A Versão Definitiva de Harry Potter e a Filosofia

A Versão Definitiva de Harry Potter e a Filosofia William Irwin

Resenhas - A Versão Definitiva de Harry Potter e a Filosofia

Elisângela 28/04/2015

Filosofia pura
Este livro vai explicando filosoficamente alguns trechos da série Harry Potter fazendo alguns comparativo entre os trechos e a filosofia. Mostra também algumas coisas que ficamos em dúvida ou não percebemos durante as leituras dos livros. Tem bastante filosofia, então, para quem não gosta de filosofia ele pode ser bem massante.... mas, para quem gosta, é um prato cheio para aprender um pouco mais sobre a série e sobre como pensavam alguns filósofos.

@fabio_entre.livros 16/09/2019

Quando a filosofia vai além da Pedra

“A versão definitiva de Harry Potter e a Filosofia” faz parte de uma coleção idealizada e coordenada pelo professor americano William Irwin. A proposta da série é apresentar temas, conceitos e outras ideias filosóficas através de elementos específicos da cultura pop, como filmes, livros, bandas de música, programas de TV e quadrinhos. Dito isso, a presença de Harry Potter na coleção (que já debateu outras obras de fantasia, de Tolkien a Stephenie Meyer) é muito justificável.
Como nos demais volumes que compõem a série, o livro é dividido em partes temáticas – neste caso, cinco – organizadas em capítulos que reúnem artigos e ensaios acerca de determinados aspectos da obra analisada sob a perspectiva da filosofia.
A primeira parte, “A Horcrux da questão: Destino, identidade e alma”, debate o significado de alma no universo de Harry Potter (incluindo as funções das horcruxes e dos dementadores), baseando-se em diferentes concepções filosóficas. Mais adiante, analisa a questão da identidade a partir dos variados meios como ela é abordada em HP, desde o uso da poção Polissuco até a natureza dupla de Sirius Black. O 3º artigo trata do destino questionando as profecias de Sibila Trelawney e aprofunda-se em como o destino é influenciado por decisões e ações.
A segunda parte, “A mais poderosa de todas as magias”, discorre sobre sentimentos, particularmente o amor (e especialmente o platônico) nas obras de Rowling, como meio de justificar a psique de Snape, sua redenção moral e as consequências do uso indiscriminado de poções do amor. A leitura prévia de “O enigma do Príncipe” é fundamental para a compreensão desta parte – na verdade, é importante que se tenha lido toda a saga antes de ler este livro.
A terceira parte, “Observatório Potter: Liberdade e política”, utiliza Hogwarts como palco de uma ampla discussão sobre patriotismo, obrigações cívicas e, ainda, a perspectiva política de Dumbledore, Umbridge e Fudge em paralelo com a obra de Platão (em especial, “A República”).
A quarta parte, “A Sala Precisa: Uma miscelânea de Potter”, é de fato uma miscelânea, apresentando análises de temas variados tratados no universo HP, desde a sexualidade de Dumbledore e sua convicção de que as escolhas valem mais do que as habilidades até os prós e contras da educação em Hogwarts.
Por fim, a quinta parte, “Além do véu: Morte, esperança e sentido”, debate a representação da morte em HP, sobretudo no último volume, “As Relíquias da Morte”. Através de seus efeitos drásticos sobre Harry, Dumbledore e Voldemort no desfecho da série, os artigos que compõem esta parte do livro debatem as possibilidades filosóficas do além-vida usando as ideologias contrastantes de Sócrates e Heidegger sobre o tema.
Para quem é fã dos livros de J.K. Rowling esta é uma obra que vale muito a leitura; além de esclarecer vários pontos nebulosos ou ambíguos do mundo mágico de Harry Potter, é uma oportunidade de conhecer de forma sucinta os pensamentos de alguns dos maiores trouxas da história da filosofia, de Platão a Descartes.
Geórgea 16/09/2019minha estante
Sou um ET. Nunca li Harry Potter.

@fabio_entre.livros 16/09/2019minha estante
Haha, eu também sou, mas de outra espécie, porque nunca me interessei por Star Wars (os nerds piram com essa confissão)! Mas, enfim, gosto muito de Harry Potter, se bem que prefira os filmes, principalmente porque só pude ler os livros já adulto, depois de ter passado anos acompanhando os lançamentos dos filmes. ? que há muito de nostalgia e identificação envolvidas aqui: eu realmente cresci junto com os personagens, vi o primeiro filme quando criança, mais ou menos com a mesma idade dos atores mirins, chegamos à adolescência ao mesmo tempo e ao início da vida adulta também! Esses dias eu fiz maratona dos oito filmes e espero poder reler a série em breve, pelo menos os primeiros volumes!

Geórgea 17/09/2019minha estante
Eu não gosto de Star Ward tb. Já tentaram me fazer ver os filmes... não consegui nem chegar à metade daquele que é considerado o primeiro.

Geórgea 17/09/2019minha estante
*Wars

Jim 04/11/2019minha estante
Complementando a Geógea e o Fábio,eu também nunca li nada de Harry Potter e também nunca me interessei por Star Wars! Meu negócio sempre foi Star Trek,e somente a série clássica!

Nat 27/11/2021

Eu gostei bastante desse livro. Filosofia nunca foi meu assunto favorito, mas fico surpresa como cada vez mais eu aprecio a leitura dessa coleção. Os ensaios são muito bem escritos, mostra como cada autor conseguia realmente focar na proposta do livro e do tema relacionado a Harry Potter e aos métodos de criação de J.K. Rowling.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/11/a-versao-definitiva-de-harry-potter-e.html

Ellen Lúcia 01/03/2022

Filosofia pura!
É uma análise filosófica detalhada dos personagens e acontecimentos dentro da saga Harry Potter.
O livro traz alguns trechos da história original de Harry Potter e analiza filosoficamente alguns acontecimentos relevantes da saga, como por exemplo a história da origem de Voldemort, como Harry se tornou o "eleito", poções, feitiços e muito mais.
Se você já leu os livros de Harry Potter, eu recomendo, do contrário, vai ser um pouco confuso, pois muita coisa que foi falada aqui não aparece nos filmes.