A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

ana clara 28/03/2024

Se nós queimarmos, você queimará conosco.
Estou completamente apaixonada por toda essa distopia, e mais uma vez afirmo que os livros conseguem superar os filmes, mesmo tendo uma ótima adaptação. Suzanne abordou tópicos sociais muito importantes de maneira clara ao longo dos livros, e para mim, que assumo que fui como a Capital vendo os filmes pelas primeiras vezes, focando apenas nos acontecimentos dos jogos e no romance, esquecendo todo o significado pôr trás, passei a entender todo o sistema e o quão cruel as pessoas podem ser por poder, e o quanto tudo se assemelha a nossa realidade. Além disso, é angustiante ver os personagens completamente traumatizados, e passando por muita dificuldade.

Embora muitos não apreciem esse último livro e digam que é uma leitura parada e sem muitos acontecimentos, não enxergo dessa forma. Há grandes coisas acontecendo durante todo o livro, e é uma leitura fluída. Entretanto, confesso que me perdi algumas vezes nos detalhes das longas descrições.

Todos os personagens são muito bem desenvolvidos nesse livro, e faz com que seja capaz de entender a motivação e as atitudes de todos eles. Inclusive, passaria horas debatendo sobre todos eles e pontos que acho importante sobre a história.

O final melancólico, porém esperançoso, foi uma ótima forma de mostrar o desenrolar de Panem, e como todos os eventos que ocorreram na vida da Katniss a traumatizaram e a mudaram para sempre. O mesmo acontece com Peeta, que é meu personagem favorito, então foi particularmente MUITO dolorosa ler tudo pelo o que ele estava passando. E como uma grande fã de Everllark, achei o desfecho deles perfeito, nada muito extenso e que poderia tirar o foco real da trama, mas perfeito para entender a escolha da personagem e o quanto o amor deles é calmo e recíproco.

Rubia Godoy 28/03/2024

Fim da trilogia ????
Os três livros te cativam demais na leitura! Faz tempo que não engolia livros dessa maneira.
O final do livro teve um plot twist pra mim, pq eu imaginava outro final kkkk, mas mesmo assim eu acabei gostando!
Vale mt a pena e agora irei assistir os filmes para comparar.

Ester.Cason 27/03/2024

ODIEI
ODIEI, SURTEI, CHOREI, GRITEI, QUIS TACAR O LIVRO NO CHÃO E PULAR EM CIMA, JOGAR FORA PELA JANELA, JOGAR AGUA QUENTE EM CIMA O QUE EU PASSEI LENDO ISSO AQUI NAO DESEJO NEM PROS MEUS PIORES INIMIGOS, ERA DEPRESSAO ATRAS DE DEPRESSAO E QUANDO VOCE ACHA Q IA DAR CERTO A SITUACAO SO PIORAVA ??? dito isso eu amei

Lorena816 27/03/2024

#10 A esperança
Último livro da trilogia Jogos vorazes. Gostei muito do primeiro e do segundo, mas nem tanto deste último. Li rápido, fiquei ansiosa várias vezes para saber o que ia acontecer, mas achei pesado. E talvez que as coisas tenham seguido um rumo diferente do que eu imaginava. Não sei bem o que eu imaginava depois de tanta atrocidade, mas não era bem isso. Katniss fica transtornada após tanta desgraça e tanto sofrimento. Todos ficam e não pode confiar em ninguém para tomar suas decisões. Nem mesmo em si mesma. Sua mente está falha.
Os rebeldes dos distritos se unem contra a capital, liderados pela presidente do distrito 13 e incentivados pelo Tordo, a própria Katniss. Ataques acontecem e Katniss planeja acabar com Snow e salvar o maior número de pessoas.

Lore 27/03/2024

"Se nós queimarmos, você queimará conosco!"
Terceiro, e último, livro de jogos vorazes. Com certeza, o que eu menos gostei.
Primeiro ponto a se falar é que é um livro bem diferente dos dois primeiros, o foco dele é totalmente a revolução no seu modo mais primitivo. O que me fez não ter uma experiência tão boa, visto que senti que foi abordada de uma maneira bem clichê.
É inegável que acontecem sim fatos chocantes, pessoas ficando fora do controle, mortes, desconfiança etc. Mas, para mim, o livro ficou realmente interessante a partir da página 300, mais ou menos, pois é onde eles começam realmente a agir na capital. A partir desse momento, uma confusão começa, bastante coisa acontecendo ao mesmo tempo e de forma única.
Além disso, devo admitir que 0.5 da avaliação vem dos penúltimos capítulos, que é onde a coisa começa a realmente ficar intrigante.
Esperava mais do livro, mas acredito que o problema tenha sido que o modo o qual a revolução foi apresentada foi o problema para mim.
Depois de ler 5 livros de "Rainha Vermelha", a revolução pode se tornar um tema meio saturado se não apresentado de forma diferente.

Sobre a trilogia:
Os dois primeiros livros me trouxeram uma experiência única.
"Jogos Vorazes" li sem muitas esperanças, com medo de ser um livro chatinho, o que me causou um choque ao ver que é um livro muito bom. Me deixou super tensa e maravilhada com a história.
"Em Chamas" alcançou minhas expectativas, que estavam muito altas já, o que me deixou feliz. O livro contém um início calmo para relacionamento dos personagens e várias reviravoltas quando o caos começa
"A Esperança" é meio clichê e demora para começar uma história mais única.

Resumo (com spoilers)
- Katniss, o Tordo: Katniss se torna o símbolo da rebelião contra a Capital.
- Ressurgimento do Distrito 13: O Distrito 13 lidera a rebelião contra a Capital.
- Destruição do Distrito 12: O lar de Katniss é destruído como punição.
- Manipulação de Peeta: Peeta é resgatado, mas manipulado para odiar Katniss.
- Ataque ao Distrito 8: Um ataque brutal a um hospital fortalece a determinação de Katniss.
- Jornada para derrubar a Capital: Katniss, Peeta, Gale e outros embarcam em uma missão perigosa.
- Ataque a Capital: os rebeldes jogam bombas em crianças da Capital, e Katniss ve Prim morrer
- Morte de Coin: Katniss assassina a Presidente Coin.
- Julgamento de Katniss: Ela é considerada inocente, mas enfrenta o estresse pós-traumático.
- Conclusão e novo começo: Katniss e Peeta reconstruíram suas vidas em um novo mundo.

Ana1954 27/03/2024

A esperança
Eu já quero começar dizendo que jogos vorazes conseguiu um lugar no meu coração! Eu amei essa trilogia e como a história se desenrolou! E nesse terceiro livro e incrível poder ver o desfecho dessa história e como a autora desenrolou o fim dos personagens. O único ponto que eu consigo pensar como "negativo" é o pouco foco que a effie recebeu nesse livro, principalmente por ela ter sido mantida na capital, eu imaginei que quando ela reaparecesse teria um foco maior, mas não aconteceu isso. Outra coisa é que mesmo tendo diversos pontos ou detalhes diferentes do filme eu amei e continuo achando os livros melhores do que os filmes, pela riqueza de detalhes que não apareceram no filme. E últimas coisas que eu tenho a dizer são: obrigada Suzanne Collins por essa obra prima e Peeta>>>>>>>Gale

Miss Star Butterfly 26/03/2024

Clássico contemporâneo
Que experiência de leitura inimaginável. Me faltam palavras para descrever a qualidade e a complexidade dessa história. Estou apaixonada por cada aspecto desse livro, é impressionante encontrar uma história com um público alvo tão jovem que faça uma crítica tão certeira e direta ao capitalismo, como Jogos Vorazes faz, e pra mim, esse terceiro livro comprovou isso ainda mais, já que no fim de tudo, o verdadeiro inimigo não é um indivíduo ou governo específico, e sim, um sistema de corrupção e opressão que sempre estará fadado a se repetir. Ou seja, acontece uma crítica explícita a estrutura de tudo, uma linha que muitas distopias tentam seguir e acabam falhando. Tudo nesse livro é desesperador, os crimes cometidos pela Capital e até mesmo pelo Distrito 13 são abomináveis, e infelizmente, realistas, envolvendo tráfico, sequestro, terrorismo, tortura e todo o tipo e violência mesmo que fora de uma arena. A Katniss é uma protagonista genial, ela é poderosa e icônica, mas principalmente uma criança que foi destruída, usada e enfrenta sérios transtornos psicológicos, dependendo de remédios para se manter inteira assim como Peeta, Finnick e tantos outros personagens. A saúde mental é um tópico que permeia esse livro do começo ao fim, (como também acontece em outros livros da trilogia) abordando depressão, ansiedade, ataque de pânico, estresse pós-traumático, dependência e suicídio. O livro não tem medo de ser visceral, de ser chocante mas tudo isso com um propósito bem definido e toca nesses assuntos sensíveis sem rodeios. Talvez em 2011 esse fosse um livro sobre um possível futuro, mas em 2024, é um livro sobre o presente e esse é o tipo de leitura que te dá um choque de realidade a respeito do mundo em que vivemos e de como as pessoas ao nosso redor estão vivendo. As relações românticas, fraternas, familiares são todas apaixonantes e é impossível não se apegar e sofrer com vários desses personagens principalmente na reta final. Os diálogos são fenomenais, principalmente os monólogos da Katniss que me deixaram refletindo até agora e a resolução dessa história toda, apesar de agridoce, é satisfatória, porque nossa garota em chamas consegue escapar de todo esse teatro sanguinário para fazer algo maior. As reviravoltas e subtramas são de cair o queixo, quando você pensa que nada mais tenso pode acontecer, acontece de um jeito pior ainda. Eu decidi esperar para ler esse livro na vida adulta e foi uma decisão acertadíssima, porque eu consegui aprender e absorver muitas camadas e é o tipo de saga que não vai sair da minha cabeça nunca. É uma leitura válida, uma trilogia que daqui a anos vai ser considerado clássica pela forma didática e metafórica que ela dialoga com adolescentes e acho mais do que merecido. A Esperança, por mais que seja um livro que eu sei que muitos não gostam, para mim traz discussões fundamentais a respeito da desigualdade social, da sociedade midiática e consumista, dos sistemas de opressão, da saúde mental e que apresenta uma construção de universo, narrativa e personagem simplesmente impecável.. Eu, que me encontro em um estado de luto atualmente, me senti imensamente tocada pelos capítulos que trabalham, e muito bem, o tópico da perda. Faça um favor a si mesmo e leia Jogos Vorazes.

Lara 26/03/2024

Gostei
Na minha opinião não é o melhor livro da saga, mas foi uma ótima maneira de acabar, todos os segredos da capital indo por água a baixo, toda essa coisa da katniss tentar trazer o peeta de volta, só senti falta da effie já que ela só aparece no final.

letskj 25/03/2024

the great war - taylor swift
primeiramente se o gale tem mil haters eu sou um deles, se o gale tem um hater sou eu, se o gale nao tem haters eu estou morta vsff desgraçado te odeio desserviço em forma de gente ???
segundamente peeta melhor book boyfriend ??
nao sei oq dizer eu to completamente abalada e destruída nunca vou me recuperar dessa trilogia
sempre fui super fã dos filmes mas me arrependo MUITO de nao ter começado a ler os livros antes pq é SURREAL, a escrita e os detalhes sao espetaculares, é disparado a melhor saga que eu ja vi tanto no cinema quanto nos livros
e o peeta e a katniss?????? ele se apaixonando pela mesma garota DUAS VEZES ??? nao da eu amo mto eles que coisa linda mds 5 estrelas é pouco pra essa obra de arte

Iza 25/03/2024

Terminei jogos vorazes, apaixonada, não imaginei que iria gostar tanto e ainda bem que dei a oportunidade de ler! A leitura flui de uma forma sensacional e vc nem percebe

Nilson64 25/03/2024

Bom , mas não foi uau
Não foi surpreendente como o primeiro e nem tão a desejar como o segundo, mas consegue entregar um final digno da trilogia.
Leiam e veja os filmes.