Triskle

Triskle Simone O. Marques

Resenhas - Triskle

Tuca 02/07/2021

“- Tríade feminina (...)
- Há, em muitas culturas, referências a três faces femininas, assim como o cristianismo apresenta a Santíssima Trindade... podemos encontrar na cultura grega, a figura das fiandeiras, as moiras, que, segundo acreditavam, teciam o destino dos mortais. Os nórdicos têm as Nornas, que representam o passado, o presente e o futuro, elas também seguram o fio das vidas dos mortais. Os africanos têm as Iá-Mi-Oxorongá, que são chamadas de Feiticeiras Ancestrais e que guardam, em recipientes de barro, o destino dos mortais. Para os celtas têm vários significados, neste caso, o mais forte, eu acho, é aquele que representa as três faces ou fases da vida da mulher, associando-as a fases da lua, assim, mulher e lua são parte uma da outra e que também são associadas às deusas: virgem, mãe e anciã.”

A criação cristã de Sara a conduziu muito cedo a um casamento com César, um médico, que sua mãe considerava como um bom partido, mas os olhos e coração atentos de seu pai Heitor sabiam que não era amor aquilo que sua filha sentia pelo marido, e que um homem ciumento como aquele não traria felicidade para sua menina. A intuição de Heitor parecia mais uma profecia, e alguns anos depois, Sara era uma moça encarcerada em um casamento abusivo, oprimida não apenas pelo marido, mas também pelo sentimento de culpa religiosa que lhe assombrava cada vez que tentava se rebelar.

A busca pelo passado de sua família a levou a um convento onde uma de suas antepassadas havia sido aprisionada a mando do próprio pai por ter comportamentos considerados desviantes e imorais. Nessa visita, uma marca desconhecida surge no ombro de Sara – um triskle – e junto a ela, um jovem doutorando de cabelos negros vai despertar algo adormecido em Sara... e no mundo.

“Triskle” é uma jornada de libertação feminina. Quantas vezes fiquei com raiva de Sara ao longo da história por abaixar a cabeça perante a mãe e o marido, e quantas vezes mesclei essa raiva com a felicidade de vê-la ganhar asas com a ajuda de Lucas e de sua tia Celina e do sagrado feminino que se desenterrava de dentro dela, aflorando sua força e gradativamente lhe indicando sua missão. Esses avanços e retrocessos de Sara são compreensíveis pelas crenças que foram impostas a ela, sem espaço para questionamento, do lugar que deveria ocupar e do comportamento que deveria ter. Quebrar crenças é uma luta muito difícil, mexe com a identidade de cada um, e o abalo de uma crença que na verdade nem dela era, mas que partia de sua família, cutuca ainda mais uma noção de pertencimento. Sara realmente não pertencia ao ninho onde fora colocada. Ela pertencia onde afinal? Ou seria a quem? Seu destino estaria completamente escrito, ou ainda havia livre-arbítrio que permitiria a ela conduzir sua vida?

Esse é um romance envolto na cultura e religião de tradição celta, que questiona as opressões da Igreja e o papel da mulher historicamente imposto, sopesando a trama com uma linda história de amor, amadurecimento, mistério e descobertas do passado de uma família escolhida há gerações para uma missão ainda desconhecida. Quando eu escrevi sobre “As filhas de Dana”, comentei que ela era uma narrativa que representava aquela frase “Somos as netas das bruxas que eles não conseguiram queimar”. Em Triskle, as netas das bruxas continuam a deixar sua marca.

Triskle é o primeiro livro da trilogia “Símbolos Celtas” e continua em “Nós Celtas”. A história da ancestralidade feminina de Sara é contada em “As filhas de Dana”, trama que começa em Portugal, na época da Inquisição, e se conclui no Brasil. Não é necessário ler “As filhas de Dana” antes de Triskle (tanto que Triskle foi escrito antes de As filhas de Dana), a não ser que você goste de fazer leituras em ordem cronológica, e queira pegar todas as referências do passado dessas mulheres que são incluídas em “Símbolos Celtas”. A história da descendência de Sara é contada na série “Tesouros da tribo de Dana”, que conclui a saga dessa família.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

Regina 16/06/2010

Esse é um daqueles livros que te prendem e te mantêm em constante alerta, pois os acontecimentos e reviravoltas são muitos e todos muito bem calculados e explorados!

Sara é uma jovem casada, católica que, após muita dedicação à igreja, está um pouco afastada da religião e está procurando reencontrar sua fé. Numa visita a uma igreja que abrigou refugiados políticos da ditadura militar, Sara sente alguém tocar em seu ombro e logo desmaia. Ao voltar a si duas coisas acontecem: ela conhece Lucas e tem uma marca pagã em seu ombro!

Lucas é um doutorando em história que está na igreja para pesquisar os registros sobre os refugiados políticos. Ele vem de uma família evangélica muito dedicada – tão dedicada que o afastou por não concordar com certas atitudes de sua mãe – e está saindo de um noivado de três anos. Ao conhecer Sara, sua vida se transforma e ele sente uma grande atração por ela.

Sara também vê sua vida se transformar depois da visita à igreja. Seu marido, César, e sua mãe não acreditam nela sobre o aparecimento da marca e acham que ela fez uma tatuagem. Lucas, que a está ajudando a intrepretar o desenho, é o único que confia nela e ela luta incessantemente contra a atração que começa a sentir por ele, afinal é casada e não quer trair ao marido.

O livro é muito intenso e a medida em que Sara e César vão se afastando – principalmente pelo comportamento ciumento e agressivo dele, mesmo Sara resistindo e lutando contra a atração e amor que estava sentindo por Lucas – vamos vendo o crescimento do mistério e do suspense e descobrindo como o mundo sobrenatural está jogando com a vida de nossos heróis.

Sara e Lucas têm de enfrentar não somente o loucura de César e os problemas com suas famílias para viverem seu amor, mas também os designios da Deusa que os uniu, mas que quer muito mais do que eles estão dispostos a sacrificar…

Simone Marques nos presenteia com uma história muito original e cheia de suspense, romance e provações que faz com que a leitura seja agradável e prazerosa. Recomendo!!!!

RUDY 15/12/2010

TRISKLE – SIMONE O. MARQUES
Triskle é o 2º livro da Saga Paganus.
Sara é católica, toda sua família tem fervor pelo catolicismo e foi criada com base nessa religião.
Casada com César há 5 anos, não tem filhos; ele é estéril e médico cardiologista. Ciumeeeento!
Sara vai visitar a igreja de Santo Antonio na zona norte da cidade. Irmã Letícia é encarregada de fazer um ‘tour’ pelas instalações da igreja com os visitantes. Sara está no grupo e ao entrar na cripta, desmaia e é amparada por Lucas(historiador que fazia um trabalho na igreja para sua pós graduação e filho de evangélicos e por este motivo, está afastado da família, por não aceitar que o destino é ditado pela vontade de Deus), que já a observava a distÂncia. Pedro é um menino que estuda catequese na igreja e também está no grupo.
O destino de Sara foi ‘marcado’ naquela cripta e sai de lá com uma ‘tatuagem’ pagã que queima sua pele...
O destino de todos começa a mudar a partir desse momento...
Uma trama bem elaborada, cheia de romance, intriga, inveja, sexo, perseguição, ciúme, teimosia e questionamentos religiosos, TRiskle é um livro cheio de conhecimentos. Daqueles que ao iniciarmos, não queremos mais largar até chegar o final...
E... confesso que... fiquei ‘insatisfeita’ com o final!(kkkkkkk) Fiquei com aquele gostinho de ‘quero mais’ e vou ter de me virar para poder comprar TRIBO DE DANA assim saberei o que irá acontecer...
A Simone tem um jeito próprio de escrever que envolve e dá aquele ‘tom’ de suspense, além de dar características bem próprias a cada personagem. Só posso aplaudi-la de pé!
Michelle 11/04/2023minha estante
Não conhecia

Rafael 10/08/2010

Muito bom!!!
Bem...já estou acostumado a falar da escritora Simone Marques e para não ficar me rasgando em elogios a ela que já falei me fascina vou tentar ir direto a uma simples resenha. Juro que tentarei ser imparcial e não comentar muito das emoções que essa escritora me causa.

Este livro é o começo da trilogia Paganus.
Nele Sara vai visitar uma igreja e junto a outras pessoas faz um passeio guiado por Irmã Letícia. Ao chegar em uma crípta tem uma sensação estranha e desmaia. É socorrida por Lucas, que estava logo atrás dela, e percebe que Pedro, um menino que caminhava a seu lado, também partilha dessa mesma sensação.
Ao acordar do desmaio sente uma queimação e um formigamento nas costas, e mais tarde vem a descobrir que em seu ombro apareceu misteriosamente um símbolo pagão. Isso vai contra sua educação voltada aos preceitos católicos.
Esses quatro personagens são as molas que irão fazer girar a roda do destino, para reerguer uma doutrina apagada pela máscara de opressão criada pela igreja católica.
Todos eles são tocados de uma maneira diferente, tem pensamentos, idades, conceitos, e projetos de vidas diferentes, porém estão mais ligados do que possam imaginar.
A Deusa tem um plano para cada um deles.

Vocês aceitariam facilmente o destino traçado por alguém?
E se esse alguém fosse um Deus?
E se esse Deus não é aquele que esta acostumado a adorar?
E se isso mexe com seus princípios?
E se você não pode fugir disso?
E se gosta em parte do caminho que lhe apresentam?

A resposta para essas e outras perguntas, só mesmo lendo o livro.

Lariane 19/09/2010

Simone Marques é uma das melhores escritoras brasileiras da atualidade. Ela é incrível e ponto. Conseguindo criar um livro minucioso em detalhes e narrativa, mas não o deixando monótono, cunhando uma aura instigante que faz com que o leitor refleta em diversos momentos sobre a história, com aquele desejo de “mais e mais”.

Diferente, com uma criatividade enorme e dando contornos com muita pesquisa histórica, ela nos faz conhecer a vida de Sara e o poder que guia os caminhos dessa mulher.

Depois de ler o 0.1 da série, fiquei alucinada com vontade de ler os seguintes da autora, e foi com muita felicidade que recebi o exemplar de “TRISKLE”, o primeiro livro da série Paganus.
“Na série Paganus, Simone O. Marques nos faz questionar, entre outras coisas, os limites entre a fé cega, a razão, a vontade e o livre-arbítrio, esse último como algo que deveria ser parte intrínseca da vida dos homens. E, ao mesmo tempo, nos coloca diante de uma verdade que poucos querem cogitar: haverá somente um Deus, como prega a sociedade judaico-cristã? Existem outras Divindades? E qual é o Seu caráter? Que motivações levam esses Seres, considerados como pilares da fé para milhões de pessoas, a travar verdadeira guerra no mundo terreno? Interferir, de forma direta e pouco “celestial”, nos destinos e escolhas dos homens? “ – Georgette Silen – em opnião postada no Skoob,

Não sei se havia comentado, mas minha mãe leu Gênese Pagã e adorou... Tanto que, quando recebi TRISKLE, fui obrigada a deixá-la ler primeiro! (Só que dessa vez ela não gostou tanto assim, mas foi em virtude de ser católica fervorosa e o livro tocar em temas complexos, então confessou ter gostado mais do primeiro.)

Eu, Lariane, gostei mais do segundo! Talvez por ter a história central de apenas uma protagonista, ao contrário de Gênese,e assim dando ainda mais profundidade à proposta da sinopse.

Vamos ao enredo: Em uma visita esporádica na cripta da igreja de Santo Antônio, Sara tem uma sensação estranha e desmaia, e é socorrida por Lucas, um doutorando em história que estava na Igreja para pesquisas...

O mais instigante é que, do nada, uma marca surge em seu corpo. Mais tarde Sara descobrirá ser uma marca pagã, e ainda vê uma menina que os outros à sua volta não viram. A emoção não para por aqui, pois Sara se vê profundamente ligada a Lucas.

... Mas, há um enorme e intransponível “porém”: Sara é uma mulher católica e CASADA; e também é filha de uma família tradicional, profundamente arraigada nos valores cristãos e dogmas do Vaticano.

De um momento para outro, vê seu casamento desmoronar e seu cônjuge se tornar um bruto ciumento! Mas, em meio ao ciúme e atitudes descabidas, há um fundo de verdade. Uma linda história de amor entre ela e o historiador vai acontecendo...

A criatividade de Simone não tem limites... Ainda há mais! No dia em que desmaiou na igreja, havia um menino... Um menino que também viu a menina desconhecida e foi o mensageiro de uma recado: SARA TEM UMA MISSÃO, uma missão compartilhada com Lucas...
O final é inquietante! Como assim, Simone? Nos deixar nessa angústia por mais?

Parabéns Simone O. Marques, você definitivamente conseguiu me cativar e tornar-me sua fã.

Mais resenhas em: www.leiturasedevaneios.com.br

Mais resenhas em:

M. Scheibler 08/01/2013

Um assunto que muito mexe com minha cabeça ultimamente é a religião. Quanto mais eu leio sobre o assunto, mais eu acredito na ciência. E esse livro me ajuda a captar o quão fanáticas e insuportáveis algumas pessoas se tornam quando o assunto é a fé.

A mãe do personagem Lucas, religiosa fervorosa, quer a todo custo que ele volte a se relacionar com a ex-namorada, que conheceu na igreja. A mulher com ele se relaciona agora, Sara, é a paixão de sua vida, mas tanto a mãe do rapaz quando a ex-namorada insistem com a história de que Sara é uma bruxa e que o enfeitiçou.

Essas e tantas outras partes que mostram o fanatismo religioso me causam um misto de risos e nojo, pois, na minha opinião, é inaceitável ter que manter crenças e valores escritos há séculos numa sociedade que evoluiu imensamente nesse período. Considerar adúltera uma pessoa separada que se relaciona com outra é o cúmulo. Acho inaceitável ser "obrigado" a manter um relacionamento marcado por agressões e falta de sentimento, pois a Bíblia diz que "o homem não separa o que Deus uniu".

A autora explora muito bem o assunto nesse primeiro livro da trilogia, unindo amor, vingança, inveja e perseverança ao tema. Em breve inicio o segundo livro pra ver como continua essa história.

mara sop 25/07/2017

Marcada na pele
Sara é uma jovem oprimida por um marido ciumento e possessivo. Ela tem medo de sair sozinha e desagradá-lo, não tem amigos e abriu mão da própria vida em prol do casamento. Um dia ela vai à uma antiga casa de apoio à jovens para saber mais sobre sua tia-bisavó, que tinha sido internada e morrido lá. Mas ao visitar o jardim desta casa, Sara tem uma visão, passa mal e é socorrida por Lucas, um jovem historiador que foi ao mesmo local para fazer pesquisas pra sua tese. Ele fica fascinado por Sara, e aos poucos, mesmo com ela temerosa e desconfiada, eles ficam amigos quando Lucas se dispõe a fazer pesquisas sobre a tia-bisavó de Sara, Adelaide. O que Sara não esperava é que essa visita iria virar sua vida de pernas pro ar. De repente aparece um estranho símbolo pagão em seu ombro, ela começa a ter sonhos estranhos e se vê totalmente perdida. Ao mesmo tempo, ela teme a reação do marido à sua nova "tatuagem".

Durante uma briga, o marido bate nela, a violenta e a dopa. Isso é a gota d'água para um casamento que só lhe fazia mal, mas o marido não irá desistir dela, e uma fuga à casa da tia se torna providencial. É quando ela vê que o amigo da tia que vai socorrê-la é justamente Lucas, um homem que o destino insiste em por em seu caminho, que a faz sonhar com ele, e sentir coisas que uma mulher casada não deveria sentir com outro homem que não fosse seu marido. Aí começa um grande amor, que tem muito obstáculos a vencer, e muitos mistérios a desvendar.

Apesar do tema pesado, como a violência doméstica, o livro é super romântico e flui que é uma beleza. Ele instiga e encanta do começo ao fim. O casal, com a ajuda da tia hippie, vai vencendo um a um todos os obstáculos do fim do casamento de Sara e da busca por informações sobre Adelaide, tentando entender os incríveis fenômenos sobrenaturais que começam a acontecer com Sara após a visita à casa de apoio. São descobertas em cima de descobertas, e vemos diversos "links" entre essa trilogia, que começa com Triskle, e a trilogia anterior "As Filha de Dana", como também os ganchos para a trilogia futura que começa com "Dois Mundos". Essa, com certeza, é uma série que irei reler inteira, os nove livros, quando todos forem publicados, só pelo prazer de ler ordem cronológica. Como sempre, essa autora sempre surpreende e envolve o leitor completamente. Se você ainda não leu um dos livros de Simone O Marques, não sabe o que está perdendo! ;)

Anaté Merger 09/08/2018

Religião e paganismo
Entre sonhos e uma herança de família particular, vamos descobrindo o universo desse romance que mistura religião e paganismo com equilíbrio. A leitura é fluida, com cenas fortes e os personagens são carismáticos. Um bom momento de diversão para quem gosta de livros que abordam temas complexos.

Geeh 22/08/2018

Extasiada
Simplesmente maravilhoso, o li em 3 dias. Estou completamente sem palavras.
Apaixonada por Lucas, odiando César e Ana.
Estou sem palavras de verdade,espero adquirir logo o segundo

Debora.Felix 28/02/2020

Triskle
O romance é bom e a historia me deixou presa do começo ao fim. Achei a leitura simples e fácil.