A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

malu 25/06/2021

Terminei esse livro hoje de madrugada, 2 horas da manhã eu me encontrava chorando e inconsolável, com o sentimento de que não deveria ter lido tão rápido porque estou vazia. Pra ser sincera, me apeguei demais a essa trilogia e, pra mim, ela foi perfeita.
Esse último livro em questão, me trouxe o sentimento de saga finalizada com sucesso mas também a vontade de mais, poderia ler pelo menos mais 10 livros do universo. Os personagens e o enredo me marcaram, mesmo quando eu não estava lendo me pegava pensando na história o tempo todo.
Embora já tivesse assistido os filmes milhares de vezes nada se compara com a magia dos livros, o poder de me levar pra uma realidade diferente no meio de uma pandemia, de me fazer chorar, sorrir e amar pessoas que nunca existiram. Como a leitura é poderosa, né?
Por fim, a frase proferida pela Katniss, ?O que eu preciso é do dente-de-leão na primavera.?, foi tão poderosa e o encaixe perfeito para um final, pois nos leva de novo ao primeiro livro e a história do pão, quando a protagonista narra a esperança que ela sentiu quando viu um dente-de-leão na quadra da escola, a sensação de sobrevivência pela primeira vez em meses. Sendo assim, representa que o Peeta é a esperança dela nos piores dias e que eles sempre foram pra ser.

Ps: Taylor Swift magicamente conseguiu representar toda a história nas músicas ?Eyes open? e ?Safe and sound?, ler escutando ambas canções foi sensacional!!
Vi | @viajantesdopapel 25/06/2021minha estante
que resenha linda! eu amo demais essa trilogia ?

malu 25/06/2021minha estante
obrigada, meu bem!? estou completamente apaixonada na trilogia também

Karen 09/12/2012minha estante
Petta nada mais foi que um prêmio de consolação! Triste, esperei mais do livro!
A autora encheu linguiça o livro todo e o final foi um sopro, acabou e até agora me sinto perdida e frustrada!

Dai 08/01/2013minha estante
Concordo totalmente com você! Além de ter ligação com Prim, acho que ela não ficou com ele por ele já ter uma vida lá no D2. Nunca tinha parado para ver melhor, mas agora caiu a ficha. É como se ela não amasse o Peeta e só tivesse tido filhos porque ele queria ~consciência pesada~ Suzanne deu um rumo ruim desde o momento que o Esquadrão Estrela pisou nas ruas da Capital.
E não faria mal dar nome aos filhos da Catnip u.u

Consuelo 13/09/2014minha estante
Já vai sair o filme (parte 1) do último livro THG A Esperança, e realmente gostei do livro até o ponto do último capítulo. Concordo plenamente que desde o primeiro livro da trilogia, não gostava dessa encenação de "amor" entre a Katniss e o Peeta (parecia um "cachorro no cio" - sorry!. Qdo foi chegando ao final do livro minha torcida para ela e Gale se resolvessem foi crescendo... mas depois eu percebi que quando da estratégia da Coin em ter um último THG com as crianças da Capital e consequentemente a morte da Prim (principal amor incondicional da Katniss desde o começo da trilogia), o envolvimento do Gale (ela achando ele culpado das circunstancia) e a o Peeta (para mim ele ainda estava bem "lesado" e acho que ele iria acabar matando a Kat - aliás não consigo aceitar essa "recuperação" dele no final), ter acabado dessa forma. Para mim no segundo livro, ela fica mais abalada com o beijo roubado do Gale (demonstrou muito mais sinceridade e real amor por ela) do que o beijo forçado no Peeta (para que todos da Capital achassem que eram um casal - puro mkt), a ficha (minha também) da Kat caiu. Só que até agora não concordo com a relação "felizes para sempre" da Kat com o Peeta (principalmente quando ela fica sabendo que Gale esta no D2 e ela fica imaginando o que estaria fazendo, ou quem ele estaria beijando... aha!! aí percebi que ela amava ele sim!!!! Agora o Peeta, concordo com a Karen (comment), ele foi prêmio de consolação (me poupe) .

PeterJohnson0 18/12/2022

Resenha de "Jogos Vorazes: A Esperança"
? E chegamos ao FIM dessa trilogia que é mais uma que eu digo "PQ EU NÃO LI ANTES?" kkkkkk

? É simplesmente SENSACIONAL essa trilogia, Katniss é uma personagem SENSACIONAL, muito bem feita, muito bem trabalhada, e acho tbm que não temos personagens INÚTEIS aqui kkkkkk

? Não diria que esse é o MELHOR LIVRO da trilogia, eu colocaria "EM CHAMAS" como meu livro favorito ?

? Desse livro em específico o único "DEFEITO" (muitas aspas aí kkkk) pra mim é o fato dele ter capítulos LONGOS e eu ODEIO capítulos longos kkkk olha o TEMPO que eu levei pra terminar essa leitura mano ? MAS eu finalizei e tá tudo certo ??

? Pra fechar, eu dou 5 ESTRELAS pq é MUITO BOM porém ele só não entra na lista dos favoritos por conta dos Capítulos GIGANTES kkkkkkk
thaybooks⤠18/12/2022minha estante
Também acho o segundo livro o melhor da trilogia. Sim kkkkk, capítulos longos é uma dor, isso fez com que eu lesse 220 páginas em um só dia. Kkkkk

Mell 02/08/2021

Resenha - A Esperança
Acabei esse livro recentemente, ele ainda não devolveu meu coração e ainda não consegui me hidratar novamente do tanto que chorei.

Após as escolhas feitas por Katniss terem causado danos irreparáveis, o que estará aguardando por eles?
O que a Capital ira fazer diante de tudo que aconteceu?
Os vitoriosos estão ilesos?
Quem é o verdadeiro inimigo?
Teremos outros Jogos Vorazes?
Quem esta em perigo?
Em quem podemos confiar a final de contas?

Nem eu mesma sei...
Madu 02/08/2021minha estante
Eu amo tanto

Emanuel 27/01/2024

"E que a sorte esteja sempre ao seu favor!?...."
Nesse fechamos a saga dos vitorioso de Panem, o terceiro não pode ser o melhor da trilogia, mas sim, o mais triste, tudo está ali como "não é um final feliz, jogos vorazes não é pra ser um final feliz". E um livro sagaz, idôneo e lindo (por assim dizer). Foi o que eu mais me conectei na história, foi o mais emocionante.
Na Realidade foi uma saga em que momento me senti feliz lendo, outros nem tanto.
Mas de qualquer forma jogos vorazes e uma história incrível. (Recomendo demais lerem, é muito melhor do que o filmeee).

lee_ 25/03/2024

the great war - taylor swift
primeiramente se o gale tem mil haters eu sou um deles, se o gale tem um hater sou eu, se o gale nao tem haters eu estou morta vsff desgraçado te odeio desserviço em forma de gente ???
segundamente peeta melhor book boyfriend ??
nao sei oq dizer eu to completamente abalada e destruída nunca vou me recuperar dessa trilogia
sempre fui super fã dos filmes mas me arrependo MUITO de nao ter começado a ler os livros antes pq é SURREAL, a escrita e os detalhes sao espetaculares, é disparado a melhor saga que eu ja vi tanto no cinema quanto nos livros
e o peeta e a katniss?????? ele se apaixonando pela mesma garota DUAS VEZES ??? nao da eu amo mto eles que coisa linda mds 5 estrelas é pouco pra essa obra de arte

amanda 15/04/2021minha estante
bota alerta de spoiler!

Tuísh 15/04/2021minha estante
Sorry!!! ????? esqueci antes, ma ja coloquei ?

Thiago Araujo 01/12/2020

Respira Katniss...
Já tinha falado que não era fácil torcer pela Katniss. Teoria confirmada!

Mesmo sendo um personagem amadurecido pelas circunstâncias da vida, Katniss não perdeu sua ingenuidade de uma hora pra outra, o que foi um ponto bastante positivo para a narrativa.

As perspectivas de vitória não são as mesmas para as diversas pessoas envolvidas e fica esse ensinamento para quem lê essa trilogia.

Agora imagina como é conviver com as derrotas? Algumas lições também ficam bem expostas.

Os traços do jovem-adulto são marcantes, mas não atrapalham. Foi uma experiência muito positiva conhecer essa trilogia, que, pra variar, foi muito mais interessante que os filmes.

ah_ana 21/01/2024

Jogos Vorazes
Acredito que depois de terminar a trilogia e sendo alguém que viu os filmes muito antes de se interessar pelos livros, esse momento de fechar a capa e pensar no que obtive com a conclusão desse enrendo, só me permite formar o pensamento de: "nossa, isso foi um acontecimento".

Jogos Vorazes teve a capacidade de me fazer ter diversas comparações com a realidade, é uma história que pode parecer absurda quando vista pela ideia de que é só uma ficção, mas quando coloco as atitudes e os pensamentos de determinados personagens como tema central, é possível pensar o quão longe isso poderia estar de se tornar realidade.

E acredito que esse seja o objetivo, no final das contas, nos colocar de frente a um espelho que amplia nossos comportamentos, quem nos tornariamos em situações tão violentas e complexas?

Ter acesso aos pensamentos de Katniss traz toda a encruzilhada de ser uma pessoa imperfeita que busca fazer algo certo, não por uma devoção ou humanidade afloradas, ela apenas quer salvar alguém, sua irmã, sua mãe, seu melhor amigo e Peeta (cujo status demora um pouco para se definir). Mas em suma, é isso. Quando esse objetivo parece sumir de suas mãos, quando alguém parece distante demais para que ela possa protegê-lo, ela queima em raiva e desejo de vingança. Algo que me mostra o quão humana ela é, de fato, e o motivo pelo qual se torna uma figura central nesse jogo.

Embora sinta que alguns detalhes poderiam ter sido inclusos na conclusão, acredito que essa tenha sido uma boa leitura que supriu minhas expectativas. Não a toa tem a proporção que merece.

Laura2184 04/07/2023

"Ladies and gentlemen, welcome to the 76th hunger games."
"Mockingjay" é o terceiro livro de distopia para jovens da coleção de "Hunger Games", da escritora americana Suzanne Collins, publicado pela Scholastic e no Brasil pela editora Rocco.

Narrado pela protagonista, o livro conta a história de Katniss Everdeen após a explosão na arena do septuagésimo quinto Jogos Vorazes.

Não há mais viagem pelos distritos. Não existe mais Distrito 12. Não há mais encenação de romance para a Capital. Não há mais Peeta.

Chegou o momento da verdadeira batalha. Os Distritos se voltaram contra a Capital. A fagulha fornecida por Katniss cresceu e se tornou um inferno capaz de destruir Panem, assim como Snow previu.

Vivendo no Distrito 13, com Peeta como prisioneiro da Capital e com o caos instaurado em Panem, Katniss se vê obrigada a aceitar o papel de marionete de Coin, a presidente do Distrito 13. Katniss se torna o Tordo, o rosto e a voz da revolução.

Acontece que ser o Tordo não significa apenas atuar para as câmeras, não significa estar a salvo, não significa estar bem, não significa ter uma vida de verdade.

Chegou a hora de tentar sobreviver a mais uma edição dos Jogos Vorazes. Uma coisa é certa: vale tudo, menos sair vivo.

É uma história que prende, que nos faz querer ler até descobrir o que os personagens farão para sobreviver, o que será feito para resgatar os vitoriosos capturados pela Capital, que nos deixa tenso por conta de qualquer movimento, afinal, qualquer suspiro pode ser fatal. Porém, diferente do anterior, o livro é melhor do que os filmes e mais pesado emocionalmente.
yaspqr 04/07/2023minha estante
Ótima resenha!

Laura2184 04/07/2023minha estante
Muito obrigada ?

Julinye 08/05/2022

A Esperança
No último livro dos Jogos Vorazes, finalmente irá começar a revolução.
Katniss tem apenas uma responsabilidade: ser o Tordo.
Agora os rebeldes do Distrito 13 estão prontos para lutar, e finalmente acabar com a crueldade da Capital.

Na minha opinião jogos vorazes foi uma experiência incrível!
Eu gostei mais do primeiro livro mas os outros dois não deixaram de ser tão incríveis como o primeiro!
É uma leitura que eu recomendo muito!

Nábia 04/05/2022

Um final digno da trilogia
Tô devastada. Amei tudo, apesar de ter dado uma pausa de dois meses pra realmente ler de vez esse livro, acho que foi a melhor decisão que eu tomei. Li o livro quando estava no clima, amei toda a ambientação de guerra e conflitos políticos, acho o Snow um inimigo excelente, ao mesmo tempo desprezível e inteligente. Gostei que é diferente dos filmes, a katniss se machuca bem mais nos livros e tá bem mais ?mentalmente instável? do que parece nos filmes. Mesmo sabendo o plot do final, eu ainda fiquei chocada quando aconteceu, a katniss é realmente doida! Amei o final, quando ela finalmente volta pro 12 e vive feliz, talvez nem sempre em paz, mas enfim ela tem um bom final, uma vida bem a cara dela kk. Chorei no final, é como se eu tivesse sofrido tudo isso junto com ela e o peeta. Vou esperar uns meses pra ler A cantiga, pra dar tempo digerir o final da trilogia. Se tornou um favorito da vida!

sa36 12/09/2023

Amei tanto essa trilogia!!

a escrita continua mt boa e o desenvolvimento nos livros é incrível demais. recomendo mt.
Hisabela 12/09/2023minha estante
Sim! A história do Finnick com a Capital... Esses livros são incríveis demais

sa36 12/09/2023minha estante
simm

Gabriel1994 14/07/2023

Que a Sorte Esteja com Vocês e que Comecem os Jogos!!!
Meu quarto livro da Suzanne Collins e o terceiro da trilogia Jogos Vorazes, finalizado.

Acho que em uma avaliação honesta da narrativa para começar o pagode é; eu gostaria que a história seguisse em dois núcleos diferentes. Um com essa visão em primeira pessoa da Katniss e outro com uma visão aberta sobre os eventos e conflitos na história.

Adoro a Katniss e pra mim é uma das melhores personagens que já li! Personalidade forte, jovem, porém vigorosa e imponente, em relação a realidade vivida desde pequena.
A perspectiva da Katniss é um imã para captar o leitor, mas confesso que me desprendi desse imã em alguns momentos...

Ainda sustentando a ideia de que poderiam ser dois núcleos, acho que a Suzanne Collins comeu bola em insistir no flerte do triângulo amoroso. Nem que o livro tivesse 600 páginas, mas iria preferir que tivesse um outro ponto de vista que desse um contraste, dando liberdade para a autora trabalhar o enredo e não ficar dependente somente da narração em primeira pessoa, ficando encurralada, tendo que focar nesse "flerte" por páginas seguidas.

Digo isso, pois, o clima de triângulo amoroso em meio a toda política e tensão da guerra, não conseguiu sobrepujar, ou seja, para mim prevaleceu a questão de "como termina isso tudo?" E não "Com quem ela vai ficar?"....

Mas isso é pura resenha de leitor, no conjunto da obra o livro é muito bom! Acredito que a parte final e toda a inspiração e habilidade de escrita da Suzanne Collins, cauterizou bem essa minha crítica de leitor. A maneira como ela trabalhou a tensão no livro, como deu uma pegada super fluida para a trama com finais de capítulos que sacodem, despertam curiosidade e ansiedade no leitor, foi fenomenal! Nas partes finais é uma pancada por capítulo!!! Muito bom meeesmo!!

No conjunto da obra é uma trilogia digna de cinema e não é atoa que viraram filmes de sucesso!

Sei que para muitos, A Esperança é o melhor livro da trilogia, mas sou réu confesso que o primeiro livro é o meu xodó! Acho que o impacto do primeiro contato com Jogos Vorazes foi um vislumbre, além de ter sido minha porta de entrada para esse Subgênero pós-apocaliptico que tanto amo!

Jogos Vorazes é favoritado! Em Chamas foi uma extensão de Jogos Vorazes (obviamente, né), mas no sentido de que achei mais do mesmo, uma ponte para o que viria a ser A Esperança. Não achei Em Chamas um livro tão bom quanto Jogos Vorazes e A Esperança, apesar de não ser meu xodó (A Esperança), foi um livro muito bom!! Gostei do desfecho e das decisões de Katniss, além de todo lance político e da guerra que deixaram um gostinho de que poderiam ter sido mais aprofundados (queria mais ?).

Adorei mergulhar nessa jornada, uma trilogia que merece todo hype que tem!!! Recomendo muito, leiam Jogos Vorazes!

Nota 4.0 para o livro e para a trilogia em geral!

Dêem uma chance!!! Livraço!!!!