvida de como vão transferir isso pro cinema, pois esse 3º livro tem umas cenas BEM pesadas...

Maria Emília 26/08/2014minha estante
Oi Igor! Acabei de ler sua resenha. Já faz alguns meses que li "A Esperança", mas o seu texto foi capaz de em algumas palavras reavivar em mim todas as emoções que eu tive ao ler todas aquelas páginas. Sabe quando passa na sua cabeça um vídeo rápido do que você viveu, aconteceu comigo agora, mas sendo a vida de Katniss que passou pelo os meus olhos. Ao concluir seu texto, veio-me uma vontade intensa de te parabenizar, fazer você saber que seu texto é capaz de provocar emoções em pessoas desconhecidas na sua vida. Mas, muita gente já tinha feito isso. Mesmo assim, parabéns!

Alberto 30/08/2014minha estante
Infelizmente a leitura de A Esperança pra mim está maçante.. :\
Sinto muito, mas mesmo com todas essa "guerrinha" contra a capital, está chato, chato, chato..

Duda 26/11/2014minha estante
Medo. De. Ler. O. Livro.

Suellen 26/01/2015minha estante
Acabei de ler o livro e tudo que você descreveu foi o que eu senti enquanto lia ele cada detalhe,cada sentimento tudo isso adorei sua resenha muito boa

Stephanie 28/05/2015minha estante
Disse tudo

Camila 17/08/2015minha estante
O que me decepcionou foi o final, achei meio inconclusivo, ainda não sei se gosto ou não...

Maria.Teixeira 06/02/2020minha estante
Não consigo abrir o livro

Jhovana 09/06/2020minha estante
a sua resenha me deu arrepios

Danilo Souza com Z 13/07/2020minha estante
Show! Gostei da resenha.

duda. 03/01/2021minha estante
resenha maravilhosa, vei

Diniz 21/02/2021minha estante
De longe, o melhor livro da trilogia!

Bya 01/03/2021minha estante
Sua resenha descreveu melhor do que eu achava possível skskks

Iza 07/03/2021minha estante
sua resenha me arrepiou mds

Cris 10/11/2011minha estante
Sua resenha descreveu fielmente tudo que eu senti. O ódio pela morte dos personagens, mas a aceitação. Embora a da Prim, eu vou morrer sem aceitar (dramática). E o epílogo realmente fecha a história perfeitamente. Meus últimos capítulos foram banhados em lágrimas!

Amanda Gaia 12/11/2011minha estante
Olá Cris! O epílogo é realmente encantador, mas tudo que o antecede é tão chocante que até "balança" a beleza do desfecho e faz o leitor pensar: "Poxa, finalmente! Pelo menos isso! É o mínimo!". Você acredita que durante a leitura esperava o Cinna aparecer a qualquer momento? hahaha Mas enfim, independente de qualquer coisa a trilogia é incrível!! :)

Rodrigo 20/11/2011minha estante
Adorei a resenha.
Você disse que não entendeu o voto da Katniss a favor da nova edição dos Jogos, na minha opinião ela aceitou porque não queria discordar de Coin, alí ela já tava tramando assassinar a presidenta..

Amanda Rodrigues 09/01/2012minha estante
Acabei de terminar esse livro e concordo com tudo o que você disse Amanda! Pensei que fosse só eu que tivesse sentido e pensado dessa maneira no momento em que eu terminei de ler...

bcaires 09/01/2012minha estante
" Fiquei profundamente marcada pelos personagens, pelos seus conflitos, por sua luta, sua história. Essa trilogia definitivamente estará para sempre nas minhas melhores lembranças literárias."

Exatamente, eu não sei se é normal (torço que sim 'rs) mas me apeguei demais a eles, e como sempre é terrivel nos despedir que algo que amamos! Gostei muito da sua resenha porque me fez parecer normal rs(tirando a parte que eu chorei toda a quantidade de água do meu corpo durante a leitura haha)

Bells 18/01/2012minha estante
Quanto mais eu lia, mais eu me sentia no corpo da Katniss. Sentia sua confusão, raiva, preocupação, como ela. Afinal, era um livro da Suzanne Collins e ela proporciona muito bom esse feito. Também fiquei com essa sensação, chegou uma hora que queria dizer "acaba logo com isso". Se não me engano foi na parte em que o Gale diz "atira em mim! atira!". JURO que se ele tivesse morrido eu não ia ter mais condição de continuar a ler. Não é por que ele é meu preferido, sou team Gale e sei lá o que, isso é Twilight, não THG. Mas sim por que depois de todas essas mortes como do Finnick e do Boggs eu me senti ainda mais na pele da Katniss. E quando a Prim morreu... nem falo rs. Mas a Suzanne é uma daquelas autoras que não deixam de fazer algo a um personagem importante só por que ele é o principal. A maioria passa por algum "sufoco". E eu também estou absorvendo, não sei exatamente o que dizer do livro. É um livro incrível sim, me surpreendeu muito mas ainda acho que tem algo faltando. Li ele em dois dias, como Em Chamas. E eu quero mais um... rs

Karla 12/02/2012minha estante
Concordo com a sua resenha!
Acho que ela concordou com os jogos para provar para ela mesma que a Coin era exatamente igual o Snow. Ela sabia que a mataria e os jogos não ocorreriam.
Eu acho que o que a maioria das pessoas sentem falta é daquele final com tudo bem, tipo, ela viveu tudo aquilo e volta a ser uma pessoa feliz e contente... o que a Suzanne Collins deixa bem claro que não acontece, pois a vida deixa marcas....

Miriam 20/02/2012minha estante
Eu acabei de ler o livro e tô e acabando de chorar. Até agora não me conformo com a morte do Cinna, com a maneira com que Katniss foi deixada para viver, com Gale indo morar no Distrito 2, sem olhar pra trás... É muita coisa.

O livro não vai sair da minha cabeça tão cedo, tampouco. Tive sonhos com os personagens durante a leitura (fiquei impressionada com os pesadelos de Catnip, rs).

Mariane 18/03/2012minha estante
ótima resenha , também tive um pouco de dificuldade pra entender o subsolo da capital, mas tirando isso o livro é perfeito. Só o final deixou a desejar :/

Vale 31/03/2012minha estante
gostei muito da sua resenha e não li o livro ainda sou cuirosa, gente o Peeta morre? eu não vou conseguir ler se souber que isso acontece, alguém qualquer um deles morrendo menos peeta.

Amanda Gaia 08/05/2012minha estante
Agradeço o feedback, pessoal! Fico feliz por tantas pessoas terem lido minha resenha e lisonjeada pela maioria ter gostado. Obrigada!

soph 16/05/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha, e concordo com você sobre os personagens mais engraçados. Tirando o Peeta e a Katniss (é claro), a Johanna é minha favorita pelo seu jeito maldoso e engraçado de ser.
Amei no final quando ela falou para Enobaria não ficar feliz que logo, logo acabariam com ela haha Fiquei de coração partido com a kat e peeta se batendo (verbalmente) mas ai o haymitch (tão triste ele ficar sozinho e bebado no final) ai lá e abre os olhos dela pra merda que ela ta fazendo rsrs. E eu entendi que ela concordou com o jogos para Coin pensar que ela tinha comprado a ideia de boazinha dela, MAS NÃO! esperança é uma revira volta completa a cada página (ainda bem que virou para Peeta) só fiquei chateada pelo "confinamento" da katniss, tipo, usa e joga fora? O importante é que ela fica feliz (FINALMENTE) e com peeta pra acalma-la. e ah, A PEROLA! que ela guardou com tanto carinho, nem usaram no final ou levaram de volta pra ela (no livro não fala) achei que poderiam usar pro peeta pedir em casamento, ou fazer um anel e dar pra ela enfim.

RBarros 24/05/2012minha estante
Eu pessoalmente fiquei com raiva no final.

Pra mim nesse último livro parece que fica tudo meio perdido, meio sem nexo. Não gostei de como o livro acabou de forma alguma ... Parece q a autora decidiu mudar o livro e não se preocupou em preencher algumas lacunas e fazer a história ficar direita. Eu adorei os 2 primeiros, mas sinceramente o último me decepcionou MUITO!

Srta.Dorothy 16/06/2012minha estante
Amei a sua resenha, muito boa!
Acho que concordo com a opinião de RBarros, pois fiquei decepcionada com a forma que essa trilogia terminou, os outros dois primeiros foram SENSACIONAIS, mas o terceiro achei que a escritora perdeu o foco da história! E eu simplesmente não consegui absorver o fato de Katniss votar a favor da criação do Jogos Vorazes com as crianças da Capital,ela faz totalmente o contrário do que lutava nos livros anteriores em que dizia querer acabar com o Jogos pois estas crianças que eram obrigadas a representar o distrito e lutar até a morte eram inocentes.Com as crianças da Capital num seria a mesma coisa?
A tradução desse terceiro livro estava péssima, não sei se a edição que eu li é mais antiga, mas ela estava cheia de erros ortográficos e tinha um parágrafo que a narração estava em terceira pessoa e não em primeira pessoa como deveria está.Acho que o final poderia ter sido melhor, mesmo assim a trilogia é uma das minhas preferidas!

Ana Beatriz 19/06/2012minha estante
O que acontece no final?

Jéssica 25/10/2012minha estante
Ótima resenha...
Quanto ao voto de Katniss para que fosse feito um novo Jogos Vorazes com as crianças da capital, pra mim ficou bem claro que ela concordou para que Coin ficasse de boa com ela, não desconfiando do que ela estava planejando fazer em seguida: matá-la. É o único sentido que vejo, não consigo acreditar que ela votaria realmente a favor, por mais fria que a personagem seja em alguns momentos.

carol 04/12/2012minha estante
Li quase todos os comentários e fiquei feliz de saber que sou normal. Esses personagens me afetaram muito, sofri com a perda e com a brutalidade de suas mortes. Gosto de finais felizes(até mesmo os clichês ) pq de tragédia já tem a da vida real né. Acho que foi isso que a autora fez, aproximou o livro da realidade, e as vezes um tapa na cara é necessário para acordarmos. Enfim, excelente livro.
Obs: Desidratei de tanto chorar na parte que o Buttercup volta pra casa, e a Katniss grita com ele.

Camila 28/01/2013minha estante
A Katniss e o Haymitch concordaram com as crianças irem pros jogos vorazes para não levantarem suspeitas quanto à decisão deles de matar a Coin, que, se me lembro bem, não foi uma decisão tomada verbalmente, apenas sentida pelos dois. Pelo menos essa é a única explicação rasoável para a atitude deles com relação Às crianças.
Mudando de assunto, fui só eu que achei o Peeta um jogador de marcketing malandro? Todo mundo parece tê-lo achado a personificação do bem, com isso de gentil, protetor, humilde, etc... Mas, como disseram na outra resenha, se ele fosse tão do bem assim, teria virado o mocinho, virado o simbolo da revolução e salvado o mundo no lugar da Katniss, já que ele era tão carismático e humilde. Mas ter apenas se preocupado em salvar a si mesmo e a Katniss prova que ele nao era tao fofo assim, não?

Simonne 27/11/2013minha estante
Olá companheira de mesma espécie ! Como você não consigo parar de pensar. Quando tiver um tempo, dá uma olhada na minha resenha e debate, aqui no Skoob, estou ainda me recompondo por ter lido os 3 livros, sem parar, rs.

Isabela 02/12/2013minha estante
Amei sua resenha! É impossível comentar os livros dessa trilogia sem soltar spoilers, já que são muito tocantes, todos eles! Mexem profundamente com nossos sentimentos!

F. Pierantoni 24/04/2012

A Esperança
Minha ansiedade por A Esperança era imensa. Talvez, equiparada ao que senti na espera pelo lançamento do último volume de Harry Potter. Afinal, com dois livros sublimes na conta, a saga havia rapidamente se tornado a minha favorita. Contudo, assim como J.K. Rowling, será que a autora Suzanne Collins me desapontaria no final?

O fim de Em Chamas deixara muitas perguntas no ar. A Esperança começa por responder a maior parte delas, contando sobre o que aconteceu com Katniss, seu distrito e os demais personagens. Então, a história se desenrola, tendo a rebelião como foco e Katniss como sua estrela. Ou melhor, como seu pássaro.

Após dois livros absolutamente impecáveis, em Mockingjay a série finalmente comete seus primeiros erros – o que é, por si só, notável. O fato é que não dá para ser perfeito sempre e alguns pontos que antes eram trunfos dessa vez se desequilibraram. A violência, por exemplo, sempre foi parte-integrante da saga, presente na medida exata. Neste título, todavia, ela se desregulou e, pela primeira vez, fiquei incomodado pelo excesso de brutalidade – o que Collins pensou para achar que seria legal derreter uma pessoa com um raio de luz? É como se, depois de dois livros anteriores, a autora tivesse que exagerar na barbárie para o terceiro livro parecer mais “épico”. Junto com isso, também achei que a trama foi recheada de mortes desnecessárias.

Outro problema que observei decorre do fato de os personagens – após tantas desgraças nos livros um e dois – terem chegado ao terceiro volume profundamente danificados – fisica e mentalmente. A tolerância do leitor para com os horrores suportados por eles já não é a mesma e chega um momento em que você simplesmente deseja que tudo acabe, para o bem ou para mal. O que não dá é seguir os vendo sofrer.

Não quero, contudo, passar uma impressão errônea do livro nesta resenha. Para o leitor que a acompanhou até agora, pode parecer que o livro é péssimo. Muito pelo contrário, ele é ótimo. Não é perfeito como os outros dois, mas, ainda assim, magnífico. Os pontos negativos citados são, de longe, subjugados pela maravilhosa escrita de Suzanne Collins, que continua com a corda toda. É impossível largar o livro? Sim. A emoção ainda chega em toneladas? Põe toneladas nisso. A trama continua cheia de reviravoltas? Com certeza. Somado a tudo isso, finalmente conhecemos o destino reservado para os personagens que tanto nos cativaram e, isto, não tem preço.

A Esperança pode ter apresentado algumas fraquezas e, em certos pontos, não ter seguido os caminhos que eu gostaria que houvesse trilhado. Ainda assim, é um livro formidável e um final sincero e mais do que digno para a melhor série de ficção que já li. Minhas expectativas para esse título eram altas, mas foram cumpridas. Com todos seus méritos, a saga Jogos Vorazes sai vitoriosa da sangrenta arena do mundo literário, justamente porque, mesmo tratando de um jogo, ela nunca esteve para brincadeiras.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Aline 23/04/2012minha estante
Poxa senti isso que descreveu também. Para não dizer muito mais para não estragar o prazer de ninguém fiquei um pouco decepcionada.... mas depois de tantas horas seguidas lendo sem parar me resta muito o que refletir.

Karem Braga 24/04/2012minha estante
Sua resenha ficou incrível!

Italo 05/05/2012minha estante
Ja acho que a maior quantidade violencia e a profundidade dos medos e horrores dao sim um toque mais epico, e mais profundo. E gostei disso! Pra mim o melhor livro da serie.

Lore 08/05/2012minha estante
Sinceramente, eu concordo com você! Também achei sofrimento demais para um final sofrido demais... Pode ser que finais felizes sejam clichê, mas eles são como uma forma de recompensa por todo o sofrimento vivido. Tudo bem que após uma guerra e tantas perdas, tantas mortes, não dá pra simplesmente abria a champagne e sair comemorando no final, mas terminar mutilado, marcado, psicologicamente desequilibrado entre outros, é um tanto demais... Pra mim foi difícil ver o estado em que fiquei ao terminar de ler.: completamente deprimida. Eu esperava ao menos um calorzinho confortável no peito, mas eu estava gelada, fria como um iceberg. Triste!!!!

Ariane 31/05/2012minha estante
Achei sua resenha muito bem feita mas discordo de algumas partes. Se a trilogia era ou não para ser uma trilogia, eu não sei, mas o fato é que eu gostei muito do que a autora fez: trazer realidade para a ficção. Assim que acabei de ler o livro eu fiquei "Sério!? Acabou mesmo? Não tá faltando páginas aqui não?". Mas depois eu percebi que não poderia haver melhor final do que esse. Uma guerra destrói tudo nas pessoas que a vivem. Katniss e Peeta e todos os outros perderam seus lares, suas famílias, seus amigos e é claro que eventualmente perderiam sua sanidade. Peeta perdeu sua família, não teve seu amor tão correspondido quanto esperava que fosse e sofreu lavagem cerebral. Gale tb não teve seu amor correspondido e sofreu com a possibilidade de ter sido ele um dos responsáveis pelo massacre às crianças no final do livro. Katniss entrou numa guerra da qual não queria participar, perdeu seu melhor amigo e ainda viu a única pessoa a qual realmente amou incondicionalmente morrer diante de seus olhos. Pode ter sido exagerado sim, mas o sofrimento causado por qualquer guerra é exagerado. Quantos relatos não se ouvem de pessoas que voltaram psicologicamente alteradas de uma guerra? Todo o mundo sofre com uma guerra. Acho que foi isso que Suzanne Collins queria nos mostrar. Que uma guerra pode acabar, mas ela sempre vai estar dentro de você, nas mudanças que ela lhe trouxe. É triste ver tantas pessoas queridas morrendo de forma brutal, mas não é isso que acontece de verdade? Não é essa a realidade!? Por isso gostei muito desse terceiro livro, por se tratar de algo tão presente e tão real em nossas vidas. O final não podia ser de outro jeito. Peeta, Katniss e todos que viveram a guerra nunca se recuperarão dela e nunca serão felizes para sempre. Cicatrizes como essas não desaparecem. Seria muito forçado pra mim ver os dois voltarem a ser como eles era no primeiro livro. Seria revoltante saber que eles passaram por tantas coisas e não mudaram com isso. Uma vida 100% feliz pós-guerra não existe. Acho que esse pingo de realidade foi o diferencial nessa trilogia quando comparada com outros livros juvenis ao mostrar que a vida nem sempre segue o rumo da perfeição e total felicidade que sempre ansiamos ver numa estória ou em nossas próprias vidas.

Natália 08/07/2012minha estante
Adorei sua resenha e concordo com seu ponto de vista, já que também achei que houveram mortes desnecessárias.
Parabéns pela brilhante resenha!!

Thai 16/01/2013minha estante
concordo com você! eu fiquei deprimida depois de ler tanto sofrimento, me senti mal, cara.
p.s: mais uma vez leio uma resenha magnifica sua...

Isabela Xavier 26/12/2013minha estante
Excelente resenha! Você falou algo muito interessante: é tanto sofrimento, que o leitor só quer que tudo acabe, para o bem ou para o mal. De preferência, para o bem. Isso nos faz sentir exatamente como os personagens, o que mostra o quanto o livro é bom. Provavelmente foi essa a intenção da autora.
Quanto ao que citou como pontos negativos, também fiquei incomodada, porém achei não apenas necessário, mas realista. E o que torna Jogos Vorazes uma saga tão única são as doses cruéis de realidade. Quanto a esses aspectos, faço das palavras da Ariane (que comentou abaixo) as minhas.

Desi Gusson 28/03/2012

Down With The Capitol!
Ok, vamos lá.

É tremendamente problemático resenhar esse livro, sua leitura é uma verdadeira enxurrada emocional e meio que fico com medo de falar mais bobrinhas do que de costume.

Então, vou começar por um fato básico.

A Esperança merece uma 2ª leitura.

Segundo fato básico: eu concordo inteiramente com tudo o que a Collins fez desse livro. Desde o rumo que a estória tomou, até o fim de cada personagem.

Não há mais Distrito 12, mas há o 13.

A Katniss está com os rebeldes agora. Ou melhor dizendo: os rebeldes estão com a Katniss. Ela anda num estado letárgico, digerindo cada um dos acontecimentos da Arena, nem sempre da melhor maneira. Ver Peeta bem em poder da Capital foi o interruptor necessário para que ela assumisse as asas do Tordo, mas, obviamente, o desafio só está começando.

Primeiro porque nem com toda a maquiagem, iluminação e produção do mundo, nem com o uniforme mais incrível de Cinna, Katniss simplesmente não prestava para as câmeras! A razão de ter sobrevivido tanto tempo em frente a elas, claramente, fora Peeta. Ela podia cuidar de seus ferimentos e garantir sua proteção, mas era Peeta quem cativava as câmeras. Vamos combinar que se, além de tudo, o garoto fosse um guerreiro, seria pura covardia com a humanidade

A solução foi jogá-la na batalha, na esperança de Katniss fazer as coisas motivacionais e espontâneas que conquistaram todo o país. Daí você pensa: mas vale a pena? Ela pode muito bem morrer lá, né?

Pode.

E tem até outro governante, sem ser o Snow, contando com isso.

A Presidenta Coin é quem lidera o disciplinado povo do Distrito 13. Desde o princípio ela abertamente apoiava a retirada de Peeta da arena, mas foi suplantada pela voz da razão. Há quem diga que Coin não veria mal algum em uma mártir para a Revolução e nem é intriga da oposição.

Estou pulando de propósito a parte da Katniss ser lenta para perceber que ama o Peeta e que o Gale foi seu irmão em outra vida. Como o Gale mesmo disse: ela seria sempre a última a sacar interesses românticos. Achei o envolvimento do trio muito autentico, mesmo com todas as circunstancias malucas.

Então, passando pra grande polemica de Mockingjay.

Vou soar curta e grossa: muitas das pessoas que criticaram o rumo da estória o fizeram porque são incapazes de entender a devastação emocional dos personagens. São virtualmente incapazes de digerir uma ficção que não acabe no felizes para sempre .

Por favor. Aquilo é guerra. Aqueles ainda são os Jogos. As pessoas vão morrer.

E por mais incrível que seja a sua personalidade, por mais força de vontade, amor pela vida e otimismo, a guerra vai deixar cicatrizes. A loucura de algumas personagens veio justamente da junção dessas cicatrizes com o constante bombardeio emocional de não saber quem é o verdadeiro inimigo, quando um novo vai surgir, com que rapidez seus aliados vão sucumbir.

Acredito que apenas quatro pessoas sabiam quem exatamente era a Coin: uma estava morta, outra não se importava, a terceira cuspia sangue e a quarta a assassinara. Boggs cantou a bola logo antes de morrer; Plutarch era inteligente e próximo demais para não sacar a Presidenta; Snow se reconheceu no espelho e Kat, bem, ela precisou perder a irmã para realmente entender.

Teve gente que achou o que aconteceu com a Prim, desnecessário. Discordo veementemente. Sem aquilo, duas coisas importantes não ficariam claras: a Coin, depois de não conseguir uma mártir, precisaria de uma aliada. Ela lançou a carta que tinha na manga (lembrem-se que a Prim não tinha idade para estar no front) e subestimou Katniss. Não estou dizendo que a Kat matou na hora ou previu os movimentos da Presidenta, mas o que a Coin não sabia é que a garota reconheceria um Snow (a segunda coisa importante que ficou clara). Provavelmente a mulher mais velha também não tinha a intenção de ser um novo monstro, talvez ela nem tenha notado no que havia se transformado, mas aí já é outro problema.

A decisão final, sobre a última edição dos Jogos mostra um forte ponto de vista de Collins: todos são iguais, o que muda é quem detém o poder. E principalmente, como são poucos os que conseguem enxergar além disso sem ficarem quietos: como o Peeta, por exemplo.

As pessoas que saíram do cinema, na estreia do filme, alucinadas para copiar os looks da Capital são o povo da Capital. A diferença é que eles não tem as roupas idiotas ainda. Veja bem, não estou criticando a vaidade, eu sou vaidosa, mas pense comigo, o que as pessoas da Capital não tem? Senso de ridículo? Sim. Senso? Noção. Elas não pensam por elas mesmas, não passam de um bando de ovelhas na mão de quem toma as decisões reais.

Na boa, é a ovelha quem sempre se ferra no final.

O que você vai fazer? Não se juntar ao bando? Sair dele? Olhar além? E depois do que você enxergar, vai ficar quieto?
Hevy 28/03/2012minha estante
boa resenha, com bastante spoilers(ainda bem que eu já tinha lido o livro rsrs) mas muito boa.

Desi Gusson 28/03/2012minha estante
Oi Hevelins, my bad! Esqueci completamente de marcar como 'contém spoilers'!

Dany 31/03/2012minha estante
Bem, eu não gostei do fim da série (e ainda tenho medo de reler o livro), assim como não gosto do fato de que vou morrer um dia. Mas sabe, é algo para se aceitar, não é? Não tinha como encaixar um "e viveram felizes para sempre" numa estória como Jogos Vorazes. Guerras deixam sequelas. Essa série também deixou uma em mim. Ótima resenha.

Rafaela 03/08/2012minha estante
Eu simplesmente não conseguir resenhar esse livro, foram tantas emoções e pensamentos que eu passei a noite toda pensando nas verdades que Collins descreveu nesse livro. Não tem como encaixar um final fofinho, seria hipócrita e ela estaria jogando no lixo toda sua obra prima. Por fim, concordo plenamente com cada detalhe que você descreveu. Parabéns pela resenha :D

Amanda 14/01/2013minha estante
Você escreveu exatamente o que eu achei do livro. Quando terminei de lê-lo eu não conseguia deixar de pensar o quão parecido ele é da realidade e até onde o que acontece hoje difere do que ocorre no livro. Toda a trilogia me fez pensar muito, concordo em tudo o que você disse. Excelente resenha!

Cinthya 19/05/2013minha estante
Acabei de ler Mockingjay, escrevi minha opinião para postar no meu histórico de leitura, vim aqui ler a sua resenha e devo dizer que nossas opiniões são muito semelhantes sobre este livro. Eu gostei mais de Mockingjay do que Catching Fire...
Muitos leitores reclamaram das mortes desnecessárias, concordo apenas que a morte de Finnick foi desnecessária, agora a morte de Prim foi muito importante para história! A Coin precisava de um mártir, a Katniss ficaria mais desestabilizada com a morte dela (o que para a Coin, que não via a Katniss como uma aliada, seria ótimo) e a Katniss iria mais do que nunca querer matar o Snow, só que o tiro saiu pela culatra.... E o final foi feliz, na medida do possível para uma guerreira que sofre/sofreu de transtorno de estresse pós-traumático depois de tudo o que aconteceu com ela. Parabéns por esta resenha Andhromeda!!!

Danielle 21/12/2013minha estante
A melhor resenha que eu li até agora. Vi muita gente reclamando de como Peeta ficou, como se fosse fácil ser torturado; ou reclamando da morte de Prim, que foi realmente dolorosa mas muito importante para a história. Mas concordo com a outra garota que comentou: a morte de Finnick foi desnecessária. Parabéns pela sua resenha.

Raiane 09/04/2014minha estante
Resenha perfeita! Parabéns! :D

Luckas 21/07/2014minha estante
Eu já estava ficando extremamente fora de si com essas pessoas que não são capazes de enxergar a verdadeira história por traz de Jogos Vorazes! Isso é uma guerra, e em guerras existe caos, existe sofrimento, existem perdas, mas acima de tudo, pra fazer valer a vida dos que lutaram, existe a vitória contra uma supremacia egoísta e opressora!

José Guilherme 30/07/2014minha estante
Disse tudo. Não há guerra sem cicatrizes.

Leitura e . 18/08/2020

@leituraeponto
Sem condições de postar resenha hoje, amanhã ou depois solto no ig hahahahah

Evellyn 01/11/2020

Jogos Vorazes: A Esperança
Com certeza o melhor da série, a leitura foi muito fluída, muito bem escrita e viciante.
O final foi muito pesado, do tipo que você sente a dor e o desespero da personagem, este final foi simplesmente incrível!
Quem ainda não leu, por favor leia, não irá se arrepender!

"Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos, mas você vê isso?" Uma das câmeras segue quando eu aponto para os planos de gravação sobre o telhado do armazém através de nós. O selo do Capitol em uma asa brilha claramente através das chamas. "Está pegando fogo!" Eu estou gritando agora, determinada para que ele não perca uma palavra. "E se nós queimarmos, você queima conosco!"
Mony 01/11/2020minha estante
Concordo plenamente!

stephany :) 21/03/2021

Se nós queimarmos, você queimará conosco!
O livro é perfeito, me arrependo muito por não ter lido a triologia antes, o modo como a Suzanne desenvolve a estória é surpreendente, de arrepiar!!!!!

Esse livro assim como os outros na minha opinião foi excelente e só me fez amar ainda mais os personagens. Meu coração ficou quentinho com o final eu sou definitivamente apaixonada por Peeta e Katniss.

? Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
? Verdadeiro.

??????
Gabs 21/03/2021minha estante
ESSE FINAL--

stephany :) 21/03/2021minha estante
Eu chorei kkkkkkk achei super fofo

Gabs 21/03/2021minha estante
SIMM fico devastada

José Vitor - @paginas_literarias 23/07/2020

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Ainda tentando entender o que rolou nesse final hahaha achei muito bom. 5 estrelas e favoritado, assim como toda a série!!!!!
Geovana.Esther 23/07/2020minha estante
Eu fiquei "???" com o final, demorei pra me conformar .

José Vitor - @paginas_literarias 24/07/2020minha estante
Pois é, fiquei bem confuso mas depois foi fazendo sentido, principalmente assistindo ao filme!

Geovana.Esther 25/07/2020minha estante
Eu não assisti o filme aaaaa. Acho que vou assisti só o último filme pra contextualizar melhor, pq ao mesmo tempo que amei um final com o Peeta eu pensei "mas eae, ela vai continuar tendo pesadelos, o Gale vai abandonar ela por um trabalho e toda a história do tordo vai pro beleleu"?

José Vitor - @paginas_literarias 25/07/2020minha estante
O Gale percebeu que as coisas entre eles nunca mais seria igual, ele se sente culpado com aquela chuva de paraquedas que aconteceu, por isso ele se afastou. Sobre os pesadelos são coisas que ela sempre teve, então acho que mesmo depois que esteja tudo bem ela irá continuar tendo mesmo, já que ela ficou traumatizada com tudo o que rolou. E sobre o tordo, aquele era só um símbolo de esperança, quando a esperança foi alcançada não tinha mais porque se rebelar a favor daquele símbolo, os distritos já estavam todos em paz e vivendo em harmonia, claro que não apagou todo o legado dela, mas não tinha mais o porque dela ser a cara de uma revolução que já se encerrou.
Bom, foi isso que entendi de tudo HAHAHAHA mas assiste ao filme, ajuda mais na compreensão!

Geovana.Esther 26/07/2020minha estante
Obrigadaa, eu me perdi muito no final do livro que acabei ficando sem entender muita coisa dele, vou assisti sim.

Duda 07/06/2020

Sem dúvida é uma história maravilhosa.
Se encaixa de tantas maneiras nas coisas que estão acontecendo ultimamente que chega a ser assustador.

Gabriel 23/01/2021

Que decepção!
Uma grande tentativa de impressionar e que acabou sendo um grande flop. O encerramento dessa trilogia foi péssimo e me fez não amar a série como um todo.

A autora enrolou, enrolou e no fim entregou o mais previsível possível.

Esse livro tem um início muito chato, onde a Katniss (que já estava decidida em acabar com a Capital em "Em Chamas") fica indecisa sobre o que quer. A autora repetiu diversas vezes a fórmula "Katnis tenta fazer algo, quase morre e fica semanas se recuperando no hospital" um MILHÃO de vezes. Foi extremamente decepcionante saber o que ela fez com uma premissa tão interessante.

Além disso, alguns momentos onde personagens importantes morreram foram tão corridos e mal explicados que eu simplesmente não entendi o que aconteceu e tive de reler. Em diversos passagens aconteceram coisas muito improváveis e nelas os personagens tomaram as atitudes mais idiotas possíveis.

A narrativa e as descrições em alguns momentos foram muito vagos e confusos. O final político que Panem teve não foi sequer citado, deixando muitas pontos soltas.

A autora simplesmente deu um final horrível para o Gale e para a mãe da Katniss, sem contar que a protagonista teve o final mais sem sal possível. Mais uma vez repito "Suzane Collins quis fazer algo diferente, surpreendente e inovador mas acabou entregando o mais clichê possível". Uma grande decepção, a trilogia Jogos Vorazes merecia um encerramento muito melhor.
Guxta 23/01/2021minha estante
Vishhh! Tu tava tão feliz no livro anterior. Foi ruim assim?

Evellyn 23/01/2021minha estante
Nossa que pena que você não gostou, achei esse livro ótimo, mas entendo sua opinião

Gabriel 23/01/2021minha estante
Para mim foi uma grande decepção. A autora ficou repetindo muitas coisas durante o livro e encerrou a trilogia de forma muito rápida. Explicou muito pouco sobre assuntos pertinentes e deixou pontas soltas

Lara 23/01/2021minha estante
poxa :/ nunca li, mas já vi os filmes e gosto muito. Tu já assistiu?

Gabriel 23/01/2021minha estante
Eu estou assistindo o filmes conforme leio os livros. Já assisti os 2 primeiros e pretendo assistir os 2 últimos hoje. Espero que as adaptações de "A Esperança" sejam melhores que os livros

?????? Como assim?

Gabriel 24/01/2021minha estante
Wes, foi pura decepção. Eu queria até que a Katniss tivesse morrido para evitar um final desse. Detestei o final do livro e da saga

Weshenrique 24/01/2021minha estante
Eu amo esse livro KKKK a saga toda é perfeita e uma das melhores que li, se não a melhor. Mas vai de cada um. Acho o final muito bom e coerente com tudo. Lembro que você dizia que n gostava do começo dos livros porque achava parado demais, já eu amo esse lado introspecto do começo.

Gabriel 24/01/2021minha estante
Eu até estava gostando desse livro até a metade, depois virou bagunça p mim.

Weshenrique 24/01/2021minha estante
O último livro é bem dramático e eu amo um bom drama e a saga é algo mais sentimental pra mim mesmo. Lia e ia no cinema louco e desesperado, surtava, relia os livros. Aquele sentimento que muitos tem com Harry Potter.

Gabriel 24/01/2021minha estante
Eu estava assim com os dois primeiros, mas a conclusão da saga não me agradou nem um pouco. Vou fingir que a história terminou na Arena e que "A Esperança" nunca existiu

O mico

Dani 18/02/2021minha estante
"Um grande flop" definitivamente é uma opinião equivocada kkk

Roberta 05/05/2021

Meus updates sobre esse surto de livro.
Pensei em escrever uma resenha calma e legal, mas quando fui consultar meus updates, vi que eles dariam um resenha melhor. Então eis meus SURTOS E DELÍRIOS:

"Peço perdão aos livros que eu estava lendo antes de começa essa trioligia, mas, simplesmente não consigo evitar, preciso termina esse SURTO DE trilogia. Eu to muito bad, pq se você analisar bem, não havia vilões na arena, eram um bando de jovens esfomeados se matando pra entreter os merda da capiatal e para manutenção do controle dos distritos."

"Katniss: A
Peeta: Ai, ai como eu me iludo
Dessa vez eu viajei
Meu Deus confundi tudo
Nossa como eu vacilei??"

Oh, que bichinho iludido, da até dó.

"Ah não, eu pensei que triângulo amoroso iria ser quase inexistente, que coisa chata."

"Se ela ficar de xaxo,em meio a esse pandemônio que esta rolando, com dúvidas sobre quem ela deveria ficar eu paro de ler. Eu duvido que em meio a uma guerra, com geral morrendo, a pessoa ficar em dúvida se quer jaozinho ou zé. PORRA, propriedades primeiro."

"Eu estou entre: Odio, ÓDIO e odio; ÓDIO, RANÇO, ÓDIO; tremedeira, RANÇO e ÓDIO. Eu tenho medo da criatura que me tornarei depois de termina essa livro."

"Como eu poderia ler o livro do presidente Snow? So quero que ele morra, Morra de vez, eu não ia suportar conhecer a história desse Velho ODIOSO. meu deus, ate agora eu não tive um momento de paz lendo essa trilogia. Nem o romance melhorar o clima desse livro. Socorro. Agora a Katniss ta entendendo todo o rolê, finalmente."

"Não consigo fazer um update decente, toda vez que vou fala detalhes sobre a leitura escrevo um textao, prefiro quarda esse fogo todo pra resenha.
Minha revolta fala por si só. Morra Snow e queime capital."

"Eu: 55kg de puro odio, toda trabalhada na força do RANÇO, explosão de estresse e tremenda numa so criatura.
Não consigo fazer um update decente, so sinto raiva e frustação. To amando esse livro. E, parte disso é por causa do turbilhão de sentimentos que ele evoca de mim. Em geral RAIVA."

"Manooooo, pqp, PQP, to EUFÓRICA, que hino de livro, o cap. 18 é magnífico, meu Deus, que Hino. SO DIGO UMA COISA: O Snow e corja dele vai se fuder, bonito. Hahahah To feliz e um pouco triste."

"Último update: Estou abalada. Eu estou vendo o filme junto, estou na mesma parte, a parte da névoa ácida. Ooh, dei uma chorada básica, aliás, o livro deixou essa parte mais doída, no filme ta suave, a gente so sabe que alguém morreu se o badalo, kkkkkk, tocar."

Beatriz 02/09/2020

Esse último livro com certeza apresenta um ritmo mais lento quando comparado aos anteriores. Mas, também como nos outros, merece ser enaltecido pelo final arrebatador que nos foi deixado. Só sei sentir saudades.

Uma trilogia que estará para sempre em nossos corações. Verdadeiro ou falso?
Cris 03/09/2020minha estante
Verdadeiro.

Beatriz 03/09/2020minha estante
aaaaaaaa, agora tem um olho na minha lágrima

Deni Cruela 03/09/2020minha estante
Aaaa terminou rápido ?

Beatriz 03/09/2020minha estante
agora falta saber mais da história do Snow ?

Cris 04/09/2020minha estante
Ai eu amei essa saga, comprei os 3 livros dnv mesmo já tendo lido kkk

Beatriz 04/09/2020minha estante
hahahaha esses livros merecem um lugar na estante mesmo

Liv 07/09/2011

A Saga The Hunger Games é simplesmente fantástica. Ela não te atiça a ler ferozmente, mas você quer saber o que vai acontecer porque sua curiosidade não sobrevive a tanto. Katniss é a protagonista sem sentimentos que mais te deixa aguçado por saber mais da história. Peeta é aquele por quem todas se derretem, esse lindo. Particularmente não vou com a cara do Gale, ainda mais pelas decisões que ele toma nesse livro. Katniss ganha meu respeito no decorrer da saga inteira, e Peeta me deixa com o coração na mão em Monckingjay. O Epílogo dessa saga é a coisa mais bem fechada que eu já li. Buttercup tem um papel que faz você realmente virar um pote de manteiga de pena. The Hunger Games é simplesmente lindo, encantador, agitado e viciante.

Natalia Moura 29/12/2020

O fim do jogo?!
O final de Em Chamas foi tão impactante, dramático e eletrizante que tive muito receio de ir com tudo em Esperança e me decepcionar. Assim, posterguei essa leitura por 1 ano kkkk
Mas foi ler as primeiras páginas e toda aquela sensação de fazer parte da história, de estar vivendo retornou com força. De repente eu era um tributo, ao lado de Katniss. Lutando por uma nação e por um futuro diferente.
Deixamos Em chamas com a sensação de que tudo está para mudar, que há a esperança de um futuro melhor, de uma sociedade democrática, livre das opressões e jogos de poder da Capital. Mas logo vai ficando claro que a libertação de Panem e o fim da tirania não é um consenso, alguns estão interessados em manter um modelo de governo ditatorial, só não nas mãos de Snow.
Todo o livro tem aquela ambientação e narrativas cativantes da Suzanne. Sentimos o medo, a desconsolação, o desejo de vingança, a culpa e o fardo da influência que assolam Katniss. Tudo fica mais intenso quando nos lembramos que ela é apenas uma adolescente de 17 anos, que apesar de não estar mais nos jogos continua a sentir-se um fantoche e uma arma.
Minha única decepção com esse livro foi o desfecho. Rápido demais. Queria mais detalhes. Já imaginava que não seria um final ao estilo ?e viveram felizes para sempre?, afinal estamos falando de uma guerra, de traumas, de perdas, de tortura. Então, o final em si não me incomoda (inclusive estava na expectativa de que algo fosse feito em relação ao futuro para o qual se encaminhavam), porém tinha uma expectativa de que fosse menos abrupto.
A fora isso, foi uma leitura que me agradou muito. Distopias sempre me fazem pensar, refletir e fazer paralelos com a realidade e, posso dizer que o livro cumpriu bem seu papel, além de ter sido muito divertido e intenso viver essa aventura, conhecer esses personagens e vivenciar suas dores.
Milena.Medeiros 07/01/2021minha estante
Amo demais esses livross