O Oráculo de Luna

O Oráculo de Luna Frédéric Lenoir

Resenhas - O Oráculo de Luna

Raul Oliveira 27/04/2009

Definitivamente um achado
Para quem gosta de astrologia, a trama faz do livro uma viagem inemaginável que sirge arestas que seriam impossiveis de serem imaginadas.

É uma coletânea de idéias e ideais que fazem pensar e repensar nossa fé e nosso formato de ver as coisas que acreditamos, como religião, esperança e busca pela paz.

Não sei o que comentar do livro, além de que foi um dos ótimos livros que caiu em minha mão nos últimos tempos.

Sassá. 06/05/2010

Extraordinário
Quando comecei a ler achei que seria só mais um livro de romance e misticismo. Após a pag. 60 percebi que se tratava de algo mais.
Não conseguia mais parar de ler, a história é maravilhosa, mistura religião, filosofia e romance. Ninguem mais é o mesmo após a leitura deste livro. Posso dizer com certeza que este livro será inesquecível para mim.

Renata 27/02/2010

Quando comecei a ler, achei bem legal, mas então, a história começa a ficar um pouco lenta, descritiva demais, falando bastante sobre filosofia. Essa não é muito a minha praia, mesmo assim gostei bastante. A história é bem amarrada e muito bonita. Fala de religião de uma maneira diferente, mostrando que fanatismo e crueldade não é inerente a crença e sim aos homens. Que podem existir pessoas boas em qualquer religião, assim como más também. Dá uma lição de vida bastante interessante sobre destino e livre-arbitrio. O final é emocionante!!

JH 12/09/2010

Luz dos astros sobre a estrada
É o tipo de história comprida. Não porque o livro seja anormalmente extenso, mas porque o personagem passa por tantas situações, visita tantos lugares e conhece tantas pessoas, que em determinado trecho o leitor sente como se tivesse deixado as coisas que passaram muito para trás, embora tenham-se passado apenas um ou dois capítulos. Este ritmo me fez lembrar de "O Crepúsculo do Mundo" e "Rei Artur", ambos de Alan Massi.

Giovane, um camponês de Nápoles (Itália), apaixona-se por uma nobre de Veneza, e viaja em sua busca. Durante a viagem, sofre várias desventuras, acabando, por fim, em um monastério.

A proposta é muito interessante: cada parte do livro marca uma fase da vida do personagem, que sofre influência de um planeta astrológico. Sendo assim, o personagem principal apaixona-se em Vênus, aprende em Mercúrio, mata em Marte, etc.. Por isso, é recomendável para quem gostaria de entender um pouco sobre astrologia.

O título do livro é um pouco fora de contexto; refere-se a uma profecia feita por uma bruxa no primeiro capítulo do livro, e que, embora cumpra-se, não tem muita relevância na história.

30/12/2014

LIVRO DESTACA AVENTURA E MISTICISMO
“O Oráculo de Luna” é uma narrativa muito envolvente, que mistura aventura, filosofia, misticismo e romance. Narrado de uma forma atraente, o livro conta a história de Giovanni, um simples camponês italiano que se apaixona por Elena, bisneta do Doge de Veneza.

Apesar de sua origem humilde e da rígida divisão de classes do século XVI, Giovanni sempre teve ânsia pela busca do conhecimento. Quando se apaixona por Elena, decide ir à procura desse amor, que parecia ser impossível. É por causa desta paixão que ele nutre por Elena, que o herói começa uma épica aventura. Ele conhece e acaba salvando a feiticeira Luna, que faz uma previsão sobre o seu futuro. Neste momento, faz-se a reflexão sobre a questão do livre-arbítrio e sobre o destino: o ser-humano é apenas um mero boneco do destino ou ele é responsável pelas suas ações, que determinam o curso de sua vida?

Giovanni tenta responder esta questão e segue o caminho de seu destino. Ele conhece o Mestre Lucius, que o ensina os segredos da astrologia e também filosofia, além da leitura em diversas línguas. O servo do Mestre Lucius, Pietro, treina Giovanni na arte de manejar armas. Depois de alguns anos, Giovanni recebe a missão de entregar ao Papa uma carta do Mestre Lucius, mas o protagonista cai em uma armadilha e acaba em Veneza, cidade de sua amada.

Giovanni ainda vai viver uma série de aventuras, prisões, experiências religiosas e artísticas. Ele irá experimentar a vida como membro da alta sociedade e também como escravo, vítima de corsários, em Argel. O herói também irá combater uma seita religiosa e conhecerá boa parte do mundo. Encontrará diversos inimigos, mas também pessoas boas e amigas. E ele, então, poderá responder à pergunta sobre a questão do livre-arbítrio.

O romance é ambientado na Europa do século XVI e eu particularmente adoro narrativas que me remetem a esse tempo. Fico imaginando as pessoas, os costumes, as casinhas, as roupas e os cenários deslumbrantes da época. O autor consegue descrever de forma primorosa todos esses detalhes.

Em alguns momentos, porém, as discussões de nível místico e filosófico eram longas demais para alguns leitores que, como eu, não dominam muito o assunto. Por esse motivo, algumas pessoas podem achar a narrativa entediante nessas partes. No meu caso, realmente achei um pouco cansativo, já que estava mais interessada nas aventuras, nas descrições e no desfecho da narrativa. Porém, acredito que quem gosta do assunto, não vai se decepcionar.

Enfim, a história do livro é linda, emocionante e muito cativante. O herói é um personagem forte, determinado e as suas aventuras nos envolvem do início ao fim.

Nanda 23/10/2009

Um Registro!
Estava amando este livro...mas minha mãe o levou para SP. Retornarei a lê-lo embreve! Vale a pena!!

Isabela.Ferreira 15/08/2016

Incrível
Este é, sem dúvida, um dos meus livros favoritos. A narrativa te prende. Os trechos são inteligentes e poéticos. E do começo ao fim, tudo te surpreende. Super recomendo essa leitura.