A esposa Bórgia

A esposa Bórgia Jeanne Kalogridis

Resenhas - A Esposa Bórgia

Beatriz 02/02/2021

Um livro necessário
Um livro necessário para os que não conhecem nada da história da igreja católica e do papel da mulher na sociedade antiga. Uma verdadeira aula de história, livro muito bom!!! Recomendo.
Natty 20/05/2021minha estante
Amei?.Não conhecia

Amanda Melanie 27/08/2011

Um dos meus favoritos
A história é contada sob a visão de Sancha de Aragão, uma princesa ilegítima, filha do Rei de Nápoles. Sancha é obrigada a se casar com um dos filhos do Papa Alexandre VI, Jofre, o mais novo dos 4.
Já no início da história mostra cenas de orgia no palácio onde moram, Sancha é obrigada a presenciar o marido tendo relações com diversas prostitutas em sua própria casa. Vale lembrar que Jofre tem apenas 11 anos.
Sancha fica indignada com tamanha corrupção no Vaticano. O papa tendo relações sexuais com a própria filha; Cesar, padre, além de manter relações com prostitutas, também tem um relacionamento com Sancha; Juan violenta a esposa do irmãozinho; Lucrécia, única filha de Alexandre (Rodrigo Bórgia) misteriosamente perde os maridos em fatalidades... E Sancha tem que assistir à tudo isso.
A linguagem do livro é bem gostosa. A autora (Jeanne Kalogridis) descreve bem detalhadamente os momentos intímos vivenciados pela protagonista. Quando digo protagonista me refiro à Sancha, porque além desta, temos uma outra personagem que é bastante notória na história, o Canterella.
Desde o prólogo até a última frase do livro, você fica presa à história. Precisa saber o que acontece com os membros desta família tão polêmica. O que está escrito na capa do livro descreve bem a história: "Incesto, veneno, traição. Três presentes de casamento para A Esposa Bórgia", você não pode deixar de ler essa história incrível. Eu super recomendo.
Essa edição do livro é bem interessante. As primeiras páginas contem a árvore genealógica da família Bórgia, outra da família Aragão e um mapa de Roma. Vale a pena, pois facilita a leitura já que são muitos nomes e várias gerações.

Dani 03/11/2011

Decepção
Esperava mais do livro. Trata-se da história dos Bórgias sob o ponto de vista de Sancha de Aragão. Achei que o livro apresentou muitas lacunas históricas e transformou em romance água com açúcar o que foi um período super interessante.
Eduardo 27/11/2011minha estante
Gosto e opinião pessoal não se discute, mas para que possíveis leitores não percam a chance de ler um livro interessante e bem escrito, digo que este livro não tem nada de decepcionante e nem de água com açúcar, sendo, em muitas partes, até chocante.

O importante é que a autora conseguiu criar uma obra com um bom ritmo e em que o leitor se sente bem e gratificado.

Sou parciomonioso com a doação de estrelas, mas este merece bem todas as cinco: um ótimo livro.

Mari 11/01/2012minha estante
Também esperava mais do livro!E quanto as lacunas históricas, um erro crasso da autora, foi ela citar as orgias com chocolates, inclusive ela cita como nota histórica que os Bórgias eram famosos por fazerem orgias utilizando chocolate!Ora, o primeiro registro histórico do chocolate em barra é da metade o século XVII!

Davi 28/02/2023

Da uma boa novela
Uma História densa e carregada de traição sexo e glamour.
Com toda uma trama histórica completamente romanizada, e uma história gostosa de ler densa mas não te afasta, sendo uma ótima base para uma novela a la globo

Rita 24/04/2012

É a vida de Sancha de Aragão quando casa com o filho do papa Alexandre vi, seu nome é Jofre. A história se passa em Roma e é recheada de intrigas, incesto, assassinatos, tudo isso na casa do papa, a libertinagem da corte beira a imundície e corrupção. Sancha presa na rede sinistra dos Bórgias, usa de astúcia para conseguir derrotá-los em sua própria casa. Muitos fatos são históricos, a autora pesquisou a fundo para nos dar um deslumbrante romance

Larissa 29/09/2012

assim assim...
eu gostei, ate "devorei" o livro,na expectativa de chegar a esta parte que constava na sinopse :"Há quem afirme que Lucrécia envenenava suas rivais, particularmente aquelas com quem seu irmão, César, se envolvia." no entanto, isto nao nos fica claro em nenhum momento do livro, o livro é bom, a leitura flui mas a sinopse nos faz ficar avidos por algo que nao virá. mas, é um bom livro, recomendo a leitura