A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

sa36 12/09/2023

Amei tanto essa trilogia!!

a escrita continua mt boa e o desenvolvimento nos livros é incrível demais. recomendo mt.
Hisabela 12/09/2023minha estante
Sim! A história do Finnick com a Capital... Esses livros são incríveis demais

sa36 12/09/2023minha estante
simm

Julinye 08/05/2022

A Esperança
No último livro dos Jogos Vorazes, finalmente irá começar a revolução.
Katniss tem apenas uma responsabilidade: ser o Tordo.
Agora os rebeldes do Distrito 13 estão prontos para lutar, e finalmente acabar com a crueldade da Capital.

Na minha opinião jogos vorazes foi uma experiência incrível!
Eu gostei mais do primeiro livro mas os outros dois não deixaram de ser tão incríveis como o primeiro!
É uma leitura que eu recomendo muito!

Gabriel1994 14/07/2023

Que a Sorte Esteja com Vocês e que Comecem os Jogos!!!
Meu quarto livro da Suzanne Collins e o terceiro da trilogia Jogos Vorazes, finalizado.

Acho que em uma avaliação honesta da narrativa para começar o pagode é; eu gostaria que a história seguisse em dois núcleos diferentes. Um com essa visão em primeira pessoa da Katniss e outro com uma visão aberta sobre os eventos e conflitos na história.

Adoro a Katniss e pra mim é uma das melhores personagens que já li! Personalidade forte, jovem, porém vigorosa e imponente, em relação a realidade vivida desde pequena.
A perspectiva da Katniss é um imã para captar o leitor, mas confesso que me desprendi desse imã em alguns momentos...

Ainda sustentando a ideia de que poderiam ser dois núcleos, acho que a Suzanne Collins comeu bola em insistir no flerte do triângulo amoroso. Nem que o livro tivesse 600 páginas, mas iria preferir que tivesse um outro ponto de vista que desse um contraste, dando liberdade para a autora trabalhar o enredo e não ficar dependente somente da narração em primeira pessoa, ficando encurralada, tendo que focar nesse "flerte" por páginas seguidas.

Digo isso, pois, o clima de triângulo amoroso em meio a toda política e tensão da guerra, não conseguiu sobrepujar, ou seja, para mim prevaleceu a questão de "como termina isso tudo?" E não "Com quem ela vai ficar?"....

Mas isso é pura resenha de leitor, no conjunto da obra o livro é muito bom! Acredito que a parte final e toda a inspiração e habilidade de escrita da Suzanne Collins, cauterizou bem essa minha crítica de leitor. A maneira como ela trabalhou a tensão no livro, como deu uma pegada super fluida para a trama com finais de capítulos que sacodem, despertam curiosidade e ansiedade no leitor, foi fenomenal! Nas partes finais é uma pancada por capítulo!!! Muito bom meeesmo!!

No conjunto da obra é uma trilogia digna de cinema e não é atoa que viraram filmes de sucesso!

Sei que para muitos, A Esperança é o melhor livro da trilogia, mas sou réu confesso que o primeiro livro é o meu xodó! Acho que o impacto do primeiro contato com Jogos Vorazes foi um vislumbre, além de ter sido minha porta de entrada para esse Subgênero pós-apocaliptico que tanto amo!

Jogos Vorazes é favoritado! Em Chamas foi uma extensão de Jogos Vorazes (obviamente, né), mas no sentido de que achei mais do mesmo, uma ponte para o que viria a ser A Esperança. Não achei Em Chamas um livro tão bom quanto Jogos Vorazes e A Esperança, apesar de não ser meu xodó (A Esperança), foi um livro muito bom!! Gostei do desfecho e das decisões de Katniss, além de todo lance político e da guerra que deixaram um gostinho de que poderiam ter sido mais aprofundados (queria mais ?).

Adorei mergulhar nessa jornada, uma trilogia que merece todo hype que tem!!! Recomendo muito, leiam Jogos Vorazes!

Nota 4.0 para o livro e para a trilogia em geral!

Dêem uma chance!!! Livraço!!!!

cams 23/03/2021

Estou destruída
Esse livro foi cheio de altos e baixos, em partes fiquei paralisada de tristeza, em outras extremamente eufórica pra ver oq aconteceria.
As mortes foram sem dúvidas as mais tristes, o final foi perfeito, todas as coisas melhorando (pelo menos um pouquinho).
Mesmo acabando cmg ganhou o meu coração, foi simplesmente perfeito.

All the love, Milena 06/09/2021

Ai ai
Já tô com saudade da saga ??
Eu amei ler jogos vorazes! Já amava muito os filmes, mas os livros são perfeitos!! As coisas ficam muito mais claras, os personagens mais bem construídos!
Mas eu não chorei no final kkkkk não a vi eu que era pra tanto! É lindo e tudo o mais, mas não é bem de chorar não.

Ryssabooks 25/01/2022

livre pra voar
o livro é sensacional, para os amantes de distopia esse livro é sensacional retrata bastante a política presente na realidade do livro (Panem) e o desenvolvimento da Katniss é mais surpreendente que nos dois anteriores, a Collins é mestre em fazer muitas coisas acontecer ao mesmo tempo, e como todo o cenário político está caótico você se vê dentro da própria confusão ao lado da personagem, sentindo tudo que mexe com a personagem.

Todas as reviravoltas são surpreendentes, apenas leiam !

Raissa556 11/11/2022

desidratei, mexeu muito comigo esse livro porque a forma como os personagens sofreram me fizeram sofrer também, o final não foi feliz como os contos de fadas onde está tudo bem e sempre esteve, ouve sequelas, marcas deixadas pelos jogos e isso me deixou marcas também e isso que eu só li acho que eu não teria a força dos personagens para continuar em frente, mas assim valeu muito muito a pena mesmo ter lido porque é perfeito demais chorei muito? chorei, mas é isso que me deixou com um amor tão grande por essa série
Breno.Lucas 11/11/2022minha estante
Simmm, minha coleção favortia. O tanto que a gente sofre não da pra contar. Só lendo!

melz0ca 16/10/2022

Paia e emocionante
Eu demorei muito pra engatar na leitura, comecei a me interessar de verdade quando já tinha passado da metade do livro.

O começo acontece bastante coisa, mas nenhuma me "atraia" de verdade. Não sei o que rolou. Mas o final foi perfeito, fechado com chave de ouro ao meu ver.

Se não fosse pela primeira metade da história, com certeza merecia 5 estrelas. Vale a pena ler, pra concluir a saga.
16/10/2022minha estante
Te entendo. Comigo foi a mesma coisa na época que li.

Ponyo 16/10/2022minha estante
Eu parei na metade do primeiro:(

melz0ca 16/10/2022minha estante
@Ponyo continuee, os dois primeiros valem muito a pena

madrugueilendo 24/04/2022

verdadeiro ou falso: o triângulo amoroso não convence nunca
Verdadeiro ou falso: uma das maiores distopias do mundo tem todo o plot resolvido nos últimos 10%.

AMO Jogos Vorazes de paixão.
Foi a primeira vez lendo a Esperança, mesmo já tendo visto o filme milhares de vezes. Foi uma experiência nova e me surpreendi de como de fato o filme é uma adaptação fiel demais (e até um pouco mais emocionante).

Acredito que A Esperança foi o meu livro favorito em muitos aspectos. Toda a trama do Peeta no livro foi muito bem desenvolvida, a construção política de milhões, o desenvolvimento da Katniss sendo o Tordo e declarando ser parte da rebelião (inclusive chorei em alguns momentos de TÃO impactante)? VÁRIOS momentos 5/5.

Maaas, 2 coisas que não me agradaram tanto: por mais que o desenvolvimento da Katniss tenha sido incrível, gostaria muito mais de A Esperança em específico, se o livro fosse narrado em terceira pessoa. Teríamos ponto de vista de mais pessoas, entendendo melhor tudo o que estava acontecendo como um todo, e não só tentar desvendar os planos e como a cabeça da Katniss funciona, porque puts que protagonista difíciiiil!

O ROMANCE DE CENTAVOS!!!!!!!
Juro por deus o que acontece na cabeça desses homens. Literalmente tem uma cena onde o Peeta e o Gale conversam sobre a Katniss, e o envolvimento amoroso com os dois, terminando com o Gale falando algo como ?agora a decisão é dela, vamos ver quem ela vai escolher?. Meu filho você nem sabe se vai sobreviver ao final do livro e tá pensando em quem a Katniss vai ESCOLHER?
Entendo que pelo livro ter sido lançado em 2011, muuuita coisa mudaria se fosse um livro mais atual, mas de fato o romance é uma das coisas que menos gosto na trilogia.

Emily Herondale 06/02/2023

Realmente existem vitoriosos em uma guerra?
Que final, meus amigos. Que final.
Houveram tantos acontecimentos marcantes... Mortes que me fizeram chorar, fatos que me fizeram ter pelo menos um pouco de esperança... ?

Esse livro tratou de assuntos bem importantes, como por exemplo saúde mental. Mesmo que ficasse "entre-linhas", deu para notar que as pessoas "loucas", na verdade tinham algum problema psicológico. Dava vontade de abraçar essas pessoas e tentar consolá-las... ????

Esse não é um livro "de aquecer o coração". Pelo contrário. É livro para nos fazer refletir sobre a vida, sobre nós humanos. De que adianta falarmos sobre aprender com os erros, sendo que logo voltamos a cometê-los? Em busca de paz, nações entram em guerra... Isso não faz o menor sentido. ?

Como sempre, foi uma leitura super fluída, mesmo com o tema "pesado".

RECOMENDO. Acho essa trilogia uma boa opção para quem pretende começar a ler distopias.

beca 29/01/2022minha estante
Eu entendo oq vc quis dizer e particularmente também ia preferir. Porém, acho que se o gale tivesse morrido, talvez a Katniss ia se sentir responsável. Afinal ela perdeu muita gente e tals.

Lizukson0 02/02/2022minha estante
Eu entendo e tudo mas eu acho que no final de tudo ela se sentr culpada pela morte do finnick tbm entao sairia na mesma

Vinicios0 11/10/2023

Melhor livro da série
Afundei nessa estória, devorei cada palavra e ainda tenho dificuldade pra descrever tudo de tão intenso que acontece aqui.
Decepções, mortes e segundas impressões de tirar o fôlego.
O livro é o melhor dos 3 da série.
Cada capítulo é surpreendente, mas os últimos são devorados, pois os acontecimentos mais marcantes estão gravados nele.
Por fim, o final redime todo o sacrifício do tordo e da a nossa heroína o final digno depois de tanto sofrimento.

Lari 05/10/2022

Sempre amei jogos vorazes, foi uma história que sempre me marcou, e depois de ler os livros eu gostei mais ainda. A escrita é impecável e te faz querer mais e mais, esse livro é tão emocionante e humano que te faz arrepiar. Só achei as mortes que aconteceram meio desnecessárias mas fora isso gostei de tudo. Vou sentir falta da katniss e do Peeta, me apeguei muito a eles!! recomendo demais

Scar 15/09/2021minha estante
Apenas verdades

ana!! 15/09/2021minha estante
como a katniss ficou após a morte da prim partiu meu coração, mas a forma como a autora descreveu foi mto incrível. essa trilogia é perfeita

Cinara... 26/07/2022

"Necessito é do dente-de-leão na primavera. Do amarelo vívido significa renascimento em vez de destruição. Da promessa de que a vida pode prosseguir, independente do quão insuportável foram as nossas perdas."

A esperança me fez esquecer Battle Royale pela primeira vez desse que comecei a trilogia, gostei muito de toda a narrativa, mas o final com o desfecho tudo sendo jogado na minha cara não gostei. Isso aconteceu com a guerra, isso aconteceu depois e fim, eu queria ter lido como se estivesse lá e não já no passado. Enfim foi uma boa distração.
Definitivamente Battle Royale me ganhou desde a primeira página, não seria fácil eu gostar de algo parecido depois dele, foi até injusto com jogos vorazes.